sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arraial envolto em mar...mística terra de Brisas.



Primeiro Santuário Mariano do Brasil, localizado a 05 quilômetros de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Costa do Descobrimento, 750 km de Salvador, além de sua natureza exuberante tem em sua atmosfera uma energia exepcionalmente curativa.

O Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda, posteriormente viriam a ser nomes de cidades e de suas primeiras igrejas.

O Arraial não participou da chamada "rede urbana do século XVI" como Porto Seguro e Cabrália. Antes da construção da capela de palha só havia um vasto canavial.

O famoso pregador jesuíta, José de Anchieta, escreveu no início do século XVI sobre o "sonoro brando sussurro da água que milagrosamente jorrou de uma fonte, fora do frontispício da igreja, ao pé de uma frondosa árvore, quando o Pe. Francisco Pires celebrava ali o santo sacrifício da missa".

Além de Anchieta, outros autores apresentam várias versões sobre o milagre d'água, entre eles, o Pe. Simão de Vasconcelos na sua "Crônica da Companhia de Jesus no Estado da Bahia", na edição de 1864 escreve: “Um lenhador, habitante de um rancho calmoso à aureola da costa, subindo certo dia o ápice da montanha, de repente topou surpreso em um calhau; era a milagrosa santinha.

Tornou-se um ermitão, peregrinava em torno, fazendo curas milagrosas, cujos proventos se destinavam ao levantamento de uma igreja, a que deu o nome de Nossa Senhora d’Ajuda”.

Existe uma outra lenda: "vendo um irmão um tronco de uma árvore muito grande junto à ermida, pediu a Nossa Senhora o milagre de lhe dar água naquele lugar. Pe. Nóbrega, estava presente disse: "mais podia a Senhora". Quando todos foram à missa, no meio do santo sacrifício, arrebentou de súbito um grande jorro de água no lugar assinalado no tronco da árvore, junto ao altar de Nossa Senhora".

Uma outra versão diz: "No alto de uma planície, morava um fazendeiro que não gostava de ver passar pelas suas terras, aqueles religiosos, que iam e viam carregando a água. Um dia, não suportando mais a invasão, determinou a proibição dessa passagem. Logo os fiéis não pararam de rezar, a suplicar pelo milagre de uma fonte de água, para seu trabalho, sua sede, o que, num momento, aconteceu em plena hora da missa. E o fazendeiro, arrependido, resignou-se à religião cristã e comungou com os fiéis, unindo-se a eles".

Segundo o Pe. Serafim Leite, na sua "História da Companhia de Jesus", edição 1945, afirma que foi Vicente Rodrigues o descobridor da fonte. “Foi no tempo da construção da primeira casa. Estando lá 02 padres, Vicente Rodrigues e Francisco Pires, quis o próprio Deus; e a terra se abriu e surgiu a mais famosa fonte que até agora há naquela terra”.

Dentro desta atmosfera mística, a Romaria anual que celebra a festa de Nossa Senhora Mãe d'Ajuda atrai milhares de ardorosos peregrinos e romeiros, que aqui vem pagar suas promessas por Graças alcançadas, bem como renovar seus pedidos HÁ 461 ANOS!!!

REDESCOBERTA...

Em meados dos anos 70, a onda alternativa balançava as estruturas convencionais, a primavera de París repercutia: "Seja realista, peça o impossível", mochila nas costas, um mundo a reinventar, jovens em busca de um sonho, que enfim, encontraram em Arraial o lugar perfeito, gente nativa amavelmente receptiva e uma natureza exuberante, nesta leva de sonhadores , acreditava piamente ter redescoberto a Ilha de Utopia a mnc.
A partir de então, muitos que aqui passaram, resolveram fixar raízes, trabalhando e contribuindo para que este paraíso fosse se tornando no que é hoje: rota da trilha de viajantes de todo o planeta , o que dá ao Arraial uma cara pitoresca e universal.

Estamos aqui em Arraial d'Ajuda mais uma vez pagando nossas promessas por tantas incontáveis Graças recebidas, precisamos pagar nossas promessas para ter crédito com a Santa...

"Pro cês" terem uma idéia de nossa devoção a NSA, sonhei uma música para ela, hoje faz parte de um CD que serve integralmente para as obras da Igreja, temos autoria em 2 músicas .

Devo a vcs aprender a postar mídia de som, vou pesquisar, por enquanto a letra, é música de procissão, responsorial, cadência de folia de Reis.

Abençoa Mãe d'Ajuda - refrão

Que seu povo lhe saúda

Vim buscar da àgua que brota

Nesta fonte milagrosa

Dos males me curar

Refrão

Romeiros peregrinos

Buscam um melhor destino

Mesa farta amor a paz

Refrão

Singelo santuário

Verdadeiro relicário

Tantas Graças alcançadas

Refrão

Protetera dos aflitos

Desatai nossos conflitos

A Jesus Cristo nos levai

Uma musiquinha simples esta do sonho...uma imensa prosissão com a imagem de Nossa Senhora d'Ajuda e o povo cantado...se tormou realidade, um emoção enorme ouví-la tocando no auto-falante da Igrejinha, primeiro santuário Mariano do Brasil.

O blog agora respira ares marinhos numa primavera temporã.

O feeding de imagens com certeza desta, vamos agora nos preparar para o grande início.

Múltiplas pautas: Lugares, fazeres, saberes.

Que Nossa Senhora d'Ajuda abençoe a todos e todas.

mnc.

12 comentários:

  1. oi MNC! mto bom, bacana mesmo, o post! Acho fascinante pessoas devotas e fiéis assim como vc! Mas ELA é realmente uma MÃE UNIVERSAL!

    Tá em arraial?minha cunhada tá aí em P.Seguro c/os filhos, a mãe, etc. deve voltar amanhã. aaaahhh como é bom estar nesse local mágico,paradísiaco.

    bjo gde em todos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Ânimà meu cheiro (com dizem aqui na BA),
    Menina é emocionante a energia que rola dos e o clima de devoção por agradecimento que conta do Arraial.
    Fala com elas p virem na novena começou ontem com a procissão da praia dos pescadores até o alto da Igreja, sempre às 19 horas.
    Só pegar a balsa de Porto p cá.
    Vale a pena!
    Diz p elas visitarem a sala dos Milagres e ver o quantidade de testemunhos do povo agradecido de verem suas súplicas atendidas.
    A sim e a água da fonte sagrada no banheiro da Santa faz maravilhas.
    Deixa correr atrás das imagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pessoal!
    Se alguém quiser que encaminhe pedidos de Graças, orações, inteções; é só mandar nos comentários, colocaremos no altar de peddidos.
    Abraços a todso e todas meus queridos sumidos...saudades!

    ResponderExcluir
  4. Rola muita coisa pitoresca...a medida que os posts forem rolando.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde
    Conhecia o Arraial d'Ajuda mas não esperava encontrar aqui este clima descrito tão claramente neste post.
    Emocionante a fé dos romeiros.
    Contagiante.

    ResponderExcluir
  6. Olá Boa noite comunidade...
    A conexão abaianou de vez, lentinha...
    Tentei editar as imagens mas na hora de publicar a coisa encalha porque cai a conexão.

    Sinara realmente é de ficar arrepiada.

    Em Tempo de desejar um tempo de reconhemento junto a suas crias nosso carinho a todos os papais.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Mil desculpas mas vai indo a coisa sai...muita calma nesta hora!

    ResponderExcluir
  8. Oi, MNC. LFV é Luis Fernando Veríssimo!

    ResponderExcluir
  9. DIGA NÃO ÀS DROGAS!!!

    Luiz Fernando Veríssimo

    Tudo começou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo de "experimenta, depois, quando você quiser, é só parar..." e eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", "natural" , da terra", que não fazia mal, e me deu um inofensivo disco do "Chitãozinho e Xororó" e em seguida um do "Leandro e Leonardo". Achei legal, coisa bem brasileira; mas a parada foi ficando mais pesada, o consumo cada vez mais freqüente, comecei a chamar todo mundo de "Amigo" e acabei comprando pela primeira vez.

    Lembro que cheguei na loja e pedi: - Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano. Era o princípio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me ofereceu um CD de Axé. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... "Banda Eva", "Cheiro de Amor", "Netinho", etc. Com o tempo, meu amigo foi oferecendo coisas piores: "É o Tchan", "Companhia do Pagode", "Asa de Águia" e muito mais. Após o uso contínuo eu já não queria mais saber de coisas leves, eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer a bunda como eu nunca havia mexido antes, então, meu "amigo" me deu o que eu queria, um Cd do "Harmonia do Samba". Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, minha razão de existir. Eu pensava por ela, respirava por ela, vivia por ela! Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito, e você começa a querer cada vez mais, mais, mais . . . Comecei a freqüentar o submundo e correr atrás das paradas. Foi a partir daí que começou a minha decadência. Fui ao show de encontro dos grupos "Karametade" e "Só pra Contrariar", e até comprei a Caras que tinha o "Rodriguinho" na capa.

    Quando dei por mim, já estava com o cabelo pintado de loiro, minha mão tinha crescido muito em função do pandeiro, meus polegares já não se mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de positivo. Não deu outra: entrei para um grupo de Pagode. Enquanto vários outros viciados cantavam uma "música" que não dizia nada, eu e mais 12 infelizes dançávamos alguns passinhos ensaiados, sorriamos fazíamos sinais combinados. Lembro-me de um dia quando entrei nas lojas Americanas e pedi a coletânea "As Melhores do Molejão". Foi terrível!! Eu já não pensava mais!! Meu senso crítico havia sido dissolvido pelas rimas "miseráveis" e letras pouco arrojadas. Meu cérebro estava travado, não pensava em mais nada. Mas a fase negra ainda estava por vir. Cheguei ao fundo do poço, no limiar da condição humana, quando comecei a escutar "Popozudas", "Bondes", "Tigrões", "Motinhas" e "Tapinhas". Comecei a ter delírios, a dizer coisas sem sentido. Quando saia a noite para as festas pedia tapas na cara e fazia gestos obscenos. Fui cercado por outros drogados, usuários das drogas mais estranhas; uns nobres queriam me mostrar o "caminho das pedras", outros extremistas preferiam o "caminho dos templos". Minha fraqueza era tanta que estive próximo de sucumbir aos radicais e ser dominado pela droga mais poderosa do mercado: a droga limpa.

    ResponderExcluir
  10. http://www.cefetsp.br/edu/eso/comportamento/luizfernandoverissimonaodrogas.html

    Aí vai o texto, muito engraçado, vc até deve ter lido e não tá lembrando. Já vi até um ator encenando.

    Um cheirinho de BD para vc!

    ResponderExcluir
  11. Alan Hegel9/8/10 16:26

    MNC,
    Sou de Eunápois Bahia, perto do arraial e não sabia exatamente o motivo da romaria.
    Bela descrição.
    Valeu d+.

    ResponderExcluir
  12. Caros L~icio Jr, Sinara e Alan, me desculpem o retardo no retorno...resposta no post novo que acabamos de publicar.

    ResponderExcluir

Post-chat, solte o verbo!!!