segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pesquisas Paranormais tem status de Ciência na UNB


Da Folha on line trazemos nossa pauta com o intuito de promover um debate aberto sobre o tema com nossos antenados comentaristas.
O Che já dizia: Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.
E você? Acredita? Ou acha bobagem?
Solte o verbo!
mnc.

Por
RICARDO MIOTO


Na pequena sala do professor Álvaro Luiz Tronconi, no prédio principal da Universidade de Brasília, misturam-se livros-texto suas duas especialidades: física da matéria condensada e percepção extrassensorial.
Doutor em física pela Universidade de Oxford, Reino Unido, Tronconi coordena um grupo de uma dezena de docentes que se reúnem para estudar fenômenos que supostamente existem, mas que estão fora do alcance da ciência "tradicional".
Fundado em 1989, o Núcleo de Estudos de Fenômenos Paranormais da UnB promove pesquisas e cursos em quatro áreas: astrologia, ufologia, conscienciologia (relacionada aos potenciais do cérebro humano) e terapias integrativas (propondo novas abordagens na medicina).
Um curso de percepção extrassensorial, por exemplo, envolvia "acessar o mundo extrafísico". Um exercício ajudava a "ver assombração, acessar algo do passado, olhar algo do futuro".

"PRECONCEITO"

Tronconi diz que o núcleo já passou por vacas magras e gordas, dependendo do reitor. "Na atual administração o pessoal é menos radical", alegra-se o pesquisador.
Ele reclama de preconceito contra a área. Com frequência os comitês da UnB negam dinheiro para seu grupo. "Mas eles negaram sem julgar o mérito. Sempre falaram que era bobagem, que a UnB não podia permitir aquilo porque ia colocar a universidade em descrédito."
Os órgãos de fomento federais também negam verba, fazendo com que o núcleo procure fundações estrangeiras interessadas na área.
Uma pena, diz. Esses conhecimentos poderiam ser úteis para a sociedade.
"Existe a astrologia médica, por exemplo. Aqui em Brasília você até encontra um ou outro médico que, quando você vai lá fazer o exame, ele pega seus dados e diz qual parte do seu corpo é mais vulnerável, o que pode ajudar no diagnóstico."
Ele diz que sensitivos poderiam também ajudar a polícia. Suas opiniões não deveriam servir como palavra em tribunais, diz, mas eles deveriam fazer parte das equipes de investigações.
"Algumas pessoas dizem que é charlatanismo, que é feitiçaria, que é coisa de quem tem distúrbio mental", diz. Mas, segundo ele, os alunos se interessam profundamente pelo assunto.
Entre as atividades de pesquisa recentes está a busca pela compreensão dos episódios de supostos aparecimentos de extraterrestres na Terra. Uma outra pesquisa tenta mostrar que sensitivos podem dar diagnósticos precisos da doença de alguém.

PERSISTÊNCIA

O último trabalho de Tronconi envolveu seis levar deles para o hospital da UnB para adivinhar o que os pacientes tinham. A conclusão foi que os sensitivos não conseguiam acertar mais do que um computador chutando doenças aleatórias.
Isso não é motivo para desistir das pesquisas, porém, diz Tronconi.
"Quando há um grande médium, um paranormal, a gente vê que ele é capaz de realizar certos fenômenos", diz. "Mas chega uma hora que ele está cansado ou estressado e vai fazer uma demonstração. Então percebe que não vai dar conta e arruma um jeito de fazer usando um truque. Isso pode acabar com toda a reputação dele."

Marcadores: , , , ,

sábado, 29 de maio de 2010

3º Fórum Aliança de Civilizações,Rio 2010




Conviver é possível !!!



O foco principal da Aliança das Civilizações das Nações reunidas no Rio de Janeiro, em seu terceiro fórum, centra o tema «Unindo as Culturas, Construindo a Paz».
Reunindo chefes de Governo e 50 chanceleres de vários países, além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
São mais de dois mil participantes, incluindo líderes políticos e empresariais, ativistas da sociedade civil, grupos de jovens, comunidades religiosas, centros de pesquisa, fundações e jornalistas, discutindo ações conjuntas para melhorar as relações entre as culturas, combater preconceitos e construir uma paz duradoura.
Endossado também pelos presidentes do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner; Bolívia, Evo Morales; Eslovênia, Danilo Turk; Senegal, Abdoulaye Wade; Cabo Verde, Pedro Pires, e Timor-Leste, José Ramos-Horta, assim como os primeiros-ministros da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e Portugal, José Sócrates.
Em comunicado do Departamento de Estado, o governo norte-americano informou que vai aderir à Aliança das Civilizações.
Pela primeira vez a delegação dos Estados Unidos participa como integrante do Grupo dos Estados Amigos, Obama enviou a sec ad de Estado para Assuntos de Org Inter, Esther Bimmer, representando os USA.
O fórum discute diversos assuntos como o tipo de ações a tomar para combater a intolerância e o preconceito, que ferramentas as crianças e os jovens precisam para viver num mundo cada vez mais complexo e multicultural e qual é o impacto da globalização.
Os participantes abordam questões como o desafio de promover a integração em sociedades multiculturais, o fortalecimento das mulheres através da educação, o papel dos líderes religiosos na promoção da paz e do desenvolvimento, o impacto da mídia sobre a percepção de outras culturas.
A Aliança, formada por 100 países e 20 organizações supranacionais e não governamentais, tem como objetivo procurar soluções concretas que levem ao diálogo e à convivência pacífica entre sociedades com culturas e religiões diversas.
O Forum foi criado por iniciativa do primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, logo após os atentados terroristas de Madrid, em 2004. O representante das Nações Unidas para a Aliança, é o ex-presidente português Jorge Sampaio.
Que vença o diálogo e a convivência pacífica entre os povos.
mnc.

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O corpo fala!

Abaixo da linha da cintua não vale!


Mão no bolso o tempo todo e cara de poucos amigos..
Foi a linguagem corporal expressada por Dunga, técnico da Seleção Brasileira,na despedida do Time rumo a Copa do mundo na Àfrica do Sul.
Vale lembrar , faz parte da civilidade o aperto de mão mesmo entre desafetos.
Um técnico rancoroso e frágil a críticas não tem equilíbrio emocional, tampouco "fair-play" e maturidade para comandar uma Seleção do gabarito da nossa. Nem Maradona, chê!
Vamos ver se dançando conforme a música do ranzinza maestro Dunga, chegaremos a final.
Mesmo assim claro , torceremos encorporando a Pátria de Chuteiras.
Nosso Primeiro adversário a Coreia do Norte...Caso não entrem em guerra, brincadeirinha, daqui 2 semanas. Páreo considerado fácil segundo os experts.
Ao embarcar, um glacial Dunga parafreseando Júlho César, o Imperador , gastando seu latim num impactante:
Alea jacta est...A sorte está lançada.
Esperamos sinceramente que quando retorne não solte um:
"Et tu, Brute?", "Até tu Brutus".
Dando a César o que é de César.
mnc

Detalhes abaixo. Fonte: Estadão

Dunga é frio com Lula na despedida...

Os elogios públicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à convocação do time para a Copa da África do Sul e a calorosa recepção governista ao elenco no Palácio da Alvorada não foram suficientes para que Dunga demonstrasse amabilidade e simpatia a Lula. Ao contrário.
O comportamento do técnico da seleção brasileira, com cara de impaciência e mãos no bolso enquanto Lula cumprimentava efusivamente Robinho e Kaká, chamaram a atenção e causaram constrangimento ao presidente da República.
O treinador não sorriu e manteve a mão esquerda no bolso até no momento de cumprimentar Lula.
Os gestos frios de Dunga diante de câmeras fotográficas e de televisão devem correr o mundo. Não é novidade, porém, o fato de o técnico não nutrir grande simpatia por Lula. Em 2008, o presidente fez críticas públicas à seleção e irritou o técnico gaúcho, que o atacou durante uma preleção com os atletas - flagrada pelo Estado.
Os jogadores, no entanto, tiveram atitude bem diferente. Foram levados por D. Marisa vestida de torcedora , a conhecer as dependências do palácio e tiraram fotos do local, como se fossem os tradicionais turistas que visitam a residência oficial, depois de comer pastéis e beber sucos. Todos compareceram ao evento, menos Lúcio e Maicon, que foram diretamente de Milão, onde jogam, para Johannesburgo.
Depois de posar para fotos com os jogadores na frente da Alvorada, Lula se reuniu com o time e disse que falava, naquele momento, não como presidente da República, mas como um dos 190 milhões de brasileiros que se consideram técnicos e entendidos de futebol. Lembrou que os jogadores são "idolatrados" pela população e que todos os times entram na Copa com o desejo de ganhar do Brasil. Lula desejou que a seleção regresse vitoriosa ao País, mas observou que, se a conquista não ocorrer, os atletas não terão o valor diminuído.
A seleção fez uma "escala técnica" em Brasília antes de seguir para a África do Sul. O ministro do Esporte, Orlando Silva, que acompanhou o encontro dos jogadores com o presidente, declarou que Lula destacou a "confiança no grupo", que o técnico Dunga "montou uma equipe forte e coesa" e que "o Brasil vive um momento mágico".
Acrescentou ainda que todos devem ter confiança de que tudo dará certo. "Confio na seleção e sei que os atletas vão dar o máximo de si", afirmou Lula. De acordo com relato do ministro, o presidente avisou que estará presente na final da Copa, em 11 de julho. Lula justificou que, como o Brasil organizará a próxima Copa do Mundo, precisa estar lá "para receber o bastão".
Na entrevista depois do encontro de Lula com os jogadores, Orlando Silva declarou que há 40 anos a seleção não ia a Brasília para se despedir de um presidente da República antes de embarcar para a Copa.
O ministro disse que o presidente já demonstrou que é "pé-quente" e a prova disso é que "trouxe não só a Copa como a Olimpíada para o Brasil". Orlando Silva não acredita que o resultado do Mundial tenha efeito nas eleições de outubro. "A seleção brasileira está acima de partidos. Isso não tem efeito político. Todos vão torcer pela equipe", declarou o ministro, que cometeu um ato falho ao responder se uma possível derrota da seleção poderia prejudicar o desempenho da candidata petista, Dilma Rousseff. "A derrota é boa", afirmou, corrigindo em seguida seu ato falho. "A derrota não. A vitória do Brasil. Está todo mundo torcendo."

PARA LEMBRAR:
Não é a primeira vez que Dunga mostra falta de empatia com Lula. Numa preleção do técnico em setembro de 2008, duas horas e meia antes do início da partida contra o Chile, em Santiago, pelas Eliminatórias, atacou o presidente como forma de motivar os jogadores. Na ocasião, a conversa foi flagrada com exclusividade pelo repórter Sílvio Barsetti, do Estado. "Aí vem um f.d.p. e diz que falta sacrifício a vocês", gritou Dunga, na sala reservada do Hotel Sheraton. O Brasil acabou vencendo a partida por 3 a 0.
Dias antes, depois de algumas atuações fracas, o presidente da República havia declarado que a seleção precisava seguir o exemplo dos argentinos e ter mais empenho em campo. Dunga não foi o único que se irritou. "Acho que ele deveria renunciar, ir para a Argentina e virar argentino", disse o goleiro Julio Cesar na época.

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 25 de maio de 2010

Maré Negra no Planeta Petro-Dependente.

A sangria desatada de petróleo chegando ao Delta do Mississipi

Contra fatos não há versões...

100 mil barris de petróleo por dia contaminam num fluxo totalmente fora de contrôle o Golfo do México da plataforma flutuante da British Petroleum (BP) (em 20 d abril do mês passado), afirmam em veementes depoimentos perante subcomissão do Congresso norte-americano que investiga as condições da catástrofe ecológica, Steve Werly, professor da Universidade de Purdue, e outros cientistas de renome e credibilidade.
Enquanto, simultanea e descaradamente, autoridades federais e representantes da BP referiam-se a um vazamento de "apenas" 5 mil barris por dia e até argumentam que o maior volume deste vazamento está sendo recolhido.
"Eles mentem. Aquilo que recolhem é somente um pequeno percentual do vazamento total", declarou Werly. Se forem confirmados os piores cenários dos cientistas, mais de um mês de vazamento de petróleo já foi o suficiente para criar uma mancha de petróleo com extensão de 18.184km. A distância entre Nova York-Buenos Aires ida e volta.
Se, contudo, forem verdadeiras as afirmações da BP e o vazamento é menor, a mancha de petróleo não deveria superar hoje a distância entre Nova York e Washington. Entretanto, de acordo com os cálculos mais pessimistas, o volume de petróleo que vazou ao mar é 12 vezes maior do que aquele que provocou a catástrofe do petroleiro Exon Valdez, no Alasca, em 1989.
Cenário desolador...
A mancha de petróleo já está atingiu o sul do Delta de Mississipi e ameaça as costas de Louisiana. Nos últimos dias, imensas camadas de petróleo atingiram as ilhas localizadas no ponto em que o Rio Mississipi atinge o mar, formando uma gigantesca zona vermelha escura. "É aquilo que esperávamos que não acontecesse, mas sabíamos que aconteceria", disse Andy Newman, professor-assistente de Ecologia, na Universidade Estadual de Louisiana. Também, Edwin Standon, chefe da Guarda Costeira declarou que não exclui o caso de as autoridades "atearem fogo nos pântanos de Louisiana, para limpá-los do petróleo com incêndios controlados", mas destacou que "algo assim constitui última solução". E arrematou: "Já fizemos isso no passado. É uma tática aceitável para limpar as áreas do petróleo. E podemos fazê-lo apenas uma vez". Laboratório atende à BP Indenizações totalizando US$ 42 milhões (isto é, US$ 4,2 milhões cada um) exigem dez sobreviventes da catástrofe provocada pela explosão na plataforma flutuante da BP, em 20 do mês passado. "Estes casos ficarão pendentes por muitos e muitos anos", disse Antony Bazbee, advogado dos sobreviventes.
"O mundo estava em pânico. Urravam e pulavam na água para se salvar. Com todas aquelas explosões você só tinha duas opções: Ou se queimar vivo ou pular na água para, quem sabe, se salvar", disse Steven Davis, texano de San Antonio, um dos sobreviventes, que ainda denunciou: "Junto com outros colegas seus que sobreviveram, passamos 40 horas em isolamento total após a catástrofe por que a BP não nos permitia sequer telefonarmos às nossas famílias".
A grande farsa...
Equipes de especialistas coletam febrilmente água e amostras de organismos marítimos para realização de análises. Estão sendo gastos centenas de milhões de dólares, porque os dados coletados serão utilizados pelo governo federal dos EUA e os tribunais para sustentarem as reivindicações de indenizações que deverá pagar a BP, proprietária da plataforma flutuante.
Mas, segundo revelou o The New York Times, o laboratório escolhido e contratado pelas autoridades norte-americanas para analisar todas as amostras coletadas pertence a uma empresa de prestação de serviços de petróleo e gás natural, com sede no estado de Texas, cujo maior cliente é, nada mais e nada menos, do que a própria British Petroleum (BP), proprietária da plataforma flutuante que explodiu e afundou, causando o maior desastre ecológico da história, Obama só agora resolveu "endurecer" o discurso, assumindo que não sabem como agir do ponto de vista técnico diante de uma tragédia ainda para nós impossível de antever os desdobramentos e consequências, sabemos sim que serão avassaladoras.
Fica a lição, a tecnologia dita "avançada" usada em exploração de petróleo exige-se ser desenvolvida também a tecnologia de prevenir desastres ambientais


Mancha pode chegar à Europa

Não bastasse o impacto do vazamento de petróleo na costa sul dos EUA, especialistas dizem que a maré negra pode chegar até a Europa, se atingir a corrente marítima do Golfo do México. Correntes marítimas são cursos de água de temperaturas e densidade diferentes que se movimentam no oceano.
A pesquisadora Villy Kourafalou, da Universidade de Miami, disse ao jornal espanhol El País que o líquido pode ser arrastado, a princípio, pela corrente marítima do Lazo, que atua localmente no golfo do México, até a Florida. De lá, o petróleo pode cruzar o oceano de maneira diluída até os países europeus.
O "desastre sem precedentes", como classificou o presidente dos EUA, Barack Obama, parece não preocupar tanto assim os executivos da empresa britânica.
Na terça-feira passada (18), o conselheiro da BP Tony Haywars declarou ao canal Sky News que o impacto do vazamento para a fauna e a flora da região do golfo do México e da costa dos EUA é "muito modesto". - Acredito que o impacto ambiental deste desastre tem sido muito, muito modesto. A Casa Branca não acredita que o pior vazamento desde o acidente com o petroleiro Exxon Valdez - que em 1989 derramou quase 40 milhões de litros de petróleo na costa do Alasca - seja assim tão modesto. Por isso, Obama mobilizou o efetivo da Guarda Costeira e dos serviços de proteção ambiental dos EUA para trabalhar na contenção da maré negra. O presidente americano também encaminhou ao Congresso um projeto para endurecer a legislação sobre compensações por danos em casso de vazamentos de petróleo, que atualmente limita os pagamentos a R$ 130 milhões (US$ 75 milhões). Uma micharia visto o lucro fabuloso que abocanham.
Uma preocupação : até que ponto esse desastre vai afetar diretamente a vida das pessoas que vivem ali e o que fazer para minimizar no meio ambiente os efeitos impactantes dessa avassalodora tragédia?
mnc
...E a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos morreram das águas, porque se tornaram amargas...(apocalípse)

Marcadores: , , , , ,

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) .

Por Francisco Soriano.

Caríssimos, com imensa honra, nosso blog hoje, abre as portas ao nosso querido "Tio" Soriano, para dividir com vocês precioso estudo sobre as raizes da "Conjuração Mineira" e em especial sobre Tomás Antônio Gonzaga nos seus 200 anos,abraço fraternal, mnc...

Veneráveis Mestres das Augustas e Respeitáveis Lojas Maçônicas Henrique Valadares, União e Tranquilidade, Adonai e Novo Século.
Retrato de Tomás Antônio Gonzaga

Feliz e Sábia a iniciativa de celebrarmos os dois séculos sem Tomás Antônio Gonzaga, determinada por decreto do Sereníssimo Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva.
De todos os mártires da gloriosa Conjuração Mineira, sempre conferi uma especial atenção para o brilhante orador e poeta Tomaz Antônio Gonzaga, porque este viveu uma das dores mais profundas que um ser humano poderia sentir: a violenta separação de seu grande amor, sua noiva
Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão, a pastora Marília, musa inspiradora de suas liras poéticas, editadas no livro “Marília de Dirceu”, onde ele recorre a dois pseudônimos para designar Dorotéia e Gonzaga, preservando assim ambas as reputações.
Nascido a 11 de agosto de 1744, na cidade do Porto, em Portugal, Gonzaga tornou-se órfão com menos de um ano de idade. Sua mãe portuguesa, Tomásia Isabel Clark, deixou viúvo o brasileiro João Bernardo Gonzaga, magistrado.
Em 1751, o menino Gonzaga mudou-se para Pernambuco, depois para a
Bahia, vindo a estudar no Colégio dos Jesuítas. Ainda adolescente, retornou a Portugal para completar os estudos, matriculando-se na Universidade de Coimbra, onde concluiu o curso de direito aos 24 anos.
Formado, candidatou-se a uma cadeira na Universidade de Coimbra, elaborando a tese "Tratado de Direito Natural".
Tomás Antônio Gonzaga voltou ao Brasil em 1782 trazendo na bagagem uma biblioteca com 90 livros. Nesse mesmo ano foi indicado para ocupar o cargo de Ouvidor Geral na comarca de Vila Rica (atual Ouro Preto), onde escreveu as Cartas Chilenas, um conjunto de 13 cartas num tom satírico que circulou anonimamente em Vila Rica, entre 1787 e 1788. Nelas, “Critilo”, pseudônimo de Gonzaga, denunciava as irregularidades do então governador, Luís da Cunha Menezes, seu adversário político, retratado na obra como o governador da capitania geral do Chile chamado de Fanfarrão Minésio.

(...) Findou-se, Doroteu, a longa história :
Da entrada deste chefe, agora vamos,
Que é tempo, descansar um breve instante.
Nas outras contarei, prezado amigo,
Os fatos, que ele obrou no seu governo,
Se acaso os justos céus quiserem dar-me.
Para tanto escrever, papel e tempo.

(...) Pretende, Doroteu, o nosso chefe
Mostrar um grande zelo nas cobranças
Do imenso cabedal que todo o povo,
Aos cofres do monarca, está devendo.
Envia bons soldados às comarcas,
E manda-lhes que cobrem, ou metam,
A quantos não pagarem nas cadeias.

Entraram, nas comarcas, os soldados,
E entraram a gemer os tristes povos.
Uns tiram os brinquinhos das orelhas
Das filhas e mulheres; outros vendem
As escravas, já velhas, que os criaram,
Por menos duas partes do seu preço.
(CRITILO, Cartas Chilenas.)
A esse tempo, Gonzaga torna-se amigo do também advogado e poeta Cláudio Manuel da Costa e se apaixona por Dorotéia (1767-1853). Mas a torrente do destino o leva a se envolver na revolta reinante na província mineira contra a Metrópole, que vai desaguar na “Inconfidência” Mineira.

A “Inconfidência Mineira”
Preferimos chamar Conjuração Mineira, porque Inconfidência foi uma maneira pejorativa pela qual Portugal procurou tratar esse importante movimento conspiratório, ocorrido em 1789, cuja motivação imediata consistia no descontentamento gerado pela forma insuportável com que Portugal explorava as minas de ouro daquela região. O Brasil não tinha uma Constituição nem o direito de desenvolver indústrias em seu território.
Ao fundo, em destaque, o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, atual Museu da Inconfidência.
Não se pode omitir que a Conjuração Mineira foi arquitetada pelas elites de Vila Rica, composta de ricos e intelectuais que haviam estudado na Europa e voltavam ao Brasil com influências do pensamento dos iluministas franceses (Rousseau, Montesquieu, Voltaire e Diderot), cujos ideais impulsionaram a independência dos Estados Unidos (1776) e, 13 anos depois, a Revolução Francesa e a própria rebelião de Minas.
Os sistemas de colonização das Américas, governados pelas monarquias absolutistas de nações europeias, davam mostras de saturação e insustentabilidade já a partir da proclamação da independência dos Estados Unidos.
O motivo imediato da revolta residia no desejo de os mineiros se libertarem da cobrança, por Portugal, de tributos, estipulados em um quinto em ouro supostamente produzido pela capitania, cujos atrasados seriam arrancados através de uma violenta e humilhante derrama já anunciada pela Coroa.
Os planos dos revoltosos eram libertar o Brasil de Portugal, instituindo um governo republicano com capital em São João Del Rei.
Seria adotada uma nova bandeira, que teria um triângulo no centro com a frase latina: Libertas Quae Sera Tamem (Liberdade, ainda que Tardia), figura incorporada pela atual bandeira mineira.
As demais metas do movimento eram: desenvolver indústrias no país; criar uma Universidade em Vila Rica (a primeira no Brasil); instituir o serviço militar obrigatório; incentivar a natalidade (preocupação com o povoamento), oferecendo pensões para as mães com muitos filhos; dentre outras iniciativas.
Não havia entre os conjurados a intenção de acabar com a escravidão.
Seu primeiro presidente seria, durante três anos,
Tomás Antônio Gonzaga, nosso homenageado, após os quais haveria eleições.
Os outros destacados revoltosos foram
Cláudio Manuel da Costa, os coronéis Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, os padres José da Silva e Oliveira Rolim e Carlos Corrêa de Toledo, o cônego Luís Vieira da Silva, o sargento-mor Luís Vaz de Toledo Pisa, o minerador Inácio José de Alvarenga Peixoto e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de "Tiradentes", o mais exacerbado do movimento.
Na organização da Conjuração Mineira, é imprescindível citar a liderança dos maçons Domingos Vidal Barbosa, José Joaquim da Maia e José Álvares Maciel, iniciados na maçonaria europeia. José Álvares Maciel é considerado por muitos pesquisadores como o autor intelectual da Conjuração Mineira.
Naquela época, a maçonaria, pelo fato de seus membros pensarem criticamente, não era admitida em território brasileiro, assim como na Metrópole.
Conforme escreveu Nêodo Ambrósio de Castro:
(...) As lojas maçônicas eram proibidas de funcionar e seus membros perseguidos e presos pelo crime de pertencerem a tal ordem. Já naquela época existia o jeito brasileiro de resolver as coisas, ou seja jeito de dar legalidade à coisas proibidas.
Partindo de Tomás Antônio Gonzaga e José Álvares Maciel, as iniciativas para arregimentação de adeptos à causa, contou com a fundação de Lojas em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, onde se faziam reuniões e traçavam-se planos para a rebelião. Naturalmente essas lojas, apesar de reunir somente maçons não tinham título de Lojas Maçônicas. Eram sociedades Literárias. Academias, Aerópagos e Arcádias Literárias.
No livro do historiador Antonio Augusto de Aguiar - A Vida do Marques de Barbacena - página 7, destacamos:
(...) organizou Álvares Maciel sociedades em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, com intuito de, por meio delas, fazer a propaganda das ideias e preparar elementos, que na hora oportuna, fizessem a revolução".
Também é preciosa a narrativa do historiador Gustavo Barroso em uma das suas obras:
(...) Em Vila Rica, sede do governo da capitania, havia uma roda de homens cultos, participantes de uma arcádia literária, a qual facilmente se tornaria o centro diretor de qualquer momento de ideias a se objetivar em ação. Tornou-se, com efeito, e envolto em tanto mistério, que mal sabiam os conjurados do que nele se tratava, nem ao certo as pessoas de que se compunha.
A verdade é que os revoltosos não dispunham de tropas nem de armas para conquistar o poder. Também não contavam com a participação do povo. As camadas mais baixas não participaram até porque a revolução não visava a acabar com a opressão social interna que explorava a maioria do povo. Toda conspiração foi tratada de maneira silenciosa.
Abstraindo os erros na preparação do movimento, precisamos ressaltar que aquela rebelião constituiu o início do processo de independência do Brasil.
A Conjuração devia acontecer quando fosse anunciada entre os revoltosos a seguinte senha: "Hoje é dia do batizado".
Desgraçadamente, entre os conjurados havia traidores. O pior deles: o coronel Joaquim Silvério dos Reis, português e minerador, cujo prêmio pela delação consistiu no perdão da enorme dívida que ele tinha para com a Coroa.


Leitura da sentença dos inconfidentes
Foram presos, processados, julgados e condenados pela Conjuração Mineira 34 participantes, sendo cinco padres. 11 deles receberam sentença de morte, mas D. Maria I, rainha de Portugal, modificou a pena para degredo perpétuo em outras colônias portuguesas na África. Só Tiradentes teve sua pena de morte mantida, cuja glória maior foi ter reafirmado suas convicções e assumido toda a culpa pelo movimento, livrando assim todos os seus companheiros, como se pode verificar nas atas do processo.
Tiradentes foi condenado à morte pela forca e assim executado no Campo de São Domingos, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792. Após o enforcamento, teve o seu corpo esquartejado e exposto à execração pública nas ruas de Vila Rica, em Minas

Tiradentes esquartejado. Pedro Américo 1893
Gerais. Por tudo aqui narrado e por sua heróica declaração: "SE DEZ VIDAS EU TIVESSE, DEZ VIDAS EU DARIA PELO BRASIL", nada mais justo que considerar Joaquim José da Silva Xavier o maior herói nacional.
Voltando ao nosso homenageado.
Faltando apenas um mês para o seu casamento, marcado para maio de 1789, com a jovem Dorotéia, de origem rica, 23 anos mais nova do que ele, Gonzaga foi levado preso, acusado de ser um dos chefes da Conjuração Mineira e levado para a Fortaleza da
Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Foi condenado, em um dos processos que respondeu, a ter todos os seus bens confiscados e a cumprir inicialmente uma pena de três anos.
Posteriormente, a condenação de Tomás Antônio Gonzaga foi convertida em degredo perpétuo na África. Partiu para Moçambique em 1792.
No desterro, Gonzaga hospeda-se em casa de abastado comerciante de escravos, Alexandre Roberto Mascarenhas, que intercedeu para reduzir sua pena de degredo perpétuo para 10 anos. Mascarenhas também agiu para nomeá-lo Juiz de Alfândega, procurador da Coroa e Fazenda. Um ano depois, Gonzaga veio a se casar com sua filha de 18 anos,
Juliana de Sousa Mascarenhas, analfabeta, com quem teve um casal de filhos. Em Moçambique viveu como rico e prestigiado, durante quinze anos, até morrer em 1810, acometido por uma grave doença que o deixou totalmente demente. Gonzaga passou seus últimos de vida curtindo uma paixão recolhida por Dorotéia, narrada em sua obra “Marília de Dirceu”.
Tomás Antônio Gonzaga nos legou as obras literárias “
Tratado de Direito Natural”, “Marília de Dirceu”, com mais de 65 liras poéticas, e “Cartas Chilenas”. Ocupou a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.
Castro Alves escreveu em sua homenagem a peça teatral “Gonzaga: A Revolução de Minas”, apresentada nas cidades de Salvador São Paulo, que mereceu de Machado de Assis uma crítica literária extremamente positiva.
Os dois maiores sonhos dos inconfidentes se realizaram: a nossa independência foi declarada em 7 de setembro 1822 e o da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889.
Como escreveu Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
Maria Dorotéia morreu solteira aos 90 anos. Há registros pouco comprovados de que ela teria tido um filho em 1794 com Manuel Teixeira de Queiroga, rendeiro e arrematante de contrato, batizado de Anacleto Teixeira de Queiroga, que chegou a se formar em medicina no Rio de Janeiro.
Dorotéia somente soube do casamento de Gonzaga em Moçambique alguns anos depois. Todavia, leu as declarações do eterno e indestrutível amor de seu enamorado, a “Marília” cantada nas liras poéticas de “Dirceu”.
Lira IV
Mal vi o teu rosto,
O sangue gelou-se,
A língua prendeu-se,
Tremi, e mudou-se
Das faces a cor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.
(...)
Se alguém te louvava,
De gosto me enchia;
Mas sempre o ciúme
No rosto acendia
Um vivo calor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Se estavas alegre,
Dirceu se alegrava;
Se estavas sentida,
Dirceu suspirava
À força da dor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.
Gonzaga e Dorotéia, dois divinos amores que nunca se reencontraram, ou melhor, que só se entrelaçaram na memória, no sonho, no pensamento e no espírito que nenhum tirano poderia apagar.
Referências Bibliográficas:
ALVES, Castro, Obra Completa, Rio de Janeiro, Editora José Aguiar Ltda., 1960.
Wikipédia, a enciclopédia livre
GONZAGA, Tomaz Antônio, Literatura Comentada, São Paulo, Abril Educação, 1980.
AQUINO, Rubin, Liberdade, Nem Pensar!, O Livro das Conjurações, Rio de Janeiro, Editora Record, 2001.
Fontes consultadas:
www.geocities.com
http://www.passei.com.br/tc2000/historia1/h10f.pdf
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080427065428AAecDQb
http://tuia.com.br/Lutas_Brasileiras/inconfid.htm
http://www.ouropreto-ourtoworld.jor.br/OPantigo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inconfidencia-mineira
Revista de História da Biblioteca Nacional, Número 19, Abril 2007.
*Francisco Soriano escreveu o livro e produziu o documentário
“A Grande Partida: Anos de Chumbo”. Mais sobre o autor, vide site: http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com.br/

Marcadores: , , ,

sábado, 15 de maio de 2010

Gemas e o Alinhamento dos Chakras

Mama e seu acordeon sendo parabenizada pela sec de Estado de Turismo, Érika Drumond, no Salão Mineiro de Turismo, BH. Em pé menestreis de Diamantina e ao fundo sentada com sorriso de boba alegre mnc...Emoção de ser reverenciada por tão ilustre pessoa.

Oda que Deus lhe dê vida e saúde para nos trazer alegria, emoção com seus acordes musicais que tanto encantam a todos nós.
Amamos você e sua alegria contagiante.
Parabéns, parabéns, parabéns!!!
Seus filhos, netos, bisnetos, familiares e os muitos amigos que vc sabe tão bem cativar e cultivar




Jaspe, Àgata de fogo, Citrino, quartzo verde, quartzo azul, Lápis lázuli, Ametista
CHAKRAS
Terminologia originada do sânscrito, significa "roda" em movimento...Dínamos captadores de energia vital girando continuamente em velocidades distintas e interagindo entre si.

Os chakras mais importantes são sete e localizam-se ao longo da coluna vertebral.

Cada um dos chakras está associado a uma determinada cor, glândula, cristal ou pedra.

É importante informar, que o nome dos chakras, variam de grupos para grupos ou seitas ou religiões. Portanto, se o nome do chakra aqui encontrado, for diferente de seu conhecimento ou se ouvir outro nome referencial, considere estas denominações normais, assim como a grafia chacra com c e não com k, adaptado a língua portuguesa brasileira.

Os sete grandes centros de energia, os chakras mais desenvolvidos nos seres humanos comuns, são os de Base, Alma e Plexo Solar e precisam ser reorganizados, reorientados.
Os chakras do Coração, Garganta, Terceiro Olho e Coroa precisam ser despertados e trazidos de um estado de negatividade para o de positividade. (vide imagem)
Junto aos nossos chakras, encontramos as famosas Glândulas Endócrinas, escritas em ordem encontradas no corpo humano, de baixo para cima, glândulas reprodutiva, pâncreas, supra-renais, timo, tireóide, pineal e pituitária, se quiser saber mais deste assunto, um bom Livro As Glândulas Endócrinas de Max Heindel.
Quando uma energia negativa é percebida em um dos chakras, é possível, através de técnicas apropriadas, retirar conscientemente esta energia negativa, harmonizando novamente os nossos centros energéticos, até chegar o dia, em que nenhuma energia negativa poderá se introduzir nos centros, devido ao equilíbrio e harmonia de nossos chakras.

Os chakras seguem certas linhas de canais de transmissão, chamados de "meridianos" na medicina chinesa e "nadis" em sânscrito. Quando uma energia negativa é percebida em um dos chakras, é possível, através de técnicas apropriadas, retirar conscientemente esta energia negativa, harmonizando novamente os nossos centros energéticos, até chegar o dia, em que nenhuma energia negativa poderá se introduzir nos centros, devido ao equilíbrio e harmonia de nossos chakras.
Os chakras precisam receber um cuidado especial por você mesmo por alguém próximo ou por algum terapeuta de sua confiança, afim de promover o bom funcionamento da energia corporal, mental e espiritual.

Existem várias técnicas que visam despertar, ou limpar e harmonizar o corpo de energia (chakras), Enquanto circula por todos os nossos corpos, a energia da vida, através dos chakras, estes seguem certas linhas de canais de transmissão, chamados de "meridianos" na medicina chinesa e "nadis" em sânscrito. Em um estágio mais avançado, mas essencial, será aprender a mover conscientemente a energia nestes canais.

Conforme a limpeza e harmonização dos chakras se suceder, pode-se corrigir vários distúrbios que afetam sua saúde, pois a harmonização total de nossos corpos, depende em grande parte do fluxo correto e equilibrado das circulações de energia.

Conforme avançamos nas práticas de limpeza e harmonização, adquirimos uma maior resistência às energias negativas. Quando uma energia negativa é percebida em um dos chakras, é possível, através do uso da gema espécifica, retirar conscientemente esta energia negativa, harmonizando novamente os nossos centros energéticos, até chegar o dia, em que nenhuma energia negativa poderá se introduzir nos centros, devido ao equilíbrio e harmonia de nossos chakras.

O tratamento energético de cada um dos Chakras pode aliviar os problemas específicos e imediatos.

No entanto para melhorar o estado de equilíbrio do organismo como um todo o alinhamento dos 7 Dínamos posicionando a gema ao lugar correspondente a cada um deles (vide imagem acima) tem resultados para lá de eficientes.

Quando alinhados e balanceados, esses Dínamos de energia ascendem o Kundalini, o fogo sagrado, que flui até o Ajna, terceiro olho, responsável pela visão paranormal, digamos assim e por último o Brahma Hudra , a Lôtus de mil Pétalas a coroa dos Iluminados.
O Ajna localizá-se na Glândula Pineal, é chamado o terceiro Olho, reza a lenda que num pasado remotíssimo os humanos possuiam a parte frontal do cérebro avançada e com o Terceiro Olho.

Foi adormecido por determinação do Imponderável, insatisfeito com o uso para o mal da percepção instâtanea que a terceira visão proporcionava...algo como o pecado original.

Os pediatras usam como parâmetro constatar se tem problemas neurológicos, um reflexo que os Bebês recém-nascidos trazem. Quando se passa o dedo entre os olhos deles até uns 5 a 6 neses podem estar dormindo...como bater no joelho com o martelinho, tem uma reação.


Voltando a vaca fria, nestes tempos cabulosos, não podemos mudar o fluxo das coisas que acontecem a nossa volta, mas podemos nos fortalecer buscando aproveitar da melhor maneira possível esta energia vital gratuiamente disponível , presente do arquiteto do universo ...desenvolver amortecedores.

As Gemas Minerais são nossas aliadas nessa Busca por uma vida mais suave.


Alinhamento com Gemas Minerais:


Na imagem acima estão 7 gemas que podem ser usadas, especificando o Chakra de cada um.

Limpe as gemas, instruções link abaixo:


Procure um lugar tranquilo.

A hora pode de ser a sua "hora de poder", cada um tem uma.

A que sinto pra mim é ao amanhecer, os Yoguis chamam de hora do Pulmão muito prana disponível.

Um incenso de aroma agradável uma música para meditar ajudam a criar um clima favorável.

Deite-se sobre um colchonete, tapete ou coisa que valha preferencialmente no chão.

Antes uma sugestão, em poisição de Lôtus (não precisa ser Lôtus perfeito, caso não consiga), evoque a prece logo abaixo.

Respiração prânica: Cheirando uma flor, soprando uma vela, puxando e soltando o ar com o diafrágma.

Coloque as pedras correspondentes a cada Chakra no local indicado na figura acima.

Medite e imagine desde do Chakra baixo ( o primeiro) interagindo Gemas com os Chakras e reconduzindo o fluxo por todos eles, reacendendo o Kundalini (fogo Sagrado)...a energia flui de baixo p cima, de fora p dentro.




PRECE INICIAR REALINHAMENTO DOS CHAKRAS



Em nome de Deus "EU SOU" Que vive dentro de Mim;
Em nome do Cristo Cósmico;
Eu invoco agora os Mestres da Luz Divina;
Peço ao Arcanjo Miguel e as Legiões do relâmpago azul para que venham proteger meus Chakras e todo este trabalho de purificação que vou realizar agora;
Amados Mestres da Luz, venham, tragam os Anjos da Chama Violeta para que saturem os meus Chakras atrvés do poder transmutador das Gemas Minerais.
Purifica-me de tudo aquilo que não é a Perfeição Divina;
Coloquem sua Presença energizante em mim.
Patrocinem todo este trabalho de purificação de meus Chakras;
Que a Chama da Mãe Divina saturem de tal forma o meu ser
que daqui para frente manifeste somente a perfeição de meu Santo Cristo Pessoal;
Que desça a Luz! Que desça a Luz! Que desça a Luz!



Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Tornando o meu coração
Uma linda bola de luz,
Que me permite expandir.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu chakra da garganta
E o meu chakra do plexo solar
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu chakra do terceiro olho
E o meu chakra da alma
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu chakra da coroa
E o meu chakra da base
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.

continua caso queira, através dos dois chakras superiores

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu chakra Alfa
(Vinte centímetros acima da minha cabeça)
E o meu chakra Ômega
(Vinte centímetros abaixo da minha coluna)
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.
Deixo que a Onda de Metraton
Se mova entre esses dois pontos.
EU SOU uma unidade de Luz.

continua caso queira, através dos reflexos de nossos sete chakras

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda, envolvendo o meu oitavo chakra
(Acima da minha cabeça)
E a parte superior de minhas coxas
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta de meu corpo.
Deixo que o meu corpo emocional se funda
Com o meu corpo físico.
EU SOU uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu nono chakra
(Acima da minha cabeça)
E a parte inferior de minhas coxas
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta de meu corpo.
Deixo que o meu corpo mental se funda
Com o meu corpo físico.
EU SOU uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu décimo chakra
(Acima da minha cabeça)
E (indo) até meus joelhos
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.
Eu deixo que meu corpo espiritual se funda
Com o corpo físico,
Formando o campo unificado.
EU SOU uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo meu décimo primeiro chakra
(Acima de minha cabeça)
E a parte superior da barriga de minhas pernas
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.
Eu deixo que a Mente Suprema se funda
Com o campo unificado.
EU SOU uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo meu décimo segundo chakra
(Acima da minha cabeça)
E a parte inferior da barriga de minhas pernas
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.
Eu deixo que a Mente Crística Suprema se funda
Com o campo unificado.
Eu Sou uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo meu décimo terceiro chakra
(Acima da minha cabeça)
E meus pés
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.
Eu permito que a Mente Suprema EU SOU se funda
Com o campo unificado.
EU SOU uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração,
Deixando que a Luz se expanda,
Envolvendo o meu décimo quarto chakra
(Acima da minha cabeça)
E (indo) até abaixo dos meus pés
Para formar um campo unificado de Luz
Dentro, através e em volta do meu corpo.
Eu deixo que a Presença da Fonte se mova
Através do campo unificado.
EU SOU uma unidade de Luz.

Eu inspiro Luz
Através do centro do meu coração.
Eu peço que
O nível supremo do meu Espírito
Se irradie
Do centro do meu coração,
Preenchendo este campo unificado,
Eu irradio por todo este dia.
EU SOU uma unidade de Espírito.



Faça sempre que sentir que está desalinhando e os amortecedores não estão fortalecidos.

Deus conosco, Universo a favor!!!

mnc.







Marcadores: , , , , ,

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ave Maria, gratia plena...



Mudança de pauta ouvindo a voz do coração
Por ser maio o mês de Maria e Hoje 13 dia consagrado a Nossa Senhora de Fátima.
E também porque o momento atual nos pede que voltemos nossas vidas ao Divino.
Dedicamos este post a Maria advogada nossa, Mãe de Jesus Salvador do Mundo.
Em agradecimento profundo a tantas Graças alcançadas e Livramentos Divinos.
Ave cheia de Graça, Ave cheia de amor.
Salve Nossa Senhora a Mãe de Jesus e Nosso Senhor.







Marcadores: , , , , ,

domingo, 9 de maio de 2010

Mamãe, mamãe, mamãe!!!

Num coração de mãe, o amor tem reflexos de Deus.
Feliz dias das mães!!!
mnc


Marcadores: , ,

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tia Didoca, uma Sacana Extraordinária



Toda família tem alguém que não se compara a ninguém.
Uma pessoa absolutamente incomum, que possui o dom de transformar nossa passagem com a sua. Essa pessoa, para o meu pai, foi a Didoca e, de tanto escutar suas estórias alegres e de ver no seu rosto um sorriso aberto ao mencionar essa tia predileta, guardei desde pequena a sensação de que aquelas lembranças também foram minhas.
Vou apresentar a vocês a Tia Didoca em um lugar pouco provável: um hospital. Na época, ela transformou a estadia do meu pai em algo muito menos desagradável. Por conta da retirada de uma baita pedra no rim, ele passou um bom tempo resguardando impaciente a alta que se alongava.
Desnecessário explicar como hospital é um saco, quem de nós não pica a mula ao menor sinal de melhora? Mas, para alívio do meu pai na ocasião, houve dois atenuantes interconectados que fizeram toda a diferença: a deliciosa marmita diária, acompanhada dos “causos” da Tia Didoca.
Às vezes era necessário retirá-la do quarto, pois a risada franca do meu pai ameaçava estourar os pontos da cirurgia, além de atrapalhar o sossego dos outros enfermos. A primeira “ameaça” ocorreu quando tia Didoca levou o pijama de seda do marido para o hospital (naquela época toda a família era pobre, tendo mesmo só o necessário à preservação da dignidade) devido à falta de roupas adequadas para descanso. Olhando aquilo, meu pai se enrubesceu preocupado, pois sabia que o tio guardava aquele conjunto italiano como se fosse uma jóia da família, já que todo mineiro tem uma roupa para apodrecer no armário porque ela é boa demais para ser usada. Ressabiado, protestou:
- Tia, não faz isso, ele adora esse pijama!- Que é isso, meu filho, essa coisa aí só serve pra chamar traça. O Jofre é um bobão, quando você melhorar eu dou as abotoaduras também. Veste, anda!
Essa era a parte que o tio Jofre entrava nos “causos” e ameaçava um complô indireto aos pontos do meu pai. Dois “causos” em particular foram coadjuvantes de um quase revertério na convalescência.

Contou tia Didoca que o Jofre teimoso precisava ser vigiado dia e noite por conta da saúde que não permitia cigarro. Cuidar não era problema para ela, mas já para o tio, se livrar da vigilância da esposa era tarefa hercúlea. No entanto ele conseguiu uma brechinha feliz durante a feira semanal, quando ela saía. Mas tão logo a porta fechou e tio Jofre deu um par de baforadas em seu furtivo cigarrinho, ah o deleite proibido, escutou a chave rodando no miolo. Se deu conta que o racional lhe pregou uma boa, já que não contou com os instintos da esposa. Seu pânico foi tal que não lembrou sequer de apagar o cigarro:
- Jofre? Uai Jofre, o que você está fazendo atrás da cortina?- Heim? Estava matando um bicho...
Saiu como se tivesse terminado o serviço, mas, acabou esquecendo o cigarro no afã do medo. Acabou por tocar fogo à cortina e por pouco não foi a casa junto.
E lá se vai outro pontinho da operação, mas o “causo” derradeiro ocorreu quando tia Didoca, no quieto da noite, ouviu um barulho estranho vindo do marido. Como ele não reclamou nem a acordou com suas lamúrias corriqueiras, desconfiou que algum rolo haveria de ter. Fingiu dormir e ficou a escutar o marido se erguendo mui vagarosamente. Estando em pé, ele foi com passinhos curtos e de pluma, até à pia do banheiro (nas casas antigas, a pia ficava fora, coisa parecida com lavabo). Ao escutar a torneira aberta, a tia julgou que era hora de verificar o ocorrido. Então, em passos ainda mais leves, típicos de quem conhece cada irregularidade do chão da casa, tia Didoca se postou a poucos centímetros por detrás do marido e soltou em muito bom som:
- BONITO, heim Jofre? Lavando a cueca toda cagada!- Mãe de Deus, Didoca, tá louca? Quer me causar um enfarto do miocárdio?
Ela realmente quase o matou de susto. E depois dessa passagem foi necessário retirá-la do hospital, já que meu pai começou a passar mal de tanto rir, mas retornou no dia seguinte, como de costume, só pegando um pouco mais leve. Afinal de contas, seu sobrinho preferido não poderia sobreviver naquele lugar sem uma comidinha caseira! Essas marmitas para ele tinham um gosto especial de juventude. Na condição de estudante quebrado (meu avô, com medo do “desvio” dos filhos, não admitia que trabalhassem sem o diploma nas mãos), ia juntando as moedinhas até conseguir comprar no açougue uma carne barata para levar à tia e poder acompanhá-la no almoço (porque mineiro nunca entra na casa de alguém sem nada nas mãos). E que destreza a dela em transformar qualquer comida muito simples em um banquete! Da sua horta bem cuidada saíam as verduras e os temperos frescos, sem contar a alquimia culinária que, segundo papito, quanto mais barata a carne, mais delicioso o almoço! Como é que pode... E assim ele relembrou dias muito felizes onde ela recebia a visita do sobrinho querido e a ele, guardava um refúgio nessa guarida carinhosa e aconchegante, salpicada de conversas divertidas... O resto da estória eu consegui com a irmã do meu pai, tia Dione. Convém dizer que, naquele mar de italianos branquelos de olhos claros, tia Didoca era uma exuberante mulata desafiadora que, sem contrariar o preconceito vigente, causava desconforto. Minha avó, sua madrinha, se opôs ferreamente ao casamento com o parente Jofre. Aí nesse ponto eu fiquei bem confusa sobre como é que a minha doce vovó-passarinho, que nunca meteu o nariz em matrimônio de alma alguma, nem sequer dos filhos, foi brigar logo por esse? Foi então que tia Dione me informou sobre a oposição da avó ser fruto de um medo consciente da família em si; suspeita assustadora de mágoa para uma menina tão querida. Bem, de qualquer forma, tia Didoca se casou e teve quatro filhos branquelos de olhos claros: saudáveis, belos e bem-sucedidos, mas infelizmente nenhum que lhe fizesse solidariedade à cor.

Naquele mar de racistas pretensiosos e ingratos, todos os rebentos ao enriquecer, resolveram anexar a seu novo status a vergonha da mãe. Com isso e contra a vontade, tornou tia Didoca uma avó distante e só, coisa que a remeteu a um profundo e justificado ressentimento. E foi após o falecimento do tio Jofre que decidiu permanecer até o resto da vida em sua casa, com os próprios recursos e sua horta perfeita, sem a ajuda de ninguém e sem querê-la a custo algum. E para não ser injusta, aceitou por insistência que um de seus filhos passasse um tempo enviando cerca de cem reais ao mês. Muito garboso e feliz de tamanha generosidade, um belo dia pediu as contas da benevolência:
- Mãe, o que você fez com os cem reais que eu te mandei todo mês?- Uai meu filho, eu enfiei no c...
Mas a vida tem reviravoltas interessantíssimas, como todos sabem. Na ocasião do casamento de um dos netos, a noiva fez questão de conhecer essa avó perdida. E qual foi a alegria e a conexão imediata quando as duas se olharam pela primeira vez: finalmente mais uma linda e exuberante mulata na família! No meio desse acontecimento inesperado surgiu uma comoção silenciosa e ambas descobriram uma ilha de afeto, sendo este o casamento que tia Didoca participou com o maior gosto e orgulho em sua vida. Era como se ela revivesse o próprio matrimônio, porém, dessa vez, tendo alguém que guardasse seus sentimentos na cerimônia.
Mas então, eu, na condição de pessoa distante desses acontecimentos, só tive mesmo um breve encontro com ela, na ocasião do agravamento da doença da avozinha, pouco antes do seu falecimento. Tia Didoca apareceu por lá e coincidentemente eu estava visitando a parentada. E lá veio ela, trazendo sua couve perfeita da horta igual, entrando pelas portas do fundo e conversando sobre coisas muito antigas, anteriores a mim. Eu fiquei lá, meio besta com essa mulher que passou dos noventa e parecia não ter chegado aos setenta. Forte e incisiva, sua presença tomou inadvertidamente toda a cozinha e confesso que apesar de ter prestado a maior atenção no que ela dizia, não consigo me lembrar de muita coisa, tamanha a impressão que me causou. O que realmente me lembro foi o fato de haver uma senhora desagradável que ninguém tinha coragem de dar um passa-fora. A esse ponto, não é preciso dizer que isso não é problema para a tia Didoca. Mas a tal senhora não gostou de toda aquela aura de intimidade familiar adornando o vulto da tia e teve a infelicidade de vir com essa:
- Nossa, esse café está muito ruim. Dioooone, faz um novinho pra “visita”!
Não passaram dois segundos:
- O café pra mim está ótimo; se você não gosta, então faz. Dione, sai de perto desse coador agora!
E pronto. A conversa continuou como se nada tivesse ocorrido. Bem, pelo menos para nós.Tia Didoca faleceu pouco tempo depois, conforme minha tia contou. Perguntei o que poderia ter ocorrido com uma mulher tão robusta e sem doença no corpo. Ela me disse que a tia, na ocasião do aniversário, fez uma comida digna de um bacante, comprou boa quantidade de vinho, chamou as amigas e festejou em casa a noite inteira. Feliz e cansada, foi dormir e nunca mais acordou.
Tia Didoca tinha 93 anos de idade. Até seu último aniversário, a horta estava como ela: perfeita.

PS.: infelizmente eu não tenho nenhuma foto dela então, posto aqui a imagem de alguém que a amou profundamente: meu pai.

Marcadores: , , , , , ,

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gemas e as Afinidades Astrológicas



AFINIDADES ZODIACAIS

Astrologia é um sistema de representação do drama evolutivo da Alma Humana.
Os planetas assim como o sol ou a lua, servem na verdade como Arquétipos das virtudes que o ser humano deve alcançar durante seu aprefeiçoamento.
Mercúrio(Gêmeos e Virgem): Nos dá a inteligência concreta.
Vênus(Touro e Libra): O amor e a capacidade de realização prática.
Terra: A oportunidade ao garantir um cenário para a vida.
Sol (Leão): Simboliza a alma que evolui.
Lua (Câncer): Traz a emoção.
Marte (Áries): A capacidade de iniciativa.
Júpiter (Sagitário): O entusiasmo e abundância.
Saturno (Capricórnio): A noção de dever e limites.
Urano (Aquário): A fraternidade e a evolução.
Netuno ( Peixes): A espiritualidade e o sacrifício.
Plutão Escorpião): A transmutação e o mistério da morte.

O Arquétipo de cada Planeta, com suas diversas influências desperta luzes e sombras em nosso interior.

A boa astrologia é uma Alquimia da Alma que Transmuta o Chumbo da escuridão e da ignorância no Ouro da Luz e Sabedoria Espiritual, cada aparente obstáculo encerra uma Lição.

"Assim na Terra com no Céu" (Cristo). A estrêla guia que levou os 3 Reis Magos até Belém na Gruta da Natividade onde nascia o Menino Jesus foi uma rara conjunção no céu Júpiter, Saturno e Vênus.

O que está embaixo é como o que está em cima"(Tábua das Esmeraldas de Hermes Trimegistus).

Neste contexto astral as Pedras funcionam como potencializadores das Energias Planetárias ao nosso dispor.

Após anos de observação da interrelação Gemas e Signos, concluí que para cada signo, existe uma Gema que reforça determinada característica astral nata,bem como outra que equilibra o excesso desta característica.


Um Ariano tem como sua Pedra de uso Pessoal a Granada, no entanto se o Nativo deste signo for Hiper-ativo, ansioso, precipitado, sex compulsive,deve usar uma Sodalita (Quartzo azul ) ou lápis-lazúli, afim de equilibrar este excesso.


Áries: Rubi, Granada, Rubí, Ágata de fogo(para potencializar). Sodalita ou lápis-lazúli para controlar a impulsividade. Planeta regente: Marte. Elemento: Fogo.


TOURO: Esmeralda, Quartzo Verde (potencializa). Quartzo Rosa trabalha a teimosia e sentimento de posse. Planeta regente: Vênus. Elemento: Terra.



GÊMEOS: Ametista, Safira (Ativadoras). Quartzo Verde ou Fumê, aliada eficaz para indecisos. Regente: Mercúrio. Elemento: Ar.



CÂNCER: Pedra da Lua, Água Marinha ( Ativa). Granada dar coragem e ousadia,

Quartzo Rosa para desfazer mágoas. Regente: Lua. elemento: Água.



LEÃO: Topázio Imperial, Diamante, Rubi (Potencializa). Turmalina melancia e Kunzita (Pedras que desenvolvem o altruísmo e Fraternidade Universal). Regente: Sol. Elemento: Fogo.



VIRGEM: Ametista, Topázio azul (Ativam). Pedra da Lua para o pragmatismo.


para indecisos. Regente: Mercúrio. Elemento: Ar.

align="justify">

LIBRA: Safira, Quartzo Rosa, lápis-lazúli . Ônix ou Quartzo Verde dão coerência nas ações que precisam ser levadas até o fim. Planeta: Vênus.elemento: Ar.

ESCORPIÃO: Ametista, Granada,Malaquita( ativam). Quartzo Rosa e Turmalina melancia lapidam a afetividade. Planeta regente: Plutão. Elemento: Água.

SAGITÁRIO: Indicolita (Turmalina azul Pavão), Topázio, Safira. Pedras que controlam a ansiedade e a ira. Planeta regente: Júpiter.

CAPRICÓRNIO: Ônix, Turmalina Preta, Esmeralda . Água marinhe e Quartzo Rosa dão afetividade e flexibilidade.

AQUÁRIO: Safira, Ágata azul, Fluorita, Aquarita (Quartzo com amianto). Quartzo Verde e Ônix para manter os pés no chão.

PEIXES: Água Marinha, Cristal, Topázio Branco ou Azul, ativam características e
Ametista controla as energias psíquicas.





PS: Agradeço comovida o apoio recebeido de todos os nossos amigos e amigas, que torcem pelo pronto restabelecimento da sanfoneira nossa mãe.

No feed-back dos comentários sempre estaremos retornando, mesmo que mais lentamente.

Pacheco feliz aniversário !!!

Deus Conosco, universo conspirando a favor,

Abraços,

mnc.


Marcadores: , , , , , ,