quinta-feira, 20 de junho de 2013

"A quarta Onda"

Meu livro de cabeceira, neste dia D.

Buenas blogsfera!

Enquanto Marcelo Resende tagarela as imagens na TV Record do estouro da manada, sem massa de manobra e acuada, me pego a refletir...

 O Toffler estava certo! Tem o acaso. Em seu livro ele declara que por mais que imaginássemos o futuro, isto na década chamada perdida de 80, sempre haverá o acaso como fator perturbador do sistema ...Um tiro acidental em um manifestante árabe no Oriente Médio pode causar a terceira guerra mundial...

No nosso caso foram 20 centavos que entornaram o caldo...Mas aí vem a quarta onda.

 “A quarta ONDA. Os Novos Rumos da Sociedade de Informação’’.Lenilson Naveira e Silva - engenheiro, analista de sistemas e professor universitário,  uma das revelações nacionais no campo das ciências sociais

Ele segue pela linha de pensamento do norte-americano Alvin Toffler, autor de vários “best sellers” mundiais, como A 3a. ONDA, O CHOQUE DO FUTURO E PREVISÕES E PREMISSAS, para avançar na antevisão da 4a. ONDA.

Toffler, analisando a marcha da civilização, identifica os grandes e importantes períodos da Humanidade.

A 1a. ONDA caracterizou-se pelas atividades no setor rural, de forma rudimentar e durou cerca de 10.000 anos. E a exploração do setor primário da Economia.

A 2a. ONDA veio com a atividade industrial tradicional, constituindo o setor secundário. e já dura 300 anos. É o tipo de atividade que aliena o industriário porque o faz repetir cerca de 8 a 15 movimentos durante toda a jornada de trabalho. Um dia um industrial se perguntou como resolver o problema da insatisfação de seus empregados e criou a automação, começando a substituir o homem pela máquina.
Sucedendo isso, vem a 

3a. ONDA, a fase do terciário. E a fase calcada no setor dos serviços, a da Informática, através dos computadores,das telecomunicações, da robótica, dos microprocessadores. Esta onda está começando por via dos países mais desenvolvidos. Outros, como é o caso do Brasil, convivem ao mesmo tempo com as três ondas, tendo que se infiltrar nas atividades da 3a. por questão de sobrevivência.

A tese do Prof. Lenilson é a de que, para continuar avançando, de forma que tenda a ser cada vez mais acelerada, na disputa pela tecnologia desenvolvida, torna-se indispensável investir no Homem, ou seja, explorar a intimidade do ser, a fim de melhorá-lo para poder conviver com as altas tecnologias, sem ser esmagado por elas nem utilizá-las de maneira desastrosa. Se o centro de interesse da pesquisa não se voltar para a intimidade do Homem e o cultivo dos valores morais, torna-se muito perigoso de ele se auto-destruir. 

O próprio avanço tecnológico vem conduzindo à democratização, deixando na mão de muitos parcela considerável de conhecimentos, possibilitando assim, a manipulação das altas tecnologias, as quais já dispõem de poder para destruir a vida no planeta 10 vezes?


Essa tecnologia moderna da cibernética quanto mais avança mais rápido tende a prosseguir. O poder escapa ao controle de 2 ou 3,o que leva os governantes, notadamente das nações mais desenvolvidas, a perceberem que a grande necessidade do momento é o investir no conhecimento mais aprofundado do próprio homem. A questão é buscar condições intrínsecas tais que lhe permitam continuar avançando sem correr o risco da autodestruição. 

A quarta onda é, portanto, a do auto-conhecimento.