segunda-feira, 5 de abril de 2010

Índios Maxacalis:Seres Humanos em extinção!


Índia machacali pelas ruas, num domingo de páscoa, com seu bebêzinho de barriguinha estufada, sinal de verminose e subnutrição. aguda...Sorri feliz ao receber donativos , peço com gestos permisão para lhe fotografar, ela gentilmente , abre os braços e no seu idioma me acena com um sim. Atrás dela estão os outros seus 5 meninos, uma escadinha de lindos meninos também barrigudinhos e subnutridos. Raridade, nunca se deixam fotografar. Arredios, a maioria dos repórteres só se atrevem a fazê-lo de longe. Esta imagem está sendo publicada com o puro intuito de alertar : O povo Machacali pede socorro!!!
Em Novembro de 2008, enviei ao Centro de Mídia Independente, CMI Brasília o seguinte e-mail:
"Caros amigos,
Estamos na porção nordeste de Minas Gerais, onde assistimos impotentes uma tragèdia social.
Trata-se do povo indígena Maxacalis, um povo parte tribal e parte nômade que acampa nas calçadas de Teófilo Otoni.
Entre eles principalmente os jovens, curiosamente tornou-se ato de ritual de passagem, sair da adeia ir até Valadares, sede da FUNAI (uns 400 KM acho), de lá enviados de volta p adeia, o que torna o Ìndio que fez esta "aventura", uma pessoa VIP.
Há 2 dias presenciamos uma cena triste em que indiozinhos, caçaram ratos de esgoto, amarraram em cordas e brincavam com eles pela cidade.
Os donos de bar são alertados das penalidades de se vender cachaça a eles, mas sabemos de posto de gasolina que vende álcool da bomba num preço de até 50 reais o litro.
Uma cena ainda mais inusitada e embasbacante, um grupo de índios invadiu um bar munidos de arcos e flechas "assaltaram" os copos e garrafas de bebidas dos clientes.
Vivem de forma miserável e degradante, sujos e mal-trapilhos, quando bebem têm brigas horríveis entre eles, e muitos acabam no pronto-socooro.
Repelem com ameaças qualquer um da imprensa que tenha gravador ou câmera, detestam a mídia, tudo que podemos fazer é doar comida e roupas, conversar, mas não sabemos como lidar com a situação.
Tentei localizar no google o contato de Ailton Krenac p nos ajudar a melhorar as condições de vida destes pobres nossos irmãos Ìndios, não conseguimos.Precisamos de um olhar de Mídia Independente para sensibilizar as autoridades responsáveis.
Atenciosamente,]
Mariene Nunes de Campos.
Dois anos se passaram desde então, o Ministério Púbico interveio:
"Omissão governamental pode configurar crime de genocídio, diz procurador"

O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares (MG) expediu cinco recomendações duas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma à Fundação Nacional do Índio (Funai) e duas à Polícia Militar e Polícia Civil de Minas Gerais para a solução imediata dos graves problemas enfrentados pelos índios maxacalis.
Os maxacalis constituem uma das poucas etnias brasileiras que conseguiram resistir ao aculturamento. Até hoje, a maioria dos seus integrantes só se comunica em seu próprio idioma. Com uma população de cerca de 1,5 mil pessoas, vivem em quatro aldeias localizadas no Vale do Mucuri, região nordeste de Minas Gerais.

Infelizmente, porém, os maxacalis vêm enfrentando, ano após ano, problemas graves como fome, desnutrição e alcoolismo.

Em janeiro passado, quatro crianças morreram em consequência de um surto de diarréia, problema recorrente até entre os adultos, segundo informaram agentes de saúde municipais por ocasião de uma vistoria realizada pelo MPF nos dias 9 a 11 de fevereiro. Naquela oportunidade, o procurador da República Edilson Vitorelli encontrou os maxacalis sobrevivendo em meio a péssimas condições de higiene, agravadas pela completa ausência de saneamento básico.
A ausência de banheiros ou de quaisquer outras instalações sanitárias acaba exigindo que os mais de 600 índios residentes em cada uma das aldeias façam suas necessidades fisiológicas nas proximidades do rio ali existente. Não existem fossas sépticas e o lixo não é recolhido. Também não é feito o abastecimento regular de água potável, o que faz com que os índios sejam obrigados a beber água e a banhar-se no mesmo rio utilizado para a realização de suas necessidades fisiológicas, indigna-se o Edilson Vitorelli. Na verdade, a própria Funasa já reconheceu que aquela água é imprópria para consumo humano.
Segundo técnicos da vigilância sanitária estadual, se não houver alteração das condições sanitárias das aldeias, o risco de nova epidemia e de novas mortes é iminente.
Por isso, uma das recomendações do MPF é para que a Funasa providencie, em caráter de emergência, as instalações necessárias à garantia do saneamento básico das aldeias. Essas medidas deverão prever, além do abastecimento regular de água de qualidade, também a coleta e disposição do esgoto por meio da instalação de módulos sanitários dotados de fossas sépticas e em quantidade suficiente para atender as aldeias.

Alcoolismo - A outra recomendação enviada à Funasa tratou especificamente do problema do alcoolismo indígena.
Segundo levantamento realizado recentemente pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MG-ES), entre os anos de 2000 e 2007, o alcoolismo foi a terceira principal causa de morte entre os maxacalis, bem como fator de impacto no coeficiente de mortalidade infantil, que atingiu, em 2004, índice dez vezes maior do que o referente à população nacional.
Além disso, o alcoolismo, além de grave problema de saúde pública, ainda constitui a principal causa de degradação da vida coletiva interna da comunidade indígena, já que sob a influência do álcool, os índios tornam-se agressivos e propícios a situações de conflitos intra-étnicos, o que resulta em homicídios e graves lesões corporais.
A violência gerada pelo estado de alcoolismo acaba por resultar também em frequentes interrupções no atendimento prestado pela Funasa, em razão da insegurança vivenciada cotidianamente pelas equipes de saúde e pelos demais servidores públicos.
A dependência ao álcool é uma doença e deve ser tratada como tal, ainda que ela se manifeste em uma população com características específicas como a indígena, afirma o procurador da República Edilson Vitorelli. Por essa razão, recomendamos à Funasa que inicie um programa de atendimento e tratamento do índio alcóolatra, por meios próprios ou firmando parcerias. O Município de Machacalis, por exemplo, disponibilizou seu centro de atendimento psicossocial para esse atendimento, desde que houvesse o aporte de recursos financeiros. Uma parceria com a Funasa irá possibilitar que o tratamento médico e psicológico leve em conta, na sua metodologia, as peculiaridades culturais do índio a ser atendido.
Crime impune - Para o MPF, além de tratar o vício, é fundamental coibir também o fornecimento da bebida. O problema é que a venda de bebidas alcóolicas a índios, embora seja crime, é uma prática corriqueira na região. A atuação policial não tem conseguido inibir a atuação de atravessadores e fornecedores inescrupulosos, que se aproveitam do estado de dependência química dos maxacalis e aceitam como pagamento não só dinheiro oriundo de programas sociais, mas gêneros alimentícios, ferramentas de trabalho e insumos agrícolas fornecidos pela Funai.
Segundo Edilson Vitorelli, a despeito da gravidade do problema, ele possui dimensão bastante localizada, atinge poucos municípios de população reduzida, não sendo razoável nem admissível que o Poder Público mostre-se tão incompetente em seu controle.
Nesse sentido, foram feitas duas recomendações ao comando-geral e regional da PMMG e aos delegados da Polícia Civil. Uma delas requereu que, em 90 dias, a polícia adote medidas emergenciais para aumentar o efetivo policial, em caráter permanente, nos municípios de Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Topázio, para repressão do comércio de bebidas alcóolicas aos índios, inclusive por meio da lavratura de boletins de ocorrência e encaminhamento dos envolvidos às delegacias mais próximas.
Em 30 dias, a Polícia Civil deverá instaurar inquérito policial para mapear os estabelecimentos que cometem tal crime e adotar providências para o registro de todas as ocorrências, com a oitiva dos envolvidos e a lavratura de termo circunstanciado da ocorrência para encaminhamento à Polícia Federal.
Os atos de violência praticados pelos índios foram objeto da outra recomendação. Segundo relatos obtidos durante a vistoria, as autoridades locais não vêm coibindo devidamente os crimes praticados por indígenas, o que estaria gerando sensação de insegurança na população local e a crença de impunidade por parte dos índios.
Para o procurador Edilson Vitorelli, o respeito e a proteção jurídica conferida ao índio não tem o condão de torná-lo imune ao sistema jurídico penal, ainda mais quando se trata de índios que vivem em permanente contato com a comunidade ao redor e têm plenas condições de compreender o caráter lícito ou ilícito de seus atos.
Por isso, ele recomendou que as autoridades policiais passem a adotar com os índios os mesmos procedimentos relativos aos crimes cometidos por pessoas não-indígenas, inclusive com a imposição de prisão em flagrante, lavratura de boletim de ocorrência e instauração de inquérito policial.
Responsabilidade por omissão - A quinta e última recomendação foi destinada à Funai. Foi-lhe pedido que, tão logo seja concluído o concurso público para provimento de cargos atualmente em andamento, o órgão destine ao Estado de Minas Gerais um número maior de servidores, capazes de dar adequado atendimento a todas as aldeias existentes. No caso dos maxacalis, existem atualmente apenas dois servidores da Funai, um deles atuando junto à aldeia de Bertópolis e outro nas aldeias de Santa Helena de Minas.
Esses servidores vivem numa situação de risco iminente, tanto perante a população quanto perante os índios, pois é da natureza de suas funções a mediação dos conflitos entre essas duas comunidades e eles não contam com qualquer apoio administrativo. Não há sequer substituto para as ocasiões de afastamento por licença ou férias desses servidores. O MPF conclui que, em razão dessa falta de estrutura, a atuação da Funai deixa muito a desejar e, na verdade, contribui para a situação desoladora em que vivem os índios.
A expectativa é de que alguns problemas mais urgentes, que afligem as comunidades, sejam resolvidos de forma efetiva. Não podemos permitir que os maxacalis continuem expostos a essa situação de invisibilidade social. A omissão dos órgãos governamentais pode vir a configurar, inclusive, crime de genocídio, que consiste em submeter um grupo a condições de existência capazes de ocasionar sua destruição física total ou parcial. E isso é o que, lamentavelmente, vem acontecendo, afirma o procurador da República.
O MPF avisou que as recomendações têm o condão de cientificar as autoridades da situação exposta, e, desse modo, torna-as passíveis de responsabilização por quaisquer futuros eventos imputáveis à sua omissão.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais.
Amanhã cedo limpo os spans, que estão atrepalhando a formatação...relevem please.
Um toque: Para comentar é só clicar em comentários, logo abaixo, e na caixa de comentários na hora de selecionar perfil se tiver G-mail entra com conta Google, se não, nome, não precisa de URL, ou como anônimo.
Solte o verbo!
Abraços.

Marcadores: , , , , ,

91 Comentários:

Às 5/4/10 20:44 , Anonymous Anônimo disse...

que situação triste essa ein?!fico para morrer com o descaso,me pergunto porque o presidente não resolve os problemas internos em vez de perambular pelo oriente médio e soltar bravatas.'ixe'melhor me calar.
por outro lado,fico feliz porque pessoas assim como você fazem a diferença nesse país.parabéns, garota!duplo parabéns,pelo serviço prestado aos índios e pelo belo post.

 
Às 5/4/10 21:29 , Anonymous mnc disse...

Caro anômo,
Valeu.
Peessoal correria, amnhã a gente se fala.
Bjs!!!

 
Às 6/4/10 07:47 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. Há algum tempo um amigo que trabalha numa ong me disse que o problema é, tb, que eles fazem guerra entre eles e ninguém de fora pode interferir. A terra deles é pequena, não tem água, o que dá briga entre eles.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 6/4/10 07:49 , Blogger Revistacidadesol disse...

Acima, estou falando dos maxacalis e não dos palestinos e árabes, viu, pessoal...

Cintia e Ana Paula: realmente, é aconselhável a quem comentar no meu blog e da MNC usar nicks, pois parece que o Vamp se queima quando a pessoal vai ao blog dele. Estrelismo puro...

 
Às 6/4/10 08:23 , Blogger mnc disse...

Olá Bom dia Comunidade,
Me desculpem esta demora ao feed-back dos comentes.
Ando embananada na lida e meu note está sndo periciado e passando por uma varredura no sistema p localizar, rasterar spy-ware e reformatar o HD.
Ainda hoje fica pronto.
Aí tudo se normaliza.

 
Às 6/4/10 08:28 , Blogger mnc disse...

Anõnimo número 1,
O problema não é de agora, nenhum governo olhou p eles.
O presidente não é onipresente e muitas vezes, os responsáveis ocultam os fatos.
Confesso que me deprimo toda vez que penso no povo Machaclis, entregue a sau própria sorte.

 
Às 6/4/10 08:33 , Blogger mnc disse...

Peço a todos,
Que repercutam, ressoem ps tambores, comentem, apotem soluções, mostrem sua indiganação.
Para que assim ecoando nosso clamor possa se fazer ouvir o medidas de resultados, possam enfim resgatar esse povo da eminente extinção.
Conto com vcs nesta teia que preciasmos tecer.
Blogs devem também servir p isto.

 
Às 6/4/10 08:40 , Blogger mnc disse...

Lúcio queridíssimo,
Bom dia.
Rola mesmo fraticídio entre os Machacalis.
Não quis escancarar isto p não mudar o foco.
Vc trouxe a baia, bem colocado.
Triste né? Verdade.
Ciumeira? Fazer o que? Tocar nosso barco, cada um no seu quadrado.
Aos poucos o pessoal vai se achegar, como somos meio índios na aproximação.
Um grade abraço Lùcio, sou-lhe imensamente grata pelos incentivos.
Mostra que estamos indo no caminho certo.
Abçs.

 
Às 6/4/10 08:53 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, Mariene. Fiz uma blognovela protestando contra o diretor, o Gugol, mais temperamental que o Gerald Thomas.

Vc participou muito menos do que merece, vc é uma personagem essencial!

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 6/4/10 08:58 , Blogger mnc disse...

Acredita-se que o povo Indígen Machacali foram os primeiros Tupiniquins encontrados por Cabral, habitantes do litoral no sul da Bahia.
Em algum tempo entre a colonização do Nordeste e o Descobrimento, os ìndios, Nhac-Nhucs, que habitavam as selvas do Mucuri, conhecidos por seu Temperamento Belicoso, porte avantajada, uns caboclão enorme, do nariz achatado se deslocou p o litoral sul da Bahia.
Esas 2 nações indígenas entraram em guerra, os Nhac-nucs ganharam , expulsaram os Tupiniquins, a maioria homens e crianças.
As mulheres eles capturaram p acasalar.
Os Tupiniquins sbreviventes se refugiaram nas selvas do Mucurí.
Houve uma "mudança de endereço" por assim dizer.
Não há registros Históricos a repeito.
Os ìndios contam esta Hitória por tradição oral.
Se fosse antropológa ia estudar mais a fundo sobre o tema.
Uma evidência forte que deve memso ter rolado esta guerra, a carta de Cabral e as pinturas, os tupiniquins são como essa moça índia do post.
Já os índios Pataxós que agora predominam no litoral sul, tem o mesmo perfil físico dos nhnc-nucs, ou botocudos( Nome perjorativo que os colonos deram pelo uso do badoque), aquele enfeit eque põe nos lábios e eles ficam grandes.

 
Às 6/4/10 09:04 , Blogger mnc disse...

Acho que vou me penitenciar e escrever 3 vezes cada palavra que errar...Indígena. Sobrevivente. Respeito.
Relevem aí gente,
Um grande abraço Fraternal,
Sintam-se em casa.
De tarde no mais tardar ao pôr do sol, estaremos de volta.
Fiquem com o Pai das Luzes!!!

 
Às 6/4/10 09:21 , Blogger mnc disse...

Volta rápida aa La Sandra (Ela n me dá confiança),
Anônimo plesase não se cale...
Solte o verbo.
Por sermos indepéndente politicamente, não temos rabo preso com nenhum partido, somos livres p repercurtir tanto as coisas boas como ruíns de cada lado.
Acho que Lula táxi, tá que se acha.
Meu avô sempre me dizia: Deixe que os outros elogiem você. Não fique se auto-elogiando.

Uma vez toda orgulhosa de mim mesma por ter tirado nota máxima na prova de História.

No mais gosto do Lula, fez avanços na área social, já que estávamos na eminência de uma explosão de cnflitos pelo enorme fosso que separam ricos e pobres no Brasil.
Pode parecer paternalismo o bolsa-família, no etanto p gente que convive com o lado carente do mundo sabe que ajuda e muito e pelo ao menos manter a criança na escola e evitar o trabalho infantil, isto é avanço!
Estamos melhoradno como nação e superadno nosso complexo de vira-lata.
Um dia esta nação será grandiosa!!!
Profecia de Padre poeta, perseguido por defender que ìndio tinha alma e era gente.
O Padre Antônio Vieira.

 
Às 6/4/10 09:22 , Blogger mnc disse...

A vontade que tinha era ficar aqui até...mas extrapolou meu time.

 
Às 6/4/10 09:27 , Blogger mnc disse...

Oi Querido!!!
Suas blogs novelas são supimpas, ri a bessa.
!!!
Já pensou encená-las e postar depois???
Só quero ser peça dentro do jogo, e não descartada como uma fulaninha qualquer.
Ma sme sinto como o peão que avnça 8 casa no tabuleiro de xadrz e dá um xeque no rei...
Menos mnc...rsrrsrsr
De tarde quando yudo se normalizar vou lá conferir.
Como marca de maiionese amei ser...rsrrsrs.
Abçs.

 
Às 6/4/10 09:30 , Blogger mnc disse...

Amanhã haverá palestra educativa direcionada a lapidáris sobre tratamento de resíduos e como evitar silicose, doença que petrifica o pulmão e mata, causada pelo pó que sai ao lapidar.
Preciso divulgar p pessoal ir, pior que o local é longe, acho que não vai ter quorum.
Ai vou eu p depois repercurtir.
Inté há mais tempo!!!

 
Às 6/4/10 09:53 , Anonymous Ana Paula disse...

Bom dia MNC e pessoal,

Estou comovida com a foto e o post... Que criança mais linda! A fileira de ratos amarrados como brinquedo foi um tiro no coração. O arco e flecha no meio do boteco foi vexatório e triste.
A gente sabe que os problemas existem, mas cria o tal distanciamento, errado e errático, que nada e a ninguém ajuda no final das contas.
E esse monte de "recomendação" a Funai? Ajuda mesmo em alguma coisa?
Privar os índios do álcool AGORA, será que não piora as coisas? Como reabilitá-lo na casa do branco? Coisa mais difícil...
Lembro uma declaração de um índio dizendo que a FUNAI deveria se chamar FUNAB - Fundação do Branco.
Bem, situação terrível mas parabéns pelo corajoso post, tão correto e belo, só pode ser amor isso!
Vou divulgá-lo da maneira que puder.
Abraços!

 
Às 6/4/10 10:08 , Anonymous Ana Paula disse...

Meu nome é Ana Paula mesmo, viu?
Eu tenho rosto, ele é visível lá no FB e minhas opiniões são honestas.
Conversar comigo por telefone ou ao vivo não será muito diferente do que ler. Talvez um pouco mais brusco, porque minha voz é grave.
Eu não sou um nick.
Sem querer magoar ninguém, o direito da palavra é meu e transitar é escolha minha.
É como a OI. SIMPLES ASSIM.
O resto é bobagem, fofoca e eu não gosto de fofoca.
[e desculpa falar sobre mim nesse post tão importante, MNC. Só pra deixar claro.]

 
Às 6/4/10 12:30 , Anonymous mnc disse...

Ana Pula,
Vc é p lá de real, realista e humansta.
E que rosto bonito e iluminado!!!
Devia este post a nação Machacali.
O que mais me entristece, é a insenbilidade social, dessas grandes mineradoras e estrangeiros, que extraem nossas riquezas minerais, degradam o meio ambiente e não nada fazem para retribuir a genorosidade da pacha mama.
A Funai mais perto dos Machacalis, fica a mais de 400 Km, em Valadares, o que os olhos não veem o coração não sente.
Desde de pirralha gosto de ìndios, meu pai quando foi fazer a transamazônica disse que ia trazer um indiozinho p eu criar...achava que era verdade e vivia cobrando dele...rsrrs.
Ana sei da verdade que vc emana, repercurte ai p gente.
O povo Machacali, mesmo sem saber que existe web, um dia haverá de agradecer e o de lá de cima, haverá de reverter em benções do céu p vc.
Valeu Geurreira!

 
Às 6/4/10 12:40 , Anonymous mnc disse...

Ana,
Quando entra o MP, a ponto de enviar um Procurador que põs seu pé no barro p apurar o que se passa nas aldeias.
O buraco é mais embaixo.
Enfim que o MP jogue duro mesmo.
è o que esperamos.

 
Às 6/4/10 12:47 , Anonymous mnc disse...

Os cariocas passando por maus bocados.
Passam de 50 mortos pela chuva intensa durante toda a madrugada de ontem.
Nunca vi a lagoa Rodrigo de Freitas transbordar...

Aqui a chuva só ronda e n cai, nuvens pesadas, mormaço de sauna, depois se espalha de novo e nada de chuva, na hora que cair vai ser para valer.

 
Às 6/4/10 13:44 , Blogger Revistacidadesol disse...

Ana Paula: é que pela reação do Vamp, os repentes com a Cintia, é melhor quem comenta em outros blogs usar nicks. Acho aconselhável, para evitar cerceamento.

Sei q vc é uma pessoa e não um nick. E vc é até personagem da minha nova blognovela.
Abs do Lúcio Jr.

 
Às 6/4/10 13:47 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. Só mais uma: a Sandra tb não fala comigo não, nem me dá confiança. Ela não tá nem aí para "bronca de petista"...

Para esse pessoal, desgostou de Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, não concorda com a cartilha da Veja, é petista. Desce a ripa! kkkk!

 
Às 6/4/10 14:01 , Anonymous Anônimo disse...

Mnc,
Espero que com a intrevenção do Ministério Público os índios Machacalis resgatem sua adignidade e o direito de serem o que são.
Parabéns por usar a blogsfera para promover atitudes positivas e benevolentes.
Um fã!

 
Às 6/4/10 14:07 , Blogger Unknown disse...

Oioi,
Eu ainda não li o post, mas passei os olhos nos coments e faço minhas as palavras da Ana, especialmente no tocante ao livre transitar.
Estamos na internet, a busca aqui é por informação e por troca de opiniões e conhecimento.
Valeu, Mariene, pelo espaço e conteúdo dos posts.
Volto mais tarde pra ler o post com calma.
abraços e boa tarde!

 
Às 6/4/10 14:24 , Anonymous mnc disse...

Oi Lùcio, passei lá no seu blog e deixei um comente.
P ser sincera com vc, gosto da Sandra.
Aprendi com ela a engrossar minha casca...couraça.
Ela é dura na queda né??rsrrsrs.
Tenho amigos de várias raças, nível cultural,social e orientação partidária, sexual, profisões...enfim.

De mim não parte esse aparthaid veladamente imposto a quem frequente o nosso blogdamnc, o seu cidade do sol...
Lamentável né? A comunidade que se aglutinou desde lá dos tempos de GT, são peças de um mozaico multi-arquétipos riquíssimo.
Cada figuraça!!!
Todos até os mais malas fazem falta.
Talvez seja mesmo como disse o GT em Victoria:
Fazer um só trajeto (estar num só blog, ser uni-lateral, não dialético) talvez deixem as pessoas limitadas de visão de mundo.
Há tanto espaço para negociações né?
Claro que sempre dou meus bordejos pela blogsfera...
Mas fiz uma promessa a mim mesma, nunca mais estar como anônima banida exilada não bemvinda, em blog de seu ninguém.
Fez um bem enorme a minha auto estima.
Sem falsa modéstia lhe digo:
Sou mnc (Mariene Nunes de Campos) demais p ficar me enrustindo de anônima.
Tá determinado:
Euzinha? Anônima? Fulaninha?... Never more Zé Roela...
Abçs LJ.

 
Às 6/4/10 14:27 , Anonymous mnc disse...

Ah sim o Zé Roela n´é contigo n viu?
Vc sabe o Zé Roela a quem me refiro.

 
Às 6/4/10 14:45 , Anonymous mnc disse...

Cindy seu ascendente é Gemini...ecorpio com gemini...mas vc tem um que de ariana...sua ousadia e jeito folgoso...

Ana ...Arianos p cancerianos é meio complicado mesmo...a sutileza do canceriano acaba contrapõe e jeito escancarado do ariano.
Às vezes apredenmos dos outros sígnos, coisas que nos faltam e nos complementam.
Menina cês viram né?
O Seam...
Que merda né?
Como vai ficar a cabeça desta criança?
A decisão de entregá-lo ao crápula do Goldman n foi Salomônica.
O Goldman mesmo partiu o Seam em dois.

Meninas ainda do post anterior...
Nosso último pin-pong.
Acho que vou traer p este.
Abçs e voltem sempre que quiserem a blog é de vcs.

 
Às 6/4/10 14:48 , Anonymous mnc disse...

Aiaiaiia...A sutileza do canceriano acaba se contrapondo ao jeito escancarado do ariano.Tendeu?

 
Às 6/4/10 14:51 , Anonymous mnc disse...

Isto de tribunal de juri popular decidir é hard!
O meio forense aqui de TO está boquiaberto com o ocorrido ontem aqui, nunca antes rolou:

O réu-cofesso, matou a amásia, esquartejou p caber num tambor de óleo diesel, pôs na camionete, (testemunhas oculares)...
Depois leva para a Rio-Bahia, entroncamento de Topázio, põs fogo e abandonou o corpo carbonizado dentro do tambor de óleo diesel.

Juri popular, 7 jurados, 5 mulheres e 2 homens...

Foi absolvido do assassinato e culpado por ocultação de cadáver.
A decisão do Juri popular é soberana...
O mais incrível, as 5 mulheres absolveram o réu e os 2 homens condenaram.
A estratégia da defesa foi não saber se realmente aquele corpo era mesmo da amázia.
Mas por que então o culparam por ocultação de cadáver?
Até a defesa se surpriendeu.
Não esperavam.

 
Às 6/4/10 14:57 , Anonymous Ana Paula disse...

Oi MNC,

Escrevi Maxacalis com "x" lá no FB. Mas não vou mudar agora, deixa o povo sentir uma curiosidade. Pedi pra minha mana, que faz jornalismo, pra divulgar na galerinha dela.
Temos alguns amigos que estão na luta com uma tribo aqui perto, infelizmente eu não sei dar detalhes, o que posso dizer é que defendê-los É PERIGOSOS DEMAIS. Volta e meia chegam ameaças de morte, disputas internas, advogados políticos, ONGs, ofensiva policial, jagunços... Mas os amigos amam de paixão! O Clênio, por exemplo, quando dá as caras pra nos visitar vem todo adornado, lindo, nem parece mais o mestrando irritado de filosofia marxista que já apontou o dedo no meu nariz e me chamou de "analista DO sistema" [sic - besta, mas sic!].
E eu respondi em defensiva "uai, analista DO sistema é você, tu que faz filosofia, pô".
Agora briga comigo porque sou "pouco adornada". Mas também brinca, me chama de "a selvagem russa". :D Bobo.
E já não entende comentários muito cínicos.
A tribo o transformou. Fez mais bem à ele que o contrário.
Espero de coração que algo possa ser feito pelos Machacalis, já tão poucos, quem sabe, né... Se a população pode enxergar com a sua ajuda, se os que estão em torno não são tão indiferentes, se a MP intervir, pode melhorar sim! Só não vale doutrinar.
Mas não consigo tirar a imagem das crianças com os ratos, são trinta e cinco graus negativos de solidão.
Beijos.

 
Às 6/4/10 14:58 , Anonymous Ana Paula disse...

Credo, que cartããão!
PERDOE, GENTE.

PS.: ahhh MNC, você é super-gentil comigo, mas é mais bonita que eu, nem vem.

 
Às 6/4/10 14:59 , Anonymous mnc disse...

Puxa tô lisonjeada um fã anónimo...
Te mete!
Ô))))rsrrsrs.

 
Às 6/4/10 15:01 , Anonymous Ana Paula disse...

...E o Brasil tá que tá só chuva... Agora é a vez do Rio.
Brasília é todo dia, isso é muito estranho!
Apesar de fazer calor depois, é um chuvão que nem parece o Cerradão de Deus!
O sertão vai virar mar...

 
Às 6/4/10 15:08 , Anonymous mnc disse...

Ah sim Ana Paula, alguns deles são mesmo nômades...vivem indo e vindo.
O dia dos indiozinhos brincando com ratos amarrados, sulreal demais p ser realidade, pior que era a mais ura realidade...em pleno centro da cidade, o pessoal assistindo aquilo rindo.
Era até engraçado, se n fosse trágico...pena que não deu p fazer imagens.


Agora entra uma polêmica a questão de deixá-los serem como são ou "civilizar", ensinar a usar vasos sanitários com fossas sépticas por exemplo reduziriam muito a mortalidade infantil.
Adaptá-los a modernidade sem fazê-los esquecer suas tradições étnicas....
Poqeu tb na misperia e degradação não tem etnia que possa ser feliz...

 
Às 6/4/10 15:14 , Anonymous mnc disse...

No Rio choveu mais de 18 horas...mais de 75 mortos, a maioria deles da favela...sempre assim, pagam o pato.
Ô Ana dá uma soprada ai nessas nuvens, manda elas p cá...
Aqui tem aquecimento global, mais p fervendo mesmo.
Não aguento mais o verão!!!
Quero sentir um pouco de frio...de chuva cinza fininha.
Manda Ana please!

 
Às 6/4/10 15:15 , Anonymous mnc disse...

Vou coar um cafezinho,
O paladar tá pedindo.

 
Às 6/4/10 15:28 , Anonymous mnc disse...

Ana Who AM I!!! You'e much more than me...Time is making on me some of his effects...

 
Às 6/4/10 15:53 , Anonymous mnc disse...

Um profesor ex-bicho de boblioteca (imagino do jeito que vc descreveu), convivência por osmose com ìndios acaba por assimilar tb o jeito índio se ser...
Nossa que máximo!!!
Alguns escrevem Machacalis outros Maxacalis...
Que patrulha mais chata esta, de repente era só p e zoar mesmo...

O problema de fazer matéria com eles é que odeiam qualquer coisa que lembre jornalista, repóter...
Tipo; Cameras, Microfones, gravadores, partem pp cima, tem um jornalista aqui que levou um pau deles, ficou moído.
Uma vez tentei filmá-los em 2008, eles ficaram muito nervosos comigo...
Nunca mais me atrevi...
Só me aproximava quando eles vinham até a mim me pedir caiambá (dinheiro).
Aí páscoa sei lá...o ovos (acho que nunca tinham comido)...o clima.
Pena que não ficaram muito boa as outras fotos.
Ma so intenção de expor a imagem era para dar veracidade que a causa Maxacali demanda.

Ai acho que a água do café secou...
Ana a nação Maxacali merece esse empenho de vc em repercurtir...

O ´mídia é o quarto poder e dela é o dever alertar e moblizar a opinião pública.
Valeu mermão!!!

 
Às 6/4/10 15:56 , Anonymous Anônimo disse...

Ana Paula sou seu fã por dentro e por fora. Te vi no FB
Lindona!
Com o devido respeito
Bjs.

 
Às 6/4/10 15:58 , Anonymous mnc disse...

Xiiiiii,
Pelo que tô vendo tá rolando um clima aqui no blog...rsrsrrs.

 
Às 6/4/10 16:01 , Anonymous mnc disse...

Fiquem a vontade,
Volto logo mais.
Meu Deus tem dó do Rio, aplacai esta chuva!

 
Às 6/4/10 16:46 , Anonymous mnc disse...

Acabo de falar com meu mano que mora no Rio, a coisa lá tá feia mesmo.
Chuva rajadas de vento sul, meu primo está ilhado na barra, sem poder sair do prédio, tudo alagado em volta.
O perigo é ser engolido por um bueiro ou soterrado por deslisamento de encosta, a geografia do Rio é linda, mas numa hora destas a gente vê o que a ocupáção urbana desenfreada vai cobrar seu preço.
Não vai ficar barato!!!


O povo está assustado porque voltou a chover forte.
O Túnel rebouças interditado, a Niyemaer tb...

 
Às 6/4/10 17:03 , Anonymous mnc disse...

POr outro lado o nível de organização social, prosperidade dos índios de Porto Seguro é de tirar o chapéu.
São exímios artesãos, tanto no barro, colares, arcos e flechas, luminárias que são vendidas p todo o mundo.
Plantam, pescam...enfim levam um vidão bom danado.
Resgataram suas danças e tradições, se vestem ricamente com seus trajes e adornos indígenas.
Tem orgulho de serem o que são.
Convivo de há muito com eles, temos até laços familiares. Meu filho namora uma neta de pindia com carteirinha da FUNAI, uma menina hiper inteligente estudante de direito, a vó de Genaro p lado do pai´era uma cabloca linda, indiazinha da Silva.
Filha de Potuguês com índia pegada no laço.
ìndios lá fazem faculdade, estão inseridos no contexto social.
Quem me dera fosse assim a nação Machacali.
Inserí-los no mundo como pessoas cidadãs.

 
Às 6/4/10 17:14 , Blogger Unknown disse...

Oi gente,
falei com amiga do Rio.
Situação braba mesmo, mas como o pior foi à noite, o pessoal de escolas e universidades pelo menos, já nem saiu de casa hoje.
Voltando a chover forte agora.
Mariene, o calor aqui tá lascando tb! Mas pelo menos não tamos debaixo d'água né, graças a Deus!
abraços!

 
Às 6/4/10 17:27 , Anonymous ´mnc disse...

Verdade Cindy,
Mas chega uma hora que fica over, já era p estar aquele climazinho gostoso de outono.
Caos né colega?

Lembrei de uma inudação que houve aqui...
Meu avô, era muito requisitado p prestar ajuda aos vizinhos e sempre fazia de coração, mas desta vez a casa dele tb estava inudando.
Um amigo pediu-lhe auxílio, ele educadíssomo respondeu:
È Sr Jairo nós estamos de um jeito que não podemos nem ajudar uns aos outros.
Aí virou bordão na família.
Toda situação parecida a gente repete...rsrrs.
Abçs Cindy.

 
Às 6/4/10 17:33 , Anonymous mnc disse...

Inundando digo.
Digitando no lusco fusco...ai minhs vistas.
Meu oftomologista e grande amigo morreu de acidente de carro há 6 meses, preciso fazer um exame de vista...
Reluto pois ainda n acustumei com a idéia que ele morreu e que enho que ir a outro médico.
Ele e a esposa que tb faleceu no mesmo acidente, eram grandes amigos queridos nossos.

 
Às 6/4/10 17:35 , Anonymous mnc disse...

Ai meu Deus
Olhai o Rio!
Brinco assim mas estou apavorada, tenho muitos parentes lá.
Só mesmo p desncanar.
Deus toma conta, fico tranquilizando a sanfoneira...preocupar faz subir a pressão.

 
Às 6/4/10 17:46 , Blogger Unknown disse...

Oi Mariene!
Fique calma, o pior já passou!
Pessoal de encosta, e logo embaixo de encosta é que são os pontos mais críticos.
Casas antigas ou muito pobres tb, por desabamento.
No mais é evitar o qto possível estar na rua.
Que estejam todos com Deus!
beijos!

 
Às 6/4/10 18:07 , Anonymous mnc disse...

O ruím Cindy é que n se transita...minha tia está deseperada, porque meu primo está ilhado na Barra.

Se precisar de ir a um hospital?
Uma emergência?
Já são quase 100 os mortos.
Barra colega.

Por isto que não consigo morar em ciade grande, surtaria numa situação desta.

 
Às 6/4/10 18:27 , Anonymous mnc disse...

Bem, para desencanar um pouco:

Rio, ìndio próspero, clima (no duplo sentido)...

Me lembrei de um índio que conheci num salão de beleza lá em Arraial d'Ajuda.
Como ele é bem Pataxó, cabelos mais crespos... foi instantânea e mútua a atração enter afros e índios, haja shopensauer p explicar.
Bem achei interessante ele tão preocupado em fazer relaxamento no cabelo, escova e chapinha...
Me contou que como o comércio estava muito concorrido, ia p o Rio vender seus trabalhos artesanais...e como não tinha o cabelo muito liso, isto atrapalhava suas vendas, mesmo paramentado desconfiavam de sua auteticidade de ìndio da gema do ovo...
Aí resolveu o problema...perguntei a ele como conseguia passar 15 dias no Rio trabalhando na praia sem lavar o cabelo...disse que já estava acostumado a ficar até um mês sem lavar e o preço de uma escova e chapinha no Rio era muito caro...tudo para manter seu business.
Sabia muito bem dos seus direitos de índio, a eles é garantido o direito de vender seus artesanatos em qualquer lugar do Brasil.
Nossa tá trovejando alto.
Os netos querem ir p a colheita feliz.
Bjs e até.

Com certeza Deus vai ouvir nossas preces e minimizar a chuva no RJ.

 
Às 6/4/10 18:27 , Blogger Unknown disse...

Oi Mariene, eu entendo a sua preocupação.
O Rio tem muito morro, muito túnel, muito canal, muita gente, muito tudo, e aí nessas horas estrangula tudo!
Mas quem está ilhado, mas abrigado, o melhor a fazer é não se aventurar!!
Niemeyer, Grajaú-Jacarepaguá e Lagoa-Barra interditados né, é a situação do seu primo, terrível, mas o mais importante agora é que ele fique calmo e parado mesmo onde está, especialmente pq voltou a chover!
Muita calma nessa hora!
abraços!

 
Às 6/4/10 19:26 , Anonymous Ana Paula disse...

Boa noite,

MNC, ainda sobre os índios e depois das informações que você passou, no final das contas quem fica mesmo é Darwin, né: você se adapta e sobrevive ou morre.
Vai ver a solução é essa: mudar para preservar. Não tem mais como mandar o índio para um lugar que não existe. Você tem razão, é melhor ele ser tratado como um de nós (não é arrogância, ele simplesmente não o é) com direitos e deveres do que simplesmente virar um "buraco no sistema".
Será que nos States isso funciona bem, talvez um modelo? Até onde eu entendi, as tribos lá têm o seu território claramente demarcado e TODO O DIREITO de lucrar sobre o mesmo (no caso deles, cassinos), onde autoridades locais são formadas pelos seus...
O seu legado no entanto precisa ser preservado de maneira mais prática, pois são poucos... Apesar do artesanato indígena ser realmente lindo.
Abraços.

 
Às 6/4/10 19:28 , Anonymous Ana Paula disse...

Anônimo, tô com vergonha!

 
Às 6/4/10 19:33 , Anonymous Ana Paula disse...

MNC,

Não fique atordoada com o Rio, vamos torcer pra dar tudo certo, vai dar! A Cintialishka vai nos passando os acontecimentos. Tenho pra mim que o Rio é um estado rico e evidente e apesar dos problemas o governo não tem como negligenciá-lo neste momento.
Eu sei que a coisa tá feia mas, como a Cíntia disse, essas chuvas já aconteceram antes. Não se torture!

Abraços.

 
Às 6/4/10 20:40 , Anonymous Alquimista disse...

Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante

Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro
Em sombra, em luz, em som magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer
Assim, de um modo explícito


E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio

 
Às 6/4/10 20:46 , Anonymous Anônimo disse...

Ana Paula,
Sem Graça por ser tão Graciosa?
Você é demais!
Bjs.

 
Às 6/4/10 21:30 , Blogger Unknown disse...

Uhú, Anushka!
O negócio aqui tá bom, hein! Ehehe!
:D
...
Agora falando sério, terminei de assistir o JN boquiaberta.
Que tristeza, que loucura, que coisa BRUTAL.
Mariene, viu a recomendação de permanecer nos locais abrigados? Tranquilize a sua tia nesse sentido. O negócio agora é ter calma e um pouco de paciência.
Agora, vou te dizer, numa hora dessas eu mando qq emprego pro beleléu, na moral.
Vamos torcer pelo Rio e pelos cariocas, pra que tudo se regularize o mais rápidamente possível, e que Deus conforte aqueles que já foram duramente atingidos.
boa noite, pessoal.

 
Às 6/4/10 23:11 , Blogger Laurene disse...

Oi, MNC. Deu zebra de novo no revista cidade sol. Vou fazer o q vc sugeriu.

Abs do Lucio Jr.

 
Às 7/4/10 05:48 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!
Ontem capotei no sofá.Acordei com Matheus me chamando p ir p o quarto.
Estranho quando já o neto que põe a vó p dormir...
Meu dia começa muito cedo, com o galo da adrugada e quadno n tem siesta depois do almoço...ai apago no sofá.
Graças a Deus acho que deu certo o sopro da Ana, que mandou chuva direto de Brasília p nosso Vale.
Agora Cindy mais uma sopradinha daqui e ela chega a Salvador.
Choveu uma chuva suave constante noite inteira, dando aquela aliviada.
Agora céu limpo, vênus desponta no zênite lidamente, Estrêla da manhã que anuncia o dia...oxigênio e prana purinho de montanha.
Como ser e n render Graças a Deus por tudo que ele nos tem dado???
Valeu Deusão, vc é Mara!!!
Cindy o anônimo galante,rsrrsrs.
Tá rolando um clima....N é um anônimo tão anônimo assim, suponho... não ando rastreando IPs e locais de onde foram postados os comentes, preservo pelo ética o direito ao sigilo, mas suponho, ele é das antigas...rsrrs.
Pena que meus amigos Italianos do FB, n sabem escrever em português, eles vêm e só espiam, vc já viu??? Cada pedaço de mau camunho...p mim é ótimo p aprender a escrever ao menos um pouco em Italiano.

Estou amando o astral aqui do blog, interativiade, irmandade, paz!!!
Pessoal hiper Inteligente dos Comentários postando trazendo a baia pautas pertinenentes.
Agradeço a vcs todos que aqui vem e deixam expressado seu sagrado ponto de vista ou não.

O repercursão e o alcance deste post, me deixaram surpresa.
Achava que quase niguém ia se importar com Ìndios em extinção, pelo contrário, importam-se sim e principalmente querem que o problema seja sanado.
Valeu demais pessoal.
A idéia é essa!

 
Às 7/4/10 06:18 , Blogger mnc disse...

Pois é Ana-flor-do-cerrado!!!
Acredito tb que n podemos deixar os povos indígenas alienados em descompasso com a evolução humana... importante ressaltar: Sem perderem suas tradições, temos muito tb o que aprender com eles.

Passo o ano juntando sutiãs p levar às indias mais carentes do Arraial d'Ajuda, lá tem uma aldeia criada a pouco, que os reumiu de novo como tribo, a Adeia Velha, fica na estrada p Trancòso. Tem água, luz, tv, rádio, geladeira, casas de tijolos, vivem de maneira decente...embora alguns ainda sejam muito carentes.

Elas amam sutiã...objeto de desejo, as danças tradicionais com o traje só com a parte de baixo, as deixam sem graça de espor os seios perante os turistas.

Não por elas mas pelas mulheres não índias que entendem tratar-se de algo a esconder, esse pudor, aprenderam de nós...

Sutiãs para elas é roupa tb, se tá de sutiã tá vestida e ajuda a dar aquela levantada...vaidade feminina é igual em todo o mundo, só nuda de tribo...

Já as mulheres Machacalis n ligamm p sutã, andam vestidas, mas adoram vermelho, rosa, ou tons próximos, outras cores não gostam.
Viu o medelito rosinha da índia na img do post?

Pena não conseguir me comunicar na língua delas...nos falamos por gestos, olhares, sorrisos de cumplicidade...comunicação não verbal.
Ana Paula sua contribuíção está sendo de valor inestimável.
Muitíssimo obrigadérrima demais!!!

 
Às 7/4/10 06:26 , Blogger mnc disse...

Cindy minha rainha!!!
Capotei justo no JN.
Foi terrível mesmo, que desespero deve ser não poder voltar p casa, perder tudo, ter de abandonar tudo p salvar a vida...
E os que perecem engolidos por buracos ou soterrado por toneladas de lama.
O carioca sempre tão alegre, otimista...
Não podemos jogar a culpa em Deus, né?
A culpa é nossa, que não soubemos conciliar crescimento com sustentabilidade.
Agora é pagar o pato!!!
Lamentável as perdas humanas.
Não era p ser assim.

Depois avisa se deu certo a soprada nas nuvens p chover aí em Salvador.
Abçs.

 
Às 7/4/10 06:37 , Blogger mnc disse...

Lucio tente reentrar no penetrália, solicitando no g-mail:esqueceu sua senha???
Ai eles retornam.
De pose de novo login do g-mail, abra o editor de html do blog: www.blogger.com
No painel de controle: vá nova postagem, dai na caixa de post, no canto esuqerdo da mesma tem : opçõe de postagem, click nela, vai aparecer permitir ou não permitir acesso...deve estar marcado não permitir, desmarque esta opção e marque permitir.
Tomara que dê certo.
O Penetrália já estava bem robusto, recheado de posts interessantes e ótimos comentes postados.

Espero que o Penetrália renasça mais forte ainda.
Tente outra e outra e outra vez.
Coisa de taurinos. Teimosia do bem.

Abçs querido e nossa parceria tá valendo!!!

 
Às 7/4/10 06:43 , Blogger mnc disse...

Então Cindy...a Ana arranjou um fã anónimo...Ô))))rsrsr.

Indo p a padaria.
Falndo em padaria novo post no forno.
Vou deixar mais um pouquinho esse, para divulgar melhor a nossa causa pró nação Machacali.

Ah sim por favor, me expliquem esse negócio de linguagem codificada do jogo das pulseirinhas de plástico a nova febre dos adolescentes.
Aqui tá proibido, dizem que meninas foram assassinadas, uma das opções do jogo...
Que mundo doido é esste que nós vivemos né???

Um dia abençoado a todos!!!

 
Às 7/4/10 07:28 , Blogger mnc disse...

Então camaradas brothers and sisters,
Neste momento a mnc sesencorpora e no lugar dela a D Tereza mania de limpeza, p sanfoneura ficar de boa...
Tb já não era sem tempo o tanque a espera.
Malhação braçal.
Sacal mas tem lá sua presteza.
Fiquem a vontade,
Lá p mais tarde um tiquim estaremos reconectadas.
Vixe tenho de levar os meninos p escolinha de fotebol...
Remanejar toda a planilha de afazers diários...saco não furado!!!
Abçs.

 
Às 7/4/10 07:29 , Blogger mnc disse...

Futebol, desencorporar...etc os mistakes tantos.

 
Às 7/4/10 08:01 , Anonymous Anônimo disse...

cara, tu é engraçada demais! me divirto com tua espontaneidade, bacana isso. as pessoas parecem que perderam um pouco essa coisa, ficam meio 'midiáticas', se é que me entende?! antes do meu 'trampo' começar dou um giro pela rede. descobri teu blog através de uma colega de trabalho. oxalá pudéssemos ter mais pessoas pra propagarem um serviço aos necessitados, sejam eles, índios, favelados, marginalizados. parabéns garota!

 
Às 7/4/10 10:40 , Blogger Revistacidadesol disse...

6 de abril de 2010
Blognovela Penetrália 21: FECHADA PARA CONVIDADOS




(Cenário: um blog cheio de refugiados do blog Penetrália. Maltrapilhos, mendigos com questões existenciais, meus atores estão sentados num fundo de pano branco, discutindo excitados o que aconteceu).


Márcia: acho que só vai sobrar mulher daqui a pouco, porque só morre homem, ou morre ou vai preso.

Targino: (...).

Lúcio: esse comentário foi retirado pelo administrador do blog, Targino? Ora, vocês são meus convidados.

Cintia: Deu creca no Penetrália, Lúcio? Você sumiu do facebook, do twitter. Você não ia aumentar a letra para a Ana Paula, colocar sitemeter, etc?

Lúcio: Cintia! É que eu descobri o verdadeiro diretor dessa blognovela. É o Gugol! Por isso o pano caiu. Estamos todos sendo dirigidos. Por isso liberei a reportagem aí embaixo sobre o Gugol. Ele é o Grande Diretor. Ele determinou que os meus atores vermelhos fossem lutar contra o PRONÃO.

Reinaldo Pedroso: Quáááá! Esse post deveria chamar derrocta. Fim de Partida.

Targino: Lúcio, você é como o Glauco, coloca todo mundo doidão, todos os personagens.

Mariene: Não concordo, Targino, eu me solidarizo com o Lúcio.

Lúcio: Pois é, Mariene, a linha do equilíbrio é fina mesmo. Quem é professor de Filosofia aí na federal de Teófilo Otoni?

Mariene: Família são duas tribos: Pica Pau na Grana. Mão fechada de vaca. Sou da primeira.

Lúcio: Pois é, o diretor fechou o blog um tempo, somente para os convidados...A Blognovela também teve baixas. Pessoas que sumiram, se extraviaram. Outras se demitiram da peça. Vida de ator não é mole, não. É assim, se você tem o Robert Langdon, você não tem a Judy Dench. Questões ego-warholic-penetra-hamletianas.

Maria do Rosário: Mas esse é o sintoma mais detectável, um olho para cada lado.

Ana Paula: vai ver, a câmera era feminina.

Lúcio: Tipo Cheerleader daft-punk, não é mesmo? Ah, não agüento mais Diogo Mainardi e esse quebra pau Israel e palestinos com chacrete mossad e tudo mais...

Wilson Nanini: Enquanto isso, vou fazendo meus poeminhas...

Felipe Moreira: Tipo assim, Improvisações pornográficas para MULHER CADELA e HOMEM OBESO DE BOLO DE LARANJA. Ah, não fale de literatura, pois isso f...meu c...(retirado pelo administrador do blog).

Lúcio: Felipe, eu vim do País da Decência e preciso zelar para que o blog não feche. Não falem palavrões, não postem fotos de vocês mesmos nus, nem nus de Gerald Thomas. Não associem os abusos da Igreja Católica ao anti-semitismo que não tem nada a ver, nem Israel com Alemanha de Hitler, tb. Ficar nu pela resistência em Honduras também está proibido, viu Fabrício? O blog da TFP proíbe. Comunidade no Orkut também não pode. Penetralia não pode. Revista cidade do sol, não também. Aliás, na Wikipédia pode-se ler que o que ocorreu em 26 de junho passado em Honduras foi uma sucessão presidencial. Está proibido tuitar pelo Irã, dar welcome a Ahmadinejad, assim como fazer facebook de Hitler ou colocar foto de Pelé nu, assim como criticar Ratzinger defendendo as crianças não-nascidas e silenciando sobre as nascidas. Assim como a imprensa de Bom Despacho silencia o assunto. Silence is golden, falar é prata, diz o ditado alemão.

Ana Paula: Pois é, os jovens nerds andam decepcionados com o nerdcast.


Cai o pano novamente. Surge no palco, em letras garrafais, numa enorme cortina italiana: ESSA BLOGNOVELA ESTÁ FECHADA SOMENTE PARA CONVIDADOS.

 
Às 7/4/10 10:43 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC, consegui recuperar a senha tal como vc falou, mas o blog fechou para convidados e não consigo abrir. Vou ligar reclamando hj no google brasil, hj tentei e não consegui.

O curioso efeito metalinguístico é que a blognovela fala justamente disso, como vc pode ver...

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 7/4/10 10:50 , Blogger Revistacidadesol disse...

Que loucura, MNC, na caixa de postagem tá permitindo acesso, mas mesmo assim fica essa tela pedindo conta de google para poder entrar no blog. COmo endereço para comentários, estava raqueado@raqueado.bol.com.br
Que merda!

 
Às 7/4/10 10:58 , Anonymous mnc disse...

Anônimo sinto-me muito feliz e honrada que vc tenha incluído nosso blog, ele é seu também, no seu requintado itinrário pela bolgsfera.
Esteja a vontade p sugerir postagens, criticar, polemizar, levantar debates, paquerar...enfim.
Valeu mesmo!

 
Às 7/4/10 11:13 , Anonymous mnc disse...

Oi Lúcio, se vc já acessa a caixa de postagem já é um avanço...
Acho que nas configurações tb tem uma outra opção de acesso tb aberto e ou somente cadastrados. Que vc tem que optar...fuça ai que vc vai achar, pede a Deus antes p inspirar e iluminar sua busca.
Agora estou garrada no fogão.
Se não fuçava até achar onde foi exatamente que vi esta opção, mas se vc já abre o editor com certza vai encontrar, a chave do blog já está na sua mão.
Acho que o blogger, n tem nada com isto...
Tem gente que quando lançou seu blog conseguiu penetrar no sevidor Ig de um blog fechado pelo mesmo e plantar anúncio de seu novo blog, em outras palavras hackeou até o IG...isto depois do blog fechado bem uns dias...Acho que teve ajuda profissional.
Arrobaram o IG..são fraco n brô.
Não dou nome aos bois, mas que é fato é...
Só ir no último post do blog fechado...e ver com os próprios olhos.
Por isto que I Keep my eyes open!

Sou fá de suas blogs-novelas...imagino-as encenadas quando leio.sinta-se a votade p post=a-las aqui tb.
Abçs.

 
Às 7/4/10 11:16 , Anonymous mnc disse...

Uma amiga querida presente do Pacheco, a Claudinha mãos de fada da "Borda Porto", acaba de me mandar esta piada no e-mail.

Vamos lá :

A velhinha, com mais de 80 anos, mas toda elétrica, entra na farmácia...
- Vocês têm analgésicos?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm remédio contra reumatismo?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm Viagra?
- Temos sim senhora.
- Vocês tem vaselina?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm pomada anti-ruga?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm gel para hemorróidas?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm bicarbonato?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm antidepressivos?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm soníferos?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm remédio para a memória?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm fraldas para adultos?
- Temos sim senhooooora.
- Vocês têm...
- Minha senhora, aqui é uma farmácia, nós temos isso tudo. Qual é o seu problema?
- É que vou casar no fim do mês. Meu noivo tem 95 anos e nós gostaríamos de saber se podemos deixar nossa Lista de Casamento aqui com vocês???

Abçs,
Voltando p lida.

 
Às 7/4/10 11:39 , Anonymous Ana Paula disse...

Bom dia!

Lúcio,

Você já tentou isso aqui:
Go to SETTINGS > PERMISSION and make sure that BLOG READERS have been set to ANYBODY if you want your blog to be public.

?

Abraços a todos.

 
Às 7/4/10 11:57 , Blogger Unknown disse...

boa tarde,

Mariene, aqui por enquanto o calorzão ainda!
Lúcio! De novo?! Caramba, eu tinha até deixado um coment. lá.
abraços!

 
Às 7/4/10 13:33 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, Cintia, Mariene. Cintia: obrigado por seu comment, mas tá russo, viu.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 7/4/10 14:11 , Anonymous Drica disse...

Lúcio vai dar tudo certo com seu blog, põe ele para funcionar logo.
Mary me disse que é muito bom.
E tem as blognovelas.
Não esmureça.

 
Às 7/4/10 14:43 , Anonymous Anônimo disse...

Mariene,
Ninguém foi na tal da palestra sobre a silicose.
O Horário e o lugar também não ajudaram.
Os bacanãoes da GEA acham que todo mundo tem carro e não trabalha durante a semana.
O pessoal está comentando muito bem do seu blog,
Tem de falar mais tb sobre a vida dura dos grimpeiros.
Fred.

 
Às 7/4/10 15:06 , Blogger Revistacidadesol disse...

Bom, Cintia, Ana Paula, Mariene, fiz uma nova blognovela.

Agora vamos interagir com o récker e ver o que ele quer.

Ele é o diretor.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 7/4/10 15:17 , Anonymous mnc disse...

Gente,
A situaçõa no Rio é catastrófica.
Famílias cvam como podem em busca de seus familiares.
Cadê o exército que tão prontamente acudiu os Haitianos???
A situação lá exige que entrem e ação já!
O corpo de bobeiros n dão conta.
Nuca choveu tanto em pouco tempo.
Niteroi está em frangalhos.
Meu Deus, ainda tem gente que pensa que as mudanças climáticas é caô de cientistas.

Cindy acho que a chuva que ia p ai já chegou aqui minguada...
Mas guenta a mão que breve chove...Na mudança da lua talvez.

Lúcio pôe ai sua teimosia taurina p funcionar que vc acha a chave p reabrir o penetrália.
Confira o stoques da Ana Paula, ela sabe o que diz.
Aposto que vc consegue.

Tenho de sair agora volto ao pôr do sol.
Fiquem a vontade.
O casa é de vcs.


Fred converso com vc in-locco. Tô descendo.

Janine comadre irmãnzinha, bjs.

Drica vc vai se amarrar no blog do Lùcio. Apareça sempre!

Abraços a todos.
Inté quase já!

 
Às 7/4/10 18:16 , Anonymous mnc disse...

Nossa Senhora do céu,
A tragédia é bem pior do que pensamos.
Jpa passam de 133 mortos, mais de 8 mil desabrigados...
No IML parentes se revoltam esperando a liberaçõa de seus entes queridos.
Aí que vemos o despreparo para enfrentar estas tragédias.,
Tinha que ter psicólogos , assistentes sociais para amparar estas famílias...
Aqui quando tem anchente a defesa civil age, já retira as pessoas dos locais de risco, alguns a pulso mesmo, na tora!
Talvez por ser cidade pequena...
Não é só fazer desfile no Sambódromo que precisa um mega-cidade como o Rio.
Não há funcionários suficientes n IML do RJ.
È f!

 
Às 7/4/10 18:31 , Anonymous Anônimo disse...

È mesmo de revoltar a situação.
Além da dor da perda, o descaso em entregar os falecidos o mais rápido para serem velados.
Sinceramente não sei onde vamos parar!

 
Às 7/4/10 20:15 , Anonymous mnc disse...

Todo mundo encolhidinho outono, lua ´minguante, ficamos mesmo mais introspectivos.
Amanhã post novo,
Venham conferir.
Nosso blog sempre de portas abertas.
Fiquem a vontade!
Abçs e boa noite!

 
Às 7/4/10 20:22 , Anonymous Ana Paula disse...

Desculpa, estou tão aborrecida com as notícias sobre o Rio que fiquei até meio off hoje.
Perdão.
Beijos MNC, Cintialishka e toda a gente.

 
Às 7/4/10 20:29 , Anonymous Alquimista disse...

Boa noite,
Espero amanhã o post novo.
A pauta do blog variada,interessante,
alto astral, um conceito novo
Continue assim!

 
Às 7/4/10 21:02 , Blogger Revistacidadesol disse...

Drica: obrigado pela força.

Parece que agora tudo tá ok.

O que rolou no Rio é fruto do aquecimento global. Vai aumentar o sofrimento das massas de agora em diante, com certeza.

 
Às 8/4/10 00:49 , Blogger Unknown disse...

Poxa, agora é que eu parei pra ler o post com calma. Oh Deus, o bebê, tão fofinho...
Que situação triste, lamentável. Ratos de esgoto como brinquedo, alcoolismo, brigas entre si, falta total de condições higiênicas.
Terrível, terrível. O Estado já mal dá conta de seus cidadãos ditos "civilizados", qto mais das comunidades indígenas.
Tristíssimo, Mariene, deprimente.
Obrigada por nos alertar de questão tão séria. Valeu.

 
Às 8/4/10 01:01 , Blogger Unknown disse...

Não estivessem os morros ocupados no Rio, e tb haveria tragédia e caos, pq água, lama, pedras e vegetação desceriam com tudo da mesma forma para as partes baixas, mas essa chuva de agora revelou principalmente a qtidade ALARMANTE de pessoas vivendo em condições e moradias precárias.
E DIFICILMENTE todas essas pessoas serão removidas e realojadas. Décadas de omissão e descaso por parte dos governos e agora a situação fugiu totalmente de controle.
Temo realmente pela população do Rio a cada ano que se passar.

 
Às 8/4/10 08:56 , Anonymous Ana Paula disse...

Bom dia!

Sobre a chuva no Rio, fico pensando como resolver aquilo porque não é algo comum... Achei super-interessante a Cintialishka colocar as favelas como um "muro" que impede a montanha rolar abaixo na cidade.
Outra coisa: as favelas, até onde entendi, começaram como assentamentos na década de 50. Elas têm nome, tradição, governo próprio, gostemos ou não. Não é simplesmente "remover" as pessoas de lá.
As favelas, para o bem e para o mal, fazem parte do Rio. E se os próprios moradores já não percebem o governador como seu indicado, se quem a toma como responsabilidade é um governo paralelo extremamente violento e impenetrável, então a quem pedir ajuda?
Só um pensamento, pode bater.
Abraços.

 
Às 9/4/10 08:57 , Anonymous Ana Paula disse...

...Ou não!
Uéris évribódi?

 
Às 10/7/11 23:49 , Anonymous Anônimo disse...

É TRISTE A SITUAÇÃO DE NOSSOS IRMÃOS NATIVOS,OS VERDADEIROS SNHORES DESSA TERRA.ANDEI LENDO SOBRE OS POVOS PRÉ COLOMBIANOS E NATIVOS NORTE AMERICANOS CONCLUI QUE ESTÃO TODOS SOFRENDO.NO BRASIL É PIOR POIS NÃO SE RESPEITA NEM A CULTURA NATIVA.

 
Às 12/8/11 02:00 , Anonymous andre disse...

Exterminacao, no Brasil e no Mundo Os politicos somente pensam nos Bolsos deles ....'E uma verdade que o povo deve aprender .. quando eles aprenderem a votar terao o que querem.
O voto 'E a sua Arma contra os abusos destes Politicos.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial