sexta-feira, 29 de março de 2013

Depende de Você!

Bom dai Tribo!
 
Enfim a gente ajeita um tempinho, nesta sexta-feiea Santa de  vir aqui nesta esquina periférica da web... 
Andamos lendo um livro bastante emblemático, resenhado abaixo, a nosso próximo post de páscoa,  mais assuntos relacionados.
Até Lá!

         
Primavera Silenciosa

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, o planeta Terra deve muito a Rachel Carson, uma cientista norte-americana que, no início da década de 1960, publicou Primavera Silenciosa , obra que, mesmo tendo no título uma expressão poética, foi o estopim que deu forma a um novo e poderoso movimento social que alterou o curso da História.

Carson, pesquisadora rigorosa com talento de romancista, causou uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente a partir do lançamento de seu livro, em 1962. A obra, escrita em pouco mais de quatro anos, apresenta inúmeros documentos científicos de diferentes fontes, comprovando as afirmações da autora que desencadearam uma investigação no governo Kennedy. De imediato, inspirou a rede de tevê CBS a produzir um documentário, assistido por 15 milhões de telespectadores, que mostrava os efeitos nocivos do DDT à saúde, fato que poderia, inclusive, alcançar mais de uma geração, uma vez que resíduos dessa substância tóxica podem ser encontrados no leite humano.

O clamor que se seguiu à publicação de Primavera Silenciosa forçou o governo a proibir o uso de DDT e instigou mudanças revolucionárias nas leis que preservam o ar, a terra e a água, com a criação, em 1970, da Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana. A paixão de Rachel Carson pela questão do futuro do planeta refletiu poderosamente por todo mundo e seu livro foi determinante para o lançamento do movimento ambientalista.

 
 
O livro em sua primeira página  " Naquela primavera não se ouviu o canto dos pássaros..."
Qause meio século se passou, ainda  pássaros são silenciados...Continuamos em nosso post de Páscoa.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial