sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arraial envolto em mar...mística terra de Brisas.



Primeiro Santuário Mariano do Brasil, localizado a 05 quilômetros de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Costa do Descobrimento, 750 km de Salvador, além de sua natureza exuberante tem em sua atmosfera uma energia exepcionalmente curativa.

O Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda, posteriormente viriam a ser nomes de cidades e de suas primeiras igrejas.

O Arraial não participou da chamada "rede urbana do século XVI" como Porto Seguro e Cabrália. Antes da construção da capela de palha só havia um vasto canavial.

O famoso pregador jesuíta, José de Anchieta, escreveu no início do século XVI sobre o "sonoro brando sussurro da água que milagrosamente jorrou de uma fonte, fora do frontispício da igreja, ao pé de uma frondosa árvore, quando o Pe. Francisco Pires celebrava ali o santo sacrifício da missa".

Além de Anchieta, outros autores apresentam várias versões sobre o milagre d'água, entre eles, o Pe. Simão de Vasconcelos na sua "Crônica da Companhia de Jesus no Estado da Bahia", na edição de 1864 escreve: “Um lenhador, habitante de um rancho calmoso à aureola da costa, subindo certo dia o ápice da montanha, de repente topou surpreso em um calhau; era a milagrosa santinha.

Tornou-se um ermitão, peregrinava em torno, fazendo curas milagrosas, cujos proventos se destinavam ao levantamento de uma igreja, a que deu o nome de Nossa Senhora d’Ajuda”.

Existe uma outra lenda: "vendo um irmão um tronco de uma árvore muito grande junto à ermida, pediu a Nossa Senhora o milagre de lhe dar água naquele lugar. Pe. Nóbrega, estava presente disse: "mais podia a Senhora". Quando todos foram à missa, no meio do santo sacrifício, arrebentou de súbito um grande jorro de água no lugar assinalado no tronco da árvore, junto ao altar de Nossa Senhora".

Uma outra versão diz: "No alto de uma planície, morava um fazendeiro que não gostava de ver passar pelas suas terras, aqueles religiosos, que iam e viam carregando a água. Um dia, não suportando mais a invasão, determinou a proibição dessa passagem. Logo os fiéis não pararam de rezar, a suplicar pelo milagre de uma fonte de água, para seu trabalho, sua sede, o que, num momento, aconteceu em plena hora da missa. E o fazendeiro, arrependido, resignou-se à religião cristã e comungou com os fiéis, unindo-se a eles".

Segundo o Pe. Serafim Leite, na sua "História da Companhia de Jesus", edição 1945, afirma que foi Vicente Rodrigues o descobridor da fonte. “Foi no tempo da construção da primeira casa. Estando lá 02 padres, Vicente Rodrigues e Francisco Pires, quis o próprio Deus; e a terra se abriu e surgiu a mais famosa fonte que até agora há naquela terra”.

Dentro desta atmosfera mística, a Romaria anual que celebra a festa de Nossa Senhora Mãe d'Ajuda atrai milhares de ardorosos peregrinos e romeiros, que aqui vem pagar suas promessas por Graças alcançadas, bem como renovar seus pedidos HÁ 461 ANOS!!!

REDESCOBERTA...

Em meados dos anos 70, a onda alternativa balançava as estruturas convencionais, a primavera de París repercutia: "Seja realista, peça o impossível", mochila nas costas, um mundo a reinventar, jovens em busca de um sonho, que enfim, encontraram em Arraial o lugar perfeito, gente nativa amavelmente receptiva e uma natureza exuberante, nesta leva de sonhadores , acreditava piamente ter redescoberto a Ilha de Utopia a mnc.
A partir de então, muitos que aqui passaram, resolveram fixar raízes, trabalhando e contribuindo para que este paraíso fosse se tornando no que é hoje: rota da trilha de viajantes de todo o planeta , o que dá ao Arraial uma cara pitoresca e universal.

Estamos aqui em Arraial d'Ajuda mais uma vez pagando nossas promessas por tantas incontáveis Graças recebidas, precisamos pagar nossas promessas para ter crédito com a Santa...

"Pro cês" terem uma idéia de nossa devoção a NSA, sonhei uma música para ela, hoje faz parte de um CD que serve integralmente para as obras da Igreja, temos autoria em 2 músicas .

Devo a vcs aprender a postar mídia de som, vou pesquisar, por enquanto a letra, é música de procissão, responsorial, cadência de folia de Reis.

Abençoa Mãe d'Ajuda - refrão

Que seu povo lhe saúda

Vim buscar da àgua que brota

Nesta fonte milagrosa

Dos males me curar

Refrão

Romeiros peregrinos

Buscam um melhor destino

Mesa farta amor a paz

Refrão

Singelo santuário

Verdadeiro relicário

Tantas Graças alcançadas

Refrão

Protetera dos aflitos

Desatai nossos conflitos

A Jesus Cristo nos levai

Uma musiquinha simples esta do sonho...uma imensa prosissão com a imagem de Nossa Senhora d'Ajuda e o povo cantado...se tormou realidade, um emoção enorme ouví-la tocando no auto-falante da Igrejinha, primeiro santuário Mariano do Brasil.

O blog agora respira ares marinhos numa primavera temporã.

O feeding de imagens com certeza desta, vamos agora nos preparar para o grande início.

Múltiplas pautas: Lugares, fazeres, saberes.

Que Nossa Senhora d'Ajuda abençoe a todos e todas.

mnc.

Marcadores: , , , ,

12 Comentários:

Às 7/8/10 10:17 , Anonymous Ânima disse...

oi MNC! mto bom, bacana mesmo, o post! Acho fascinante pessoas devotas e fiéis assim como vc! Mas ELA é realmente uma MÃE UNIVERSAL!

Tá em arraial?minha cunhada tá aí em P.Seguro c/os filhos, a mãe, etc. deve voltar amanhã. aaaahhh como é bom estar nesse local mágico,paradísiaco.

bjo gde em todos!

 
Às 7/8/10 11:18 , Blogger mnc disse...

Ei Ânimà meu cheiro (com dizem aqui na BA),
Menina é emocionante a energia que rola dos e o clima de devoção por agradecimento que conta do Arraial.
Fala com elas p virem na novena começou ontem com a procissão da praia dos pescadores até o alto da Igreja, sempre às 19 horas.
Só pegar a balsa de Porto p cá.
Vale a pena!
Diz p elas visitarem a sala dos Milagres e ver o quantidade de testemunhos do povo agradecido de verem suas súplicas atendidas.
A sim e a água da fonte sagrada no banheiro da Santa faz maravilhas.
Deixa correr atrás das imagens.
Beijos!

 
Às 7/8/10 11:22 , Blogger mnc disse...

Bom dia pessoal!
Se alguém quiser que encaminhe pedidos de Graças, orações, inteções; é só mandar nos comentários, colocaremos no altar de peddidos.
Abraços a todso e todas meus queridos sumidos...saudades!

 
Às 7/8/10 11:24 , Blogger mnc disse...

Rola muita coisa pitoresca...a medida que os posts forem rolando.

 
Às 7/8/10 16:59 , Anonymous Sinara disse...

Boa Tarde
Conhecia o Arraial d'Ajuda mas não esperava encontrar aqui este clima descrito tão claramente neste post.
Emocionante a fé dos romeiros.
Contagiante.

 
Às 8/8/10 17:58 , Blogger mnc disse...

Olá Boa noite comunidade...
A conexão abaianou de vez, lentinha...
Tentei editar as imagens mas na hora de publicar a coisa encalha porque cai a conexão.

Sinara realmente é de ficar arrepiada.

Em Tempo de desejar um tempo de reconhemento junto a suas crias nosso carinho a todos os papais.
Bjs!

 
Às 8/8/10 17:59 , Blogger mnc disse...

Mil desculpas mas vai indo a coisa sai...muita calma nesta hora!

 
Às 9/8/10 08:46 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. LFV é Luis Fernando Veríssimo!

 
Às 9/8/10 08:46 , Blogger Revistacidadesol disse...

DIGA NÃO ÀS DROGAS!!!

Luiz Fernando Veríssimo

Tudo começou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo de "experimenta, depois, quando você quiser, é só parar..." e eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", "natural" , da terra", que não fazia mal, e me deu um inofensivo disco do "Chitãozinho e Xororó" e em seguida um do "Leandro e Leonardo". Achei legal, coisa bem brasileira; mas a parada foi ficando mais pesada, o consumo cada vez mais freqüente, comecei a chamar todo mundo de "Amigo" e acabei comprando pela primeira vez.

Lembro que cheguei na loja e pedi: - Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano. Era o princípio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me ofereceu um CD de Axé. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... "Banda Eva", "Cheiro de Amor", "Netinho", etc. Com o tempo, meu amigo foi oferecendo coisas piores: "É o Tchan", "Companhia do Pagode", "Asa de Águia" e muito mais. Após o uso contínuo eu já não queria mais saber de coisas leves, eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer a bunda como eu nunca havia mexido antes, então, meu "amigo" me deu o que eu queria, um Cd do "Harmonia do Samba". Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, minha razão de existir. Eu pensava por ela, respirava por ela, vivia por ela! Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito, e você começa a querer cada vez mais, mais, mais . . . Comecei a freqüentar o submundo e correr atrás das paradas. Foi a partir daí que começou a minha decadência. Fui ao show de encontro dos grupos "Karametade" e "Só pra Contrariar", e até comprei a Caras que tinha o "Rodriguinho" na capa.

Quando dei por mim, já estava com o cabelo pintado de loiro, minha mão tinha crescido muito em função do pandeiro, meus polegares já não se mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de positivo. Não deu outra: entrei para um grupo de Pagode. Enquanto vários outros viciados cantavam uma "música" que não dizia nada, eu e mais 12 infelizes dançávamos alguns passinhos ensaiados, sorriamos fazíamos sinais combinados. Lembro-me de um dia quando entrei nas lojas Americanas e pedi a coletânea "As Melhores do Molejão". Foi terrível!! Eu já não pensava mais!! Meu senso crítico havia sido dissolvido pelas rimas "miseráveis" e letras pouco arrojadas. Meu cérebro estava travado, não pensava em mais nada. Mas a fase negra ainda estava por vir. Cheguei ao fundo do poço, no limiar da condição humana, quando comecei a escutar "Popozudas", "Bondes", "Tigrões", "Motinhas" e "Tapinhas". Comecei a ter delírios, a dizer coisas sem sentido. Quando saia a noite para as festas pedia tapas na cara e fazia gestos obscenos. Fui cercado por outros drogados, usuários das drogas mais estranhas; uns nobres queriam me mostrar o "caminho das pedras", outros extremistas preferiam o "caminho dos templos". Minha fraqueza era tanta que estive próximo de sucumbir aos radicais e ser dominado pela droga mais poderosa do mercado: a droga limpa.

 
Às 9/8/10 08:47 , Blogger Revistacidadesol disse...

http://www.cefetsp.br/edu/eso/comportamento/luizfernandoverissimonaodrogas.html

Aí vai o texto, muito engraçado, vc até deve ter lido e não tá lembrando. Já vi até um ator encenando.

Um cheirinho de BD para vc!

 
Às 9/8/10 16:26 , Anonymous Alan Hegel disse...

MNC,
Sou de Eunápois Bahia, perto do arraial e não sabia exatamente o motivo da romaria.
Bela descrição.
Valeu d+.

 
Às 11/8/10 11:39 , Blogger mnc disse...

Caros L~icio Jr, Sinara e Alan, me desculpem o retardo no retorno...resposta no post novo que acabamos de publicar.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial