terça-feira, 10 de agosto de 2010

Romaria 2010




















Buenas!!!
Continuamos nossa pauta “Festa da Santa”, com um big-pedido de desculpas por nossa ausência nestes últimos 2 dias.
Estivemos no Circuito do Cacau, numa típica fazenda embrenhada nas entranhas da exuberante mata Atlântica ao lado da Reserva Nacional de Monte Pascoal, Itamaraju, extremo-sul baiano, 8 longos anos nosso habitat natural.
Baterias recarregadas de volta ao Arraial, eis que enfim postamos algumas imagens da Romaria 2010, gentilmente cedidas do banco de imgs do Padre Stanislaw, batalhador aguerrido, se esmerando por proporcionar a todos os Romeiros e Peregrinos momentos inesquecíveis de fé, devoção e convivência fraternal.
Hoje quarta-feira, dia em que o Arraial começa a ferver com a chegada de milhares de romeiros, muitos caminhando por dias.
Uma gente simples, movida pela fé, junta tostão por tostão a fim de cumprir suas promessas ao terem seus pedidos atendidos, muitas vezes, tudo que lhes restavam era a fé.
Ene vezes a mnc suplicou em fases desesperantes e nunca Nossa Mãe do Céu a deixou de atender.
Vale lembrar que segundo pesquisa, o turismo religioso é disparado a motivação primeira a mover o brasileiro. O que mais estimula o povo Tupiniquim a fazer turismo, festas religiosas.
Breve também pautadas, as praias, dicas espertas, como chegar, onde ficar, toques by nigth...
A Aldeia Arraiana sempre recebe a todos com braços e coração bem abertos. Vale a pena conferir.
Tentaremos documentar a Ladainha de Nossa Senhora, rezada em latim abaianado pelas senhoras da irmandade de Nossa senhora do Perpétuo Socorro, hà séculos!
Nossa Senhora Mãe d”Ajuda e advogada nossa protegendo a todos a todas.
Abraço Fraternal.

Marcadores: , , , ,

9 Comentários:

Às 11/8/10 11:48 , Blogger mnc disse...

Olâ a todos e todas!!!

Trazendo do post anterior retorno aos comentârios postados.

LJ querido tudo a ver este texto do LFV, realmente acabamos por ficar amortecidos e acabamos consumindo este tipo de lixo.

Sinara muito bem-vinda ao nosso blog. Me faltam palavras para expressar a emoção...

Alan de tâo pertinho do Arraial, vem assistir in locco.

Aninha minha flor vc anda sumida...
ÂnimA meu anjo, diz aí o que seu pessoal achou de Porto Seguro.

A todos e Todas que nos vem visitar um imenso abraço fraternal.

 
Às 11/8/10 11:49 , Blogger mnc disse...

Indo servir o almoço da sanfoneira.
Intê mais no por do sol (com certeza).

 
Às 12/8/10 11:25 , Anonymous Anônimo disse...

Quero conhecer o Arraial d'Ajuda nas minhas próximas férias.
Sentir na pele esta energia.
Sensacional o post.
Reza aí pra gente MNC

 
Às 12/8/10 16:59 , Anonymous Anônimo disse...

Infelizamente, como moradora do Arraial, devo dizer que o que a menigite volta a matar, por medo de ser perseguida postarei como anônima.
Tudo que as autoridades fazem é tentar esconder o fato ao inves de desde o ano passado ter vacinado nossas crianças.
Só que vazou...
11/08/2010 às 17:59 | ATUALIZADA EM: 12/08/2010 às 00:01 | COMENTÁRIO (0)
Menina morre em Arraial D’Ajuda com sintomas de meningite tipo C


Será sepultada às 9 horas desta quinta-feira, 12, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, Eloísa de Oliveira Nunes, 6 anos, morta com suspeita de meningite meningocócica na madrugada de quarta, 11. A menina, segundo conta o pai, Luiz Neves Nunes, 31 anos, começou a passar mal na tarde de terça, 10, ainda na escola.

Ela voltou mais cedo para casa queixando-se de dor de cabeça e à noite começou a vomitar e ter convulsões. Após a morte, manchas escuras apareceram na pele da menina.

Levada a uma unidade de Pronto Atendimento em Arraial D’Ajuda, a garota, segundo conta o pai, ficou apenas tomando soro fisiológico. Luiz, que é pedreiro, reclama que não foi dada a atenção devida ao problema de sua filha.

“O médico Marcelo deixou minha filha no soro por uns 40 minutos e depois disse que poderíamos ir para casa. Quando atravessei a rua do posto e fui para o ponto de ônibus, a menina morreu ainda quando estava no meu colo”, contou o pai.

Pânico - Após a morte da garota, relata Luiz, houve um alvoroço no posto de saúde e ninguém mais dava informação. “O médico nem mais falou comigo. Quem falou sobre a possível causa da morte foi o enfermeiro, que me deu um medicamento”, relatou.

Ninguém no posto quis falar com A TARDE. O remédio que o pedreiro recebeu chama-se Rifampicina. De acordo com o Ministério da Saúde, esse medicamento deve ser usado por pessoas que tiveram contato com infectados pela meningite meningocócica. Tia da menina, Maria de Fátima Neves Nunes, 33 anos, disse que funcionários da Vigilância Epidemiológica estiveram na casa da família ontem distribuindo o remédio e foram à escola que a garota estudava fazer o mesmo.

Revolta - A família de Eloísa ficou revoltada porque o corpo dela só foi retirado da unidade de pronto atendimento por volta das 14 horas de quarta, pois o motorista da ambulância, cujo nome não foi revelado, recusou-se a fazer o serviço.

O corpo da menina foi levado por uma funerária para o necrotério do Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde foi coletado o líquor – material retirado da coluna vertebral que será analisado para saber se a causa da morte foi meningite meningocócica. De acordo com a tia da menina, Maria de Fátima, o motorista disse que estava com medo de se contaminar.

continua

 
Às 12/8/10 17:01 , Anonymous Anônimo disse...

Durante toda a tarde de quarta, a reportagem de A TARDE tentou, por diversas vezes, contato com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Márcia Quaresma, e com o secretário da Saúde de Porto Seguro, Manoel Boaventura, mas não houve retorno de nenhum dos dois.

Já a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde prometeu enviar uma nota sobre o caso, mas até o fechamento da reportagem o documento não havia chegado.

Surto - No fim do ano passado, Porto Seguro viveu um surto de meningite meningocócica C, a forma mais letal da doença. Oito pessoas foram contaminadas e seis morreram. Porto Seguro esteve no final de 2010 entre os municípios da Bahia com maior índice de infecção por meningite, com 9,8 por cada 100 habitantes contaminados – o segundo maior da Bahia, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

 
Às 13/8/10 11:56 , Blogger mnc disse...

Estarrecedor assistir a tudo isto, anômima.
As circunstâncias na quais esta pobre menina de 6 anos faleceu...só as crianças com menos de 2 anos foram vacinadas, no ano passado.
Os remediados que puderam pagar de 120 a 150 reais por vacina o fizeram...pensam que ficaram livres desta doença terrível que mata mesmo em menos de 48 horas, caso não se tenha tratamento adequado.
No entanto a criança que mora na pereferia, na Vala e morre por falta de assistência e vacina vai com certeza afugentar o turista que frequenta a área nobre Arraiana...os empresários que se lixam para a população carente, com certeza vai sentir muito mais no bolso...
O que podemos fazer como cidadã comum é cobrar do Min da Saúde e sec de Saúde da Bahia, bombardear de e-mails exigindo que seja aplicada em massa a vacina.
Vou colar aqui o end de e-mail deles p quem quiser ajudar.
Há 10 anos um rapaz contraiu meningite depois de limpar um quintal abarrotado de caramujos africanos, exatamente nesta época da festa da Santa, as vísceras deste pobre rapaz foram enviadas para Salvador e nunca se soube a causa real da morte dele...
Desde o ano passado enviamos a Sec de saúde da Bahia, e-mail sugerindo que pesquisassem a respeito, sei que esta praga de Caramujo transmite a Meningite...

O clima aqui está de muita apreensão e tristeza. pois afinal todos já esperavam um verão sem maiores lucros, agora que ferrou tudo...quem em sã consciência vai querer correr o risco de virar turista defunto? Ainda mais que nem velório pode ter direito.

Só Nossa Senhora d'Ajuda p acudir.
Abçs!

 
Às 13/8/10 12:17 , Blogger mnc disse...

E-mail nosso enviado a ouvidoria do Minitério da Saúde.

OLÁ SAUDAÇÕES!
ONTEM MAIS UMA MENINA DE 6 ANOS FALECEU DE MENINGITE, em arraial d'Ajuda, Porto Seguro, E AS AUTORIDADES LOCAIS TENTAM ESCONDER O FATO PARA NÃO AFUNGENTAREM OS TURISTAS...SÓ QUE A NÓTÍCIA VAZOU E COM CERTEZA A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO EXIGE MEDIDAS URGENTES DE VACINAÇÃO EM MASSA DA POPULAÇÃO. ANTES QUE MAIS PESSOAS MORRAM E O TURISMO JÁ ABALADO DEFINHE DE VEZ.
ATÉ QUANDO E QUANTAS MAIS VÃO MORRER PARA ENFIM TOMAREM UMA PROVIDÊNCIA...DAQUI VAMOS APELAR PARA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. CASO NÃO TENHAM UMA SOLUÇÃO...a imagem do Brasil como país sede de uma copa não pode ser esta de descaso com um problema tão grave como a Meningite.
ATT,
MNC

Ouvidoria do Ministério da Saúde:
http://189.28.128.122:9443/ouvidorsus_producao/CadastroDemandaPortal.do;jsessionid=C4F56005F44517DC797272C64872FD8B

 
Às 13/8/10 12:21 , Blogger mnc disse...

pare II do e-mail p ouvidoria:

AINDA SOBRE O SURTO DE MENINGITE,

HÁ 10 ANOS UM RAPAZ CONTRAIU MENINGITE DEPOIS DE LIMPAR UM QUINTAL ABARROTADO DE CARAMUJOS AFRICANOS, EXATAMENTE NESTA ÉPOCA DA FESTA DA SANTA, AS VÍSCERAS DESTE POBRE RAPAZ FORAM ENVIADAS PARA SALVADOR E NUNCA SE SOUBE A CAUSA REAL DA MORTE DELE...
DESDE O ANO PASSADO ENVIAMOS A SEC DE SAÚDE DA BAHIA, E-MAIL SUGERINDO QUE PESQUISASSEM A RESPEITO, SEI QUE ESTA PRAGA DE CARAMUJO TRANSMITE A MENINGITE...
E AQUI ESTE BICHO VIROU UMA PRAGA.

 
Às 14/8/10 16:37 , Anonymous Tânia disse...

Cara Mariene,
Por Nossa Senhora d'Ajuda temos a plena confiança de que superaremos mais esta barra.
O Arraial e seus moradores firmes nesta corrente do bem.
Deixo aqui o salmo 91 para evocar proteção a todos que passarem por aqui.
Obrigada por me convidar a visitar seu blog, voltarei sempe, amei.
Abraços.


Salmi- 91

91:1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente

91:2 diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.

91:3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

91:4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.

91:5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,

91:6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

91:7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.

91:8 Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.

91:9 Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada.

91:10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.

91:11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.

91:12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.

91:13 Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.

91:14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.

91:15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.

91:16 Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial