segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Fogueira do Conselho...

Dia do ìndio e como já debatemos os "Segredos da Tribos" alguns posts atrás, trazemos à baia em homenagem a todas as nações indígenas da América Nativa, um conceito: A Fogueira do Conselho...
Uma releitura do livro " As Cartas do Caminho Sagrado" da Jamie Sams, uma Antropóloga Xamã Ameríndia da tribo dos Sênecas.
Um "sermão encomendado" aos candidatos de plantão. Afinal o ano eleitoral está aí...

Até os finais do sec XIX, quem viajasse pelas águas da Ilha da Tartaruga (Nome que os Nativos davam a América, antes de Colombo), podia ver enormes fogueiras.
Estas Fogueiras lembravam ao Povo Nativo, que o nosso destino é deteminado por aqueles a quem confiamos, que já andaram na terra mais do que nós e acumularam muito conhecimento em suas vidas.
Os nativos sempre se referem aos Anciões com muita reverência, pois eles já tiveram a oportunidade de comprovar sua sabedoria, dirigindo cada nação com desprendimento, coragem e sapiência.
Para obter o direito de sentar-se a qualquer fogueira do conselho como representante do povo, o membro aspirante devia ter dado exemplos de uma vida honesta, só assim era considerado dígno de tamanha honraria.
Era preciso também ter vivido muitos anos, sempre demonstrando, lealdade, bravura, compaixão e altruismo, além de saber ser um bom ouvinte, um conselheiro discreto, um juíz justo e um honrado membro da Tribo.
Em toda decisão, relativa aos caminhos que a vida pudesse afetar o destino do povo, era necessário convocar a "Fogueira do Conselho".
Desta maneira, tinha-se a oportunidade de examinar cada Sagrado Ponto de Vista e examinar todas as novas possibilidades.
Para obter o direito de sentar-se a qualquer fogueira do conselho como representante do povo, o membro aspirante devia ter dado exemplos de uma vida honesta, só assim era considerado dígno de tamanha honraria.
Era preciso também ter vivido muitos anos, sempre demonstrando, lealdade, bravura, compaixão e altruismo, além de saber ser um bom ouvinte, um conselheiro discreto, um juíz justo e um honrado membro da Tribo.
Em toda decisão, relativa aos caminhos que a vida pudesse afetar o destino do povo, era necessário convocar a "Fogueira do Conselho". Desta maneira, tinha-se a oportunidade de examinar cada Sagrado Ponto de Vista e examinar todas as novas possibilidades.
Antes do início da Fogueira do Conselho, partilha-se o cachimbo e pede-se a todos os parentes que venham acrescentar sua magia e energizar todos aqueles que estão ali reunidos.
Pede-se também ao Grande Mistério e à Mãe Terra que acrescentem sua sabedoria à Fogueira do Conselho.
Roga-se aos poderes das quatro direções para acrescentar Iluminação, Confiança, Inocência, Conhecimento Interior, assim como a sabedoria e gratidão aos dons trazidos pelos anciões.
Depois, evoca-se a presença dos parentes que são as criaturas, representadas pelos Seres com asas, pelos Quatro Patas os Sem-Patas, os Rastejantes e Aqueles com Barbatanas.
A seguir, O Povo de Pedra, O Povo em Pé (árvores), o Povo Nuvem, o Avô Sol e a Avó Lua são convidados a fazer parte da Fogueira do Conselho.
A Grande Nação das estrelas e todos os Irmãos e Irmãs de outras Galáxias, são convidados a auxiliar nas tomadas de decisões, Juntamente com os 4 Chefes dos Clãs do Ar, Terra, Fogo e Ar.
Finalmente todo este conjunto é colocado no Cachimbo, depois a fumaça do cachimbo conduz o Espírito de todos os Parentes até o conselho para que ele possa ser bem assessorado.
Qualquer problema pessoal é deixado de fora do Círculo. Qualquer talento que possa ser usado para descobrir solução é trazido para dentro. quaisquer discódias que possa haver entre os membros do Conselho é solucionado enterrando-se o fornilho do Cachimbo.
Todos os procedimentos parlamentares são observados unsando a "Bastão que Fala" e a "Pena de Resposta" (definição nos comentários).
Quando o assunto em pauta precisa de diversas opiniões ou soluções, todos os Pontos de vista dos Membros são levados em Conta, chega-se a uma decisão comum através do VOTO.
Bejamim Frnklim e Thomas Jefferson, que visitaram a Conferência de Paz Iroquesa e sentaram-se em Conselho com os as Mães e Pais dos Clãs das Seis Nações, inspiraram-se nesta forma de Democracia á Constituíção do Estados Unidos, incorporando suas descorbertas, valendo-se desta milenar sabedoria para formular a "Carta dos Direitos".
Quando se observa o modo sábio de como os povos nativos Americanos, tomavam suas decisóes Democráticas em suas reuniões de Conselho, percebe-se um grande sentido de Unidade.
Todo dia deveria ser Dia do Índio...
mnc

Marcadores: , , , , , , , ,

59 Comentários:

Às 19/4/10 08:13 , Anonymous anônimA disse...

Parabéns MNC!sempre trazendo ao blog temas que expandem nossa cultura e conhecimento.graças ao seu blog estou conhecendo mais da cultura indígena que na vida escolar.de mta valia seu blog,seus posts e comments.parabéns mesmoe vida longa c/mta saúde a vc!

 
Às 19/4/10 08:22 , Blogger mnc disse...

Obrigada meu Anjo,
É uma troca, recebo de você este carinho bom, que nos impulsiona a seguir em frente.
Vida longa e feliz a vc tb.
Daqui a pouco volto p postar nos comentes sobre o Bastão que fala e a Pena de Resposta.
Abraço e boa semana!

 
Às 19/4/10 08:30 , Anonymous anônimA disse...

Sete mortos e 30 feridos em terremoto de 5,3 graus no Afeganistão
19/04 - 04:13 - EFE

Cabul - Pelo menos sete pessoas morreram hoje e 30 ficaram feridas em um terremoto de 5,3 graus na escala Richter localizado no centro do Afeganistão, informaram hoje várias fontes oficiais.

As informações são poucas até agora, pois o local afetado pelo tremor é de difícil acesso.

EFE

(Olha não gosto de fomentar o pânico,mas todavia acho melhor ficarmos preparados-digo isso pqe li em algum lugar que os terremotos serão muitos de set/09 a out/10e pelos noticiários paraece que estamos caminhando pro cumprimento dessa 'profecia?')

boa semana pra vc tb e pra todos!

 
Às 19/4/10 08:33 , Anonymous anônimA disse...

outra coisa que me chamou a atenção foi a morte(homicídio ou suicídio)do serial killer de Luiziânia, Admar Jesus da Silva..

 
Às 19/4/10 09:17 , Anonymous mnc disse...

Poís é, o minstro de Brasília fez o Airikiri...aquilo que os Japas fazem. Pdeiu p sair,...deve estar queimando no mármore do Inferno.

A terra tá que choacalha...né?

Agora estou ouvindo no rádio a Música Lady Laura...linda, pobre REi perder sua amada mãe no dia de seu aniversário...vai entender o disígnios de Deus...Imponderável.
Talvez traga um olhar esta laço tão profundo o elo mãe/filho, filho mãe.

Falando em mãe...tenho que lavar as roupas do filhão que viaja hoje...ai a chuteira de jogar bola tá nojenta...ele diz que é assim mesmo quanto mais fede melhor o jogador fica...eca!!!
Dai um monte de abacaxi p descacar.
Segurem o blog ai p mim.
De tarde volto e vamos falar do Bastão Que Fala e da Pena de Resposta.
Abraços!

 
Às 19/4/10 10:58 , Blogger Laurene disse...

Oi, MNC, feliz dia do índio! Aqui todo dia é dia de "YNDIO".

Vi uma matéria forte em O Tempo sobre padres tentando abusar de seminarista. Um ex-seminarista disse que via, obrigado, O Cruzeiro das Loucas no seminário, onde existiam o grupo homo e o grupo hetero de seminaristas. Ele jogava nesse segundo time.

Hj tive uma bela surpresa quando vi um amigo nosso que dizia que o twitter era coisa de idiotas e agora tem twitter...Vá entender os artistas!

 
Às 19/4/10 11:12 , Anonymous anônimA disse...

Portal IG

"Burro-bomba" mata três crianças em cidade afegã
19/04 - 10:07 , atualizada às 10:45 19/04 - Reuters


Uma bomba amarrada a um burro explodiu no centro da cidade de Kandahar, ao sul do Afeganistão, matando três crianças e deixando outros cinco feridos, informaram autoridades locais nesta segunda-feira.

A bomba explodiu perto de um posto policial que protegia a residência do chefe tribal aliado do presidente Hamid Karzai, em uma área da cidade onde estão localizados alguns prédios governamentais.

Zalmai Ayoubi, um porta-voz do governador provincial, disse que três sobrinhos do chefe tribal, Fazluddin, morreram, enquanto três pedestres e dois policiais de segurança da casa de Fazluddin ficaram feridos.

Forças de segurança do Afeganistão interditaram a área da explosão, próximo à residência de Ahmad Wali Karzai, meio-irmão do presidente Karzai e líder do conselho provincial de Kandahar, disse uma testemunha.

A cidade, berço do Taleban, sofreu diversos ataques dos militantes nas últimas semanas e deve ser alvo de uma grande ofensiva por parte de tropas estrangeiras nas próximas semanas

 
Às 19/4/10 11:15 , Anonymous anônimA disse...

Covardeeees!o que o pobre do animal tem aver c/suas maldades?fazer terrorismo usando um coitado de um animal,tá fora da minha compreensão.oh God!

 
Às 19/4/10 12:55 , Blogger Ana Paula disse...

MNC,

Parabéns pelo belíssimo post! Estou absorvendo ainda, é muito legal! Não sabia que o conselho foi a inspiração para tamanha mudança democrática no mundo.
Sem falar na evocação dos irmãos animais, plantas, pedras e estrelas...
Que coisa impressionante, menina!
Mais tarde eu volto pra comentar com calma.
Beijão!

 
Às 19/4/10 14:08 , Anonymous anônimA disse...

o portal UOL elaborou um quiz sobre os índios, segue o link

http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=3116

e tem tb boas informações a respeito,vale a pena conferir

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u41.jhtm

 
Às 19/4/10 16:49 , Anonymous mnc disse...

Buenas Tribos!!!
Ufa que dia.

 
Às 19/4/10 17:08 , Anonymous mnc disse...

Lúcio querido!
Fico muito triste com esta situação da Pedofilia ma Igreja católica, como Católica prtaicante, gosto da missa, do ritual, para mim completo, vc revisa suas faltas, louva a Deus, reflete as palavras do AT , os Salmos, as Espítolas dos Apóstolos, O Santo Evangélho com as parábolas e atos de Jesus Cristo Salvador, vc reza ao pai a oração que Jesus ensinou, saudamos uns aos outros no abraço da Paz, ofertamos, comungamos, e sai de lá levinho, levinho...
Eu e a sanfoneira temos uma missa afro-sertaneja ensaiada e um monte de música de missa, amo cantar e tocar na Igreja a acústica e o clima místico é perfeito...e a comunhão que rola entre todos com a música e o cima de prufunda reverência ao criador...sem palavras.
A Igreja Católica deveria ser como a dos Cristãos Primitivos né?
Jesus mesmo disse dos falsos profetas que falariam em nome dele.
Agora tem mais mesmo é que punir este sacanas que não merecem ser chamados de Padres.
Plutão em capricórnio, nos próximos anos, está tratando de dar cabo nesta situação...
O que ficou escondido vem à tona, está tudo mais rígido, Julgamentos implacáveis.
Chega mesmo de fazer vista Grossa a esta praga do mundo de pedofilia.
Mas não vou deixar de ser Católica nem de frequentar e tocar na missa, Deus conhece o coração de todos e sabe que estou lá para buscá-lo, sentir sua presança e pedi-lo que me faça uma pessoa mais suportável...rsrrs.

Abraços Lúcio!

 
Às 19/4/10 17:12 , Anonymous mnc disse...

Amigo nosso???
Ô Lúcio acorda....rsrsrsr.
Ele quer comer nossos Rins e Fígados.

 
Às 19/4/10 17:21 , Anonymous mnc disse...

Nossa AnônimA, com este A ai ficou massa, era só essa que me faltava...
Burra Bomba mata crianças...
Gente deve ser osso morar no Afeganistão.
Stuação heim menina?

Sabe o quê? pensei num Quiz:
Quem da blogsfera, vive mandando os outros p o Afegnistão???
Eu mesma já fui mandada mais de 3 vezes.
Meu Grilo falante tá aki me enchedo.
Sim Bastão que Fala, Pena de Resposta.
Depois vou lá no Quiz do dia do Ìndio.
Abraços e vc é uma ótima Anchor Womam.

 
Às 19/4/10 17:28 , Anonymous mnc disse...

Ana minha Flor,
A história sempre quem contam são os vencedores, os colonizadores.
A história que aprenemos na escola deveria levar em consideração também o ponto de vista do Ìndio.
Tratam ìndios como sêres incapazes, sem cultura, não civilizados e não é assim...
Eles tem um amaneira supre sábia de encarar o mundo.
Ìndio pensa 7 gerações na frente...por exemplo se vão cortar uma ávore pensam se ´nas próximas 7 gerações e daí replatam outras para que daqui 7 gerações não falte ávores p seus descendentes.
Agora me diz se um povo assim não é evoulído...
Nós caras p´lidas não pensamos nem nos nossos filhos!
Abraços.
E o Horizonte?
Tô esperando.

 
Às 19/4/10 17:30 , Anonymous mnc disse...

Gente onde lia-se Mistro de Brasília...por favor leiam Monstro de Louziânia.
Foi mal...

 
Às 19/4/10 17:54 , Anonymous mnc disse...

O Bastão que Fala e a Pena de \resposta é uma forma de procedimento parlamentar usados pelos Nativos Americanos, na Fogueira do conselho, permitindo que todos os membros do Conselho apresentam seus sagrados Pontos de Vista.
O Bastão que fala passa de Pessoa a Pessoa e quem segura o Bastão naquele momento tem o direito de falar sem ser imterrompido naquele momento.
A Pens de resposta deve ser sgurada pelo Membro do Conselho que deseja fazer a Réplica ao Portador do Bastão que fala.
Cada Menbro do Conselho deve ouvir com atenção as palvras que sõa ditas para que não se repita informações desnessessárias e nem se faça perguntas impertinenets.
As crianças Indígenas aprendem a ouvir desde os 3 anos de idade.

Continua daqui a pouco...crianças chegando.

 
Às 19/4/10 18:48 , Blogger Unknown disse...

Oioi, boa noite!
Tenho certeza que
o post da Anushka vai ABALAAAR!!
:)
beijos!

 
Às 19/4/10 20:25 , Anonymous anônimA disse...

mnc disse... Abraços e vc é uma ótima Anchor Womam.

nooossa!!!c/essa ganhei meu dia,minha noite e o que mais pintar.(rs).agradecida MNC!

PS>-Mais tarde eu volto pra terminar de ler sobre o bastão que fala e a pena de resposta.bjo gde!

 
Às 19/4/10 20:38 , Blogger Ana Paula disse...

Ufa!
Boa noite linda gente,

MNC minha jóia, sua correspondente do capitolium lhe enviou o solicitado, rsrsrsr.

Uma das partes do texto que mais gostei foi essa aqui:
"A seguir, O Povo de Pedra, O Povo em Pé (árvores), o Povo Nuvem, o Avô Sol e a Avó Lua são convidados a fazer parte da Fogueira do Conselho."

Esse texto é poesia sobre a simbiose que deveríamos ter com o ambiente que nos cerca. É tão bonito e verdadeiro e ao mesmo tempo tão distante das neuroses urbanóides que fica difícil conceber uma reunião de forças nessa ordem de abrangência...
Quem ou o povo que conseguir conciliar todos esses interesses, advindos do absolutamente abstrato para o perfeitamente concreto, resolve qualquer desavença nesse mundo. É o próprio conceito de harmonia!
Gamei! I heart!
Abraços

 
Às 19/4/10 20:44 , Blogger Ana Paula disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 19/4/10 20:48 , Blogger Ana Paula disse...

MNC, tá mais quietinha, hoje... Tá bem, minha jóia?
Cintialishka, beijos!
Sírius, dê o ar da vossa bondade para nós, habib !

Estou eu aqui toda feliz e inspirada, comentando sobre essas delicadezas típicas dos textos da nossa blogueira favorita quando meu pai resolve colocar minha capacidade de ser estancada da catarse sem assassinar ninguém à prova: zaap, e lá vem o pastor que cura tudo na TV!
Pois que o homem agora quer que a senhora, toda tortinha de artrite generalizada, se "estique" para comprovar seu milagre.
Controle remoto TOMADO! Grunf!

 
Às 20/4/10 05:26 , Anonymous mnc disse...

Bom dia Comunidade!
Desculpem minha ausência ontem...Vejo que muitos tb não deram o ar da graça.
A gente sente falta mesmo.
O dia ontem foi muito corrido.
E hoje tb vai ser.
Daqui a pouco tenho que levar a sanfoneira ao médico.
Exames de rotina.
Peço a vcs que segurem a onda do blog.

 
Às 20/4/10 05:29 , Blogger mnc disse...

Cíntia minha rainha!
Com certeza vai abalar Paris o post da Ana.
Vc tb tá intimada a assinar um post viu?
Abraços!

 
Às 20/4/10 05:35 , Blogger mnc disse...

AnônimA,
Muito bom vc alimentar o blog com notícias fresquinhas para gente debater sobre elas.
Valeu mesmo Anchor-Woman.
O conceito do nosso blog é este mesmo a puta do dia e no post-chat dos comments, debatemos tudo que cair na rede que todos postarem aqui.
Uma fogueira do Conselho onde quem entra na caixa de comentários tem o bastão que fala.
E a Pena de Resposta sempre tb vai estar na roda...
Abraços.

 
Às 20/4/10 05:50 , Blogger mnc disse...

Ana minha flor,
Muito delicadeza de sua parte.
Com tantos erros de digitação, tenho que contar com a bondade de vcs, para relevarem e ainda assim apreciarem o que escrevemos.
Tá tudo muito corrido e falta tempo para revisar linha a linha o que postamos.
Mas o publicação do seu post vou caprichar tá? E pedir a sanfoneira p revisar.
Brasília e vc merecem.
Quietinha quem me deram, não me deixam.
As cartazes são estranhas né?
Ainda bem que está tudo sobre controle.
Os povos indígenas n se auto-declaram o Rei dos ANimais, o topo da cadeia evolutiva, como nós os Cara Pálidas.
Coexistem e nutrem um profundo respeito por todas as coisas, forças vivas ou inanimadas, da natureza.
Chamam os humanos de 2 pernas...rsrsrsr.

Talvez este vulcão sirva p gente prestar atenção na quarta dimensão...a do tempo. O tempo geológico comparado ao nosso tempo biológico...(no post Gemas Minerais)
Nossa passagem aqui neste planetinha azul é um nada diante do povo de pedra.
Um ótimo dia p vc.
E me ajuda ai a tocar o blog amiga.
Abraços

 
Às 20/4/10 05:57 , Blogger mnc disse...

Aposto que o Sírius no post da Ana vai dar o ar da graça...
Nossa correspondente do Capitólio com certeza o trará de volta.
Um ótimo dia a todos.

Ah sim o Leilão da Usina Belo Monte foi Adiado, fico feliz. Pelo ao menos por enquanto.

Deixa ir acordar a sanfoneira p não atrasar.
Volto no almoço.
Abraços.

 
Às 20/4/10 07:52 , Anonymous anônimA disse...

Bom dia MNC e todos!Deu corda,agora 'güenta'(rs)!


20/04/2010 - 04h41
Jeito 'amoroso' do Brasil é obstáculo para estar entre os grandes, diz jornal


Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad (esq.), cumprimenta o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Diplomacia e estilo "paz e amor" de Lula é obstáculo para o país ingressar no grupo de países influentes, diz o Financial Times

Artigo publicado nesta terça-feira (20) pelo jornal britânico Financial Times afirma que o jeito "amoroso" do Brasil é um obstáculo para que o país consiga um lugar entre as grandes potências no cenário internacional.

O texto assinado pelo jornalista John Paul Rathbone afirma que, após a crise financeira global, o Brasil "tornou-se importante na comédia das nações, quase sem ninguém perceber".

((Assinantes UOL ou Folha podem ler o artigo completo clicando aqui))

Há seis anos, o Brasil participava apenas pela primeira vez como convidado de uma reunião do G8, grupo que reúne as maiores economias industrializadas do planeta, e tinha mil diplomatas espalhados pelo mundo. Hoje, segundo o jornal, o Brasil tem 1,4 mil diplomatas e sua voz, ao lado da Turquia e China, é importante em questões internacionais, como as sanções nucleares ao Irã.

Política de 'arco-íris'
No entanto, segundo o texto, "a política de arco-íris do Brasil pode estar atingindo o seu limite e poderia até colocar em risco a vaga permanente no Conselho de Segurança que o país cobiça".

"Gafes recentes mudaram a imagem açucarada do Brasil e do seu presidente também", afirma o Financial Times.
Entre os episódios citados pelo jornal estão a crítica feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à greve de fome ativista cubano Orlando Zapata e os comentários do presidente sobre protestos da oposição após as eleições no Irã – quando Lula disse que as manifestações eram "choro de perdedores".

O jornal também destaca o fato de que o Brasil condenou a instalação de bases militares americanas na Colômbia, mas ignorou a compra de armas russas feita pela Venezuela ou o suposto apoio do governo de Caracas às milícias das Farc.

"Para os críticos, essa é uma política externa irritante – narcisista e ingênua. Mas como todos os países poderosos, o Brasil está perseguindo o que acredita que sejam seus interesses. Se ele está fazendo isso bem é outro assunto", diz o texto.

Para o jornal, o Brasil tem diplomatas de competência reconhecida, sobretudo na área comercial, mas o país não tem institutos de pesquisa capazes de abastecê-los com informações sobre o mundo, como Moscou e Washington, o que levaria o país a cometer "erros" e não se acostumar "aos holofotes da opinião internacional".

"Isso custou pouco ao Brasil até agora", diz o Financial Times.
"Ainda assim, muitos sentem que se o Brasil vai se sentar na principal mesa, ele terá de tomar decisões difíceis", afirma o jornal, citando a posição do país sobre propriedade intelectual na Rodada Doha.

Outro desafio do Brasil, segundo o artigo, acontecerá após as eleições, quando o país perderá o "charme de Lula".
"A imagem do império carinhoso pode não durar mais", conclui o texto.

http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/04/20/jeito-carinhoso-do-brasil-e-obstaculo-para-estar-entre-os-grandes-diz-jornal.jhtm

 
Às 20/4/10 08:00 , Anonymous anônimA disse...

O vulcão de nome esquisito dando mta dor de cabeça e prejú mundo afora.

"Reino Unido alerta que vulcão retomou força e emitiu outra nuvem de cinzas
Do UOL Notícias*
Em São Paulo


O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido informou na noite desta segunda-feira (19) que a erupção vulcânica na Islândia retomou força e emitiu outra grande nuvem de cinzas.

“Isso demonstra a dinâmica e as condições voláteis com as quais estamos trabalhando”, afirmou a nota divulgada pelo organismo. “Informações mais recentes do Escritório de Meteorologia mostram que a situação está piorando em algumas áreas. Baseado nesses dados, a situação nos aeroportos no norte da Irlanda para amanhã é incerta, em função da nova nuvem de cinzas”.

A atualização chega após o anúncio das companhias europeias sobre as perspectivas de reabrir parte das operações previstas para amanhã, após cinco dias de cancelamentos por causa dos materiais expelidos pelo vulcão Eyjafjallajökull, que colocam em risco a operação de aeronaves na atmosfera europeia. O serviço britânico acrescenta ainda que a situação pode ser alterada durante a madrugada.

Mais cedo, os ministros de Transporte da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para flexibilizar o fechamento do espaço aéreo sem pôr em risco a segurança."

 
Às 20/4/10 09:52 , Anonymous Drica disse...

Ei Mary!!!
Andei sumida mas é que ...vc já sabe da minha correria tb né colega?
Bjs.

Abaixo uma notícia dando conta de que o pessoal está começando a agir:


Campanha pretende impedir comercialização de bebidas alcoólicas para os índios


BELO HORIZONTE (19/04/10) - Na data em que se comemora o Dia Nacional do Índio, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Ministério Público Federal e a Polícia Militar de Minas Gerais lançaram nesta segunda-feira (19), campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a proibição da venda de bebida alcoólica para os índios.
A campanha, cujo slogan é “Vender bebida alcoólica para índios é crime”, tem abrangência estadual, com prioridade para os municípios onde se localizam as aldeias das tribos mineiras.
O cartaz, que foi apresentado nesse domingo (18) à imprensa, pede que as pessoas utilizem o Disque Denúncia 181 para denunciar os casos de venda de bebida alcoólica para indígenas.
A ligação é gratuita e não há necessidade de identificação.
De acordo com o procurador da República em Minas Gerais, Edilson Vitorelli, é crime no Brasil comercializar, dar, oferecer ou vender bebida alcoólica para índios, podendo a pena variar de seis meses a dois anos de prisão.
“O Estatuto do Índio proíbe qualquer prática que leve o índio a consumir bebida alcoólica. Depois de visitas que realizamos às tribos existentes no Estado, diagnosticamos uma série de problemas e o alcoolismo é um deles. Essa campanha busca conscientizar donos de bares e a população em geral sobre a necessidade de se combater esse problema”, afirmou.

Para a subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Maria Céres Pimenta, esse trabalho integrado entre diversos órgãos é de grande importância para o resgate dos direitos dos índios. “A união dos poderes federal, estadual e municipal é fundamental para que as ações executadas pelos diversos órgãos que tratam da questão indígena possam ser mais articuladas e mais efetivas”, destacou.

A Polícia Militar de Minas Gerais, parceira da iniciativa, vai fazer o trabalho de distribuição e afixação dos cartazes em bares e em locais públicos de grande circulação, além de ser a responsável pela fiscalização.

Termo de cooperação

Dezessete instituições que atuam na causa indígena em Minas decidiram, no dia 12 de abril, unir seus esforços em defesa dos índios Maxakalí. Sob coordenação da Sedese, foi proposto que estas instituições assinassem um termo de cooperação técnica, com a definição de responsabilidades para cada uma delas. O objetivo é promover a articulação entre as ações realizadas pelos participantes e a efetivação dos direitos humanos do povo Maxakalí de Minas Gerais.
A ideia é que a partir da assinatura do termo de cooperação, o que deve ocorrer no próximo mês, possa ser criado um comitê gestor para a elaboração de um Plano de Ação Integrado.

Índios no Brasil

Hoje no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas. Este dado considera tão somente aqueles que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências a índios ainda não contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista. Em Minas Gerais, oito tribos ainda preservam a tradição e valores indígenas. São elas: Aranã, Ava-Canoeiro, Kaxixó, Krenak, Maxakalí, Pankararu, Pataxó e Xacriabá.

 
Às 20/4/10 10:01 , Anonymous Anônimo disse...

AnônimA,
Não sou a favor de Armas Nucleares.
Acredito na Diplomacia.
Òdio gera mais òdio. Rancor gera mais rancor.
Quem sabe o Brasil com sua Política externa arco-ìris consiga convergir forças que se divergem?
O diáologo mais do que sanções certamente é mais eficaz
Isolar o Irã só vai piorar o ressenimento.

 
Às 20/4/10 10:33 , Anonymous Sírius disse...

Ana carissíma,
Arranjei um tempo p estar aqui.
Deixo minhas saudações a vc.
Muito corrida a semana.
Bjs.

Vou sugerir em nossas enfadonhas reuniões que se usem o "bastão que fala" e a "pena de resposta"...mas como é que se faz e se usa Mnc?

 
Às 20/4/10 11:28 , Blogger Revistacidadesol disse...

Sol Pedra Rocha na Taba do Chefe Branco
(Ou A Vida nas Grandes Cidades Contemporâneas)


Sol Pedra Rocha viera a Brasília para o dia dele. A taba do chefe branco era a taba que mais queria ver. Sol queria gritar para chefe branco ouvir, levantar papel para os caciques dos brancos verem.
-Brasília-disse Sol-é que nem o céu, tem umas estrelas que desceram, uns ouriços espinhudos brilhantes, e cada oca é muito longe da outra.
Sol se hospedou com outros índios numa oca muito apertada. Não ficava lá não, saía para outras ocas onde se podia trocar papel colorido pelo cauim dos brancos. O cauim dos brancos era uma bebida que faz a gente ficar pisando nas nuvens, como se não tivesse problema nenhum. As ocas que chamavam “bar” tinham sempre muitos brancos em roda tomando o cauim deles.
Tinha também a oca barulhenta, tinha lá uns tambores zumbindo que nem abelha, que faziam as brancas balançar. Sol saiu para a oca barulhenta com outro índio, o Tibiqüera, e disse para ele, quando saíam:
-Branco gosta demais dar conta do xacundum, e o zum-zum deixa a gente surdo.
-Amanhã a gente volta? As brancas ficam aí... Disse o danado do Tibiqüera.
-Não volto na oca-boate mais não.
Sol gostava de Brasília às vezes sim, às vezes não. Um chefe branco tirou Brasília do chão, disseram para ele. Ali tinha rio de leite e mel, e os brancos escolheram e um chefe branco tirou dali uma cidade inteira, como se fosse de dentro da pedra. Uns dizem que teve de lavar a pedra com o sangue dos brancos, só assim a cidade ficou pronta. Neste dia rezaram missa, imitando o dia em que branco chegou aqui no Brasil, que antes o índio chamava de Pindorama. Índio achou que branco era fantasma, no tempo dos quinhentos.
-Aqui na taba de branco tem umas onças-pintadas bravas, passam por cima de índio, de branco, de todo mundo. Passam por cima e matam mesmo.
-Não é onça não-disse Tibiqüera-é carro.
-Chefe branco não acaba com as carronças, um chefe branco falou que ia acabar, mas aí ele roubou e tiraram ele.
-Você está fazendo confusão-replicou Tibiqüera.

 
Às 20/4/10 11:29 , Blogger Revistacidadesol disse...

Sol achava as máquinas dos brancos cheias de ziquizira. Tinha uma que, se o branco batesse nas conchinhas brancas com risco preto, caracol abria a boca e cuspia papel colorido, com cara de cunhã pintadinha que era uma beleza, e branco fazia festa comprando uns troços bonitos e umas gostosuras com o papel. Sol tentou tirar papel, custou a passar pela água dura, transparente, fincada na entrada da oca. Sol não conseguiu que o caracol abrisse a boca pr’ele não.
As cunhãs brancas, as filhas da mandioca eram bonitas mas usavam uns uluris que tapavam tudo. Sol pedia para ver, elas não deixavam, davam uns gritos e chamavam os brancos guerreiros; Sol tinha medo do tacape e da cana de guspir fogo que tinham os guerreiros brancos e sumia rápido.
Sol gostava de apreciar umas ocas que tinham papel colorido e folha cheia de pintinha preta. Tinha, nestas ocas pequetitinhas, muito branco pintado na folha, mas branco assim sem uluri nem nada, com tudo de fora. Sol ficava vendo as brancas sem nada, já que as de verdade não conseguia pegar. E tinha folha com branco fazendo.
-Branco que não faz-disse Tibiqüera para Sol-quer ver os outros fazer.
Sol achava difícil, era engraçado que branco na rua usava pena, cocar, uluri, tudo quanto é enfeite. Ainda por cima, nas folhas pintadas, branco fazia de tudo, tinha branco atrás de branca, fazendo, e tinha branco atrás de branco, fazendo também.
Naquele dia, quando Sol cansou de olhar as ocas-bancas, queria voltar para a oca, Tibiqüera tinha tomado cauim-cachaça e voltado, e Sol viu que Jaci, que os brancos chamavam de lua, e diziam que já tinham pisado nela, estava lá no alto. Os caixotins dos brancos quase encostavam a testa lá em Jaci. E tampavam a luz. Já não tinha mais branco na rua. Quando Sol achou a oca, custou, e a oca já tinha fechado. Sol rodopiou, gritou, tinha jeito não. Então arrumou pano e deitou entre umas ocas e outras, no lugar onde os brancos plantavam flor e árvore.
Daí chegaram uns curumins brancos em cima da onça-carro, e de dentro dela saía um canto barulhento, um xacundum que nem na oca-boate. Os curumins eram que nem Anhanga, que nem o Caapora, jogaram agüinha nele. Sol acordou e xingou os curumins, chamou eles de galegos-de-água-doce, mandou eles irem embora. Eles não foram e ficaram rindo. Um acendeu um foguinho na madeira e jogou, a agüinha pegou fogo. Sol virou um fogaréu danado. Tupã levou a alma do índio embora, teve jeito não.
Aí, no dia seguinte, as folhas coloridas e pintadinhas falaram. Todo mundo ficou com cara de quem chupou fruta verde, em Brasília. Os brancos guerreiros pegaram a onça e os curumins sem coração. Chefe branco ficou sabendo de Sol, mas só aí, tinha jeito mais não. Os brancos falaram na máquina, chefe branco falou bravo para os brancos, mas com os curumins brancos não fizeram nada, soltaram de novo os coisinha-ruim. Branco logo esqueceu tudo, a máquina de branco brilha, pisca e vira, e então branco esquece. A cabeça de branco é rasinha, eles esquecem depois não pensam mais não.

 
Às 20/4/10 11:32 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC, bom dia! Esse texto acima é meu mesmo, tem tudo a ver com o post.

Divulguei seu blog no twitter.

Pois é, mas relax, nosso "amigo" já foi devorado há muito pela crítica carioca, que no Roda Viva chamou-o de "esquizofrênico com tendências megalômanas", "faz do teatro um besteirol de luxo", "inventor do FMI no teatro brasileiro", "inglesinha que quer cantar de galo". E ele engoliu o sapo caladinho em rede nacional, kkk, sem ira nem nada, resmungou algo sobre xenofobia... kkk!

 
Às 20/4/10 11:38 , Anonymous mnc disse...

Ei Gente!
Tb TÕ numa correria...sem nexo serviço de casa faz desfaz...faz desfaz e sempre fica faltando alguma coisa p fazer...
De manhã foi o médico da Sanfoneira.
Aí que já viu né?
Atrasou tudo.
Volto no por do sol.
Abraços.
Usem a vontade o "Bastão que Fala"...rsrsr.

 
Às 20/4/10 13:16 , Blogger Ana Paula disse...

Boa tarde!

Gente,
Eu estava pensando nesse vulcão... Não será uma nota orgânica do tipo "desacelera"? Bem, intencional ou não, vai ter que pisar no freio pelo menos por agora... Guardar as asas. E um perdão condenscente a esta pessoa que tem tanta dificuldade em sentir-se solidária a europeus apressadinhos com suas escalinhas e atrasinhos, ô coisa difícil!
Well, o tempo.
Tem o movimento slow food cada vez mais forte, que bom, acho que ninguém aguenta mais comer em pé, dentro do carro, no banquinho sem encosto do boteco, falando ao telefone, reunido sobre trabalho, enquanto abastece o carro, etc. Talvez o problema não seja a falta tempo, mas o valor que se atribui à ele e seus níveis de qualidade e apreciação.
Ainda sobre o Bastão que Fala,
Esse post me remeteu a um pensamento sobre a justiça como valor moral irrefutável, natural, kantiano: todos a queremos, todos a vemos como princípio de uma vida digna. A justiça é o nosso "no mínimo".
Aí lembrei do maníaco de Luziânia, que foi assassinado/se matou recentemente. As pessoas provavelmente agora ou estão aliviadas ou sentindo-se vingadas, é claro. Mas fiquei matutando, já parou pra pensar que a justiça não chega nas pontas?
Do rico mais insubordinado à qualquer lei (afinal de contas, se não corrompida, simplesmente produzida a seu favor, ou ainda, sumariamente ignorada) ao sujeito completamente desprovido de bens (incluindo o mais absoluto deles, a liberdade): nesses dois pólos, a justiça desfaz a sua malha e alguma outra coisa funciona no lugar.
Que coisa será essa?
Abraços.

 
Às 20/4/10 13:19 , Blogger Ana Paula disse...

Lúcio,

Belíssimo texto inspirado no terrível acontecimento dos filhinhos de papai que tocaram fogo no índio, em uma parada de ônibus, no Guará.
Incidente medonho, inclassificável.
Na sua pena virou risos de tristeza e lágrimas de doçura.
Indefectível, parabéns!
Abraços.

 
Às 20/4/10 13:22 , Blogger Ana Paula disse...

MNC minha jóia,

Nesse momento de calamidades várias, que notícia boa sobre o fato do leilão da Usina Belo Monte ter sido adiado. Brilha o seu argumento e vontade!
Fiquei feliz!:)
Beijos
(recebeu meu último e-mail?)

 
Às 20/4/10 13:24 , Blogger Ana Paula disse...

Prezadíssimo Sírius,

Sempre bom ter notícias suas. Obrigada por dar uma "escapulida", apesar da sua semana ter começado quente.
Quanto ao elemento "MNC", só ela pode lhe responder, mas se for positivo, tô querendo um também!
Abraços e ótima semana.

 
Às 20/4/10 16:06 , Anonymous Sírius disse...

Na escapadela do Café, me lembrei desta música Ana Paula, do Paulinho da Viola:

Olá como vai? Eu vou indo e você tudo bem?
Tudo bem eu vou indo correndo buscar meu lugar no futuro e você? Tudo bem eu vou indo em busca de um sono tranquilo, quem sabe quanto tempo? Pois é! Quanto tempo.
Me perdoe a pressa é a alma de nossos negócios. Ô não tem de quê, eu também só ainda assim.
Meu avô dizia que quem come em pé não junta dinheiro.
Muito boa esta sua reflexão sobre nossa correria.
Bjs.

 
Às 20/4/10 16:12 , Anonymous Sírius disse...

Lúcio quando em idade escolar, li um livro não me lembro de quem, mas o título era "As Aventuras de Tibiquera." Mais ou menos dentro deste seu estilo.
Você se inspriou adaptando aos fatos que queria narrar.?
Muito bom!
O tibiquera era um indiozinho que viajava no tempo..saiu do Descobrimento e foi parar no Brasil presente.
Só não consigo me lembrar do autor e meu break-cafe is over.

 
Às 20/4/10 16:33 , Blogger Unknown disse...

boa tarde,

Oioi Mariene,
Bacana 'A Fogueira do Conselho'.
Eu, post? Imagina, não tenho essas habilidades não.
Me 'atrevo', no máximo, a sugerir um tema ou outro ... mas prefiro deixar 'as escritas' para os que as verdadeiramente dominam.
Valeu!
beijos, e beijos pra Anushka tb!

 
Às 20/4/10 17:14 , Anonymous anônimA disse...

terça-feira, 20 de abril de 2010 Empresas, Energia, Governo | 16:17
Consórcio vencedor de Belo Monte terá que depositar R$ 1,4 bi em dez dias

O consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da usina de Belo Monte, terá que depositar R$ 1,4 bilhão em garantias no prazo de dez dias após o anúncio do resultado oficial da concorrência.

Essa é uma determinação da Aneel e corresponde a 7% dos R$ 19,9 bilhões do investimento total da obra estimado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O mercado recebeu o resultado do leilão com muita surpresa por conta da diferença entre uma proposta e outra, considerada muito alta, principalmente levando-se em conta que a Eletrobrás exige 8,5% de retorno sobre o investimento total.
Autor: Guilherme Barros Tags: Aneel, Belo Monte, EPE, Norte Energia
---------------------------------


Empresas, Energia, Governo | 16:07
Consórcio vencedor de Belo Monte foi uma grande surpresa, diz especialista

A vitória do consórcio Norte Energia no leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte surpreendeu o especialista e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.

Para ele, o leilão da usina começou a chamar a atenção logo após a desistência dos grupos Camargo Corrêa e Odebrecht como potenciais investidores do projeto.

Depois, disse Pires, o surgimento do consórcio formado por empresas sem tradição na construção de hidrelétricas, no caso o grupo vencedor, e a tarifa de R$ 78 apresentada hoje também foram surpreendentes.

O consórcio Norte Energia é formado pelas empresas Chesf, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Serveng, JMalucelli Construtora, Contern Construções, Cetenco Engenharia e Gaia Energia e Participações

“Acho que teremos mais supresas adiante. O leilão de hoje só foi viabilizado por conta da série de benefícios que o governo concedeu”, afirmou.

Segundo Pires, o próximo capítulo de Belo Monte deverá ser o ingresso dos fundos de pensão para viabilizar o investimento.

“Pelo que se fala no mercado a tarifa de R$ 78 vai demandar mais incentivos do governo”, disse.
Autor: Guilherme Barros Tags: Belo Monte, CBIE
--------------------------------------

Empresas, Energia, Governo | 15:22
Consórcio da Queiroz Galvão e Chesf leva Belo Monte

O consórcio Norte Energia foi o vencedor do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, com um deságio superior a 5%.

Chesf, Construtora Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Serveng, JMalucelli Construtora, Contern Construções, Cetenco Engenharia e Gaia Energia e Participações formam o consórcio.

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/

 
Às 20/4/10 17:52 , Anonymous mnc disse...

Olá Boa noite!!!
Mas será o Benedito AnônimA? Teve Leilão?
De manhã a real era outra...não tô entendendo.
Merda!

 
Às 20/4/10 17:53 , Anonymous mnc disse...

Cindy minha raina vc tem toque de mão e estilo todo seu de expressão.
Não se deprecie mulher, confie no su taco...taco não...rsrsr...no seu salto.

 
Às 20/4/10 18:37 , Anonymous mnc disse...

Oi Sírius!!!
Vida corrida idém.
Èrico Veríssimo o autor, tb me lembro de lido no colégio.
O Bastão que Fala, tem vários tipos são feitos de Povo em`Pé (Árvores), Povo de Pedra, e penas de bicho.
Da árvore depende o intento do Bastão Que Fala.
Uma versão moderna é o microfone né?

 
Às 20/4/10 18:46 , Anonymous Anônimo disse...

Que pena que este tao longe de vcs gosto muito de este lindo pais...parabens..pelo post

 
Às 20/4/10 18:46 , Anonymous mnc disse...

Lúcio,
O ponto de vista do ìndio sempre tem essa inocência na visão dos fatos.
Gosto desta sua assumida antropofagia...
Somos mas quem não o é???
rrsrsrs.
Lúcio como disse o Anõnimo aí p cima, ressentimento gera ressentimento. Let it be dear.
Muito obridada pela divulgação no twiter.
Abraços

 
Às 20/4/10 18:50 , Anonymous mnc disse...

Oi Ana nossa flor do Cerrado, já estamos na edição, amanhã cedinho tá publicado

Não queria estar em Londres agora nem se fosse de gratis em hotel 5 estrêlas.
Até o Jesus Luz da Maddona tá sem poder embarcar.
Sem resenhar quem tá lá, mas do jeito que sou noiada, ia até o Mar de Portugal do jeito que desse e pegava carona nesta corrente que dá todo ano e faz o povo chegar na Bahia. Quem nem Cabral.
A nuvem que paira sobre o velho continente, aterrissou, ninguém decola...
Pé no chão, nunca ví uma coisa desta.
Embasbacada!

 
Às 20/4/10 18:52 , Anonymous Anônimo disse...

Anônima Luiza né?
Vc não vem em maio, até lá o Vulcão já sossegou.
Bjs amiga e cuida viu?

 
Às 20/4/10 18:55 , Anonymous Anônimo disse...

Oi ana Paula estou pegando uma olhada em este blog.
Atte
Fernando

 
Às 20/4/10 18:56 , Anonymous mnc disse...

Drica queridíssima!!!
Que notícia boa menina!
Agora fico mais tranquila de saber que ações estão sendo postas em práticas p resgatar o povo Maxacalis da vida miserável que levam.
Vc deve ter notado tb, eles levantaram acampamento não estão mais aqui.
O Jogo contra os Krenacs não se realizou.
Espero mesmo que as coiss mudem p eles.
Abraços!

 
Às 20/4/10 19:00 , Anonymous mnc disse...

Bem estamos aí...em parte.
A Jujú tá no pé p cuidar da colheita feliz dela...
Inté mais tarde!
Abçs.

 
Às 20/4/10 20:16 , Blogger Ana Paula disse...

Boa noite!

MNC, obrigada pela edição... Vocês duas são ótimas. Agora só falta convencer a Cintialishka a perder a vergonha e escrever alguma coisa pra gente! Dar a graça do seu intelecto atrevido, espontâneo e divertido!

Fernando,
Que bom que você apareceu, meu amigo chileno! A dona do blog, a Mariene, é super do bem, tenho certeza que você irá gostar do astral aqui!

Beijos!

 
Às 20/4/10 20:19 , Blogger Ana Paula disse...

Vocês duas = você + sanfoneira. :)

O pau tá comendo lá em Belo Monte, deu no jornal. Greenpeace e pessoal, de máscara, atolando a ideia em esterco...
E os envolvidos já avisaram que essa usina não sai tão cedo, se depender das intervenções na justiça.
Ainda bem!!!!

 
Às 20/4/10 20:31 , Anonymous mnc disse...

Fernando seja muito bem-vindo!

Ana tem que resistir mesmo,mobilizar.
Força e apoio ao pessoal que está lá bravamente lutando pela integridade do Rio Sagrado Xingú.
Não tem um errinho que seja no seu texto, além de lindo claro.
A sanfoneira chegou ficar besta de ver...rsrsr.
Cedinho no amanhecer vai estar no ar.

Graças a Deus o povo lá nas Ouropas tá voando de novo.
Alívio!
Mas o bicho ainda tá lá que cospe cinza...o vento que virou p o Polo Norte.

 
Às 20/4/10 21:18 , Anonymous mnc disse...

È... Uma mamata p o consórcio vencedor, em 7 minutos, arrematou Belo Monte.
Financiamento de pai p filho, Juros decrescentes a perder de vista, impostos subsidiados, quem vai pagar no fim das contas somos nós contribuintes.
E nenhuma contra-partida.

Os povos do Xingú não podem se dar por vencidos assim a toa.

 
Às 20/4/10 22:02 , Blogger mnc disse...

Então fica asssim,
Até amanhã no ponto com um post novinho em folha assinado por Ana Paula Naps.
Imperdível!

Fiquem com Deus.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial