segunda-feira, 7 de junho de 2010

Música para Curar o Corpo e a Alma...

Ana Paula querida !!!
No seu aniversário...
Peça.
Faça um pedido no seu dia.
E os bons ventos soprem a seu favor.
Que a fé lhe seja sempre companhia.
Viva! Por qualquer arte e o seu valor!
Mil vivas pelos sonhos que lhe avivam.
E a vida brilhando sempre nos seus olhos,
Cara amiga!



Deus Apolo

A música é a arte de combinar sons de modo agradável aos ouvidos.
Na Grécia Antiga era chamada a «arte das musas», simbolizando a harmonia universal.
Platão dizia que a música era a expressão da ordem e da simetria, que através do corpo penetrava na alma e em todo o ser, revelando a harmonia da personalidade total.
O conceito de música como um remédio para a mente e o corpo é antigo.
Não por acaso Apolo, o deus da mitologia grega, era o provedor da medicina e da música.
Por séculos, os benefícios da música para aqueles que se encontram doentes têm sido reconhecidos, mas apenas em anos mais recentes esse benefício tem sido estudado de forma mais científica. Já foi mostrado que a música afeta as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de indivíduos de todas as idades.

A música tem efeitos benéficos para pacientes com dor, alivia a ansiedade pré-operatória nas crianças, age sobre o sistema nervoso autônomo, reduzindo os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a dor pós-cirúrgica, e tem um efeito positivo nos pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio. A música reduz a ansiedade e a dor após cirurgias de coração em adultos. Em um estudo sobre a dor após cirurgia abdominal, o uso de relaxamento e música foi efetivo na intensidade da dor6. Os efeitos da música na redução da dor se explicam pela teoria do portal do controle da dor.

A música age como um estímulo em competição com a dor, distrai o paciente e desvia sua atenção da dor, modulando, desta forma, o estímulo doloroso.
Estudos de imagem do cérebro mostraram atividade nos condutos auditivos, no córtex auditivo e no sistema límbico em resposta à música. Mostrou-se que a música é capaz de baixar níveis elevados de estresse e que certos tipos de música, tais como a música meditativa ou clássica lenta, reduzem os marcadores neuro-hormonais de estresse.
A música diminui a confusão e o delírio em idosos submetidos a cirurgias eletivas de joelho e quadril. Também auxilia na redução de distúrbios de humor em pacientes submetidos a tratamento com altas doses de quimioterapia seguido de transplante autólogo de células-tronco.

Recentemente estudou-se as alterações cardiovasculares, cerebrovasculares e respiratórias induzidas por diferentes tipos de música em músicos e não-músicos. Verificaram que a música lenta (andamento lento) ou meditativa produzia um efeito relaxante, com redução da freqüência cardíaca, pressão arterial e ventilação, sendo que a música raga (forma melódica da música hindu) produzia a maior diminuição na freqüência cardíaca. Por outro lado, o aumento da velocidade das pulsações da música (andamento) pode produzir um efeito excitante, aumentando o ritmo da respiração, a pressão arterial e os batimentos cardíacos em conseqüência da ativação simpática.
Estímulos auditivos, tais como uma prece ou um mantra de ioga repetido de forma ritmada, podem alterar a função cardiorrespiratória. A música pode afetar os batimentos cardíacos ou o ritmo circadiano e levar a uma freqüência respiratória em harmonia com o andamento musical. Outro aspecto de interesse foi relatado por Bernardi et al.9, que observaram maior evidência de relaxamento e benefício cardiovascular quando havia uma pausa após uma peça musical ter sido tocada.
Uso e recomendo música para curar males do corpo e da alma.
Ao longo dos comentários, relataremos nosso testemunho de inúmeros resultados positivos alcançados através da música.

CURIOSIDADE:
Os nomes das notas musicais foram dados por Guido D'Arezzo, um monge beneditino francês considerado o pai da música moderna. Para que os seus alunos memorizassem facilmente as notas, extraiu do «Hino a São João» a primeira sílaba de cada estrofe, para formar os nomes das notas musicais:

(DO) - UT queant laxis
(RE) - REsonare fibris
(MI) - Mira gestorum
(FÁ) - FAmuli tuorum
(SOL) - SOLve polluti (LA) -
LAbii reatum
(SI) - Sante Ioannes
Tradução: A fim de que possam/ teus servos cantar/ em altas vozes/ teus admiráveis feitos/ absolve o crime/ do lábio impuro/ ó S. João.

Obs.: A nota UT, sendo de difícil entoação, foi modificada para DO, das iniciais do apelido de João Baptista DONI (século XVIII); apenas a França continua a utilizar essa palavra latina.

Para encerrar, um vídeo com o conceito de musicoterapia.
Ouça e sinta!



Post chat: "Solte o Verbo", click aqui para comentar

Marcadores: , , , ,

35 Comentários:

Às 5/7/10 08:43 , Blogger mnc disse...

Olá bom dia Comunidade, amigos e amigas!
Estava por trabalhar esta pauta de uma vida toda, a música, há muito.
Inúmeros benefícios temos constatados, a sanfoneira que o diga.
Para ela tocar o acordeon é um santo remédio.
Graças aos acordes do seu acrodeon, tira de letra o tratamento contra um CA.
A mim também, a música me cura os males da alma.
Ao longo do post-chat vamos conversando...
Ops pit-stop para estudar com Jujú, provas de fim de simestre.
Volto daqui a pouco.
Ondas sonoras de amor e carinho!!!
(como dizia meu saudoso amigo radialista, Àlvaro César, que não está mais entre nós)

 
Às 5/7/10 09:58 , Anonymous mnc disse...

Neste momento a Polícia Civil de MG, está fazendo buscas numa Lagoa em Ribeirão das Neves, pelo corpo de Elisa.
Denúncias feitas dão conta de que foi jogado lá.
Detalhe: nas imediações do sítio do Bruno, principal suspeito.
Que Deus ajude a encontrara esta pobre infeliz.

 
Às 5/7/10 10:23 , Anonymous mnc disse...

O caso do desaparecimento de Elisa está na ordem do dia.
Não podemos nos furtar de demonstrar a nossa indganação!
Estamos muito comovidas e rezando fervorosamente para que seja elucidado o caso e os culpados punidos.

 
Às 5/7/10 12:08 , Anonymous Drica disse...

Mary minha darling!
A música é tão fundamental em nossas vidas como o ar que respiramos.
Beijos!

 
Às 5/7/10 12:29 , Anonymous Drica disse...

Lamentável e triste o ocorrido com Elisa.
Deus ilumine a consciência de quem pode dar alguma informação do paradeiro dela.

 
Às 5/7/10 12:43 , Blogger mnc disse...

Drî meu bem!
Triste mesmo...
Na minha vida também tudo é permeado por música.
Bjs!

 
Às 5/7/10 13:18 , Blogger Ana Paula disse...

Boa tarde,

Mariene minha jóia, que post maravilhoso!
A música é tudo, eu acho que se existe um legado que a humanidade pode se orgulhar, ei-lo!
Não consigo definir o quanto eu gosto de música a não ser, dizendo que praticamente gosto de TODO o tipo de música.
Até ópera chinesa, que todo mundo reclama ser um monte de gato no cio miando, eu acho lindo.
Ou ópera tibetana, que se assemelha em algum momento com o canto dos velhos sertanejos, coisa linda demais.
Os mantras me incomodam um pouco, acho que preciso treinar os ouvidos.
Tenho paixão pelos graves, os barítonos.
Muito legal também a origem das notas musicais!

Beijos, inspirei!

 
Às 5/7/10 13:22 , Blogger Ana Paula disse...

De ontem pra hoje o blogger, ao que parece (gmail), foi atacado por hackers. Eles devem estar usando algum servidor de backup porque o acesso está bem mais lento, quando é possível acessar.
Anyway,

Os japoneses adoram fazer testes com plantas e música. Minha irmã e eu comentávamos um dia que os nippos fizeram a seguinte experiência: plantas escutando xingamentos, música clássica, hard rock e música pop/ambiente. Com a música pop/ambiente elas não alteraram seu fator de crescimento; já tanto com clássico como rock pesado (olha que legal) elas cresceram mais rápido e com os xingamentos elas não se desenvolveram bem.
TI JURO.
Pelo menos em japonês os xingamentos não prestam.
:)

 
Às 5/7/10 13:28 , Blogger Ana Paula disse...

...Vocês estavam me zoando dia desses com a ronronterapia, mas ela existe mesmo! :D
Parece que os ronrons dos gatos acalmam por possuírem a frequência sonora em 70 decibéis (se não me engano) que, em consonante com a pessoa que se concentra neles, atua para reduzir os batimentos cardíacos.
Todo barulho tem a sua utilidade.
Poluição sonora mata aos poucos. É uma canseira que a gente não percebe. Quando eu passo 10-16 horas trabalhando dentro de um CPD, que a temperatura é de 16 graus e o barulho dos servidores muito alto (parece avião), eu capoto na cama por umas 20 horas de cansaço.
Tem que tomar cuidado, né!
Acho engraçado também certas pessoas acharem que música clássica "acalma".
Meu, você não ouviu Beethoven então!
Ou Rachmaninoff.
Ou Verdi.
Ou Wagner (VIXE).
[prontoparei ou o Lúcio vem encher meu saco].

 
Às 5/7/10 13:44 , Blogger Ana Paula disse...

...Corrigindo:

"(...) A frequência do ronrom é entre 25 e 50 hertz, a mesma utilizadas na medicina esportiva para acelerar cicatrizações e recuperar lesões."

Vi aqui: Gatos têm poderes terapêuticos, aliviam o stress, a ansiedade e evitam até doenças cardíacas

:)

 
Às 5/7/10 17:56 , Blogger mnc disse...

Ei Ana Flor!
A música é uma aliada mesmo né, companheira.
Todos os momentos da minha vida tenho backpeado com trilha sonora...
Basta ouvir esta ou aquela canção que me vem autamaticamente o momento ou situação vividas.
Só encaro o fogão, tanque a lida com música...quando não solto a Ângela Maria que existe em mim....vai no radinho mesmo.
Tb sou bastante eclética como vc, gosto de uma gama infinita de sonoridades e estilos.
Só uma regra, tem que me tocar a alma.

Agora música neurodepressiva nem pensar...o Betoven, vc tem razão é bem neuro-depressivo se bem que a nona sinfonia que fala do nascimento de Jesus é linda...entro em êxtase quando a ouço...mas tem umas peças dele bem heavy né?
Apesar de genial era um homem amargo e solitário, ficou surdo...que castigo p um músico perder o dom de ouvir...
Tenho um grande amigo quase um pai, tio Ribas, de 85 anos e tem um conjunto regional, pai de 8 filhos, mora em BH, e anda na carteira dele com as fotos de todos os membros que já se foram...ele agora está perdendo a audição e dificuldade que tem p afinar o instrumento...tem um aparelho qu eafina mas ele relutante diz que jamais uma máquina vai substituir o uvido humano. Quando vamos visitá-lo a primeira coisa que me pede é para afinar seu violáo de 60 anos.
O Bach e sua música das esferas...me levam p o céu.

Meu irmão quando era menor achou um gatinho pet na rua e trouxe p minha ,mãe dizendo que o gato ia tomar conta da casa e não deixar ladrão entrar....rsrrsrs.
Volto daqui a pouco para conversar mais.
A sanfo ontem fez uma extravagâncias e a glicose deu uma subida.
Bjs!

 
Às 5/7/10 21:28 , Anonymous mnc disse...

Ana querida,
Amanhã continuamos nossa conversa tão prezeirosa sobre música e tudo que vier a baia.
Abçs e boa noite!

 
Às 6/7/10 07:20 , Blogger mnc disse...

Bom dia em abundância a todos!

Aproveito agora que tá cedinho para por em dias o fluir de nossas interações.
Over dose de Laranja pokan, descuidei da sanfo e ela simplesmente deve ter detonado quase bem umas dúzias das 50 que compramos na festa da laranja na colônia Alemã...frutose vira glicose....acho que só não devorou mais porque distribui jÀ no domingo mesmo para a vizinhaça.
Para diminuir a insulina (10 uni p 8), a médica receitou Metiformina, ela detesta o comprimido, taurina teimosa estava tomando mas só meio comprimido...passou batido porque poxa achei que ela tnha tomado juízo quanto a seguir a precrição da médica, o susto que passamos com a glicose descompassada chegando quase a 500!!!
Que é uma delícia é, a tal da Pokan...colorida, docinha, colhida do pé, caudolosa. enfim.
DE olho na sanfoneira, que ela não tem juízo!
Falando nela e em música, ela e sua safona tem o poder de tirar deprê muitos velhinhos com suas músicas do tempo do onça (adoro e a acompanho na viola e voz).
O Pai João do Arraial que o diga, aos 96 anos, aguarda e guarda dinheiro o ano inteiro para chegar seu niver e reunir toda a enorme família linda que contruiu, era o maior forroaeiro do Arraial d'Ajuda, um pé de valsa lascado.
Já vai para uns 10 anos que todo ano tocamos um dia inteiro, e ai se puserem som mecânico ou outro quiser tocar outros rítmos...rsrrs.
Hoje já não anda mais, mas não perdeu seu amor pela música, e sua alegria...
Todo ano 10 horas da manhã ele já manda uma de suas filhas ou neta nos pegarem em casa, somos as primiras a chegar, nos chama de as senhoras mineiras...
Quando chega a hora de ir embora ele nos pergunta: quanto devo a vcs? REspondemos juntas: Nada não Pai joão, só reza p gente!
Hoje é o neto mais velho que vamos estudar com ele, matemática de sétima série...ufa!
Veio desde ontem a noite, começamos ontem dormiu aqui.

 
Às 6/7/10 07:55 , Blogger mnc disse...

Ana cara Flor!
Visitei o site de roronterapia com gatos sugerido por vc.
Descobri que preciso tratar meu trauma com gatos.
Quando Brisa tinha uns 5 anos, morávamos na fazenda do pai dela na Bahia.
Tinhámos uma gata chamada Fumaça, ela pariu 2 filhotes e dai Brisa ficava o dia todo carregando esses gatinhos p cima a pra baixo.
Um belo dia o corpinho dela ficou cheio de rodinhas de erupções, fiquei apavorada, levei em vários médicos por lá e nenhum conseguiu diagnosticar o que era aquilo.
Até que vim parar em T Otoni (500 km), meu tio Jacinto dermatologista das antigas bateu o olho e foi logo perguntando: Esta menina teve contato com gatos? Sim tio. è tinea corpóreos...umas das 17 doenças de pele que o gato transmite. Vc foi uma iresponsável de deixar sua filha brincar com gatos...
Quem conhece o Tio sabe como ele é severo, Campos puro como diz minha mãe (cunhada), franco!

Receitou a pomada e banho de pergamanato de potássio...
Meu feeling maternal dali p frente criou um sistema automãtico tipo: cauidado perigo quando vê um gato.
Preciso me curar disto...vendo aquelas imagens dos adoráveis felinos me dispertou uma ternura...
Tenho uma amiga que deve ter sua casa povoada por uns 20 gatos, todos que encontra na rua abandonado ela pega p criar, prefere os gatos aos humanos, confesso que evito visitá-la, ela é uma pessoa muito solitária, só ela e os gatos...teve uma filha mas deu a mãe dela p criar.
Vou me cuidar...
O ronronar até que é agradável agora o miado em tom suplicante confesso que não sou lá muito chegada...parece murmuração.
Sei do seu amor incondicional ao seu adorável Sarjento o gato,velho e cego de um olho e mesmo assim cuidado e amado por vc.
Mostra o tão humana e gente boa cê é amiga!
Beijão!

 
Às 6/7/10 07:57 , Blogger mnc disse...

Tenho uma amiga que deve ter sua casa povoada por uns 20 gatos, todos que encontra na rua abandonado ela pega p criar, prefere os gatos aos humanos, confesso que evito visitá-la, ela é uma pessoa muito solitária, só ela e os gatos...teve uma filha mas deu a mãe dela p criar,largou tudo e foi morar na Arraial.
Beijão!

 
Às 6/7/10 09:06 , Anonymous mnc disse...

Até que enfim consigo emplacar um comentário...
Estamos cuidadndo p tudo voltar a ser como era antes no quartel de Abrantes.
Por hora o neto primogênito aqui desde ontem, estamos estudando matemática de sétima série...ufa!
Abraços a todos e tenham paciência caso tenho algum perrengue p camentar, antes de postar salve no copiar.
BAraços e um ótimo dia a todos!

 
Às 6/7/10 09:34 , Blogger Ana Paula disse...

Ai, blog com problema? Testando...

 
Às 6/7/10 09:43 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia!

Uia MNC,
Com um background desses dá pra ficar com medo mesmo... Mas os animais transmitem doenças. Eu, por exemplo, já tive o profundo infortúnio de pegar SARNA de cachorro.
Acredita nisso?
Fui em três dermatologistas e os idiotas acharam que era alergia e receitaram corticóides. Resultado: em duas semanas meu corpo estava tomado de feridas que coçavam despesperadamente.
Aí no quarto dermatologista eu abri o livro da filha e mostrei: ó, tá vendo na pele do bebê, a sarna é diferente, são uns pontinhos rosados...
Aí foi aquele porre de trocar lençol todo o dia, tomar banho e passar aquelas loção de vovó, etc.
Mais um mês de sofrimento porque a sarna vai embora mas descobri que continua coçando por mais um mês...
Tudo isso porque eu fui pra casa de um ex porcão que deixava o pitbull dele dormir no sofá e a minha pele é super-sensível.
Depois mostrei a cicatriz (foi feio o negócio) pra minha tia lá em Uberaba e já ia contar a minha mantra quando ela me interrompeu na hora, com aquela cara de descaso-experiência: "é sarna! tem um sabonete baratinho na farmácia, só tomar banho com ele e pronto."
AI_QUE_RAIVA.
Confesso que fiquei meio assim, ressabiada com gente que cria cachorrinho dentro de casa, mas a culpa é da ignorância imbecil desses médicos novos que não sabem diagnostar uma coisa simples.
...Sem contar o mês inteiro de gozação lá em casa, porque segundo o meu pai, só bêbado de calçada que pega sarna. E morria de rir.
ARF! :D
Passou.

 
Às 6/7/10 09:47 , Blogger Ana Paula disse...

Os gatinhos são muito limpos, eles sequer tem cheiro. Se você escovar toda a semana e ter os cuidados básicos, eles ficam, no inverno, cheirando a cobertor! :D
Mas gato de fazenda, bem, qualquer bicho de fazenda ou de rua está mais sujeito a nos transmitir doenças, né...

 
Às 6/7/10 09:52 , Blogger Ana Paula disse...

...Voltando ao subject música.

Nossa, eu adoro a nona sinfonia do Beethoven, não consigo administrar na minha cabeça como é que ele montou aquilo surdo. É coisa de gênio insubstituível. Tem algo trágico, intenso e belo nele que sempre me fascinou. Ele tem uma ópera que entre as árias, é falada, é a estória de uma mulher que se veste de homem para salvar o amado e, no meio do rolo, uma outra mulher se apaixona por ela.
Modernex, né? :D
Bach também é um marco. Dizem que a única pessoa que superou OU alcançou Bach na música clássica foi Beethoven. Mas Bach foi tipo um Shakespeare da sua época: ele usou as canções e estórias locais para criar sua obra, não foi do zero como o Beethoven.
Minha peça preferida de Bach (gosto de quase tudo) é o "Evangelho Segundo São Mateus". É impressionante a beleza, não tem uma música que não seja belíssima.
Quem não acredita em Deus e escuta essa peça corre sérios riscos de se converter. :)

Abraços!

 
Às 6/7/10 12:27 , Blogger Ana Paula disse...

Feliz aniversário, DALAI LAMA!

:)

Só fala coisa maravilhosa, aí vai!

"Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar."

"Só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito, o dia de ontem e o dia de amanhã.
Portanto hoje é o dia certo.
Sonhe, acredite e principalmente FAÇA."

"Seja a mudança que você quer ver no mundo."


Ele completa 75 anos hoje. O site Avaaz (aquele da Ficha Limpa) vai enviar ao Dalai Lama uma homenagem de milhões de pessoas do mundo todo, que será entregue pessoalmente em um "muro de felicitações" ao lado do templo de Dharamsala e disseminada por toda a região.

Quem quiser, o link é este:

Dalai Lama: Homenagem aos 75 anos

Taí alguém que vale a pena! :)

 
Às 6/7/10 16:57 , Blogger mnc disse...

Aló aló testando....acabando a faxina da casa hora da faxina no blog...dispirocou comentários da mnc...Já já volto!

 
Às 6/7/10 17:37 , Blogger mnc disse...

Então Ana, acho que a lentidão provocou um delay no blog dai toda a confusão...o primeiro comentário, achei qu etinha ido p o saco, como não fiz o ctrl+c ...reescrevi tudo e assim foi com os outros que se sucederam.
Desculpem ai a disco furado...
Sou fã do Dalai e gostaria muito de ver o povo Tibetano ter de volta sua autonomia, afinal lá éo o teto do mundo e a sabedoria milenar contida...assinei os votos de feliz aniversário mas não consegui escrever uma mensagem, só endossar.
(continua)

 
Às 6/7/10 17:39 , Blogger mnc disse...

QUe Jogo bonito este agora, Holanda X Uruguai, como lutaram até o última instante uma luta limpa, quase empatam e levam p a prorrogação...isto qu ea gente sonhava p nossa seleção...raça!

 
Às 6/7/10 17:55 , Blogger mnc disse...

Tentando entender as entrelinhas dos fatos do caso Goleiro Bruno.
Aparece agora um menor assumindo a autoria do crime.
Deixa rebubinar...
Um tio do menor, ligou p a rádio Tupí do Rio
denunciando que seu sobrinho menor o procurou desesperado o tio para aliviar a conciência.
Ele foi com o Macarrão, braço direito, irmão de fé camarada, fichado na PM do Goleiro Bruno...
Eles transportaram Elisa e o bebê para o sítio no cond Turmalina em Esmeraldas, MG.
Premeditaram tudo....atraíram ela p a armadilha mortal.
Mandaram ele se esconder no carro e quando Elisa entrasse numa certa altura golpease ela na cabeça...
DEposi dela morta deram ao traficante Kleiton 3 mil reais para desossar o corpo e concretar em diverss partes da região...simples assim.
Estranho que o carro do Bruno, foi apreeendido numa blitz por circular com doc vencidos com um certo Kleiton...no carro manchas de sangue, um óculos de grife e um par de chinelos de Elisa.
Neste momento o menor e o Tio estão na Delegacia da Barra no Rio.
O menor estava sendo mantido em cárcere privado na casa do Bruno na Barra RJ.
Fico estarrecida com umas coisas destas...

 
Às 6/7/10 18:03 , Blogger mnc disse...

Fico imppressionada com a falta de experiência de certas dematologistas...
Conheço sarna a kms de distãncia e mais um monte de doenças de pele, como o bicho geográfico qu ese não cuidado pode subir e entrar pelo ânus ou vagina e cair na corrente sanguíneo virando sepcemia mata...um perigo sentar em areia de praia onde passam cachorros, principalmente meninas, a também lavar a canga ou toalha bem lavada quando chegar da praia.
Já identifiquei ao longo de minha vida um monte de gente com bicho geográfico e já tinham ido ao médico que diagnosticaram errado.
Não é atoa que quando vc quer dizer que uma pessoa é muito chata: E aquilo é uma sarna...rsrrs.
Bjs Ana!

 
Às 6/7/10 18:09 , Blogger mnc disse...

porque o bicho geográfico pega do cocô do cachorro...
Brandenburg Concerto No.3, do Bach tem o poder de me acalmar por mais fera que possa estar...
Ana querida prepare-se par afortes emoções!

 
Às 6/7/10 18:22 , Blogger mnc disse...

A suite no 3 do Bach já me dá uma tristeza infinita quando ouço...dá uma dó de tudo...uma pena só...Confesso que evito ouvir.
Parece a música da dor do mundo, como fala o GT... IO ho domenticate quella parola alemã tropo grossa, que siginifica esta dor...(spendere mio Italiano de novela) Dá p gasto né? Accidente!
Punto e basta.
Vou levar a sanfo p o crime...isto é o carteado com as colegas da vida toda dela.
A glicose estabilizou, distribuí as LAranjas Pokans p vizinhança...
Volto daqui a pouco!
Abçs!

 
Às 6/7/10 20:54 , Anonymous Anônimo disse...

Mitologia e Musicoterapia
Antônio Nahas

Recentemente lendo Campbell, um dos maiores estudiosos de mitologia do mundo, me deparei com algo que me chamou muito a atenção. Quando perguntaram para Campbell o que era mitologia ele respondeu: “A mitologia é música. É a música da imaginação, inspirada nas energias do corpo.”
Também conta Campbell que um mestre zen parou diante de seus discípulos para proferir um sermão, quando um pássaro cantou. O mestre então disse aos seus discípulos que o sermão já havia sido proferido. O que podemos perceber nesse conto é a possibilidade do canto ser um canal de expressão de conteúdos simbólicos e arquetípicos.
Essa leitura me fez levantar muitas questões sobre as possíveis relações existentes entre o universo musical e os mitos. A partir dessas reflexões não foi difícil para mim entender que a música e a mitologia estão muito ligadas, fazendo ambas parte de um rico e complexo universo de imagens, símbolos e arquétipos que podem também ser sonoros.
Jean-Yves Leloup no livro “Terapeutas do Deserto” faz uma importante reflexão sobre a relação que existe entre a dimensão espiritual da natureza humana – tão explorada pelos mitos – e a música. O autor cita que Dückheim via na teoria psicanalítica de Freud uma recusa em relação à dimensão espiritual da sexualidade humana. Também cita o curioso fato de que Freud negava a música, não gostava de música. Sua recusa pela música também era a recusa pela dimensão feminina (espiritual) da sexualidade humana. Segundo Leloup “o amor pela música pode introduzir uma música no interior de nossas relações” e esse é o tema principal da maioria dos mitos das diferentes culturas do planeta. Os mitos falam da música da alma e da melodia do encontro.
Mas o que são os mitos? Os mitos são metáforas das potencialidades espirituais do ser humano e também pistas para estas potencialidades. Eles nos falam daquilo que podemos conhecer e experimentar interiormente. Os mitos, segundo Campbell, nos ensinam o caminho para o mundo interior, habitado por símbolos, imagens e energias arquetípicas variadas. “São a abertura secreta através da qual as energias inesgotáveis do cosmos são lançadas nas manifestações culturais humanas”.
É importante ressaltar que os mitos não são lendas ou falsidades, mas modelos através dos quais nós organizamos nossas percepções, sentimentos, pensamentos e atitudes. Segundo Henry Murray, eles servem para inspirar, gerar convicções e orientar nossas ações e relacionamentos.

 
Às 6/7/10 21:11 , Anonymous mnc disse...

Ei Anônimo!
Coisa mais encantadora o cantar de um passarinho...agora os sabiás estão mudos faz uma falta o cantar deles...quando entra setembro começa a cantoria...cantar perfeito o deles e fica um respondendo o cantar do outro na mata...aqui sabiá laranjeira lá sabiá da praia...a melodia dos cantares são distintos.

 
Às 6/7/10 21:30 , Anonymous mnc disse...

Mitologia e música...desde cedo estava auqi querendo escrever sobre isto e não sabia por onde começar...pesquisei no google mas não achei nada a respeito, tive de puxar da memória, um livro do Osho que li quando ainda ele era Rajneesh e vivo.


È atribuida o ensinamento da música aos humanos a Deusa Saravasti na ìndia.
Ela ensinou a Arjuna (se não me falhe a memória, corrijam-me se estiver errada) todos os segredos dos combinar sona tão espetaculares que fizeram dele um semi-Deu sadorado por todos, só ele detinha este poder de fazer música...
A coisa desandou quando a vaidade subiu-lhe a cabeça, começou a se sentir superior e tratar os outros com desdém e arrogância, enfim começou a se achar.
Saravasti quando tomou conhecimento do que o Arjuna estva fazendo com o presente que lhe dera, desafinou seus instrumentos e sua voz, e ao invés de harmonia passou a produzir uma música horrível e desafinada espantando todos ao redor qu enão queriam nem saber de ouvir nada do que saísse dele...virou uma vuvuzela a música do Arjuna...rsrrs
Dai os músicos na Ìndia só se apresentarem descalços simbolizando a humildade.
A música Indiana é fantásticaa, não existe partitura pois os músicos tocam de olhos fechados (não dá p ler) em profundo estado de meditação as ragas, peças de músicas.
A escala musical tem 5 notas mas entre as 5 notas, intercaladas tem 16 micro-tons, o que não concebemos em nossa música ocidental.
Pronto falei!
Até amanhã!

 
Às 7/7/10 06:12 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade,
Bom dia Comunidade!!!
Hoje nossa querida Ana Paula está completando mais um ciclo de sua vida.
Desejamos a ela tudo de bom e lindo que a vida possa oforecer.
Parabéns rara amiga, parceira sempre a nos incentivar a seguir em frente.
ABraço imenso

 
Às 7/7/10 08:08 , Anonymous mnc disse...

Temos fortes razãoes p acabar de cer de vez...O servidor Blogger está sendo Hackeado!!!
Nosso blog como sabem usa servidor Blogger, fizemos esta atualização usando o editor blogger...o post foi redirecionado e publicado no net-working blogs da face-book, sem que eu movesse uma tagzinha que fosse.
Talvez haja um delay (retardo) entre a publicar e o estar no ar...
No meu painel de conrle não aparece masi a postagem para fazer uns reajuste como a data de publicação que é 7 de julho...não sei porque cargas d'água pus junho e não dá...evaporou a edição.
Muita calma nesta hora...
testando p ver se dar p copmentar.

 
Às 7/7/10 19:20 , Blogger Ana Paula disse...

Boa noite!

Mariene minha jóia,

Muito obrigada pela lembrança, você é um amor!
Desculpa não ter aparecido hoje, mas o céu conspirou (acho que pela primeira vez na minha vida) para uma festinha de família super-simples virar um baita festão!
Enfim, com uma ressaquinha de champagne venho aqui te agradecer e dizer que amanhã estarei em melhores condições de comentar, rsrsrsr.

Beijão!

 
Às 8/7/10 03:42 , Blogger mnc disse...

Ô amiga vc só recebe de volta todo o afeto qu eemana p gente!
Abçs.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial