quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) .

Por Francisco Soriano.

Caríssimos, com imensa honra, nosso blog hoje, abre as portas ao nosso querido "Tio" Soriano, para dividir com vocês precioso estudo sobre as raizes da "Conjuração Mineira" e em especial sobre Tomás Antônio Gonzaga nos seus 200 anos,abraço fraternal, mnc...

Veneráveis Mestres das Augustas e Respeitáveis Lojas Maçônicas Henrique Valadares, União e Tranquilidade, Adonai e Novo Século.
Retrato de Tomás Antônio Gonzaga

Feliz e Sábia a iniciativa de celebrarmos os dois séculos sem Tomás Antônio Gonzaga, determinada por decreto do Sereníssimo Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva.
De todos os mártires da gloriosa Conjuração Mineira, sempre conferi uma especial atenção para o brilhante orador e poeta Tomaz Antônio Gonzaga, porque este viveu uma das dores mais profundas que um ser humano poderia sentir: a violenta separação de seu grande amor, sua noiva
Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão, a pastora Marília, musa inspiradora de suas liras poéticas, editadas no livro “Marília de Dirceu”, onde ele recorre a dois pseudônimos para designar Dorotéia e Gonzaga, preservando assim ambas as reputações.
Nascido a 11 de agosto de 1744, na cidade do Porto, em Portugal, Gonzaga tornou-se órfão com menos de um ano de idade. Sua mãe portuguesa, Tomásia Isabel Clark, deixou viúvo o brasileiro João Bernardo Gonzaga, magistrado.
Em 1751, o menino Gonzaga mudou-se para Pernambuco, depois para a
Bahia, vindo a estudar no Colégio dos Jesuítas. Ainda adolescente, retornou a Portugal para completar os estudos, matriculando-se na Universidade de Coimbra, onde concluiu o curso de direito aos 24 anos.
Formado, candidatou-se a uma cadeira na Universidade de Coimbra, elaborando a tese "Tratado de Direito Natural".
Tomás Antônio Gonzaga voltou ao Brasil em 1782 trazendo na bagagem uma biblioteca com 90 livros. Nesse mesmo ano foi indicado para ocupar o cargo de Ouvidor Geral na comarca de Vila Rica (atual Ouro Preto), onde escreveu as Cartas Chilenas, um conjunto de 13 cartas num tom satírico que circulou anonimamente em Vila Rica, entre 1787 e 1788. Nelas, “Critilo”, pseudônimo de Gonzaga, denunciava as irregularidades do então governador, Luís da Cunha Menezes, seu adversário político, retratado na obra como o governador da capitania geral do Chile chamado de Fanfarrão Minésio.

(...) Findou-se, Doroteu, a longa história :
Da entrada deste chefe, agora vamos,
Que é tempo, descansar um breve instante.
Nas outras contarei, prezado amigo,
Os fatos, que ele obrou no seu governo,
Se acaso os justos céus quiserem dar-me.
Para tanto escrever, papel e tempo.

(...) Pretende, Doroteu, o nosso chefe
Mostrar um grande zelo nas cobranças
Do imenso cabedal que todo o povo,
Aos cofres do monarca, está devendo.
Envia bons soldados às comarcas,
E manda-lhes que cobrem, ou metam,
A quantos não pagarem nas cadeias.

Entraram, nas comarcas, os soldados,
E entraram a gemer os tristes povos.
Uns tiram os brinquinhos das orelhas
Das filhas e mulheres; outros vendem
As escravas, já velhas, que os criaram,
Por menos duas partes do seu preço.
(CRITILO, Cartas Chilenas.)
A esse tempo, Gonzaga torna-se amigo do também advogado e poeta Cláudio Manuel da Costa e se apaixona por Dorotéia (1767-1853). Mas a torrente do destino o leva a se envolver na revolta reinante na província mineira contra a Metrópole, que vai desaguar na “Inconfidência” Mineira.

A “Inconfidência Mineira”
Preferimos chamar Conjuração Mineira, porque Inconfidência foi uma maneira pejorativa pela qual Portugal procurou tratar esse importante movimento conspiratório, ocorrido em 1789, cuja motivação imediata consistia no descontentamento gerado pela forma insuportável com que Portugal explorava as minas de ouro daquela região. O Brasil não tinha uma Constituição nem o direito de desenvolver indústrias em seu território.
Ao fundo, em destaque, o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, atual Museu da Inconfidência.
Não se pode omitir que a Conjuração Mineira foi arquitetada pelas elites de Vila Rica, composta de ricos e intelectuais que haviam estudado na Europa e voltavam ao Brasil com influências do pensamento dos iluministas franceses (Rousseau, Montesquieu, Voltaire e Diderot), cujos ideais impulsionaram a independência dos Estados Unidos (1776) e, 13 anos depois, a Revolução Francesa e a própria rebelião de Minas.
Os sistemas de colonização das Américas, governados pelas monarquias absolutistas de nações europeias, davam mostras de saturação e insustentabilidade já a partir da proclamação da independência dos Estados Unidos.
O motivo imediato da revolta residia no desejo de os mineiros se libertarem da cobrança, por Portugal, de tributos, estipulados em um quinto em ouro supostamente produzido pela capitania, cujos atrasados seriam arrancados através de uma violenta e humilhante derrama já anunciada pela Coroa.
Os planos dos revoltosos eram libertar o Brasil de Portugal, instituindo um governo republicano com capital em São João Del Rei.
Seria adotada uma nova bandeira, que teria um triângulo no centro com a frase latina: Libertas Quae Sera Tamem (Liberdade, ainda que Tardia), figura incorporada pela atual bandeira mineira.
As demais metas do movimento eram: desenvolver indústrias no país; criar uma Universidade em Vila Rica (a primeira no Brasil); instituir o serviço militar obrigatório; incentivar a natalidade (preocupação com o povoamento), oferecendo pensões para as mães com muitos filhos; dentre outras iniciativas.
Não havia entre os conjurados a intenção de acabar com a escravidão.
Seu primeiro presidente seria, durante três anos,
Tomás Antônio Gonzaga, nosso homenageado, após os quais haveria eleições.
Os outros destacados revoltosos foram
Cláudio Manuel da Costa, os coronéis Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, os padres José da Silva e Oliveira Rolim e Carlos Corrêa de Toledo, o cônego Luís Vieira da Silva, o sargento-mor Luís Vaz de Toledo Pisa, o minerador Inácio José de Alvarenga Peixoto e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de "Tiradentes", o mais exacerbado do movimento.
Na organização da Conjuração Mineira, é imprescindível citar a liderança dos maçons Domingos Vidal Barbosa, José Joaquim da Maia e José Álvares Maciel, iniciados na maçonaria europeia. José Álvares Maciel é considerado por muitos pesquisadores como o autor intelectual da Conjuração Mineira.
Naquela época, a maçonaria, pelo fato de seus membros pensarem criticamente, não era admitida em território brasileiro, assim como na Metrópole.
Conforme escreveu Nêodo Ambrósio de Castro:
(...) As lojas maçônicas eram proibidas de funcionar e seus membros perseguidos e presos pelo crime de pertencerem a tal ordem. Já naquela época existia o jeito brasileiro de resolver as coisas, ou seja jeito de dar legalidade à coisas proibidas.
Partindo de Tomás Antônio Gonzaga e José Álvares Maciel, as iniciativas para arregimentação de adeptos à causa, contou com a fundação de Lojas em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, onde se faziam reuniões e traçavam-se planos para a rebelião. Naturalmente essas lojas, apesar de reunir somente maçons não tinham título de Lojas Maçônicas. Eram sociedades Literárias. Academias, Aerópagos e Arcádias Literárias.
No livro do historiador Antonio Augusto de Aguiar - A Vida do Marques de Barbacena - página 7, destacamos:
(...) organizou Álvares Maciel sociedades em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, com intuito de, por meio delas, fazer a propaganda das ideias e preparar elementos, que na hora oportuna, fizessem a revolução".
Também é preciosa a narrativa do historiador Gustavo Barroso em uma das suas obras:
(...) Em Vila Rica, sede do governo da capitania, havia uma roda de homens cultos, participantes de uma arcádia literária, a qual facilmente se tornaria o centro diretor de qualquer momento de ideias a se objetivar em ação. Tornou-se, com efeito, e envolto em tanto mistério, que mal sabiam os conjurados do que nele se tratava, nem ao certo as pessoas de que se compunha.
A verdade é que os revoltosos não dispunham de tropas nem de armas para conquistar o poder. Também não contavam com a participação do povo. As camadas mais baixas não participaram até porque a revolução não visava a acabar com a opressão social interna que explorava a maioria do povo. Toda conspiração foi tratada de maneira silenciosa.
Abstraindo os erros na preparação do movimento, precisamos ressaltar que aquela rebelião constituiu o início do processo de independência do Brasil.
A Conjuração devia acontecer quando fosse anunciada entre os revoltosos a seguinte senha: "Hoje é dia do batizado".
Desgraçadamente, entre os conjurados havia traidores. O pior deles: o coronel Joaquim Silvério dos Reis, português e minerador, cujo prêmio pela delação consistiu no perdão da enorme dívida que ele tinha para com a Coroa.


Leitura da sentença dos inconfidentes
Foram presos, processados, julgados e condenados pela Conjuração Mineira 34 participantes, sendo cinco padres. 11 deles receberam sentença de morte, mas D. Maria I, rainha de Portugal, modificou a pena para degredo perpétuo em outras colônias portuguesas na África. Só Tiradentes teve sua pena de morte mantida, cuja glória maior foi ter reafirmado suas convicções e assumido toda a culpa pelo movimento, livrando assim todos os seus companheiros, como se pode verificar nas atas do processo.
Tiradentes foi condenado à morte pela forca e assim executado no Campo de São Domingos, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792. Após o enforcamento, teve o seu corpo esquartejado e exposto à execração pública nas ruas de Vila Rica, em Minas

Tiradentes esquartejado. Pedro Américo 1893
Gerais. Por tudo aqui narrado e por sua heróica declaração: "SE DEZ VIDAS EU TIVESSE, DEZ VIDAS EU DARIA PELO BRASIL", nada mais justo que considerar Joaquim José da Silva Xavier o maior herói nacional.
Voltando ao nosso homenageado.
Faltando apenas um mês para o seu casamento, marcado para maio de 1789, com a jovem Dorotéia, de origem rica, 23 anos mais nova do que ele, Gonzaga foi levado preso, acusado de ser um dos chefes da Conjuração Mineira e levado para a Fortaleza da
Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Foi condenado, em um dos processos que respondeu, a ter todos os seus bens confiscados e a cumprir inicialmente uma pena de três anos.
Posteriormente, a condenação de Tomás Antônio Gonzaga foi convertida em degredo perpétuo na África. Partiu para Moçambique em 1792.
No desterro, Gonzaga hospeda-se em casa de abastado comerciante de escravos, Alexandre Roberto Mascarenhas, que intercedeu para reduzir sua pena de degredo perpétuo para 10 anos. Mascarenhas também agiu para nomeá-lo Juiz de Alfândega, procurador da Coroa e Fazenda. Um ano depois, Gonzaga veio a se casar com sua filha de 18 anos,
Juliana de Sousa Mascarenhas, analfabeta, com quem teve um casal de filhos. Em Moçambique viveu como rico e prestigiado, durante quinze anos, até morrer em 1810, acometido por uma grave doença que o deixou totalmente demente. Gonzaga passou seus últimos de vida curtindo uma paixão recolhida por Dorotéia, narrada em sua obra “Marília de Dirceu”.
Tomás Antônio Gonzaga nos legou as obras literárias “
Tratado de Direito Natural”, “Marília de Dirceu”, com mais de 65 liras poéticas, e “Cartas Chilenas”. Ocupou a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.
Castro Alves escreveu em sua homenagem a peça teatral “Gonzaga: A Revolução de Minas”, apresentada nas cidades de Salvador São Paulo, que mereceu de Machado de Assis uma crítica literária extremamente positiva.
Os dois maiores sonhos dos inconfidentes se realizaram: a nossa independência foi declarada em 7 de setembro 1822 e o da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889.
Como escreveu Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
Maria Dorotéia morreu solteira aos 90 anos. Há registros pouco comprovados de que ela teria tido um filho em 1794 com Manuel Teixeira de Queiroga, rendeiro e arrematante de contrato, batizado de Anacleto Teixeira de Queiroga, que chegou a se formar em medicina no Rio de Janeiro.
Dorotéia somente soube do casamento de Gonzaga em Moçambique alguns anos depois. Todavia, leu as declarações do eterno e indestrutível amor de seu enamorado, a “Marília” cantada nas liras poéticas de “Dirceu”.
Lira IV
Mal vi o teu rosto,
O sangue gelou-se,
A língua prendeu-se,
Tremi, e mudou-se
Das faces a cor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.
(...)
Se alguém te louvava,
De gosto me enchia;
Mas sempre o ciúme
No rosto acendia
Um vivo calor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Se estavas alegre,
Dirceu se alegrava;
Se estavas sentida,
Dirceu suspirava
À força da dor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.
Gonzaga e Dorotéia, dois divinos amores que nunca se reencontraram, ou melhor, que só se entrelaçaram na memória, no sonho, no pensamento e no espírito que nenhum tirano poderia apagar.
Referências Bibliográficas:
ALVES, Castro, Obra Completa, Rio de Janeiro, Editora José Aguiar Ltda., 1960.
Wikipédia, a enciclopédia livre
GONZAGA, Tomaz Antônio, Literatura Comentada, São Paulo, Abril Educação, 1980.
AQUINO, Rubin, Liberdade, Nem Pensar!, O Livro das Conjurações, Rio de Janeiro, Editora Record, 2001.
Fontes consultadas:
www.geocities.com
http://www.passei.com.br/tc2000/historia1/h10f.pdf
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080427065428AAecDQb
http://tuia.com.br/Lutas_Brasileiras/inconfid.htm
http://www.ouropreto-ourtoworld.jor.br/OPantigo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inconfidencia-mineira
Revista de História da Biblioteca Nacional, Número 19, Abril 2007.
*Francisco Soriano escreveu o livro e produziu o documentário
“A Grande Partida: Anos de Chumbo”. Mais sobre o autor, vide site: http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com.br/

Marcadores: , , ,

145 Comentários:

Às 19/5/10 08:58 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!!!
Tio querido, parabéns e agradeço de coração por vir enriquecer nosso blog com essa relevante obra.
Estamos aqui na luta companheiros e Companheiras...rsrsr!!!
Abçs.

 
Às 19/5/10 12:12 , Anonymous ÂnimA disse...

oi MNC,tá postado.hehe

Ana Paula, essa reportagem (não sei pqe,rs) me lembrou você.

sjobs@apple.com
18 de maio de 2010| 21h32|
Por Rafael Cabral


Cuidado: se você mandar um e-mail para o Steve Jobs ( sjobs at apple.com), é bem capaz que ele responda – e nem sempre ele é bem educado ou político. O jornalista Ryan Tate, do Valleywag, aprendeu isso depois de mandar uma mensagem para o fundador da Apple no fim da noite de sexta-feira, reclamando do sistema fechado do iPad, e ser fuzilado com respostas como “E você, o que você criou de bom? Você criou algo ou só critica o trabalho dos outros e diminui suas motivações?”.

Tudo começou depois que o jornalista viu um anúncio chamando o tablet da Apple de “revolucionário”. Ele não aguentou e escreveu:

“Se Bob Dylan estivesse fazendo 20 anos hoje, o que ele acharia da sua empresa? Ele acharia que o iPad tem algo a ver com “revolução”? As revoluções têm a ver com ser livre”.

Duas horas e meia depois, Jobs respondeu:

Sim, ser livre de programas que roubam seus dados pessoais. Ser livre de programas que detonam sua bateria. Ser livre da pornografia. Sim, ser livre. Os tempos estão mudando, e alguns caras tradicionais do mundo PC sentem que o mundo deles está sumindo. Está mesmo.

Tate então reclamou da briga da contra a Adobe, da política antipornografia da App Store e, novamente, do sistema fechado do iPad: “Quer saber? Não quero me ver ‘livre’ da pornografia. E até minha esposa concorda com isso”, disse. Incansável, Jobs retrucou novamente: “Se você tem filhos, deveria se preocupar em se ver livre da pornografia”.

Com Tate subindo o tom e não dando o mínimo sinal de que concordaria ou ao menos aceitaria os argumentos do CEO da Apple, Jobs tentou acalmar a discussão:

Por que você está tão bravo por causa de um assunto técnico como esse? Isso não diz respeito à liberdade, mas sim sobre a Apple tentar fazer o melhor para seus usuários. Clientes, desenvolvedores e editoras podem fazer o que bem entenderem – eles não têm que comprar ou desenvolver ou publicar no iPad se não quiserem.

E veio mais uma resposta, mais uma vez repetindo que não, não era um problema técnico. Steve não aguentou e deu sua cartada final.

Estamos tentando de tudo para concretizar (e preservar) a experiência de uso que imaginamos. Você pode até discordar, mas nossa intenção é pura. E aliás, o que você fez que é tão maravilhoso? Você criou algo ou só critica o trabalho dos outros e diminui suas motivações?

Sem mais réplicas, o bate boca acabou às 2h20 da manhã.

http://blogs.estadao.com.br/link/sjobsapple-com/

ah, Ana Paula,obrigada pelo 'frotinha'. rsrs

 
Às 19/5/10 13:14 , Blogger Revistacidadesol disse...

Ah, adoro vir aqui, quanta novidade! Custo a acompanhar!

 
Às 19/5/10 13:34 , Blogger Revistacidadesol disse...

Ah, MNC, te contar um causo.

Tenho uma tia em Curitiba que fala "léite quénte para curar dor de dénte", como é a acentuação com o sotaque de lá.

Ela veio a Bom Despacho e perguntaram se ela era daqui. Ela respondeu: "não, minha mãe veio aqui só para mé ter".

 
Às 19/5/10 15:51 , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 19/5/10 15:57 , Blogger Unknown disse...

Caro Tio Francisco,
Muito válido seu empenho em trazer a nós este minuncioso estudo, com seu inconfundível "toque de mão", esse relevante personagem da história do Brasil em seu bi-centenário de morte.
Abraços a todos e um especial ao senhor.

 
Às 19/5/10 16:49 , Blogger Ana Paula disse...

Boa tarde,

MNC, que desbunde esse post! Nossa, Sr. Francisco, parabéns pelo excelente texto! A história do Brasil merece uma colaboração dessa ordem, é muita riqueza associada: conspiradores, poetas, intelectuais e ainda, releituras de outros grandes intelectuais (Castro e Machado) acerca dos acontecimentos.
Suspirei!
Esse texto me lembrou as visitas que fiz na rota do ouro (não sei se escreve assim): Tiradentes, Ouro Preto, São João del Rey, etc. É uma coisa incrível, é magia.
É tão impressionante, que já vi ateu sentir Deus quando entra nas Igrejas dessa parte de Minas.
E o Pelé disse uma vez: "Já conheci o mundo todo, agora só falta Ouro Preto".
Dá pra sentir os pedacinhos da conspiração, o povo, a arte do Aleijadinho, a formação das cidades em torno desses comerciantes, intelectuais, escravos e gente comum.
É maravilhoso.
E essa bandeira, vou confessar, enche meu coraçãozinho de orgulho... Ela é tão... Tão birrenta! Depois dela, só o "Nego" mesmo, da Paraíba.
Lindo, lindo, lindo...
Inspirei, tô bobona!
Beijos

 
Às 19/5/10 16:50 , Blogger Ana Paula disse...

...E, como não pode deixar de faltar, né...

O traidor TINHA QUE SER UM MILICO!

 
Às 19/5/10 16:54 , Blogger Ana Paula disse...

Gente,

Eu não sei se vocês sabem (ou se já falei), mas o mestre Aleijadinho, como o nosso Pastor-Poeta em suas Cartas Chilenas, também gostava de sacanear o governo local.
Muito requisitado na época (apesar da lepra), ele sempre esculpia a cara dos seus inimigos nos malvados da Bíblica e causava MUITO esculpindo o rosto de suas amadas (geralmente prostitutas) nas heroínas, em especial, Maria (a mãe).
Fofocas da Dona Cotinha da época! :D
Pense no alvoroço que deve ter causado...

 
Às 19/5/10 16:59 , Blogger Ana Paula disse...

Oi ÂnimÂ,

Obrigada por se lembrar de mim, mesmo não sabendo porquê, rsrsrs. Acho que foi a minha empolgação com o Jobs. Eu sou fã mermo!
Rachei de rir, é a cara dele ficar batendo boca com jornalista. Ele é muito egocêntrico, não gosta de ser criticado.
Tem uma estória dele medonha, que aliás, é verdade: na primeira fase de ouro da Apple, ele colocou dois times para desenvolver dois produtos diferentes. E não bastando a pressão sobre qual time faria coisa melhor, ele ainda colocavam os dois para brigar!
Olha que imbecil!
Mas eu dou razão sobre um argumento: quem não sabe fazer nada vira crítico. Ô porcaria de profissão improdutiva e destrutiva!
E se esse crítico não gosta que a Apple tenha código fechado sobre seus produtos e controle(ele citou a pornografia), pois que políticas de controle, pois que não compre e não encha o saco! Pô!
Né não?
Ah Steve, vem brigar comigo!

Abraços

 
Às 19/5/10 17:04 , Blogger Ana Paula disse...

MNC, minha jóia,

Mas pra você ver, né... Gonzaga AINDA é um homem do seu tempo, apesar de todo o brilho da sua inteligência e da sua arte.
Não contemplou a libertação dos escravos.
Ele queria uma elite livre. Ele era a elite.
Simples assim.
Outra: o sujeito que salvou ele da prisão perpétua ganhou um genro. Gonzaga não era um coitadinho, teve uma vida boa.
Acho que ele gostava, como todos os poetas, mais da idéia que da mulher. Mais da Marília que Dorotéia.
No fundo, fica o que importa:

""SE DEZ VIDAS EU TIVESSE, DEZ VIDAS EU DARIA PELO BRASIL".

Isso é coragem pra mais de séculos. A gente precisa contratar o Mel Gibson pra contar a história de Tiradentes. Quero saber de Daniel Filho fazendo novelinha com um trecho fenomenal desses!

 
Às 19/5/10 17:07 , Blogger Ana Paula disse...

QUE DELÍCIA! Ficar mais de duas horas em uma fila no posto de saúde, em um calor da GOTA, pra tomar a vacina da gripe que já peguei três vezes. BRASIl-SIL-SIL!

[prontoparei]

Overdose de napaula. Desculpa, MNC.

 
Às 19/5/10 18:02 , Blogger Ana Paula disse...

ÂnimÂ,

Meu comentário foi cheio de erros... Sorry.

 
Às 19/5/10 19:14 , Blogger mnc disse...

Olá Boa Noite! Me desculpem só agora dar as caras por aqui. Ai os ossos duros de roer do ofício....ops, sem mumuração.
Sei qu etá um rolando um monte de buxixos blogsfera afora, o RA sei lá das quantas de n sei que...melhor ler antes de comentar...rsrsr

 
Às 19/5/10 19:33 , Blogger mnc disse...

Oi...sumi um comente enorme antes de enviar...
Que coisa!!!
Ô Ana minha flor, é dose isto de fila, mas aposto qu e vc é daquelas que nem mnc, numa fila arruma logo uma colega p conversar p passar o tempo...rsrsr. Às vezes qudno estou mais introspectiva fico lndo abstraída, o saco é quando vc além de esperartem de colar osolhos naquele painel eletrônico das senhas...pode tomar pança e aí já era!!!

 
Às 19/5/10 19:41 , Blogger mnc disse...

Esquenta não Ana!
Bem Tristão e Isolda Dirceu/Marília.
O amor impossível, inatingível...Tristão entre 2 Isoldas a Isolda a Fada, a qu eele ama perdidamente e a que ele casa A Isolda DAs mãos brancas, a que borda, cuida da casa, lhe dá filhos...enfim.
A conversa no post anterior sobre a linha inteira/quebrada masc/fem,deu pano p manga, podia pegar ele lá e trazer p cá, impressionei com o tanto que vc abstraiu Aninha...interessante demias.
O ti é o cara...o car amai sGenerosa, zen, humano, bem-humorado, gentil, mediador de conflitos, inteligente. etc que conheço.
Dá uma conferida lá:

documentário
“A Grande Partida: Anos de Chumbo”. Mais sobre o autor, vide site: http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com.br/

Aguardando p quando der seu post.
Abçs querida!

 
Às 19/5/10 19:46 , Blogger mnc disse...

Ei ÂnimA querida tudo tranquilo, boa menina!!!
QUe máximo esses segredos de bastidores da dinâmica comportamental.
Falando nisto tá o maior buxixo na blogosfera, ainda não tive tempo de ir lá no RA...
Daqui a pouco volto p gente comentar a respeito, se vc pescar alguma coisa posta aqui p gente.
Bjs

 
Às 19/5/10 19:49 , Blogger mnc disse...

Putz que tb errei...o Tio é generoso...o cara é espadérriimo...só troquei o Gênero...rsrrsrs.
Pardom-me!

 
Às 19/5/10 19:56 , Blogger mnc disse...

Foi uma trama da vida real, muito punk...em plena inquisição recém-chegada ao Brasil, com uma dose forte de ambição afinal Ouro Preto era a galinha dos ovos de ouro de Portugal, sim tem vários elementos de viajar nas cenas.

Que legal Ana que vc conhece Ouro Preto, pode dizer Rota mas o povo fala mais Circuíto do Ouro...relamente a gente revive esse tempo...
As vezes queria contar uns cauzos aqui no blog, mas daí pode dar xabú...rsrsrrs.
Só se por: "Qualquer semelhança com personagens da vida real é mera coincidência...mas aí já viu né?"...

 
Às 19/5/10 19:57 , Blogger mnc disse...

relamente...realmente!!!

 
Às 19/5/10 20:07 , Blogger mnc disse...

Olá de novo!
5 comentários meus já postados desapareceram...
Putz!
ô Ana um camalhaço p vc outro p Ânma...mais comentários gerais...
È F.
Teste!

 
Às 19/5/10 20:08 , Blogger mnc disse...

Preciso dar um tepmpinho...volto já!

 
Às 19/5/10 20:13 , Blogger mnc disse...

UM sobre ser dose filas, outro paralelo Tristão/Isolda Dirceu/MArília e as 2 Isoldas a fada e a das Mãos Brancas...

 
Às 19/5/10 20:14 , Blogger mnc disse...

Será que temos aqui um moderador fantasma???
Eu Heim!!!

 
Às 19/5/10 20:23 , Blogger Ana Paula disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 19/5/10 20:26 , Blogger Ana Paula disse...

Queridos,

Na maior mobilização realizada no Brasil via internê, conseguimos! É imperfeito? É. Mas agora é com o presidente:

Congresso em Foco - Senado Aprova Projeto Ficha Limpa

"(...)Por 76 votos a zero, senadores aprovam o projeto que proíbe a candidatura de quem tem condenação na Justiça. Matéria, agora, só depende da aprovação do presidente Lula."

E ele que se atreva!

 
Às 19/5/10 20:27 , Blogger mnc disse...

Ana minha flor, tentando de novo...
Esquenta não, esse espaço é seu tb.
Deu pano p manga no post anterior no final, a simbologia do I Ching linha quebrada/linha inteira fem/masc...
Sumiu mais um comentário já postado.
è vou ter que rastrear isto...
Desculpem ai pessoal.
Providências a tomar.

 
Às 19/5/10 20:38 , Anonymous mnc disse...

Ô seu Hacker de merda vou rastrear vc e te caçar, já alterei minhas senhas e telefonei p um caça Hacker que vai p localizar vc, se prepare que onde vc tiver vai receber uma blitz ai.
Vc se acha esperto?
Não perca por esperar!!!

Gente, meus comentários estão todos sumindo depois de publicados, isto significa que algum hacker principiante que pensa qua não pode ser flagrado, está invdindo o painel do blog.

 
Às 19/5/10 20:56 , Blogger mnc disse...

Mais uma vez mil desculpas mas com gente desta laia, não se pode ser boazinha não!
Se vcs virem agora tem 28 comentários dos simplesmente foram apagados...
Coisa que só que tem as senhas de painle podem fazer...
Concuindo: esse alguém n sou eu, então alguém está invadondo o painel do blog!!!

 
Às 19/5/10 20:57 , Blogger Ana Paula disse...

MNC,

O meu último sumiu também...
Muda a sua senha AGORA! Gmail e derivados (blogger, etc).

Beijos

 
Às 19/5/10 20:58 , Blogger Ana Paula disse...

Opa, você já mudou as senhas... Vou mudar as minhas.

 
Às 19/5/10 21:03 , Anonymous Ana Paula disse...

...Meus últimos comments também sumiram. Testando sem estar logada, vendo se funciona.

 
Às 19/5/10 21:07 , Anonymous Ana Paula disse...

...Acho que o Blogger/Gmail está com problemas em geral. Para comentar, podemos tentar usando anônimo ou definindo um nome, MAS SEM EFETUAR LOGIN (até onde eu percebi).
Se for isso, então atacaram os servidores do GMAIL, aí ferrou...

 
Às 19/5/10 21:07 , Anonymous mnc disse...

Preciso desconestar,
Amanhã a gente volta e tenta recomentar tudo de novo.
Mil descuçpas mas com gente dessa laia não se pode ser complacente.
Caso algum comentário seu tb tenha sido "apagado", por favor me reportem.
Até amanhã.
Deus conosco universo a favor.
Abçs!

 
Às 19/5/10 21:09 , Anonymous mnc disse...

Ei Ana!
Parece que sem estar logada vai...
Muito estranho né?

 
Às 19/5/10 21:10 , Anonymous mnc disse...

Ana nos outros blogs blogger tá dando isto?

 
Às 19/5/10 21:15 , Anonymous Ana Paula disse...

Está sim, MNC! Nosso colega está reclamando que nem ele mesmo está conseguindo postar um comentário.
Já aconteceu antes.

 
Às 19/5/10 21:17 , Anonymous mnc disse...

Qual colega Aninha?

 
Às 19/5/10 21:17 , Anonymous Ana Paula disse...

Outra coisa, um erro mais comum: se postar um comentário e der a mensagem "seu comentário foi publicado" mas ele não aparecer, não adianta dar refresh no browser, tem que fechar e abrir outro.

 
Às 19/5/10 21:19 , Anonymous Ana Paula disse...

O colega de caninos afiados de direita, MNC! :D

 
Às 19/5/10 21:20 , Anonymous mnc disse...

Sim ou f5...
Menina agora que reparei que colega é.
Estranho!

 
Às 19/5/10 21:22 , Anonymous mnc disse...

Ai Ana...rsrrs.
Afiádíssinmos.
Vc é uma figura!!!

 
Às 19/5/10 21:30 , Anonymous mnc disse...

Ana 21:07 mnc 21:07...que sincrônico não?
Fiquei boba de ler, pensamos juntas...rsrsr.

 
Às 19/5/10 21:35 , Anonymous Ana Paula disse...

Totally! :D

 
Às 19/5/10 21:37 , Anonymous mnc disse...

O Tio é uma pessoa rara, O cara!
Pense numa pessoa humana, totalmente zen, simples, bem humorado, interdidor de conflitos, buena onda.
Completamente envolvido com sua missão de fazer um mundo melhor.
Leonino sol que brilha p todos.
Uma pessoa linda!
Dá uma conferida:

*Francisco Soriano escreveu o livro e produziu o documentário
“A Grande Partida: Anos de Chumbo”. Mais sobre o autor, vide site:

http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com.br/

 
Às 19/5/10 21:47 , Anonymous Ana Paula disse...

MNC minha jóia,

Confere o link, não foi até o seu tio...
:( A gente quer conhecer!

Ah!
O Projeto Ficha Limpa foi aprovado no Senado! Agora só falta o Lulex...

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=32978

Beijos!

 
Às 19/5/10 21:49 , Anonymous mnc disse...

http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com/

teste p linkar o site, pois no post nem acima está.
Pelo google vai.
Amanhã vejo isto melhor.
Abçs!!!

 
Às 19/5/10 21:54 , Anonymous mnc disse...

Ana acho que vc tb tem um cristal tépático aí sintonizado na faixa daqui...rsrrs.
Fui testar o link e reparei...já ia indo doom o rmir...mas ai deu um click...
É colega não espalha se não vão pegar a gene pfazer experiência para-psicológicas...rsrsr.
São PauloX Meu Cruzeiro, disputa valendo classificação na Libertadores, um bom de jogo.
Gosto tb de 1 contra 100...
Porra véio Cléber expulso em nem 2 minutos de jogo...
Lance era p amarelo Juíz L;

 
Às 19/5/10 22:19 , Anonymous mnc disse...

O SP faz um gol e os atleticanos soltam foguetes...rsrsr.
A tristeza de uns é alegria p outros.
Haja fair play...já começaram na trapaça, explulsando injustamente o pobre do Cleber...
Até amanhã e boa noite a todos.
CÂmbio desligando.

 
Às 20/5/10 06:33 , Anonymous mnc disse...

Olá Bom dia comunidade!!!
Os comentários meus qu esumiram forma replubicados...n reparem a bagunça redundante que virou os comentes da mnc.
Cada uma, mais esta agora p dechavar.
Mas vamos tocar o barco.
Abçs!!!

 
Às 20/5/10 06:39 , Blogger mnc disse...

Olá bom dia!!!
teste.

 
Às 20/5/10 07:34 , Anonymous ÂnimA disse...

boooom diaaa!

pois é MNC!alegria de uns,tristeza de outros.eu torci tanto pro Santos(contra o grêmio)como pro SP(contra o cruzeiro).na verdade sou palmeirense,mas meu time...aaaah Beluzzo,pede pra sair pelamordedeus.sua gestão tá um verdadeiro filme de horrores,oh nobre economista!

 
Às 20/5/10 07:40 , Anonymous ÂnimA disse...

bem,agora comentar o magnífico post!

MNC,percebo que a família é 'do balacobaco'.parabéns viu!


mta coisa aí eu não sabia.agora sim parece uma história verídica,não aquelas contadas nas escolas(claro que mais adulta fui percebendo o engodo).mas a forma como foi contada é super didática,fácil assimilação e muuuuuuito bonita.essa gente mineira é valente mesmo.

só agradecimentos e vou repassar pros novos membros da família saber como realmente ocorreram os fatos.

bjo gde

 
Às 20/5/10 07:47 , Anonymous ÂnimA disse...

ops,voltei pra comentar do ficha limpa

a Ana Paula citou ontem e vi na home de um certo portal

Senado aprova projeto Ficha Limpa, mas norma pode não valer este ano
20 de maio de 2010 | 0h 00


O Ficha Limpa diz que os políticos condenados por tribunais colegiados - quando a sentença é decidida por mais de um juiz - não podem se candidatar. A lei também aumenta de três para oito anos o período de "abstinência eleitoral" compulsória, isto é, o tempo que o político ficará sem poder concorrer quando for condenado pelo Judiciário.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agora 15 dias para sancionar o Ficha Limpa. Caberá à Justiça, porém, definir quando a legislação começa a valer: se nas eleições de outubro deste ano ou somente para o pleito municipal de 2012. O PSDB já protocolou uma consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arguindo sobre o início da vigência da nova lei.

A jurisprudência atual indica que dificilmente o Ficha Limpa entra em vigor neste ano. Há dúvidas sobre se a nova lei pode ou não ser considerada uma mudança nas regras do jogo para a disputa de outubro próximo - o que iria contra o principio da "anualidade eleitoral". Para evitar modificações feitas à última hora ou casuísticas, o artigo 16 da Constituição diz que essas mudanças "não se aplicam à eleição que ocorra até um ano da data da sua vigência".

Além disso, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em agosto de 2008, que candidaturas de políticos que respondem a processos judiciais não podem ser barradas até que ocorra o trânsito em julgado, isto é, se esgotem todas as possibilidades de recurso.

A decisão foi pelo placar de 9 votos a 2, no julgamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O relator foi o ministro Celso de Mello.

Acordo. A votação rápida foi possível graças a um acordo firmado entre governo e oposição. Por esse acordo, o projeto, que chegou na semana passada ao Senado, após permanecer sete meses na Câmara, a oposição concordou em definir um calendário de votação de três dos quatro projetos do marco regulatório do pré-sal até meados de junho.

"É o constrangimento ético funcionando. Se não tivesse tido mobilização da sociedade, esse projeto não seria votado tão rápido. Na Câmara, ele ficou 222 dias para ser votado", disse a senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência, que suspendeu sua licença e voltou ao Senado apenas para votar o Ficha Limpa.

Enviado na semana passada ao Senado, o projeto foi votado ontem pela manhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A maioria dos senadores argumentou que a proposta precisava ser melhorada e receber emendas. Eles não alteraram, no entanto, o projeto para que ele não precisasse voltar à Câmara e, com isso, aumentasse a polêmica sobre a validade para as eleições deste ano. A meta é fazer com que a nova lei seja sancionada antes do dia 10 de junho, quando começam as convenções partidárias para escolher os candidatos às eleições de outubro.

"Esse projeto está longe de ser o que queremos. Mas vamos votá-lo sem modificações para que possa valer logo", disse Pedro Simon (PMDB-RS).

Cronograma. Pelo acordo firmado ontem entre governo e oposição para votar o Ficha Limpa, apenas o projeto que trata da distribuição dos royalties do pré-sal será apreciado depois das eleições de outubro. O cronograma estabelecido prevê a votação dos projetos do novo petróleo em três datas: dia 8, 9 e 16 de junho.

O objetivo é votar no dia 8 o projeto que institui o Fundo Social do pré-sal. O segundo projeto a ser votado é o que trata da capitalização da Petrobrás. No dia 16 deve ser votada a proposta que cria a Petrosal.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100520/not_imp554189,0.php

 
Às 20/5/10 07:50 , Blogger mnc disse...

O Soriano, deve aparecer por aqui p retornar ele mesmo o feed-back.
Muito ocupado com centenas de causas está engajado.
Passei um e-mail p ele, lembrando que o post está publicado...ainda mais meio de semana, deveria ter publicado no fim de semana...esqueci desse detalhe.

 
Às 20/5/10 08:05 , Blogger mnc disse...

ÂnimA queridíssima,
Impossível vencer no Morumbi lotado, com um jogador a menos injustamente expulso, era lance p cartão amarelo...
O Zeiro até que foi vlente, 2 a 0, o teh game is over na libertadores p nóis...
Acho que o tec do Cruzeiro vai p o Palmeiras, é um timaço, de tradição, só tá numa fase ruím, mas com certeza o verdão vai dar a volta por cima.
O lance do ficha limpa é que tem umas brechas massa de manobras jurídicas naquele mar de sintaxes...
È uma alegria imensa dividir o Tio com vcs, realmente o consedero um mentor em que me espelhei.
Dá um pulo lá no site dele p vc conhecê-lo via vídeo e obra:

http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com/

Abçs e muito obrigada pelas palavras sempre carinhosas de vc que já considero irmanzinha, como Ana e Cindy.
Um quarteto do balacobaco, rsrrsrs.
A 4 Valquírias como disse o sumido Sírius...depois daquele by nigth de sex-feira...rsrrsrs.

 
Às 20/5/10 08:26 , Blogger mnc disse...

Contar p cês news do meu adorável petizinho recém adotado...
Ele é o cara!!!
Estou adestrando, mas ele tb se auto-adesta.
DEscobri que quando bato o pé no chão uma vez ele corre até a varanda e volta, agora se bato mais de 2 vezes ele dispara numa corrida numa volta completa ao redor da casa . Quando quer comer me mostra a patinha da frente.
Só falta fazer o número 2 no jornal.
Quanto a um nome p ele, cada um tem um...
Eu o chamo de Tiquim, Tupy, Xamã, neném...rsrrs
Oda de Tininha o nome da outra cadelinha que faleceu...ele é macho!!!
Dinha vizinha que dá insulina na MAma de Totó.
O Samuca o chama de Tob, Matheus de Bob e Jujú de nada mas brinca bastante com ele.
Ele atende a todos...
Temos que firmar um nome p bichinho, antes que entre em crise de identidade.
Uma coisa concordamos ele é uma gracinha de au-au.

 
Às 20/5/10 08:28 , Blogger mnc disse...

Sintam-se sempre em casa... indo cuidar dos afazeres.
Um dia abençoado e cheio de novas possibilidades.
Abraços!!!

 
Às 20/5/10 14:12 , Anonymous ÂnimA disse...

"Temos que firmar um nome p bichinho, antes que entre em crise de identidade." (MNC)

hahaha.você é uma figura MNC!

tadinho do doguinho,mas pelo que você conta,ele deve ser um fofo mesmo!
------------//-------------
qto ao jogo...concordo que foi mesmo injusto.eu detesto qdo ganha c/ajuda do juiz.mas segundo meu irmão,esse mesmo juiz fez o mesmo com o SP em 2006 contra o inter de poa(expulsou um jogador do SP no início do jogo usando o mesmo critério de ontem),entonces...
detalhe:meu irmão(e todo resto da família)torce pro SP.

MNC,falando em futebol, dias atrás disse que um membro da família iria comentar no blog qdo começasse a copa.e aí vai mesmo?
eu até gosto,mas não entendo mta coisa não,assisto só o globoesporte e basta.ás vezes,assisto jogos.ontem mesmo não assisti nada não,só leio no dia seguinte quem ganhou,etc e tal.não tenho a menor paciência pra ver bola pra cá e pra lá.acho um porre(rs,engraçado né?).então tudo isso pra 'dizer' que copa do mundo assisto praticamente tudo que posso.
ah,outra curiosidade:esse ano tô torcendo pro santos porque tem uns jogadores que são demaaaaais.então tô achando que vou torcer pra argentina porque o Messi é demaaaaais,hahaha(quem mandou o Dunga não levar o Ganso??!!).gosto de ver jogo bonito e caso o time brasileiro apresente um futebol vistoso,tô torcendo,caso contrário vou de argentina mesmo.(não me atirem pedras,rsrs)

bjo

 
Às 20/5/10 16:18 , Blogger mnc disse...

Ei ÂnimA querida!!!
Um petizinho é tudo de bom.
Pensando em fazer uma coleirinha designer exculsivo p ele, um plaquinha de prata com seu nome escrito com couro e olho de tigre, seu dorso é ingualzinho a pedra, depoi qu esonhar um nome p ele, como fazem os xamãs....rsrrsrs.
Vou tirar umas fotos dele e por no FB, depois.
Seus Manos São Paulinos, claro que eles vão puxar a brasa p eles uai!!!rsrrs.
O comentarista da copa que pensei em contratar é o Samuca meu neto de 10 anos, impressionante como ele entende de copas, história de todas as copas a escalação do Dunga fez uma lista p mim completa com as posições de cada um e times que jogam. Menina tem uns times da Grécia e Turquia, de nome pior que o vulcão da Islândia.
Esta lista o manteve ocupado sem fazer arte por um bom tempo, eita menino arteiro!
As vezes vem p cá e fica pesquisando na web a copa de 70, dai me faz perguntas, tinha a idade dele em 70, na de 56 pergunta Oda e assim por diante...
Então pois n é mesmo? Atrás das bolas tem aquelas pernas maravilhosamente virís.
Vixe cd o seu recato mnc???
Abçs!

 
Às 20/5/10 16:18 , Anonymous Ana Paula disse...

Boa tarde!

Primeiro, vamos combinar uma coisa: em matéria de ducks, o Ganso é legal mas o Pato é um gaaaatooooo! :D
Pronto. Acabou minha colaboração sobre futebol, rsrsrs.

MNC minha jóia,

Coisa fofa seu vira-latinha! Tem que dar um nome pra ele mesmo, diferente dos cats os cachorrinhos atendem.
Sargento Laranjinha por exemplo, não dá a mínima pros 300 apelidos que tem: Dudu, Torangex, Laranjóvski, Gordelícia, Fofolicious, Jaca-Cat, etc etc.
Já os cachorrinhos... Tem essa diferença.
Enfim, a gratidão ao adotar, lembra que comentamos? Tudo de bom! Ele continua firme na sua convicção de que ninguém vai roubá-lo essa oportunidade! :D

Abraços!

 
Às 20/5/10 16:24 , Blogger Ana Paula disse...

Gente,

World cup chegando, propaganda hilária da Seara com os meninos Robinho, Neymar e Ganso dançando "Single Ladies" da Beyonça... Com a bola, é claro!

Robinho, Neymar & Ganso - Single Ladies - Seara Ad

Eu gosto da carinha que eles fazem!
:D

 
Às 20/5/10 16:26 , Blogger Ana Paula disse...

MNC minha jóia (parte II),

Estava pensando aqui (olha o perigo! :D), aqueles traços que representam o homem ---- e a mulher -- --, são os mesmo que aparecem na figura do I-Ching (e

Fiquei curiosa...

 
Às 20/5/10 16:29 , Blogger mnc disse...

O Samuca tb queria o menino Ganso, ele parece mesmo um ganso tão bonitinho!
Futebol arte é lindo de se ver é nossa marca registrada made in Brazil!!! Fractual, lúdico, dançado, surpresa...
Não aquela coisa sem ginga, fria, comedida, de táticas monótonas.
Gosto do espetáculo.
È a Pátria de Chuteiras de Nelson Rodrigues.
Vamos trazer esse caneco!
Amo o clima enfeitar a rua, bolão dos vizinhos, telão, vaquinha da cerveja o churrasco, confraternização....o goooollll, a vitória, quem não se entusiama numa hora destas né?

 
Às 20/5/10 16:38 , Blogger Ana Paula disse...

MNC Chèrie,

Achei o blog do seu tio. Não sabia que era um livro! Uau! E está rolando documentário, também, não é isso?

Incrível, só na biografia dele já dá para pensar muito... De economista a ativista político, torturado nos anos de chumbo, participa (você mencionou) de uma cambada de movimentos populares, em cunho de esquerda (graças a Deus: alguns socialistas são assim, ateus de Deus). Caracas.

Ele é impressionante mesmo! Quando eu ler um pouco mais eu comento. Achei o blog dele nesse endereço:

http://www.agrandepartidaanosdechumbo.com

E repito até virar mantra: tem gente que ainda tem coragem de chamar de ditabranda. Ninguém merece, viu.

Enfim, parabéns, a família brilha!

 
Às 20/5/10 16:41 , Blogger Ana Paula disse...

ÂnimÂaaaaaa diDEUS,

Se você torcer pra Argentina eu vou mandar o Dunga pra sua casa por um ano!!!!!

 
Às 20/5/10 16:44 , Blogger mnc disse...

Ei Ana nossa Flor do Cerrado!!!
Os xamãs denominam "Cerne Abstrato, histórias de feiticeiros, preceitos e experiências das etapas do cnhecimento que só podem ser explicados através de cauzos que se sucederam com eles...

Linha Interia...Linha quebrada...
Fomos no niver de Oda jantar, éramos em 11:
Oda, mnc, Brisa, sogra de Brisa, Jujú e Ana Clara.
Genrão, Théu, Samuca, Lucas.
O restaurante mudou de direção e n sabiámos...a comida péssima.
Nós mulheres reclamamos na hora e os homens ficaram...a qualquer comida é comida...na próxima vez a gente não vem aqui...todos os homens assim, dando boi p n entrar na confusão...
E nós mulheres businando, que horrível esta comida, assim n dá vamos reclamar, praticamente não conseguimos comer, até Clarinha de 5 anos sobrinha de Brisa ficou danada da vida...
Não deu outra chamamos o gerente e reclamamos, com muita educação, mas reclamamos caso contrário acho que iámos todas arder numa gastrite...ainda pedimos não um marmitex mas um saco plástico p levar a comida p Galinhas e nos certificarmos que aquela comida não ia voltar p a mesa de seu ninguém...
Os homens não perdem tempo com toda esta polêmica...O Samuca ainda tentou nos conter, poxa tudo vira bosta mesmo!!!
Sei lá se tem a ver...mas assim como reagimos...a dinâmica é diferente homem/mulher...opostos complementares.
Bjs!!!
Vc definiu super bem no post passado as linhas Aninha!

 
Às 20/5/10 17:00 , Blogger Ana Paula disse...

É MNC,

Homem só é valente quando mexe com a mãe ou pra bater na mulher. Arf, eu não entendo isso.
Como eles são submissos para o resto! Tá tudo bom, tá tudo bem, uma filinha de nada, um cabelo na pizza, um sapato com defeito, deixa pra lá...
Mulheres não deixam, é o valor não somente das coisas, mas a atribuição que você dá a elas, seu esforço e sua vontade.
Ah, lembrei: no carro também homem é muito valente!

Tenho um colega que diz: quando eu bebo eu fico bonito, alto, cheiroso, charmoso, forte, inteligente...

Por isso eu dou o maior valor nos homens feministas, esses caras que ficam nos observando com um orgulho calado, pronto pra descer o tabefe no primeiro engraçadinho que "crescer" pro nosso lado. A gente tem que colocar no colinho e dizer que tudo vai ficar bem, neném... :D

Né não?

 
Às 20/5/10 17:32 , Blogger mnc disse...

Ana esse é o ponto...
Eles descem logo a porrada ou não brigam, definem...sem o tal hiato no meio.
Nós queremos discutir a relação....eles não!
São papo reto, nós faemos as curvas no fluir nosso.
Menina falando em papo reto...extra! "Miss Curitiba por amor foi presa acusada de tráfeco de drogas..."
Será que era a candidata linda e loura do morde assopra...se sim...tá ruím de candidato...rsrrsrsr.

 
Às 20/5/10 17:33 , Blogger mnc disse...

Vou fazer a sopa da sanfo, volto daqui a pouquinho!!!

 
Às 20/5/10 17:45 , Blogger mnc disse...

Prontoparei!!!

 
Às 20/5/10 17:51 , Anonymous ÂnimA disse...

Ana Paula disse...
ÂnimÂaaaaaa diDEUS,

Se você torcer pra Argentina eu vou mandar o Dunga pra sua casa por um ano!!!!!

20/5/10 16:41

hahaha. aff,quero não.não tem cara de Brasil ali,sem jogo de cintura,improvisação.ele me lembra um robozinho,sabe assim...comandos pré-estabelcidos,nem uma vírgula fora do lugar??!!

'magina' em casa? como deve ser? oh dó da esposa.

 
Às 20/5/10 18:00 , Anonymous ÂnimA disse...

hehehe. do blog do Tutty Vasques

PENALIDADE MÁXIMA: Não custa nada incluir a “paradinha” no plebiscito sobre a maconha e o aborto que Marina Silva propôs em debate.


Amigos de Lula estão tentando demovê-lo da ideia de negociar um acordo com o presidente Nicolas Sarkozy pela liberação da burca em locais públicos na França.

 
Às 20/5/10 20:14 , Anonymous mnc disse...

Oi Ana!!!
Quando fui fazer a sopa ainda n tinha chegado seu coment do Tio Soriano.
ele é mesmo extraordinário.
Se vc visse a paciência que ele tem.
O Livro tem esse título "A Grande Partida" deve-se ao fato dele ser jogador de xadrez, foi campeão carioca e joga simaultânea, aquela modalidade que 1 joga com vários jogadores ao mesmo tempo.
Toca uma sanfona lascada, além de piano e violão...
Oda tem verdadeira adoração por ele, é o caçula de 10 irmãos e o que mais chega "perto" de nossa geração...ele aprendeu os primeiros acordes no acordon com ela.Quando nos encontramos menina é uma festa.
Vou telefonar p ele mais tarde de novo p ver se ele dar o ar da graça por aqui...a vida dele é uma correria só.
No doc eu e Oda temos uma ligeira participação na abertura.
P seu niver mando um exemplar do livro tb no pacote.
Bjs!

 
Às 20/5/10 20:17 , Anonymous mnc disse...

Vcs tão reparando qu eos horários dos comentários destrambelharam?

 
Às 20/5/10 20:20 , Anonymous mnc disse...

Simultânea.

 
Às 20/5/10 20:27 , Anonymous mnc disse...

Tô bestificada com que ouvi no JN.
Já estão fabricando células sintéticas de qualquer coisa, se reproduzem sozinhas.
Nova revolução industrial, elas podem fazer de um tudo de comer CO2 a virar alimento p matar a fome do mundo, fltrar água poluída vacinas antiqualquerdoença serão feitas em horas .
Os mais prudentes alertam que poderia também virar arma biológica...

 
Às 20/5/10 20:47 , Anonymous mnc disse...

Deve ser tb que vai substituir o botox, toda vez que a pele ficar oxidada de radicais livres...troca as células.
Isto que é modernidade, quem diria?

 
Às 20/5/10 21:58 , Anonymous mnc disse...

Dando um rolé pela blogsfera,
O papo reto faz curva e a metralhadora giratória dando tiro no pé...
Só n entendi onde que o Roberto Jeferson entra no contexto...como cantor da ópera bufa "O Crepúsculo do morde/assopra barriga verde"

 
Às 20/5/10 22:02 , Anonymous mnc disse...

Boa noite!

 
Às 20/5/10 22:48 , Blogger Unknown disse...

boa noite,
Oi MaryAnn! Please não mude o post antes que eu leiaaaaa!!! :D
boa noite e beijos!

 
Às 21/5/10 07:26 , Anonymous mnc disse...

Olá Bom dia Comunidade!!!
Menos entediado e capaz de viajar na viagem ... new post: Gerald Thomas in route to meet Sycorax.

"We are such stuff as dreams are made on."
("Somos da mesma substância que os sonhos.")
Shakespeare, "Tempestade"...

A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na Ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental) e um príncipe, noivo em potencial para a filha. Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban modifica-se quando conhece os poderes inebriantes do vinho numa cena cômica com outros dois bêbados, tudo isso Shakespeare nos revela no enredo desta que por muitos é considerada sua obra-prima – uma história de dor e reconciliação.

Prospero relata que muitos anos antes, os marinheiros levaram Sycorax para da ilha, enquanto ela estava grávida de seu filho, Caliban . Ela começou a escravizar os espíritos lá, entre eles Ariel , acabou presa em uma árvore de pinus pela a desobediência. Morre antes da chegada de Próspero e sua filha, Miranda . Caliban cresce a odiar a presença de Próspero e seu poder na ilha, alegando que a terra pertence a ele desde sua mãe antes de Prospero aparecer.

Abçs!!!

 
Às 21/5/10 07:30 , Anonymous mnc disse...

Cindy Mary my Queen que saudade do ocê!!!
Seu pedido é uma ordem!
Vê se não some mais desse tanto sô.
Vc faz muita falat p nós.
Abçs!!!

 
Às 21/5/10 08:13 , Anonymous ÂnimA disse...

booom diaaa!

MNC,prometo que será meu último comentário sobre o esporte bretão.
ontem o fla foi eliminado da libertadores e o inter(poa) fará uma das semifinais contra o SP.dá-lhe colorados dos pampas,vou torcer mtooooo por ti.

bjo gde!

 
Às 21/5/10 08:19 , Anonymous ÂnimA disse...

Oh céus! olha a situação disso, que irresponsabilidade dessas cias petrolíferas.

21/05/2010 - 02h40 / Atualizada 21/05/2010 - 04h39
EUA alerta outros países e Flórida aumenta estado de emergência por vazamento


Em Miami (EUA)

Mancha de óleo causada por vazamento no Golfo do México pode chegar ao Estado da Flórida (EUA) e às Bahamas em poucos dias, segundo o governo do EUA
O Governo dos Estados Unidos informou oficialmente a México, Bahamas e Cuba sobre os riscos do vazamento de petróleo no Golfo do México, enquanto as autoridades do estado da Flórida aumentaram o número de condados sob estado de emergência devido ao incidente.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Philip Crowley, explicou em entrevista coletiva desta sexta-feira (21) que o país tem a "responsabilidade regional" de informar os Governos de países que poderiam ser afetados pelo incidente.

"Isso inclui Cuba. Informamos por escrito e verbalmente a Cuba sobre o derramamento e cumprimos nossa responsabilidade. Fizemos o mesmo com o México e hoje houve conversas com as Bahamas", assinalou Crowley.
Leia mais notícias sobre o problema ambiental
nos EUA:
Obama comete os erros do 11 de Setembro no vazamento de petróleo do Golfo do México
Mais de 600 espécies animais são ameaçadas por mancha de óleo no Golfo do México
Mancha de óleo no Golfo do México pode poluir mais com corrente oceânica
Militantes do Greenpeace escalam sede do BP para protestar por maré negra
Já o governo da Flórida fez chegar a 26 o número de condados sob estado de emergência por conta da penetração do petróleo nas correntes marítimas e da possibilidade de a mancha chegar à costa.

A ordem emitida pelo governador do estado, Charlie Crist, inclui outros sete condados: Charlotte, Lee e Collier, no litoral sudoeste; Miami-Dade, Broward, Palm Beach no litoral sudeste; e Monroe, no extremo sul do estado.

"Relatórios que recebemos indicam que o petróleo derramado entrou na corrente marinha principal do Golfo do México, criando uma potencial ameaça para os condados adicionais que limitam com o Golfo e a costa atlântica", disse o governador.

Em abril, Crist decretou pela primeira vez o estado de emergência em seis condados do litoral noroeste no Golfo do México, e depois ampliou a ordem a outros 13 condados do litoral centro-oeste.

O derramamento aconteceu após uma explosão que matou 11 trabalhadores no último dia 20 de abril. Dois dias depois, a plataforma petrolífera "Deepwater Horizon", operada pela empresa britânica British Petroleum (BP) no Golfo do México, afundou a 77 quilômetros do litoral do estado da Louisiana.

A companhia petrolífera informou cinco mil barris escampam por dia.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/05/21/eua-alerta-outros-paises-e-florida-aumenta-estado-de-emergencia-por-vazamento.jhtm

 
Às 21/5/10 08:25 , Anonymous mnc disse...

Ei ÂnimA queridíssima!!!
Fala sério comadre...SP e Inter?
Tô neutra nesta fita...mas desejo boa sorte a vc. Seus irmãos Sãopaulinos devem ficar ps da vida com sua torcida pelo colorado, o óbvio p uma palmeirense...rsrsrrsrs.
Aqui sem problema p gente, gostamos de futebol, agora há pouco fui levar os netos na escolinha de furtebol.
Sinta-se a vontade!
Abçs!

 
Às 21/5/10 08:33 , Anonymous ÂnimA disse...

ah nem ligam,ninguém fanático não.

mas futebol é ópio mesmo,porque tô mais é com uma angústia enorme por causa desse vazamento que não estanca.

 
Às 21/5/10 08:34 , Anonymous ÂnimA disse...

bom,basta por hoje.tô atrasada pros afazeres diários.

bjo gde!

 
Às 21/5/10 08:38 , Anonymous mnc disse...

Nossa Senhora dos navegantes!!!
Ainda ontem pensava nas correntes marítimas podem se espalhar por milhares de Kilômetros.
A que pontos nós chegamos?
Perigas chegar aqui no Brasil, por enquanto aqui as correntes vêm do sul, mas quando chega a primavera que vem do norte e nordestes as correntes?
Inculculável as perdas eco-ambientais e financeira tb, que Turista em sã consciência irá escolher um destino em que vai sair todo sujo de petróleo (aquilo gruda no corpo)? Os que vivem da pesca tb, meu Deus, doi de ver...
Lamentável.

By the way...E as bolsas pelo mundo? Ontem foi dramática a queda mundo afora.
A lida me chama, mas volto aqui mais tarde.
Bjs!

 
Às 21/5/10 09:09 , Anonymous mnc disse...

Os comentários, estão chegando com um delay...tempo real nem tanto assim.
Òpio do povo? Ainda funciona a velha fórmula pão e circo...Srá?
Ânima estava começando a encarar o tanque faz sol, mas ainda a água é fria e pensando nas baleias Jubarte que vêm todo ano p costa lá do sul da Bahia vindas do Canadá p fazerem a dança do acasalamento, terem seus filhotes...enfim, um espetáculo lindo de se ver e lembrar p o resto da vida... Chegam na primavera...que será meu Deus de todos esses seres?
Nem só de pão e circo vive o homem né?
Precisamos de espiritualidade tb p suportar esses trancos!

 
Às 21/5/10 11:43 , Blogger Ana Paula disse...

Guten tag, lieblings!

Hoje, como diz a Sue, é sexy-feeeeeira! ;D

Eu li em algum lugar, não sei se foi aqui, que cabelos são ótimos pra capturar óleo na água e que o pessoal estava arrecando cabelos e pêlos de animais pra colocar em saquinhos e minimizar o problema do derramamento.
Faz todo sentido, né? Fiquei pensando, putz, se o cabelo do pessoal for igual ao meu, então, resolve GIGANTE :D

...

Ô gente, desculpa, mas essa notícia é tão trágica que só descontraindo um pouco, porque incrível que isso aconteça ainda. Incrível. Faz a gente questionar o propósito do desenvolvimento em si.
Não dá pra lavar uma jubarte.

 
Às 21/5/10 11:55 , Blogger Ana Paula disse...

Falando em jubarte,

MNC MINHA JÓIA,

Quando eu tinha treze anos (dois segundos antes de virar "mocinha", se é que você me entende), meu pai nos levou para Iriri, quando era uma praia (Espírito Santo) tranquila e off turístico.
O prédio era quase na praia, às vezes a maré alta pegava o estacionamento.
Um dia, quando o pôr-do-sol estava quase terminando, ouvi um barulho que parecia do além, grave e distante e fui à sacada: eram baleias "conversando".
Eu nunca mais vou esquecer aquelas imagens e sons. Marcou minha memória elas mergulhando bem devagar, aquela cauda fenomenal sumindo na água...
Lindo demais.

 
Às 21/5/10 17:38 , Anonymous mnc disse...

Olá Buenas!!!
Ana minha flor tudo tranquilo, lembrando a gente... é sex-feira e com esse bom humor num tem tempo fechado né colega?
Depois p se desfazer desse lixo meia de naylon+cabelo, outro problemão...tem que juntar e enterrar, se deixa isto boiando a deriva no mar...
Tem umas espumas qupimicas né? Os bichos lavam com detergente, o de côco p tirar gordura é o ótimo...
Irirí é lido, realmente é uma emoção, elas são enormes, bricalhonas, conversam e cantam, tem uma noção de bando unido...
Inesquecível...daqui uns dias elas chegam, espero que saibam desviar das manchas de óleo.
Vai ser muito triste vê-las sujas de petróelo e não ter como limpá-las...os animais pequeninos mais fácil captura, mas como pegar centenas de baleias p limpar o óleo?
Preparem-se p imagens chocantes daqui p frente eco-sistemas e animais agonizando...
Esse é o nosso mundo!
No entanto precisamos espairecer né Aninha?
Recarregar as baterias!
Minha balada é amanhã durante o dia o niver do seu Vicinho, 94 anos bisavô paterno dos meus netos (Võ do Genrão), festão no sítio, trilha sonora sanfona nossa.
O GÊ n pôde vir, só feriado de Corpus Cristhie.
Bjs!

 
Às 21/5/10 18:08 , Anonymous mnc disse...

Falando em cabelo, detergente e côco...
Fibra de côco sêco absorve horrores e é biodegradável. Só recolher nas fábricas.

Encasquetei com isto de cabelo, uma matéria que dura milênios, nada come cabelo...
DE repente meio idéia de Gerico usar cabelo e meia de nylon...piada mesmo.

 
Às 21/5/10 18:19 , Anonymous mnc disse...

Faz umas buchas gigantes de fibra de côco com uma miôlo de detergente tb de côco, envolvido numa cápsulas que soltam aos poucos o detergente., tipo pepitídeos de meu creme anti rugas( coisa de nano-tecnologia)
Esses buchões são amarrados por cordas que se encaixam fácil, p quando uma echarcar de óleo, aproveita-se a corda p próxima bucha.
Ou se não uma trama esponjosa de fibra de côco gigante, soltando aos poucos detergente de côco bio-degradável no mar, amarrado de navio a navio como uma rede que vai absorvendo a mancha...
Côco é massa!
Podem crer.

 
Às 21/5/10 18:34 , Anonymous mnc disse...

A questão são as proporções...a escala é colossal.
Mas se especulam sanar o problema com cabelo e meia de naylon...
Refulgo de Fibras Vegetais são abundantes e funciona.
Quando vazam òleo cru no asfalto jogam pó de serra p absorver...só que na água não dá`...
Já fibra vegetal vira bucha e não se espalha.

 
Às 22/5/10 06:55 , Anonymous mnc disse...

Bom dia Comunidade!!!
Cenário astral, por Bárbaro Abramo:
Sol entrou em Gêmeos em 21 de maio, e a partir daí as oposições no Brasil recebem mais foco, estando mais ativas e se destacando no cenário político.
Com Vênus em Câncer, o apelo aos sentimentos do povo se tornará a argamassa mais poderosa dos políticos.
Turismo nacional, gastronomia, cinema, vídeo e hotelaria são os ramos em voga e que receberão a simpatia astral de Vênus, Sol, Júpiter e Urano. Para esses setores, com ou sem crise internacional, as perspectivas são das melhores.
As indefinições, adiamentos ou falta de alianças na política nacional tendem a nascer robustas e inovadoras a partir daí. Para o governo federal, começa uma das fases em que seus feitos e realizações poderão ser mais criticados, ao mesmo tempo em que as oposições se fortalecerão, criando fatos políticos que obrigarão o governo e seu quadro executivo a se posicionar.
Vênus e Plutão criam tensão celeste nessa época, anunciando altos e baixos econômicos, nas vendas e nas bolsas também, mas as soluções nascidas nesse momento se provarão erradas e prejudiciais.
No fim de maio, a grande novidade: Urano, o planeta das grandes chacoalhadas – no sentido literal e figurado –, entra em Áries e inicia o primeiro movimento de uma sinfonia enérgica que entrará no ar a partir de julho. Urano será o primeiro planeta a tomar posição nessa configuração delicada que se forma nos céus para toda a coletividade. Urano em Áries fala de ação, novidade e dinamismo na área militar, em surpresas e em muito individualismo, impaciência, impulsividade e improviso. Enfim, atos de rebeldia, que sinalizam um clima geral de “pavio curto” nas relações diplomáticas, que incide diretamente nos assuntos militares e ligados a armas – possivelmente nucleares. Em termos gerais, como Urano fica em Áries por alguns meses e depois retrocede novamente a Peixes, teremos uma espécie de trailler do que será esse trânsito altamente dinâmico, que chega com tudo em 2011. Esse posicionamento de Urano incide diretamente na configuração astral dos Estados Unidos e também ativa o ponto astral ligado aos recursos naturais do Brasil. Teremos novidades.


No mesmo dia em que Urano entra em Áries, ocorre a Lua cheia em Sagitário, criando mais uma vez o clima de polarização e de confronto que abriu maio. Só que os conteúdos estarão mais claros e haverá novidades no cenário internacional.

 
Às 22/5/10 07:00 , Anonymous mnc disse...

Um ótimo fim de semana a todos.
Descanso, lazer e muita alegria na vida de todos e todas nossos queridos.
Abraços!

 
Às 22/5/10 07:05 , Anonymous mnc disse...

Atendendo a pedidos ficaremos com o post do Tio Soriano por esse fim de semana.
Importante ressaltar que as tags do post levanta várias pautas p reflexão.
E como nosso conceito de blog é : Blog chat portas abertas.
Sintam-se a vontade para postar e expressar seus sagrados pontos de vista.
Espero que o Tio dê uma chegadinha aqui no blog p conversar ele mesmo com vcs.

 
Às 22/5/10 19:52 , Anonymous Sírius disse...

Deixei o posto de observação p frisar:
Seu blog está nos meus favoritos.

 
Às 22/5/10 20:38 , Anonymous Alquimista disse...

Esta confg oposição Jup/sat estudamos a respeito naquele curso de astrologia.
Lembra?

 
Às 22/5/10 21:25 , Blogger Unknown disse...

boa noite,
LEITURA Quae Sera Tamem!!! :D
Li o post, Aleluia!!! :D
Caramba, qta informação, MUITO legal!
Obrigada MaryAnn, por ter deixado até hoje!
beijos, e abraços tb pra Mama Sanfona!
bom domingão!
* que coisa né, a abolição não estava nos planos deles! :(

 
Às 23/5/10 09:22 , Anonymous mnc disse...

Oi Cindy my Queen!!!
Verdade, acho que o fim da escrevidão só viria com a revolução industrial, precisavam criar uma massa de consumistas.
Bjs!

 
Às 23/5/10 09:23 , Anonymous mnc disse...

Ei Sírius!
Abraços e valeu demais.
Abçs

 
Às 23/5/10 09:30 , Anonymous mnc disse...

É o cenário astral tá brabo mesmo...
Ainda mais com a entrada de urano em áries.
Muita disputa de poder e tedências a revoltas e rebeldia.
Vc anda sumido.
Saudades.
Abçs

 
Às 23/5/10 10:31 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia!

MNC minha jóia,
O pessoal reapareceu, né? Que legal! :)

Sobre a questão [estranha, digo] do Gonzaga não ter abordado a libertação dos escravos, que eu levantei e depois a Cintialiska, prestei atenção neste trecho aqui:

"(...)Entraram, nas comarcas, os soldados,
E entraram a gemer os tristes povos.
Uns tiram os brinquinhos das orelhas
Das filhas e mulheres; outros vendem
As escravas, já velhas, que os criaram,
Por menos duas partes do seu preço.
"


Bem não é EXATAMENTE um Castro Alves, mas já tem uma percepção diferenciada, né. O que será que ele pensou naquele momento? Será que ele não achou que a hora era certa?

Fica aquela dúvida similar à do Machado de Assis, que passou pela mesma crítica. Assis era um intelectual convicto e gostava muito de deixar isso claro. A disassociação com as causas do seu passado (pobre, negro, epiléptico, abandonado) nas suas obras e aquela mania (que eu acho incrivelmente CHATA) de acrescentar citações desnecessárias e pedantes sobre filósofos gregos e afins, ele ficou meio que "Michael Jackson" da época, tentando ser algo que achava ser melhor que ele, quando ELE era uma definição MUITO MELHOR do que tentava ser.

Nossa, tem gente que vai me odiar muito por isso, rsrsrsr. Professora de literatura não está por aqui, espero!

Bom domingão pra você e os seus!

Abraços.

 
Às 23/5/10 17:57 , Anonymous mnc disse...

Ana querida!!!
Já estava sentindo sua falta.
Quando falamos em liberdade realmente n dá mesmo p entender.
Talvez seja porque foi um movimento de elite p defender interesses financeiros desta mesma elite.
Michael/Machado...ah Ana só vc mesmo...rsrrssr.
Bjs!

 
Às 23/5/10 19:31 , Blogger Ana Paula disse...

MNC, abraços!

Gente, hoje no NatGeo, às 22 hrs, vai passar o especial TABU - América Latina - filmado em high definition...

Bom fim de domingão bracêis! :)

Beijos

 
Às 23/5/10 19:53 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC.

Estou com blognovela nova, sobre o mensalinho aqui de BD.

E GT, parece, vai lançar livro de desenhos e já tem vídeo promocional muito bom:

http://geraldthomasvideos.blogspot.com
/2010/05/whats-going-on-book-draft04.html

Thomas Antônio poderia também agradecer à sua boa estrela, não?

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 24/5/10 06:36 , Anonymous mnc disse...

Bom dia Comunidade!!!
Aninha querida só Deus sabe quando teremos HD tv aqui por essas bandas.
Deve ser sensacional né?
Nos jornais de hoje o foco em Brasília, 2 meninas irmãs desaparecidas no lago Paranoá, estavam numa lancha de madrugada quando ao arrancar subtamente a lancha virou.
Uma ótima semana p vc!
Abçs

 
Às 24/5/10 06:44 , Anonymous mnc disse...

Lùcio meu caro!
O Glass descreveu com uma sensibilidade tocante esse inígma chamado GT...
Ontem já tinha ido no seu blog (sempre estou pot lá), a corrupção é uma praga que se espalha em todas os setores e lugares...
Lamentável.
Abçs!

 
Às 24/5/10 07:42 , Anonymous mnc disse...

Lùcio acho que boa estrêla sobre o exílio, né?
A idéia que eu tinha, que o Thomas teria sido enviado a uma epécie de "Ilha das cobras" a um lugar ermo onde Judas perdeu as botas, fugindo de canibais, matando um leão por dia...enfim.
Mas o castigo de ser exilado, impedido de rever sua terra, nem que fosse no paraíso...
Bem Gonsalves Dias:

Canção do exílio


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

 
Às 24/5/10 07:46 , Anonymous mnc disse...

Israel ofereceu ogivas nucleares à África do Sul:

A suspeita de que Israel conta há anos com um arsenal nuclear está cada vez mais próxima de ser comprovada pela comunidade internacional. Segundo o jornal “The Guardian”, o governo da África do Sul teria recebido a oferta para adquirir mísseis atômicos do governo israelense, durante o regime do apartheid, nos anos 70.

Segundo o "Guardian", documentos secretos da África do Sul indicam a negociação com Israel em 1975, que teria oferecido ogivas nucleares “em três tamanhos”. Os relatórios citam encontros entre o então ministro da defesa sul-africano, P.W. Botha e seu colega Shimon Peres.
Os documentos, tidos como “ultra-secretos”, foram descobertos por uma acadêmica americana, Sasha Polakow-Suransky, durante pesquisa.

 
Às 24/5/10 07:53 , Anonymous mnc disse...

33 dias a sangria desatada de petróleo no golfo do México e ninguém sabe realmente o que fazer.
Nem quantificar o tanto que vaza e muito menos conter o vazamento...
As imagens já nos chegam são desoladoras.
Com certeza é o pior desastre ambiental da História.
Triste.

 
Às 24/5/10 07:55 , Anonymous mnc disse...

Uma bom dia a todos...
Pedindo a Deus que mostre uma solução eficiente p conter esse vazamento e ao mesmo tempo minimizar os efeitos do que já vazou.

 
Às 24/5/10 12:11 , Blogger Unknown disse...

bom dia MaryAnn! e todos,
Essa estória de Israel é daquelas que "ninguém sabia"... mas todo mundo já sabia né.
beijos!

 
Às 24/5/10 12:33 , Anonymous mnc disse...

Cindy querida!!!
Fiquei passada, ao saber que em pleno aphrteid, não tivram ecrúpulos em querer patrocinar um arsenalzinho básico p segurar a onda dos radicais de ultra-direita Sul-Afracanos, eugenistas no poder que defendiam a "Raça Pura" e em nome desse "ideal" foram capazes das mais terríveis atrocidades.
È, cê tem razão... No fundo a gente intuia o que ia de sujeira debaixo desse tapetão.
Bjs!

 
Às 24/5/10 12:40 , Anonymous mnc disse...

Apharteid....
O que n entendo... é porque Isarel nunca apresentou a ONU relatório sobre seu arsenal atômico.
Eles não afirmam e nem negam se possuem ou não ogivas.
Ah tb me esqueci.
Estão acima destas questõeszinhas menores que é ameaça de uma hecatombe nuclear que poderia exterminar p sempre a vida ne terra.
Irresponsabilidade total.

 
Às 24/5/10 12:52 , Blogger Ana Paula disse...

Boa tarde!

MNC minha jóia,

Eu vi essa matéria, não cheguei a ler os detalhes, mas o povo de Brasília é DOIDO de brincar nesse lago.
O Lago Paranoá é artificial, foi criado para estabelecer algum equilíbrio no clima aqui, muito seco. Isso significa que ele tem várias correntes de diversas temperaturas circulando abaixo do que parece ser calmo. Então, você pode estar nadando e ser sugado por uma delas ou ter um choque térmico.
Foi despoluído (apesar de não ser potável) e é bem agradável, mas só jacaré segura aquele "movimento".
Tem que tomar muito cuidado.

Abraços!

 
Às 24/5/10 13:07 , Blogger Ana Paula disse...

Raça pura é a maior roubada. É a diversidade que depura o corpo e derruba as doenças.
A maioria das doenças genéticas raras e complicadas (Tay-sacks, Arlequim, etc) se dão na consumação de duas pessoas que possuem o mesmo gene recessivo. E é melhor pedir a morte nesse caso, tamanho o horror do quadro clínico.
Tem a questão dos genes específicos de um povo, por exemplo: a lúpus ocorre 300 vezes mais em africanos do que em outros povos. Uma em cada 150 mulheres africanas têm lupus. A Tay-sacks, se não me engano, é típica do povo bretão.
Se a humanidade se mistura, as chances de combinar dois recessivos diminui ou desaparece.
Antigamente a própria regra da sobrevivência se encarregava de eliminar esses genes: a criança não aguentava e morria.
Hoje, com as técnicas científicas avançadas para a manutenção de uma sobrevivência agonizante, vira essa realidade medonha.
O mesmo problema ocorre com essa mania de imbecis que adoram raças puras ficarem reproduzindo animais (cachorros, principalmente) para "depurar" as raças. Os bulldogs não conseguem se reproduzir mais e os pugs não conseguem respirar, bem como doenças de pele, cânceres, etc. CREDO.
Viva o vira-lata, nós e os bichos.
O que é recessivo não interessa à natureza. O povo ruivo, por exemplo, tem uma estimativa de desaparecer em 100 anos. Sua pele, sensível demais, é matéria de descarte da natureza.
A diferença é muito mais relevante e... Interessante!
:)
Gente, NADA contra o povo ruivo, heim! Só constatação científica. Não é doença, é só recessivo.

 
Às 24/5/10 13:11 , Blogger Ana Paula disse...

...Antes que virem meu argumento de cabeça pra baixo, NÃO ESTOU DIZENDO que criancinhas com problemas genéticos devem morrer.
Só colocando que já existem meios de saber se os pais tem alta probabilidade de gerar uma criança assim.
E que a ciência ajuda a prolongar sua vida, mas não ajuda a amenizá-la. O sofrimento é grande.

 
Às 24/5/10 13:14 , Blogger Unknown disse...

É o tal negócio né, se eles são um 'braço americano' no Oriente Médio, não tem porquê eles não terem tb um arsenal atômico, é questão de lógica.
É o Clubinho das Armas Atômicas, e só entra quem os poderosos permitem; por isso toda essa pataquada com o Irã.

 
Às 24/5/10 13:18 , Blogger Unknown disse...

beijocas, Anushka! Abalôôô!
Vive la diversité! :)

 
Às 24/5/10 16:04 , Blogger Ana Paula disse...

Beijô, Cintialishká! :D

Vocês viram? A China aderiu ao novo pacote de represálias da ONU contra o Irã.
Eu falei, não comprou na FONTE, ficaram magoados!
Né Lula? Hum? Hum?

 
Às 24/5/10 17:38 , Anonymous mnc disse...

Viva a diversidade!!!
Imaginem a alegria que me dá quando vejo Cindy e Aninha nossas queridas Valquírias (tá Sírius aderi)nessa conversa afinada que só enriquece a gente.
Cês Mandaram super bem, as 2 embasadas em sólidos argumentos.
Concordo plenamente.
Aqui na minha cidade quase todo mundo é primo e a gente conhece todas as famílias que formaram esse lugar, bem como suas características...
Os pão duros, os paus grandes (tem um família aqui que era difícil achar moças para casar devido ao tamanho arromba), os anjinhos barrôcos, os metido a besta, as de furor uterino, como se referiam minhas avós (primas carnais) a mulheres da piriquita nervosa, os intelectuais, os glutóes, os brigões, os deprimidos, suicidas, mentirosos,rapariguentos, os lindos, as feias,os esbanjadores, os de pernas lindas (Fred do Fluminense, eta fampilia de homens bonitos), os engraçadíssimos e bem humorados...enfim.
Claro que como as famílias se entrelaçaram muito se diluiu ou acentuou...
Achava que isso era balela de povo antigo, mas n é que vc cá na frente, olha ou vè um membro mais novo da fa´mília e reconhece a caracterísca daí pergunta vc é da família tal???
Acho que foi meu instinto reprodutor que me fez apaixonar (naquela época) e gerar filhos de um baiano descendente de índio, com negro e português, origens genétcas bem opostas a minhas...Só isto explica como vivi 8 anos com um cara tão digamos "Rústico", buena onda mas totalmente diferente de myself...
O ponto é que meus filhos são muito fortes graças a Deus e a esse impulso instintivo que nos leva a apaixonar por quem tem os genes que supomos precisar para melhorar nossos descendentes geneticamente.
Schopenhauer talvez tenha uma pontinha de razão...
Bjs.

 
Às 24/5/10 17:56 , Anonymous mnc disse...

Any Flower!
Trágico mesmo, vi agora no Datena...
Não adianta o Mama n abre mão mesmo sabendo que a glicose sobe...e fica o tempo todo me chamando, vem ver filha, corre aqui.
Fizeram imagens antes do acidente, a lancha estava super lotada e eles numa farra dionísica...
Meninas podem acender ou apagar as lamparinas do Juízo dos meninos.
Não embarcar em canoa furada...
Faz parte de nossa natureza feminina a prudência.
Sem querer por a culpa em seu ninguém.
2 irmãs lindas na flor da idade, uma vida inteira pela frente interrompida de forma tão drástica.
Lamentável mais ainda porque poderia se evitar, n foi fatalidade.
Abçs!

 
Às 24/5/10 17:58 , Anonymous mnc disse...

o Mama..rsrrs.
Vixe trocando Gêneros.
A Mama.

 
Às 24/5/10 18:14 , Anonymous mnc disse...

O niver de 95 anos do bisavô paterno de meus netos foi um exemplo...
Ele teve 10 filhos, uma família enorme, o bom humor e a inflexão da risada contagiante deles é famosa, quando começa só de chegar perto vc começa a rir também, resenha pura.

 
Às 24/5/10 19:26 , Anonymous mnc disse...

O negócio da China:

Ao contrário das sanções contra Saddam Hussein nos anos 90, venda de petróleo do Irã a Pequim deve continuar igual

NOVA YORK – O Estado de S.Paulo
As negociações de uma proposta para punir Teerã que evitasse vetos de Rússia e China e o acordo firmado na segunda-feira entre Irã, Brasil e Turquia levaram os EUA apresentar um plano de sanções menos rígidas do que pretendiam.

Os chineses sempre foram reticentes a sanções que pusessem em risco o seu comércio com o Irã, especialmente no caso do petróleo. Conforme demonstravam analistas nos últimos dias, com a proposta atual, talvez Pequim consiga manter sua posição praticamente intacta. No texto da proposta, quase não há referência ao setor energético e ao banco central iraniano, por onde passam a maior parte das transações financeiras realizadas no país – exatamente o inverso do que desejavam os EUA.

A China deve continuar comprando petróleo do Irã, seu terceiro principal fornecedor depois da Arábia Saudita e Angola. O ideal, na visão americana, seriam sanções similares às impostas a Saddam Hussein, no Iraque, nos anos 90, quando o embargo ao petróleo foi quase total.

O jornal The Washington Post também especula que os EUA fizeram vista grossa à venda de dois reatores nucleares da China para o Paquistão, violando acordos internacionais que proíbem essa modalidade de negócio com países não signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), como é o caso paquistanês.

A Rússia também pressionou os EUA a não serem tão duros na questão sobre a venda de armamentos. No fim, acabaram aceitando o acordo. Em parte, segundo analistas, porque a Rússia não estaria satisfeita com a emergência do Brasil e da Turquia como atores globais. Além disso, em Moscou, o Irã passou a ser visto como um rival na venda de gás para a Europa.

Havia também o temor de Obama de que Israel, insatisfeito com a falta de sanções, levasse adiante uma ação militar contra instalações iranianas. Neste caso, o regime de Teerã poderia bloquear a circulação de petroleiros no Golfo Pérsico e usar o Hezbollah para atacar Israel.

Fonte "O estadão"

 
Às 24/5/10 20:36 , Blogger Ana Paula disse...

Oi MNC!

Que grande família colorida, heim? :D
Realmente é divertido identificar "notoriedades" em grupos. Cria aquele sentimento de identidade.
Mas há que se fazer algum balanço, né... Como você mesma disse, a mistura é tudo de bom!
Muito calor alí, muito grande acolá (rsrsrs), muita brincadeira de cá. Dá uma salada de rocha!

Beijos

 
Às 24/5/10 20:51 , Blogger Ana Paula disse...

Gente.

Eu acabei de ler na IstoÉ desta semana a coluna do Leonardo Attuch. Sem querer doutrinar ninguém, achei tão bem escrito e didádico que gostaria de compartilhar com vocês. Será que dá rock? Vamos ver...

 
Às 24/5/10 20:53 , Blogger Ana Paula disse...

Nascido no Teerã

Como um iraniano, cercado de bombas e países ocupados pelos EUA, deveria pensar?

Imagine-se nascido no Teerã. Na primeira aula de geografia, o professor lhe ensinará que seu país, o Irã, é um dos mais ricos do mundo, com a terceira reserva de petróleo do planeta. Em seguida, abrirá um mapa. De um lado e de outro, dois países ocupados pelos Estados Unidos: Afeganistão e Iraque. Abaixo e acima, três potências nucleares: Índia, Paquistão e Rússia. À direita, a China, ávida por recursos naturais. À esquerda, Israel, que possui ogivas capazes de exerminar a população do Teerã. Conclusão óbvia: o Irã é vulnerável. Conclusão plausível: o país talvez precise de armas atômicas.

Coloque-se agora na aula de história. O professor talvez lhe diga que o Irã é uma teocracia porque, em 1953, um líder democrático, Mohammad Mossaddegh, foi derrubado por um golpe financiado pela CIA. Seu pecado? Nacionalizar o petróleo. Depois disso, a Casa Branca instalou os xás no poder, que, em 1979, foram apeados pelos aiatolás. O professor também dirá que, nos anos 80, o vizinho Iraque buscou a bomba atômica como instrumento de dissuasão em relação a Israel e de construção de um novo equilíbrio nuclear na região. O projeto iraquiano, apoiado pelo Brasil, foi pelos ares em 1981, quando Israel bombardeou o reator de Osirak, dando início à teoria dos ataques preventivos, a mesma usada pelos EUA em 2003 para invadir o Iraque em busca de inexistentes armas de destruição em massa - o que se queria, claramente, era o petróleo.

Eis aí o contexto geopolítico que antecedeu a viagem do presidente Lula á Pérsia. E que o Itamaraty conhece bem. Portanto, não faz sentido acreditar que o Brasil esteja sendo ingênuo e usado pelo regime dos aiatolás, como dizem os americanos. A realidade, pura e simples, é a seguinte: o Irã quer a bomba, esconde suas reais intenções e o Brasil apóia. A questão que deve ser colocada é outra: isso é certo ou errado? Cedo para dizer. O equilíbrio nuclear, em muitos casos, tem sido um instrumento de paz. Índia e Paquistão só não se atacam prque têm a bomba - e, de todas as potências atômicas, a única que já exerceu seu poder foi a que disparou armas de destruição em massa sobre Hiroshima e Nagasaki.

Continua...

 
Às 24/5/10 20:53 , Blogger Ana Paula disse...

É possível até que, no futuro, o gesto de Lula em Teerã seja lido como o marco zero da nova ordem global, a despeito da reação dos Estados Unidos e de outros países que ainda defendem sanções. O mundo entrou numa era multipolar, pós-americana e com diversos protagonistas, como o Brasil. E até para os eventuais críticos da política externa seguida pelo Itamaraty (como este escriba) é forçoso admitir: deve-se isso à coragem e ao atrevimento de Lula, um homem que provavelmente ainda levará o Prêmio Nobel da Paz. A personalidade do ano da revista "Time" tentou emparedar o Tio Sam. Um novo mundo talvez possa nascer.

Leonardo Attuch - Coluna da IstoÉ

 
Às 24/5/10 20:54 , Blogger Ana Paula disse...

(...) Não tem link porque eu tive que digitar... Rsrsrsr. :)

Boa noite!

 
Às 24/5/10 20:56 , Blogger Ana Paula disse...

O Attuch é meu segundo lindão. O primeiro é o Ricardo Amorim, super-nova-alfa do Manhattan Connection, batendo sem parar e na maior elegância e inteligência do MeinChato.
[prontoparei]

 
Às 24/5/10 21:40 , Anonymous mnc disse...

Nossa Ana!
Vendo dessa angular, se pondo no lugar deles, torna mesmo uma questão de equilíbrio de forças, p não ser detonado a única saída seria ter como revidar.
Estranho esse nosso mundo.
Bem lembrado quem já detonou 2 vezes uma bomba foram os USA.
Valeu demais, o carinnho e a paciência de ter digitado esse importante ponto de vista.
Complementado de seu tirocínio na interpretação.
Um luxo!

 
Às 24/5/10 21:43 , Anonymous mnc disse...

Chato e mala sem alça...rsrrsr

 
Às 24/5/10 21:49 , Anonymous mnc disse...

Boa noite!

 
Às 24/5/10 22:23 , Blogger Unknown disse...

boa noite,
Abalôôô duplo! pro colunista da IstoÉ, e pra Anushka, por esse trabalho, caramba, de dividir com a gente digitando!! Valeu gigante, Anushka!
Bem, eu consigo entender claramente essa questão do equilíbrio de forças. O mundo hoje é regido pela economia, não mais por ideologias, e dentro desse contexto não existe mais nenhum 'louco' que vai 'apertar um botão' por nada. As economias dos países cada vez mais interligadas, milhões, bilhões em jogo, ninguém quer ver o mundo se acabando. E estar bem armado previne sobretudo as invasões injustificadas.
E o Brasil que não bote suas barbas de molho, com a qtidade de recursos naturais que a gente tem por aqui dando sopa!
beijos e boa noite!

 
Às 24/5/10 23:04 , Blogger Ana Paula disse...

Beijos, meninas!

Fecharam com chave de ouro!
Também tô achando que o Lula tem mais é que ficar esperto!!!!

 
Às 25/5/10 06:25 , Anonymous mnc disse...

Querida sobrinha,
Gostei muito de seu Blog. Parabéns!
Agradeço pelos conjurados mineiros, a divulgação do nosso modesto trabalho sobre Gonzaga.
Agradeço a Ana Paula, Brisa, Ânderson, Cíntia, Ãnima e outros pelo generoso texto sobre um tal de Soriano, cujas virtudes mencionaram.
Como pobre mortal, com humildade e prazer, tento ser fraterno, vencer meus preconceitos e lutar pelo que acredito, sem fundamentalismo, usando a inteligência auditiva.
Que o Deus da Libertação nos ajude.
Fraternalmente,
Francisco

 
Às 25/5/10 06:48 , Anonymous mnc disse...

Bom dia Comunidade!
Acima trancrevi um e-mail do Soriano p gente.
Tio querido, a honra e o prazer é nosso.
Conte sempre que quiser e puder com o nosso blog p publicar seus preciosos artigos.
Abraços e mutíssimo obrigada pela honra de tê-lo entre a gente.

 
Às 25/5/10 07:50 , Anonymous mnc disse...

È pena que nossa humanidade não evolui espiritualmente...
Sei que é uma utopia, mas já pensou um mundo em que todos vivéssemos em paz sem ser preciso recorrer ao uso da força bruta?
Não custa nada sonhar, tudo corre p a luz e por que não nós?

 
Às 25/5/10 10:46 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia!

MNC minha jóia,

O tio Soriano é um príncipe, heim... Muita consideração da parte dele dar um oi pra gente! :)

Quanto à evolução espiritual da humanidade... Ai ai ai amiga, vamos tentar não morrer com bomba atômica e efeito estufa primeiro, rsrsrsr. Muito, muito loooooonge essa meta!

Mas adorei isso que você escreveu:

"(...)tudo corre para a luz e por que não nós?"

Quem sabe não é a luz que amedronta, porque dela parte uma nova consciência, sob a luz da razão, o espelho? Não sei...

Beijos!

 
Às 25/5/10 13:30 , Blogger mnc disse...

Não custa nada sonhar né Aninha minha flor?
O Tio é mesmo iluminado Ana. Tem um coração de ouro!
Post novo pessoal!
Bjs!

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial