terça-feira, 8 de março de 2011

Singular mulher plural

és lilith, ísis, afrodite
bailarina encantada
deusa de pedra rosa
sacrificada bebes do teu veneno
e ardes sem te consumirem
teu silêncio mora o eterno sagrado
na luz ou no sonho perfazes
teu bordado é teu o mistério
é tua a revelação
ora lagoa serena ora, ativo vulcão
és labirinto fecundo
as lágrimas do mundo alimentam tuas raízes
rios que correm fertilizando a terra
depositando as dores no mar profundo
a meio caminhode teu
melhorou de teu pior
não te pareces contigo
nem com mais ninguém
passeias tua nudez
com gestos de desdém
serás sempre uma resposta
aguardando a melhor pergunta
a ti pertencem por dádiva
tanto a treva como o lume
numa das mãos levas a bandeira
e na outra mão o perfume
Helenice Priedols



8 DE MARÇO É DA MULHER As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Feliz dia internacional da mulher a todas nossas irmanzinhas



Do Sá, Rodrigues (saudoso) e Guarabira, na roupagem "Roupa Nova":

Marcadores: , ,

11 Comentários:

Às 8/3/11 06:00 , Blogger mnc disse...

Bom doa blogsfera!
Do post passado nosso Feeding ao Sírius e LJ.
Muitíssimo obrigada Sírius, é talvez hoje vá no encontro dos blocos. Tenho realmente estudado muito, mas é preciso me nivelar a altura da demando que a curso exige da gente.

LJ muito bom que vcs (GT, Vamp e vc) estão de boa de novo, já não era sem tempo. O bom dessa gelera é que apesar dos arranca rabos, não guardam mággoas, that"s it boy, I am very pround of you.

Legal o link da entrevista com GT que vc linkou. Ele é uma figura né?
Não vai escrever sobre isso no seu blog? Na minha opinião vc é um dos maiores experts em GT que já vi, sério!

Abraços a todos... e meninas esse dia é nosso!

 
Às 8/3/11 06:37 , Anonymous mnc disse...

Nas cabeça do desfile das escola de samba, na minha opinião:
Imperatriz, a cura e a medicina, estava linda...a comissão de frente com piruetas dos doutores da alegria, surpeendente.
A Mangueira homenagem à Nelsom CAvaquinho, maravilhosa...quando piso em folhas secas caídas de uma mangueira, me lembro da minha estação primeira.
Porto da Pedra simles, singela, homenageou Ana Clara Machado e o Teatro, na simplicidade deu seu recado.
A Beija Flor homenageando Robreto Carlos...quanto luxo. Mas acho que o RC não combina com samba...Embora a Globo já canta a pedra: A beija Flor vai ser Campeã...

Recorrente temas não mais despertam aquele pulsar sincrônico ao coração do público...mar, Egito, barcos, brilha no céu uma luz divinal... museu de novidades.
A Portela mesmo sem concorrer ao título, não se inova e/ou ao mesmo tempo não tem mais as raízes da velha Guarda...Sou Portelense, mas com o Sr Nilo Figueredo é pé frio demais e cabeça de bagre.
Esse ano meu coração é Mangueira e Imperatriz.

 
Às 8/3/11 16:51 , Anonymous Sírius disse...

Feliz dia das Mulheres a todas encantadoras, intrépidas e inteligentes meninas retadas desse blog da MNC.
Beijos e Selinhos!

 
Às 8/3/11 17:18 , Anonymous Vera disse...

Putz, que injenção de Ânimo esse post.
Valeu MNC e Sírius a lembrança e homenagem!
Posso fazer uma correção? É Maria Clara Machado, também na minha opinião estava linda a "Porto da Pedra", o enredo tb é lindo! Além da Imperatriz e Mangueira, claro. Lamantável que o Salgueiro se atrapalhou no desfile.
Pena que suas peças em bio-jóias estão vendidas, você só trabalha com atacado?
Bjins e feliz dia internacional das mulheres a todas.

 
Às 8/3/11 18:46 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC, meu blog está sem som e eu não vi a entrevista, só vi o sr. Gargantas falando e o outro respondendo e algumas cenas do Gargantas.

Encontrei meu artigo sobre GT, descida no Maelstrom, no site dele, mas disponível apenas com link para a revista Agulha. Isso é bom.

Vou escrever algo na blognovela. Pois é, sou especialista em GT, mas nunca vi uma peça sequer de GT, nem Flash and Crash Days, que tive muita vontade de ver, lembro dela no Palácio das Artes, mas era um estudante durango. E a mineirada na época falou muito mal.

Não sei dizer se GT se repete ou repisa suas obsessões (fumaça, gente sem pé nem cabeça, 9/11, Bush, vinho e sangue, enredo "ilógico", etc.) ou se faz estilo.

Mas sei o que ele diria para a crítica: como disse Walter Kerr, que um dia ajoelhou no milho por ter dito que nada acontece em Godot, etc.

Isso é no que dá ser pobre: tem de acompanhar GT pela imprensa. Acho que esse drama todo é uma ressaca desse tempo de estudante...Porveita o seu aí!

Abs!

 
Às 8/3/11 18:59 , Blogger Revistacidadesol disse...

As três mulheres aviadoras, que superaram todos os recordes mundiais femininos com seu vôo espetacular de Moscou ao Extremo Oriente, foram também honradas com uma reunião noturna realizada no Kremlin. Uma delas, Raskova, contou depois que Stálin havia gracejado com ela acerca da época pré-histórica da matrimônio, quando as mulheres governavam a sociedade humana. Disse que, nos primeiros dias do desenvolvimento da humanidade, as mulheres haviam transformado a agricultura na estrutura básica da sociedade e do progresso, dedicando-se os homens exclusivamente à caça e à guerra. E, depois de referir-se aos séculos subseqüentes de escravidão feminina, Stálin acrescentou: "Agora, estas três moças estão vingando os longos séculos de escravidão da mulher".

http://comunidadestalin.blogspot.com/2011/01/escritora-ana-l-strong-escreve-sobre.html

 
Às 8/3/11 19:01 , Blogger Revistacidadesol disse...

Olha que legal, MNC. Realmente os marxistas apostam no matriarcado, li no prefácio de um livro de Engels (origens do estado, família e propriedade) um prefácio bem legal a respeito da existência do matriarcado. O prefácio dizia que, por muitos anos, a humanidade não associava o ato sexual ao nascimento da criança. A mãe é que dava o nome e criava e as mulheres tinham, com isso, enorme prestígio.

Abs

 
Às 8/3/11 20:48 , Anonymous mnc disse...

Ei LJ meu querido,
Vai no "meu computador", "painel de controle", depois "audio e som" e reativa deve estar desabilitado, vez em quando costuma desconfigurar placa de som.

Verdade lj dizem que depois que o homem descobriu que ele era metade responsável pela procriação retomou o poder...depois a cristianisnmo é patriarcal,na Santíssima trindade n tem mulher.

Cê viu o GT de Jesus na Cruz,se dizendo massacrado pela crítica mas adorado pelo povo...a galera não especializada está gostando de "Gargantas"...naquela entrevista que vc linkou ele diz sobre o simbolismo semiótico, gargantas, a sensação de coisas entaladas na garganta...o que quer ser vomitado mas precisa ser contido.

Fui lá no seu blog e deixei um coment.
Abraços querido!

 
Às 8/3/11 20:54 , Anonymous mnc disse...

Vera seu coment tb´é um super energético, valeu menina!
Geralmente faço no fim do verão um lote de peças p vender p galera que passa verão em Arraial e verão na Europa. Esse ano tem um pessoal que vai p Ibisa, outra menina que mora em Miami e uma outra que mora em Milão.
Vale mais a pena.
Mas talvez a gente possa pensar na possibilidad ede fazer por encomenda peças costumizadas segundo a nescessidade energética de quem vai portar a peça.
È memso moça: Maria Clara. De boa, gosto que me corrijam, p não errar mais.
Sim a União da Ilha tb estava bonita né? Enredo Darwim.
Abraços!

 
Às 8/3/11 20:58 , Anonymous mnc disse...

Sírius meu querido, muito obrigada.
Abraços!

 
Às 9/3/11 20:47 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. Seu comentário no meu blog rendeu uma resenha de Throats!

Abs!

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial