sábado, 5 de fevereiro de 2011

São Brás no Arraial d"Ajuda


Enfim de volta, o imponente mastro de São Brás na sua Praça, no mesmo lugar onde sempre esteve desde tanto tempo que se perde no próprio tempo saber exatamente desde quando. E agora ninguém mais tira ele de lá a não ser próximo 3 de fevereiro.
No ritual do mastro , a indentidade Tupiniquim do antes colonizador, fortes traços da cultura indígena, o Tótem.
São dias de preparação, pegam o pau na mata, lavrado manualmente, lixam, pintam, Diamantino, um local lenda, pintor, artesão, percursionista, casado com uma psicóloga, confecciona a Bandeira
.
Vale lembrar que o Arraial d'Ajuda é tombado pelo patrimônio Histórico assim como faz parte do museu aberto de Descobrimento.



Imagem cedida pelo amigo plantador de árvores, Abner Xavier
A missa sempre de manhã, é a parte sacra da festa, em que se recebe o Benção da garganta, e a geral que não ia na missa há séculos sempre aparece para rezar e dar uma interiorizada.
A mnc e a Sanfoneira fazem a trilha sonora, todo ano, Missa Afro Sertaneja, haja coração ao sentir toda aquela gente em sintonia fina, cantando e rezando fervorosamente.
Ao Padre Carlos nosso profundo agradecimento pela Santa paciência, em esperar até que todos os equipamentos de sonorização ficassem equalizados, e pela louvável tolerante atitude em recomeçar a benção da garganta aos retardatários que chegaram no fim da missa, (no dia anterior é Iemanjá, festa beira-mar até de manhã , não deixou que viva'alma que fosse ficasse sem a Graça de ser benzido.
No dia anterior é a festa de Iemanjá... Pena que esse ano não pudemos documentar, linda cerimônia a Beira-mar. Não cheguei a tempo de ir na do estrla d' Água em Trancoso, Elba e Elza Soares cantaram, a festa foi extendida á população, farta distribuíção de comida e bebida para a geral. Fica para o ano.


Essa pessoinha do coraçãozinho de Jesus é D Santa, nossa mãe geral de todos, faz jus ao nome, Nasceu no dia de São Brás, 3 de fevereiro, fez 80 anos...Ela que anda meio doentinha, nem queria ir, a Nicole a convenceu, fez um bolo delicioso receita de sua terra Austria...

Santa dividiu as honras e homenagens com São Brás... Chegou toda tristinha, aos poucos a convencemos pegar no microfone, e soltar sua cantiga de trovinhas no refrão : " A cobra não tem pé, a cobra não tem mão. Como éque a cobra sobe no pezinho de limão?", o pessoal foi fazendo coro, tambores mais viola e sanfona...virou aquela cantoria divina, curativa.

A comida no capricho é servida a todos que chegam. Até aí, a bebida farta é contida, ficando em standy-by, o combinado com o Padre, só depois da missa e do almoço... Uma excelente estratégia. Barriga cheia o pessoal não se embeda tanto. Assim como a presença pacificadora da Polícia Militar ajuda a manter calmo os ânimos. Tudo na Santa paz. Graças a Deus a às providências preventivas. Muita alegria, festa, diversão mas dentro dos limites.


3 da tarde, chega o mastro que passou pela Igrejinha de Nossa Senhora d'Ajuda onde foi abençoado pelo Padre Redentorista Stanislaw...quando os homens saem para buscar o mastro, a distribuíção de bebida é suspensa.
Na praça o mastro é adornado de flores, dizem que tocar o mastro tras boa sorte e alma gêmea... uma enorme corda é amarrada em volta para alavancar sua vertcalidade ereta.... missão nada fácil, sempre aquele suspense. Ao fundo o batuque corre solto com as folias de São Brás, e dança luta arte Maculelê, em que de brincadeira lutadores com porretes se enfrentam batendo cacetes no rítimo dos tambores... as músicas já não são mais as da Missa, aí a mistura Afro-Indígena-Portuguesa (trovas) salta aos olhos e ouvidos...são marotamente paródiadas:
Hoje é São Brás Ô chegou o dia.viemos festejar com toda alegria.
Papai , Mamãe. Apanhou bateu, quando a polícia chegar tira meu nome do meio.
A ê, aê, tá me chamando mamãe para vadiar.
Ah morena que novidade será, minha grande tristeza é não poder te levar.
Quem me deu esse viola, não me dá outra mais não, sou eu.
Viajando vou cantando, vou levando e toda vez que me lembrava chorava.
Aê Aê tá me chamando mamãe pra vadiar...e por ai vai.
O Senhor São Brás não tem preconceito, ele educa o branco e edua o preto...rsrrsr.
A todos os festeiros, nosso reconhecimento e agradecimentos, pelo empenho de não medir esforços para que a festa fosse sem dúvidas umas das melhores em muitos anos.
Para o ano tem mais. São Bras nos benza "as fala" de ferinisse e a garganta dos engasgos.
Abraço e bom domingo!

Marcadores: , ,

4 Comentários:

Às 6/2/11 08:54 , Blogger mnc disse...

Bom dia Tribos blogosféricas!!!

No feeding ainda do blog passado, o noso querido LJ postou um link comentado sobre o último discurso comentado do Obama...divisor de água, lembrando o povo americano seu papel de xerifes do mundo.

Abraços, é domingo, preciso me jogar no mar. Terapia de ficar aqui e agora, por algumas horas nem passado, nem futuro...só a imensidão do mar sem fim.
Volto no pôr do sol.

 
Às 6/2/11 21:59 , Anonymous Festeiros de São brás disse...

Mariene e D Oda,
agradecemos de coração a você e sua mãe.
Que São brás dê saúde a todos nós, para o ano vamos nos superar!
É nois!
Elas agora estão mandando ver no show da exposição nacional do cavalo manga larga de Arraial.
Haja pique.

 
Às 7/2/11 17:41 , Anonymous Anônimo disse...

Num mundo onde tudo tem seu preço, a festa compartilhada, evoca a gratuidade da vida e valores como a fraternidade, solidariedade.
Estão de parabéns os organizadores.

 
Às 9/2/11 00:48 , Anonymous Drica disse...

Acabo de assitir o troca de familia na record, uma delas do Arraial.
Muito interessante.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial