sábado, 12 de fevereiro de 2011

Refletindo BBB na ótica Veríssimo

O texto abaixo, supostamente escrito por Veríssimo, ano passado, mas atual como nunca. Traduz integralmente o cerne da era de mediocridade que assola a humanidade e bombardeia o BBB no intuito de provocar-nos reflexão e nossa capacidade de reagir e avaliar a que ponto nós chegamos...



“A Vergonha”


Crônica de Luiz Fernando Veríssimo
18 Mar de 2010.



Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência. Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo.
O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos.
Gays, lésbicas, ,trans heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais.
O BBB é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).
(Um aparte da mnc: Veríssimo acima se refere ao BBB 10...O 11 se superou)
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente,
chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.. Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir
estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse
dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores )
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário
Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…, estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.
Obs.: Não há confirmação de que são palavras de Luis Fernando Veríssimo.

Marcadores: , , , ,

25 Comentários:

Às 12/2/11 20:50 , Blogger mnc disse...

Olá Boa noite!
Nos útimos 10 dias pecoreemos 2000 km em idas e vindas devidas aos changes do ENEM...Primeiro o pró-uni meia bolsa para engeharia amb sani e depois a segunda chamada do SISU, federal bolsa integral Bac Ciência e Tec...de Volta ao Arraial, já matriculada, aulas começam em 21/02.
Voltei a trabalho, n pense que mnc não rala nas férias.
A gente tinha de registrar essa crônica do Veríssimo...
Tudo a ver refletir o nada a ver BBB.

 
Às 12/2/11 20:56 , Blogger mnc disse...

Eles não devolvem a taxa de matricula...pedeu, perdeu, 400 pilas...
POr outro lado não vou precisar me preocupar em encaxar nas minhas despesas 400 reais nos próximos 5 anos.
A Federal é tudo na faixa, além de proporcionar ene incentivos ao aluno.
A ficha agora que está caindo, salto quântico na minha gradução...de 2o grau incompleto a acadêmica em Bac Ciência e Tecnologia no UFVJM, vai ser puxado, horário integral, mas vai valer a pena.

 
Às 12/2/11 21:06 , Blogger mnc disse...

Falando em reality show, feeding p Drica minha querida que comentou a respeito no post anterior. O "Troca de Família" foi com a Dani Frufrú, uma conhecida de anos, biscoito fino a garota, leonina da gôta...(Frufrú porque ela tinha um pub lindamente decorado e bem frequentado por anos: O "Madame Frufru"
A Dani alto astral Causou, abalou Paris... Já a Outra o furacão Bi-polar Clarah, não teve a simpatia da Tribo.
O Diamantino (lenda local que nos referimos no post passado) virou celeber do dia p noite ao dar conselhos e tentar amortecer o surto da mesma ao ser vaiada no Ethinic tentando cantar.
O resto que rolou e me foi confidenciado pela Dani em pessoa, Junho do ano passado quando treminou as fimagens da troca, a discrição não me permitem contar.Abafa!

 
Às 12/2/11 21:07 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. O bbb é o fim. Outro dia tinha uns dois numa gritaria horrível, uns guinchos, parecendo que o cara ia bater na menina. Na novela é um negócio menos baixo, embora ruim tb. Outro dia vi um dando um tapa na cara de uma mulher que estava nervosa e falando muito. Ela pergunto q isso e ele falou: vc estava histérica! Fico pensando que lição é essa, se dar tapa em cara de histérica resolve.

Abs!

 
Às 12/2/11 21:10 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. Outro dia vi uma cena curiosa de um pessoal vegan entrando numa churrascaria na maior pinta de militante, em uma novela, acho q tititica.

Veja que legal esse romance:

nto só poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque.

Humana Festa

Humana festa, de Regina Rheda (Rio, Record, 2008) é o primeiro romance brasileiro a abordar o veganismo e os direitos animais como tema principal. Nele se confirma o estilo da autora, que compreende narrativas prazerosas e envolventes, pontuadas de surpresas, humor e poesia. Eis a opinião do professor e filósofo Marcio Seligmann-Silva, publicada na orelha do livro:

Humana Festa, o quinto livro em português de Regina Rheda, é uma obra original. Sua temática é de uma atualidade total e urgente: como lidar com o fato de que a hegemonia dos humanos sobre os demais animais não é mais defensável. Como lemos neste romance, abrir mão desta posição de ponta na hierarquia das espécies também significa abrir mão do patriarcalismo.

Não por acaso uma das epígrafes deste livro é de Percy Shelley, um dos mais importantes poetas do romantismo inglês: naquela época a humanidade refletiu profunda e angustiadamente sobre a sua situação prometéica. O capitalismo e as tecnologias de então anunciavam a possibilidade do ser humano desbancar Deus. Agora vivemos sob a ameaça de ser esmagados pela técnica e pela natureza, que se rebelam. Somos obrigados a repensar o que são a natureza e o biopoder. Como lemos no livro: “está errado aproveitar-se dos animais, humanos ou não, como se eles fossem meros instrumentos, seja lá para o que for!”.

Os protagonistas desta obra são veganos, ou seja, seguidores de um modo de ver o mundo que o coloca de ponta-cabeça, porque reconhece que devemos respeitar toda vida animal capaz de sentir, pois estes animais devem ser vistos como alguém, “pessoas”. Isto porque possuem uma consciência de si e não podem ser reduzidos à nossa propriedade.

O enredo trança destinos que se localizam na Flórida, em Massachusetts e em uma grande propriedade rural no Brasil. A história serve de alegoria para a apresentação do veganismo e dos desafios que sua “realização” significará. Pois, afinal, trata-se de uma utopia pós-patriarcal e pós “especista”, talvez uma das poucas bandeiras revolucionárias em uma época que se considera pós-utopias. Os personagens têm nomes-papéis que explicitam este projeto alegórico: Megan (para vegan), Bob Beefeater, Afonso Bezerra Leitão, Marcela Gallo Sardinha, Mortandela (um suíno), Dona Orquídea etc.

A pergunta colocada pelo livro repercute e, esperemos, deve incomodar de modo produtivo: “Até quando um vegano será considerado radical, e um humano que explora animais, sensato?” (Márcio Seligmann-Silva, professor de teoria literária da UNICAMP e escritor).

 
Às 12/2/11 21:28 , Blogger Revistacidadesol disse...

A Regina é abolicionista:

Com o envolvimento na defesa animal, voltei a pensar mais seriamente nas outras lutas sociais por igualdade e justiça. Afinal, se “direitos animais” significa justiça para todos os seres sencientes, significa justiça também para os humanos, que são seres sencientes.
Não quero dizer com isso que os ativistas pelos direitos animais tenham a obrigação de se engajar em todas as outras lutas; na verdade acho que deve ser melhor eles se concentrarem mais nos animais. Isto porque a instituição da escravidão humana pelo menos já foi abolida, ao passo que a instituição da escravidão animal continua fortíssima e, enquanto ela existir, não vai ser possível mudar de verdade a situação dos animais. A luta pelos animais é muito mais dura, porque até mesmo o mais oprimido dos humanos acredita que está certo explorá-los... Mas todas as formas de opressão estão inter-relacionadas e têm raiz na mesma visão de mundo excludente, autoritária e predatória.
http://reginarhedaescritora.blogspot.com/

 
Às 12/2/11 22:49 , Anonymous Anônimo disse...

concordo com Veríssimo...tempo é algo muito precioso não desperdicemos com coisas tão fúteis e sem proveito como BBB...

 
Às 13/2/11 06:38 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!
Anôm vc disse tudo:O tempo é preciosso. Quando somos jovens não nos atentamos que ele passa e passa muito rápido.
È preciso usá-lo a nosso favor, da melhor maneira afim de promover nosso crescimento.
Abraços e bom domingo!

 
Às 13/2/11 07:08 , Blogger mnc disse...

Lj meu caro amigo!
Ainda ontem estive no seu blog, post + micro contos seus...resumir numa frase um conteúdo inteiro, massa né? Nas tags de links sugeridos, uma entrevista do GT sobre os Hemingway...Ernest pai, Greg o Filho e o Jonh o neto e escritor como o avô.
Menino que babado forte essa do Greg (filho de Hemingway) ter virado tranformista operada e tudo, deois de se casar e ter filhos... Logo ele tão Yang, caçador na África, morador em Cuba do Fidel...e o Jonh me sai mais tal o avô, se dedicando a literatura. Esse é nosso mundo.

 
Às 13/2/11 07:25 , Blogger mnc disse...

A questão to be or not to be vejana? O homem no princípio do tempos dizem, era vegetariano. Uma grande fome devido a seca que exterminou meio mundo, fez com começassem a comer carne.
Em Jericó manuscritos de 8 mil anos atrás regitram a ocorrência desse tempo, assim como na Bíblia na História de José do Egito...até carne humana foi consumida, principalmente e das criançinhas.
No Islanismo, existe um ritual específico quando se abatem animais para consumo, sei que só compram no Brasil de abatedouros que fazem o cerimonial, mandam de lá pessoas especializadas em fazer... a faca, o jeito do abater, pedem perdão ao animal, ecomendam a alma deles...aliviando assim a culpa.
Tanto o Judaismo, quanto o Islanismo consideram a carne de porco imunda...Dizem que o sabor dela é igual de carne humana.
A escravidão foi extinta? Sei disso não...formas sutis rolam soltas, oprimidos e opressores.
Abraços!

 
Às 13/2/11 07:54 , Blogger mnc disse...

Um alerta no Fórum Econômico Mundial desse ano: Está faltando comida e a alta dos preços de alimentos estão pondo em risco a segurança alimentar mundo afora.
As projeções muito pessimistas, à medida que as mudanças climáticas vão dando as caras.
Põe em risco a segurança mundial...gente com fome se rebela, desepera...provoca revoluções, quedas de governo, genocídios, enfim... Tal rastrijo de pólvora.
Vide, situação no norte da África...o detonador foi a revolta de um taxista na Tunísia, cansado de pagar propina aos policiais, com dificuldades finaceiras até para alimentar sua família, num gesto de desespero ateou fogo no próprio corpo...Bum! Ira popular se alastrou, via redes sociais...cruzou fronteiras e está derrubando governos, um a um. 30 anos de ditadura no Egito e isso é só a ponta do Iceberg, nitroglicerina pura.
Se tivessem pão e circo...

 
Às 13/2/11 07:57 , Blogger mnc disse...

O gasto médio do brasileiro com seus pets é de 350 reais ano...ouvi isso agora no PEGN.

 
Às 13/2/11 07:58 , Blogger mnc disse...

Massagem terapêutica para cãezinhos stressados...150 reais...não tem p quem quer, consultório lotado.

 
Às 13/2/11 08:38 , Blogger mnc disse...

Comendo teclas, relevem...pressa de arrumar as coisas de ir ao mar...a sanfoneira demora séculos...tem de ficar no pé, mesmo porque antes das 10 e meia já estamos de volta...depois disto mancha e envelhece a pele.
Esse solzinho agora é o bom p os ossos. Vitamina d.
Bjs a até mais tarde, sintam-se em casa!

 
Às 13/2/11 18:52 , Blogger mnc disse...

Lj veja se captei os fazeres de um micro-conto, na tag Greg Hemingway, transBBB...

No ultrasom: Dr não me importa se menina ou menina, contando que não nasça com a genitália trocada...

 
Às 14/2/11 00:33 , Blogger Revistacidadesol disse...

kkk,oi, ótimo seu microconto, MNC!

O tema vegan me agrada...mas por enquanto isso é só para ricos.

Abs

 
Às 14/2/11 09:03 , Blogger mnc disse...

Bom dia blogsfera!
LJ coincidentemente, ontem saiu uma dessas pesquisas sobre mulheres, ricas e pobres (favela, bairro nobre), o grau de satisfação com seus corpos, e padrão estético...
Engraçado as ricas querem ser magérrimas, quase não se alimentam e são na maioria insastisfeitas com suas sulhuetas...As acima do peso sofrem muito mais preconceito e consigo mesmas.
Já as pobres querem ser pouzudas e quanto mais carne melhor...são mais felizes poque se auto-aceitam. Não estão em guerra com a balança. As acima do peso não sofrem a pressão que as ricas sofrem...
Talvez a explicação p isso...magreza na favela= falta de comida, penúria.
Magreza na riqueza= elegância, prestígio, aceitação de seus pares.
A cobrança não é nem tanto dos homens, sim das outras mulheres.

 
Às 14/2/11 09:17 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC, para variar, uma polêmica. O artigo de Caets, Lula era muito show business (Caets tb):

Nota do blog da Dilma: O cara de pau Caetano Veloso usa o Portal do Ministéio da Cultura para critica o ex-presidente Lula. Pode? Quem foi o Judas Iscariostes dentro do Ministério?

http://blogdadilma.blog.br/2011/02/caetano-veloso-lula-era-muito-show-business.html

 
Às 14/2/11 09:20 , Blogger mnc disse...

Na tag reality show, aqui no Arraial não se fala em outra coisa...
Como vcs sabem o RS "Troca de Família" na record cauzou.
A Dani mora no Arraial, uma menina batalhadora do bem, interage com todos de forma gentil, além de ser uma Zelosa mãe de família...
Agora vem a outrazinha, uma harpia que se diz escritora, cantora...A que trocou de lugar com ela e a acusa de ter "ficado" com seu marido, no seu blog fala horrores da Dani...
Essa Clarah ao chegar da destroca, o marido lhe perguntou o que foi aquela raladura nos joelhos...Ela dissimulada diz que foi numa lutinha 3 da madrugada na saideira em casa depois da balada...mais inexplicável do que batom na cueca. Daqui do outro lado da tela a gente percebeu o que aquela raladura no joelho era, inconfundível, não dá p disfarçar.
A gente conhece de longe pelos joelhos ralados de quem fica de quatro a 3 por 4, até ralar os joelhos...se é que vcs me entenderam.
O marido Reginaldo sacou no ato, escolado do jeito que é...
Coisas inexplicáveis tipo: joelho ralado, chupões, perda de pregas...evidenciam irrefutavelmente quem trai quem.
Abraços!!!

 
Às 14/2/11 09:23 , Blogger mnc disse...

Hoje é Saint Valentine's day.
Dia do amor, dos namorados no hemisfério norte.
Ondas de afeto e carinho a todos desejo amorosamente o amor Ágape.

 
Às 14/2/11 18:51 , Blogger mnc disse...

Buenas...
Lj meu querido.
Que babado forte esse do Caetano.
Aliás, esse babão anda muito preocupado com o fraco jato do seu mijo.
O jeito adiantar...
Ia falar num post especial, sobre o Campus Universitário Federal Vale do Jaequitinhonha e Mucury, no primeiro dia de aula...
Coisa de primeiro mundo, uma imensa cidade universitária, são 12 complexos gigantescos cada edifício com sua área: Biomédicas, Engenharia, Ciênia e Tecnolgia, Direito, Letras, etc.
Tudo de primeira, climatizados, confortáveis salas de aulas, laboratórios ultra-modernos...Tudo disponível, gratuitamente, para enfim através da educação redimir nosso esquecido rico Vale de Misérias.
Aí vem o caetano dizer que Lula é show-Bussines...o tal do espelho com que ele se mira.
Vai catar coquinho no seu umbigo véio! Ou dar um rolé na periferia p ver como os mais pobres melhoraram suas vidas.
A sanfoneira está retada com ele, imagina D Canô, fã de carteirinha do Lula.

 
Às 14/2/11 18:58 , Blogger mnc disse...

Foi muito engraçado o dia que fui lá fazer minha matrícula.
Da minha casa de Minas dá p ver a Obra,mas nunca havia ido lá in locco...um choque, nem a escola invisivel que frequento nos meus sonhos p ser tão monumental...fiquei meio abestada de tanto deslumbre.
Minha filha Brisa foi comigo ao contrário da maioria de meus colegas que foram levados por seus pais...
Acharam que a mnc era Brisa...rsrrsrs.

 
Às 15/2/11 07:51 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC.

Quem bom que a UF aí do vale caminhou bem. A política de Lula para as federais foi melhor do que a de FHC.

Aqui na minha cidade vai vir Pedagogia pela federal, mas à distância num convênio com a UAB, agora Universidade Aberta do Brasil. Eu olhei o edital, o salário do tutor é de 700,00, incluindo a necessidade de ir e voltar a BH. É pena, não compensa. Mas vou ver se faço a Pedagogia ou os cursos técnicos que estão chegando, afinal, sem pagar mensalidade é bem melhor.

Abs!

 
Às 15/2/11 17:35 , Blogger mnc disse...

Olá blogsfera!!!

Pois é LJ meu caro...ridículos 700 reais a um professor universitário.
Faça sim, vc é inteligente e quem é inteligente precisa sempre manter a mente ocupada p não se desviar...rsrrsrs.
Amo Paulo Freire e sua "Pedagogia do Oprimido".
Diz ai p gente sua formação,sei que vc é fera , pos-graduado e tudo.
Pena que professores sejam tão pouco valorizados.
Assim que o Brasil quer virar uma Coréia do Sul???
O tal Bônus demográfico que virá n apróxima geração precisa ser cultivado e regado agora e nada disso acontece sem o professor motivado por se sentir valorizado.
Abraços!

(Lj, vc lê a coluna do Tião Martins no Hoje em Dia?)

 
Às 15/2/11 17:46 , Blogger mnc disse...

Foram anos de luta p conseguir trazer a UFVJM para o Vale. Um lobby cruel das faculdades particulares...sempre manteve engavetado o projeto.
Até que graças a D Maria José nossa prefeita que por ser assim com o Lula e uma mulher ligada à educação, priorizou sua missão, trouxe Campus da Federal. Não uma coisainha a toa não...
Desde a colonização nossa região ficou relagada a ser uma maralha de mata fechada que desalentava contrabandistas de ouro pedras preciosas...Ai Teófilo Otoni quis fazer um pais lá...A Patriazinha dos Ottoni, lógico que o Imperio boicotou. Fooi tudo iniciativa privada...a estrada de ferro de acesso ao mar depois desativada...que carma cara!!!
Agora sinto ao ver um complexo universitário de primeiro mundo brotando em pleno Vale, chegou nosso tempo de resgate.
O Vale se sente redimido.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial