quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Mico dos 500 anos...


O Descobrimento do Brasil - 1954Óleo sobre tela- Cândido Portinari

Passados 10 anos até hoje me doi lembrar, O festival de barbárie, em que se transformou a festa dos 500 anos do Brasil....

Índio Gildo Terena pede clemência antes de ser pisoteado pela tropa de choque

Preparada aos mínimos detalhes para ser a "masterpiece" do Governo FHC, se tornou o mico do século. Como já dizia minha vó...O tinhoso mora nos detalhes.
Entre 735 credenciados de imprensa do mundo inteiro, mnc, contratada para cobertura pela rádio Teófilo Otoni AM, alcance Nordeste de Minas e o Sul da Bahia.
Rebubinando os fatos:
18 de abril : 5 mil militantes do grupo MST, adentram ordeiramente em fila indiana, silêncio profundo marcham pela cidade, 5 mil brasileiros sem voz , mal trapilhos e banhados de suor...
Um grupo de negociadores do Governo, habilmente conseguiu convencê-los a deixarem a cidade e irem para Eunápolis (64 km), lá seriam “confortavelmente acomodados “ e no dia da festa, poderiam retornar a Porto Seguro, acomodados em ônibus gentilmente cedidos. Inocentes acreditaram, deram meia volta volver e foram crentes que o acordo seria cumprido.
Livres do MST, policiais militares fortemente armados , imediatamente bloquearam a rodovia de acesso a Porto Seguro, já no entrocamento da BR 101, alegavam cumprir ordens da Defesa Civil, a cidade não comportava mais ninguém.
Detalhe Porto Seguro não tem Defesa Civil. O objetivo era evitar que os indesejáveis sem-terra, entrassem em Porto Seguro novamente.
O bloqueio foi estendido a turistas e até aos moradores, ninguém não credenciado passava em nenhuma circustância. Turistas de todos os cantos do Brasil que vinham pela rodovia, mesmo exibindo as reservas de hotel tiveram seu direito de ir e vir, garantido pela Constituição, cerceados.
19 Dia do Índio: Realizou-se em Coroa Vermelha a plenária de encerramento da Conferência dos Povos Indígenas, que reuniu cerca de 3 mil índios de 150 tribos de todo o País.
Exaltadas, lideranças indígenas se referiam a FHC como "sem palavra".
O ultimo a falar foi o pataxó Luiz Tiliá:
-Amanhã nos vamos fazer uma caminhada até Porto Seguro e a polícia não vai deixar. Quero que cada tribo junte os dez guerreiros mais fortes. Eles vão na frente, porque nós vai passar de qualquer jeito.
Uma vidente previu chuvas e trovoadas em Porto Seguro . Acertou na mosca e na semiótica. O tempo fechou geral em Coroa Vermelha quando cerca de mil integrantes do movimento e mais 500, formado por jovens estudantes, marchavam para a área onde foi realizada a conferência indígena. O objetivo era de solidarizar--se aos índios na caminhada até Porto Seguro.
Eis que surge a tropa de choque. Um manifestante é agredido. Sua companheira tenta defendê-lo e é jogada violentamente ao chão. Forma-se o tumulto. Policiais atiram para o alto, jogam bombas de gás lacrimogêno e baixam o cacete em quem aparece pela frente.
Apavorados, os manifestantes correm para as casas dos pataxós e respondem às agressões com pedradas. Uma das pedras atinge acidentalmente o índio Crispim na cabeça.
Pronto! Dada a deixa para que o comandante da operação mandasse prender cerca de 140 integrantes do Outros 500. Alegou que estava agindo em defesa dos índios, embora os próprios indígenas categoricamente afirmavam, que a pedrada em Crispim fora acidental.
Entraram em cena os Procuradores da República, a senadora Marina Silva, deputados federais Haroldo Lima e José Dirceu e a deputada estadual Alice Portugal, em vão argumentaram que as prisões eram ilegais e que a violência dos PMs era injustificada. A todos, o comandante respondia com um "não reconheço sua autoridade."
Estava armado o circo de horrores.
Mais tarde, sem se darem por vencidos, índios marcharam para Porto Seguro, encontraram uma barreira do batalhão de choque. Antes mesmo dos índios se aproximarem , Napoleônico o Comandante à frente dando ordens de atacar... Atiraram balas de borracha, gás lacrimogêneo.
Saldo: mais de 30 feridos, entre eles nenhum policial militar.
Jornalistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo comentavam a forma truculenta com que a polícia militar agiu.
Como disse a senadora Marina Silva, era para deixar bem claro a todos que nesse país lugar de pobre é na senzala, enquanto a classe dominante gozava os prazeres e mordomias da casa grande.
Na "Casa Grande" Vela Branca, Hotel 5 estrêlas, cercado por um forte aparato de segurança, Fernando Henrique e o presidente de Portugal almoçam com convidados. A elite empresarial e política do País.
A imprensa , que aguardava a coletiva ao vivo de FHC, foi confinada num mofado salão desativado do Vela Branca. O seu porta-voz providenciou um aparelho velho de TV, produzido às pressas pela Radio-Bras um pronunciamento cínico FHC fala dos avanços sociais do país, alfinetou os sem-terra e, por fim, fez um brinde com a legítima cachaça brasileira.
Foi a gota d'água que faltava. Deixamos indignados o confinamento e invadimos o saguão do hotel, nos sentamos no chão e cantamos o Hino Nacional (desta vez a truculência ficou por conta dos seguranças e dos burocratas do Itamaraty), mas intimidaram-se diante do quarto poder, armados de inúmeras câmeras e gravadores.
Minutos depois, numa entrevista coletiva montada às pressas, FHC tentou ironizar os fatos e cantou também o Hino Nacional. Errou a letra duas vezes....(detalhes da entrevista vide comentários)
Prevista para durar quatro dias abreviou-se a esmirradas três horas e para não ficar de cachorro magro, come e vai embora , o presidente visitou a Cidade Histórica, cumprimentou a simpática família Schürmann que voltava de uma viagem de dois anos pelo mundo, plantou uma muda de Pau Brasil, acendeu a Chama do Conhecimento, viu atores fantasiados de índios e posou para fotos abraçado a baianas do acarajé.
Os moradores da Cidade viram a festa da janela, impedidos que estavam de sair de casa. Era visível a revolta de todos.
A imprensa brasileira deu amplo destaque à pancadaria e pouco falou das festividades.
Jornais como o New York Times, dos EUA, o Libération, da França, e o Independent, da Inglaterra, falaram da violência contra os indígenas e sem-terra.
A foto do índio Gildo Terena, ajoelhado no asfalto e de braços abertos pedindo clemência aos policiais, saiu na capa dos principais jornais do planeta. A mesma imagem, com a sequência onde Terena é atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo e sem seguida pisoteado pelos PMs foi veiculada em centenas de emissoras de televisão.
A metáfora simbólica ápice do vexame dos 500 anos foi a Nau Capitânia, custou uma fortuna e afundou antes de ser colocada ao mar, escancarando o fracasso de uma celebração em que o povo foi excluído de participar.
Fernando Henrique foi embora antes de assistir ao espetáculo " O dia em que o Brasil nasceu", misto de teatro e cinema com luzes e fogos de artíficio.
Revoltados porque o show era apenas para convidados do governo e pela colocação de um tapume que impedia qualquer vista do espetáculo, turistas e moradores primeiro protestaram com xingamentos. Depois, jogaram pedras aleatoriamente. Antes que a revolta ganhasse proporções incontroláveis, a polícia chegou e, conhecedores do que havia ocorrido com os índios, estudantes e sem-terras os manifestantes puseram seus rabinhos entre as pernas e se dispersaram.
Entre sarcástico e p da vida, um bêbado comentou:
-Depois de uma confusão dessas, na festa dos 1000 anos do Descobrimento eu não venho de jeito nenhum.

Marcadores: , , , ,

74 Comentários:

Às 22/4/10 21:32 , Blogger mnc disse...

O mundo além borjador descoberto.
Encontro de 2 conceitos de civilização.
Tamanha foi a surpresa dos descobridores ao se depararem com um povo que vivia nu e feliz. Sem noção de pecado original
Nascia a Utopia...
Ao saber existir esta terra, Thomas Morus se inspirou no fato e escreveu a Ilha de Utopia.

 
Às 22/4/10 21:37 , Blogger mnc disse...

Uma boa noite a todos!
Este post me deu uma canseira...longo, por mais groduras que tenha cortado.
Amnahã cedinho estamos de novo na área.
Inté e abraços a todos.
Em tempo:
Que Deus abençoe a Mãe Terra.
Parabéns Brasil!

 
Às 22/4/10 21:47 , Anonymous anônimA disse...

"Entre sarcástico e p da vida, um bêbado comentou:
-Depois de uma confusão dessas, na festa dos 1000 anos do Descobrimento eu não venho de jeito nenhum." (MNC no post)

Chorei de rir,surreal cara!

 
Às 22/4/10 21:52 , Blogger mnc disse...

Ei AnônimA, que me dá a honra de ser a primeira a comentar.
Sulreal mesmo né?
Tomara que nos mil anos tenhamos evoluido e role uma festa para todos.
Abçs e Valeu!

 
Às 22/4/10 22:03 , Blogger mnc disse...

È agora indo mesmo encontrar minha parte que sonha.
Buenas!

 
Às 22/4/10 22:16 , Blogger Ana Paula disse...

Parabéns pelo post, MNC!

Fantástico relembrar esse mico fenomenal. Aliás, foi nele que a m... do barco construído não flutuou, não foi?
FHC boca de caçapa (como diz meu pai) riu amarelinho, eu queria saber quem ele representou durante o seu mandato. Lembro que o Casseta & Planeta arrumou dois apelidos: "Ficando Henrique Nervoso" e "Viajando Henrique Cardoso".
Também me lembro dele ficar todo inchado quando visitava outros países e mostrava que conseguia falar na língua local. Que tamanho de ego e que vergonha de ser brasileiro.
Filhinho de papai elitista, inventou uma "fuga" durante a ditadura porque estava "na moda". Trocinho fútil do Mackenzie.
Super-legal você estar assim na linha de frente pra passar os detalhes desse vexame. Ele não pode ser esquecido.
Abraços!

 
Às 22/4/10 22:55 , Anonymous Anônimo disse...

Olá Boa Noite,
Realmente foi um constrangimento horroroso os 500 anos do descobrimento do Brasil.
Contada assim nos detalhes 10 anos depois, por quem foi testemunha ocular da história ainda reviro o estômago.
Dá-lhe Mnc!

 
Às 23/4/10 06:04 , Blogger mnc disse...

Bom dia Tribo blogsférica!!!

 
Às 23/4/10 06:21 , Blogger mnc disse...

Ana minha Flor,
Foi uma das poucas vezes que tive vergonha de ser brasileira.
Principalmente diante da imprensa internacional, que atônita assistia a tudo, um vexame total.
Fui tb guia de vários que não conehciam as rotas alternativas p diblar a segurança.
Agora vem ai copa, olimpiàdas...
Eventos grandes que precisam ser bem organizados p n ser outro mico.
O FHC pisou na bola feio e se la creme de la creme dos presidentes.
A auto-estima dos moradores despencou,
Anos a fio pensando na festa como uma oprtunidade única de visibilidade, tudo por água abaixo.
O prejuízo à imagem de Porto Seguro foi enorme, nos 2 anos seguintes o turismo despencou, uma crise terrível, muita gente foi a falência.
Morava lá convivi e sofri tb com a deprê coletiva que assolou daquele povo alegre e hospitaleiro, que não merecia ser tratado daquela forma desprezível.
Devemos a retomada do movimento turístico a Ivete Sangalo e ao Asa de Águia, que em 2002 assinaram um contrato de 5 anos no Reivelion do Parracho, em Arraial d'Ajuda.
O FHC foi omisso, canalha mesmo.
Boca de caçapa é pouco.
Já pensou esta turma de volta?
Deus é mais.

 
Às 23/4/10 08:00 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia, MNC!

Pois é, o FHC sempre me passou essa impressão de gostar de todo o mundo, menos os brasileiros. Isso pra mim é a coisa mais esquisita que um presidente pode ser!
Ele nunca se sentiu à vontade perto do povo. Não estou aqui falando que tem que apertar mão de pobre ou pegar criancinha no colo, mas é o olhar mesmo, a cara de "nojinho".
Eu tenho vergonha dele ter vergonha de nós.
Imagino que para um pessoal tão acolhedor e, adicionado a isso a capacidade e o costume de receber os outros bem por ser um local turístico, passar por aquilo deve ter sido o fim da picada.
ECA.
E viva a Veveta! :D
Beijos
PS.: acho que o Asa de Águia é aqui de BsB. O cara é de Micareta, não é?

 
Às 23/4/10 08:20 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC.

Eu estava em Trancoso nessa época e acompanhei pela TV. Barra pesadíssima mesmo.

Outro via Feagagá no Canal Livre, vc viu? No fim das contas, aparece para dizer coisas para prejudicar o PT.

Quando o Mitre, acho, perguntou se o mensalão foi paralisado pelo fato de que existia gente do PSDB envolvida, ele disse que não, mas olhou espantado, como quem diz: "você não pode me perguntar isso, não está combinado". Tem lógica conforme seu relato, FHC gosta da bola paradinha, entrevista combinada, perguntas já conhecidas. Quando o mesmo jornalista perguntou se ele é de esquerda, perguntou também cinicamente: "Marxista?"

FHC fingiu que não escutou (felizmente) e disse que ele está do lado da democracia e justiça social e que é para a gente votar pensando no coração na próxima eleição.

Ah, tá bom. Vamos é usar a razão e escolher o menos pior, porque o pior é o Serra, que é ele de volta.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 23/4/10 08:22 , Blogger Revistacidadesol disse...

Outra: FHC não vai candidatar-se a nada. Ele escapou por pouco de processos que poderiam levá-lo a falência e prisão, tal como Menem.

Para evitar isso, conseguiu de Lula a garantia de ser julgado em foro privilegiado. Um absurdo, não?

 
Às 23/4/10 08:41 , Anonymous anônimA disse...

Vou botar minha colher de pau nessa cumbuca.
Bem resumidamente?!Acho que é o sujo falando do mal lavado.Tanto FHC qto Lula são egolatras,etc,etc,etc.
E tanto Serra qto Dilma são perniciosos pro país.

revistacidadesol:pqe Lula deu essa garantia?

 
Às 23/4/10 08:56 , Anonymous mnc disse...

È tudo tão absurdo...
Taí Ana uma frase de camisa boa p o Conic.
Candidato p mim tem que sentir o perfume que exala do povo e botar o pé no barro.
Na marcha dos sem-terras nos 500 anoos o cheiro daquela gente que viajava a pé há dias, em fila indiana completamente em silêncio, ninguém dava um pio, as faces cansadas, olhos famintos, homens, muheres, idosos, crianças...
O sentimento que me deu foi uma compaixão...um entendimento profundo de que a luta deles era justa e eram dígnos de estarem ali tb nas comemorações.
Por que não?
Eles são a maioria dos brasileiros, o outro lado do enorme fôsso social que separa os muito ricos dos absulutamente miseráveis.

 
Às 23/4/10 08:59 , Anonymous mnc disse...

AnônimA meu anjinho,
Não tem cutia nesse meio...(bicho sem rabo)
Tá osso de candidato p votar.
Abçs!

 
Às 23/4/10 09:04 , Anonymous mnc disse...

Lúcio meu Rei!
Morei em Trancoso no começo dos anos 80, sabe onde hoje é a pousada Miramar, do lado da Igreja no quadrado...N tinha água nem luz.
Um dia a gente fala desta época em que descobri minha Ilha de Utopias.

Se Justiça social for o que testemunhei nos 500 anos...tamos tudo lascado.
Neste ponto ningu´´em hpa de negar que o Lula foi o que mias olhou para esta parcela esquecida da população brasileira...
Aliviou a pressão pois quase que tava vendo que a situação ia pocar de vez...chega uma hora que não pode mandar pobre comer bôlo se não tem pão...o povo revolta.

 
Às 23/4/10 09:49 , Anonymous anônimA disse...

Maais um terremoto.

23/04/2010 - 08h54
Tremor de magnitude 6,1 sacode o sul do Chile
Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Um tremor de magnitude 6,1 sacudiu na madrugada desta sexta-feira (23) o sul do Chile, zona que há quase dois meses sofreu um forte terremoto, sem que até o momento tenham sido reportadas vítimas ou danos materiais, mas apenas cortes momentâneos de energia elétrica e telefonia. As primeiras informações davam conta de um sismo de magnitude 6,2, e não de 6,1, após revisão do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

De acordo com o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena, o tremor de hoje não reúne condições para gerar um tsunami. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 35 quilômetros.

Segundo o governo do Chile, 486 corpos foram identificados após o terremoto e tsunamis que devastaram grande parte do centro e sul do país em 27 de fevereiro. O número de mortos pelo terremoto provocou polêmica depois que autoridades corrigiram o total várias vezes devido a erros na contagem das vítimas.

Nesta semana, o governo do presidente Sebastián Piñera havia anunciado que destinará US$ 1,2 bilhão de receitas do cobre - que por lei deveriam ser destinados à compra e renovação de armamentos - na reconstrução do país depois do terremoto de fevereiro.

http://noticias.uol.com.br/especiais/terremoto-no-chile/ultimas-noticias/2010/04/23/tremor-de-magnitude-61-sacode-o-sul-do-chile.jhtm

--------------
Ana Paula,que vacilo o meu! Esqueci de te agradecer pelo negrito e pelo itálico né??!! Muchas gracias caríssima!!

 
Às 23/4/10 09:56 , Anonymous anônimA disse...

Ihhh,acho que Lula accrumou pra cabeça.


Fora da disputa, Ciro manda recados a Lula, Dilma e PMDB

23/04 - 03:46 - Eduardo Oinegue, iG São Paulo
Na noite da última quinta-feira, o deputado Ciro Gomes estava magoado com a decisão do PSB de abandonar sua candidatura para apoiar a petista Dilma Rousseff, como se pode perceber nesta entrevista concedida ao iG.

As palavras duras empregadas na entrevista que concedeu ao iG, contudo, não vinham acompanhadas de um tom eufórico. Ciro estava sereno, mesmo quando declarou que “Lula está navegando na maionese”. Na conversa, assumiu pela primeira vez que sua candidatura à presidência da República chegou ao fim. Oficialmente, aguardará a decisão da executiva do partido, marcada parsa o dia 27 de abril, terça-feira da semana que vem. Mas o próprio teor das declarações que fez ao iG indica o grau de entrosamento entre candidato e legenda. Citando nominalmente o presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, Ciro disse que os líderes pessebistas “não estão no nível que a História impõe a eles”.

Pela primeira vez, Ciro admitiu também que pode largar a política partidária neste ano. Ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso e ex-ministro de Lula, Ciro Gomes tem uma carreira política vitoriosa. Aos 53 anos, poderá se ver obrigado a fazer uma parada técnica e ficar de fora da política por dois anos, se se dispuser a voltar na condição de prefeito, ou até quatro anos, se quiser voar mais alto. Terá então 57 anos, jovem para padrões políticos.

A parte mais forte da entrevista concedida ao iG foi reservada ao presidente Lula, a quem acusa pessoalmente de agir de maneira desmedida na tentativa de eleger a candidata Dilma: “Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz.”.

Ciro Gomes afirma que Lula tem a popularidade que merece ter, pois seu governo tem realizações. “Mas ele não é Deus”. Ciro critica a decisão do Palácio do Planalto de interferir no debate interno do PSB e critica ainda o que classifica de subserviência partidária: “Tiraram de mim o direito de ser candidato. Mas quer saber? Relaxei. Eles não querem que eu seja candidato? Querem apoiar a Dilma? Que apoiem a Dilma. Estou como a Tereza Batista cansada de guerra. Acompanho o partido. Não vou confrontar o Lula. Não vou confrontar a Dilma.”

Na entrevista, Ciro Gomes diz que sua presença na eleição cumpriria uma missão. “Trata-se de uma missão estratégica, que não será desempenhada por mais ninguém”. Ciro afirma que não tinha ilusões eleitorais, mas via uma chance de ajudar num debate que, ao seu ver, é urgente. “Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase economica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita.” Segundo Ciro, a candidatura de Dilma Rousseff tem menos chance de enfrentar o problema do jeito que ele precisa ser enfrentado. “Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir”.

Embora prometa acatar a decisão do partido de apoiar a candidata petista, até porque não restam alternativas, Ciro Gomes avisa que não se envolverá na campanha: “Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa”. Ciro acredita que a eleição deste ano será marcada por baixarias, entre as quais inclui uma ação de grupos radicais abrigados no PT: “Sabe os aloprados do PT que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos em 2006? Veremos algo assim de novo. Vai ser uma m….”

 
Às 23/4/10 10:20 , Anonymous mnc disse...

Vamos combinar que Ciro é uma peça deste xadrez.
Num ponto ele tem razão os candidatos n estão a altura que momento histórico exige, mas ele tb não.
Uma saída honrada seria fazer igual a Aécio, ser candidato a Senador preparar terreno p dai alçar vôos mais altos em 2014, se é que tem plano de vôo.
Teresa Batista Cansada de Guerra...rsrsrr. Mas com a língua bem afiada.Não sei como a Patrícia Pillar aguenta ser coadjuvante de um cara tão...tão...deixa p lá.

 
Às 23/4/10 10:22 , Anonymous mnc disse...

Muito incomum a Terra tremer tanto desse jeito...
E o big-one de Arcádia? Só de pensar me pelo.
Vai ser um Deus nos acuda.

 
Às 23/4/10 10:29 , Anonymous mnc disse...

São Jorge Valei-nos!
Hoje é dia dele.
O Santo Guerreiro:

Jorge sentou praça
na cavalaria
eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia (2X)

Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham maõs e não me toquem
Para que meus inimigos
tenham pés e não me alcacem
Para que meus inimigos
tenham olhos e não me vejam
E nem mesmo o pensamento
eles possam ter para me fazeram mal
Armas de fogo
meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem
sem o meu corpo tocar
Cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar
pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Jorge é de Capadócia

http://www.youtube.com/watch?v=PXKZ2OCpVQc

 
Às 23/4/10 10:58 , Anonymous mnc disse...

http://www.youtube.com/watch?v=goICQUk6NYk&NR=1

Versão Jorge da Capadócia ...dos Racionais.
Era um lugar que queria ir um dia a Capadócia...parece outro planeta.

 
Às 23/4/10 11:07 , Anonymous mnc disse...

O fogão me chama...
Hoje isca de peixe com creme de espinafre...depois é a Glicose prandial da sanfo...depois um velório.
Um amigo de anos da família se foi.
Temos que prestar solidariedade e segurar a onda da sanfoneira...
Assim que volto lá p de noite.
Abraços e sintam-se em casa!

 
Às 23/4/10 11:15 , Anonymous anônimA disse...

hummmmmm,que fome que me deu!adooooorooo creme de espinafre.
Solidariedade a vcs aí MNC!

Qto a Patrícia ao relação ao Ciro,tb penso isso sempre.A amor realmente tem seus mistérios,né??!!

 
Às 23/4/10 11:34 , Blogger Unknown disse...

bom dia,

Ótimo post!
Cá pra nós que o vexame da nau foi hilário viu. Colônia de Portugal dá nisso, rs. :D
E mais cá pra nós ainda, eu entendo que, um dia, em algum lugar do passado, o movimento dos sem terra foi sério, mas sinceramente? já virou, como diz uma amiga minha, 'água de bacalhau'. Já li que eles não fazem uso da terra recebida, vendem, e pelo visto nos últimos tempos só se dedicam a badernas e vandalismo. Desculpe... mas é minha opinião.
Qto a essa divisão casa grande/senzala, sendo histórica, e recente, está impregnada em TODOS os nossos ambientes.
Além disso, não temos tradição nem cultura de organização de grandes eventos. Por um lado o povo é baderneiro sim, lembram do dia da posse do Lula? a esculhambação que fizeram lá naqueles gramados/lago do Palácio da Alvorada? E por outro as 'autoridades', na falta de um planejamento mais consciente apelam pra força bruta.
Agora, o fato é que não existe organização sem disciplina e um mínimo de rigor. Lembro de um episódio nessa mais recente Copa do Mundo em que um adolescente invadiu o campo numa das partidas. Os responsáveis tiveram que pagar uma módica qtiazinha de 4.000 euros e a entrada do dito cujo foi proibida em qq outra competição. O que quero dizer é que nenhum povo nasce 'civilizado'; a 'civilidade' que tanto apreciamos em europeus e americanos por ex. é construída em cima de fiscalização e penalidades rigorosas, dando parâmetros aos 'impulsos' individuais e coletivos.
Em relação aos orientais aí o papo já é outro, civilizações milenares.
Qto a Veveta, rs, não se enganem não, aquela ali é outra. Qdo a friend-irmãzinha Xuxa dela esteve aqui num carnaval, ficou protegidinha do Sol no camarim do trio elétrico por horas, atrasando tudo, enquanto criancinhas esturricavam desidratadas nas arquibancadas populares. A diferença de Vevette é que a hipocrisia dela é 'melhor elaborada'.
Anushka, o Asa é daqui. Durval Lélis, seu 'capitão'. Uma figuraça, tem formação de arquiteto. Uma das agências do Bradesco daqui do centro de Salvador é projeto dele, e muito bom.
beijos!

 
Às 23/4/10 11:39 , Blogger Unknown disse...

Oh Mariene, meus sentimentos.
Força pra família e pra sanfoneira.
abraços.

 
Às 23/4/10 11:47 , Anonymous Drica disse...

Sr Habelardo quem faleceu né?
Deus dê um bom lugar a ele.
Também vou lá.
Imagino como todos estão.

Lembro que vc dava furo em cima de furo.
Todos as manhãs a cidade em peso ligada na Rádio p ouvir suas entrevistas e matérias.
Foi show de bola, informação direto da fonte com seu olhar agudo em cima dos fatos.
Inesquecível.
Bjs

 
Às 23/4/10 12:34 , Anonymous anônimA disse...

Ohhh Cíntia!virei sua fã.tb penso isso tudo dos atuais sem-terra que pra mim são vagabundos pagos pra fazer barderna(gde parte,há exceções) e a qto a Ivete idem,tb tem um ego daqueles e bem hipócritazinha,mas depois desse seu relato,o cartaz dela caiu ainda mais 'cumiga'.
bjo gde!

PS:comentaristas alto nível a desse blog.

 
Às 23/4/10 13:19 , Blogger Ana Paula disse...

Eita Cintialishka,

Desceu o sarrafo, heim?
Olha, eu não conheço a Veveta, só de entrevistas em TV, essas coisas. Não gosto de Axé & derivados. Mas ela sempre me pareceu muito simpática, espontânea e talentosa. Se está fingindo então merece um Oscar...
Quanto ao MST, é bom tomar cuidado sabe, não generalizar, porque a verdade é que não temos muita informação a respeito. Por exemplo, a cada governo que passa e PRINCIPALMENTE esse, de cunho esquerdista, a pauta da reforma agrária foi colocada mas não foi cumprida. Como o PT teve apoio do MST para a eleição presidencial, esperava-se o retorno, como acontece sempre na política. Esse retorno, ao que parece, foi de "afrouxamento" do siligator para os abusos das diferentes partes interessadas na questão da terra. No final das contas, quem se F**** mesmo foram os índios.
Complicado isso.
Mas estamos muito longe de uma distribuição justa no território. Haja bardeneiro pra tanto latifúndio, podes crer!
Abraços.

 
Às 23/4/10 13:21 , Blogger Ana Paula disse...

AnônimA,

De nadis, a la Mussum... Depois vou pesquisar mais umas gracinhas em html pra gente florear os comentários.
Abraços!

 
Às 23/4/10 13:27 , Blogger Ana Paula disse...

Eu pareço um disco quebrado sobre a questão: nosso país não é visto além das metrópoles, mas é o que eu acredito. É muito complicado saber exatamente o que está acontecendo na massa interna, seja a questão latifundiária, tráfico humano/drogas, escravidão, prostituição de menores, disputa entre famílias influentes, violência doméstica, etc. O Brasil é grande e desinteressado sobre esses fatores que não possuem solução fácil. É uma postura distante.
Um blog que sempre tem notícias várias sobre esse tipo de denúncia é o do Sakamoto, fica no IG.
Para conhecer um pouco do Brasil que ignoramos. Mas dá engulhos, já vou avisando. Até ameaça de morte o cara recebe.

 
Às 23/4/10 13:31 , Blogger Ana Paula disse...

MNC,

Minhas condolências para você e a sanfoneira. Que a sexta não seja mais pesada do que deveria.
Abraços.
[salve, Jorge]

 
Às 23/4/10 18:01 , Blogger Ana Paula disse...

...Hello?
Mas eu concordo com uma coisa: o filme do MST tá queimadasso...
Beijos.

 
Às 23/4/10 18:25 , Anonymous mnc disse...

Salve Jorge, oi meninas!
Obrigada pelos sentimentos de condolências...
O Sr Habelardo se foi, engraçado que a esposa dele estava bem mias doente do que ele, era parceirona de jogo da sanfoneira de repente ela sentiu uma dor na coluna forte e tacaram morfina nela que tem diabetes, deu um revertério e ela ficou apática.
O cemitério daqui tem escrito em letras garrafais no portal:Laborium Meta (meta final, fim de linha).
Ai a sanfoneira em redor do túmulo, pediu qu etodos dessem as mãos, puxou um Pai Nosso/Ave Maria e dai ela adora fazer isto em público, mostrar " Ó como adestrei bem a mnc", me intimar a puxar a toada, "Segura na mão de Deus e não olhe p trás"...fico meio constrangida, o chororô só aumenta, saia justa, todo velório ela faz isto comigo...Fala alto no fim da reza que ela puxa e agora para desperdirmos do saudoso Habelardo ( o sermão encomendado padrão) minha filha vai cantar p gente...Canta ai Mariene Segura na mão de Deus...rsrsrsr.
Tem uma viuva aqui que pirou depois que o Marido morreu, já vai p mais de 30 anos. Todo santo dia ela vai no cemitério lavar o túmulo, trocar as flores, conversar, ficar lá mais o veinho caveira marido dela, chova ou faça sol.
Agora ela tava lá, virei p ela...E aí tá passeando meu bem por aqui?...ela me xingou todinha, soltou os bichos p cima de mim, o pessoal começou a rir...
Minha prima que é sobrinha dele, virou p gente e falou, puxa a gente só tá se vendo em velório, preocupante.
No mais ce la vie.
Já já a gente se fala de Xexete, semterras, etc.
Preciso coar um café bem encorpado.
Muita bom que a gente tem muito assunto,
Valeu!
Abçs.

 
Às 23/4/10 19:07 , Anonymous mnc disse...

Cindy Queen...
É muito complexa a questã agrária brasileira, né?
Na Europa é inconcebível os latifúndios que temos aqui, lá a reforma agrária foi feita desde a queda dos Senhores Feudais...
Nada ccntra possuir grandes extensões de Terra, mas terras improdutivas alí só p especulação, enquanto uma enorme massa vive abaixo da linha de pobreza.
O efeito êxodo rural que entope as cidades grandes de seres completamente despreparados p se encaxar no mercado de trabalho...
Do ponto de vista xamânico terra não é p dar é p emprestar...
Agora mesmo no cemitério, sempre depois dos enterros, damos um rolé nos túmulos, tantos poderosos donos de terra em 7 palmos de terra...mas isto é utopia.

Sim sou a favor de que se dê o direito de plantar na terra, cuidar dela.
Tem de ter contrapartida, ser proibido vendê-la a terceiros, até como Uso e Fruto, em que só a quarta geração pode vender...ou não vender de jeito nenhum.
Incentivar a agricultura familiar, dar conecimento técnico de produção p os descendentes p se fixarem no campo a aprenderem a amar o lugar que vivem.
Existem projetos já implantados que estão de vento em polpa.
AGora filtrar o Movimento MST urge.
Colocar regras claras.

Cês Lembram na China para as Olimpiádas o povo teve aulas de etiqueta, de IngLês em massa.
Realmente Cindy, no polite peole we are, somos calorosos, mas educados ...
Campanhas de sensibilização e mobilização para civilidade podem ter um bom efeito.

O Pessoal aqui é meio chateado com a Xexete, deu umas patadas no povo...
O meu filho fez asegurança do casamento do Jesus irmao dela no Arraial. Foi muito bem tratado ele e a equipe dele.

O Durval tem uma casa linda lá no Arraial, no alto da falésia do Mucugê, de frente p marzão de mue Deus.
Ele é muito gente boa memso.

 
Às 23/4/10 19:18 , Anonymous mnc disse...

Ana Flor de pessoa,
A visão da massa interna, o miolo da coisa...o cerne.
Vc tocou no ponto G da questão.
A queimação de filme tá geral no planet Earth, do MST, tudo a maior queimação de filme, a Igreja, política, MST... etc.
A que ponto nós chegamos.
A sexta já vai virar sábado e assim nós vamos levando a vida.
Recomendações polares e patrióticas ao Sargento (o gato), sem duplo sentido, podemos estar sendo interceptadas.
Ana vc é uma figuraça...rsrrs

 
Às 23/4/10 19:22 , Blogger mnc disse...

ÂnimA...tirei o no...fic amais animada. Pode?
Então alto nível mesmo icluindo vc tb amiga!

 
Às 23/4/10 19:36 , Blogger mnc disse...

MG em peso está chocada com o Bando da Degola, chefiados por um psicopata estudante de direito que extorquia, estrupava, torturava e por fim degolava...
Mais d e20 assassinatos e vítmas sobreviventes fazendo relatos apavorante do que passaram.
A amante e comparssa dele uma médica, rica linda e loura, diz que ajudava na tortura de amputar orgãos por amor.
P quem tiver estômago p ver:

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=32633/noticia_interna.shtml

 
Às 23/4/10 19:38 , Blogger mnc disse...

Descer a safarro...tinha um tempão que não ouvia esta expressão.

Diz que mais de 20 tornados atigiram os USA nas últimas horas...tá na época né?

 
Às 23/4/10 20:11 , Blogger mnc disse...

Drica!!!

Era uma operação de guerra dar conta de todo dia gravar as matérias e depois punha no ônibus,chegava de emadrugada as fitas dai eles faziam a edição.
Nada de transmissão ao vivo, tudo bem artesanal.
Um gravadorzinho de repórter... michuruca.

Cindy a Nau Capitânia oficial afundou.
Mas o governo do Espírito Santo tb fez uma bem mais micha que a Capitânia que conseguiu atracar e chegar a Porto Seguro.
Estava com uns joranlistas portugueses que quando a viram no mar, pensaram que era a Nau verdadeira,deixamos eles pensarem.

 
Às 23/4/10 21:16 , Blogger Ana Paula disse...

Nossa MNC,

Chorei de rir com a estória da Sanfoneira te fazendo cantar "Segura na mão..."
Fiquei imaginando o "Agora minha filha"...
Adestrar é ótimo, mãe é tudo igual mesmo! :D
Que figura!
Abraços

 
Às 23/4/10 21:22 , Blogger Ana Paula disse...

...Aqui em casa é o tal de "minha filha mexe com computador".
Mexe com computador? Que diabo deve ser isso? Aí eu fico quietinha esperando a pergunta derradeira da visita:
- Então, eu tenho um mouse...
Aí eu tento explicar que não, não é esse tipo de computador, é grandão, do tamanho de geladeira, pesa uma tonelada etc. e então a pessoa vai entortando a cabecinha...
Aí eu tento mais uma vez explicar, "sabe a conta que você recebe da telefônica? Então, precisa de um computador grandãããão pra processar porque é muita gente..."
Aí a pessoa pergunta:
- Ahhhh, você é do Callcenter?
[em nerdês, isso é uma tremenda ofensa]
- Nããão, eu administro o computador grandããão...
Aí a pessoa entorta a cabeça devagarinho pro outro lado e pergunta:
- Ahhh, então você conserta o computador? Mas então, eu estava falando, o meu mouse...
Aí você desiste.
:D
Isso quando sua família não dá seu telefone pra todo mundo pra fazer "cartaz".
Ai, ai...

 
Às 23/4/10 21:27 , Blogger mnc disse...

O xente não é Xexete e sim Vevete...rsrrs
Me lembrei da Acarajete Love do seu Casseta.
Axé music é meio o Ó.
Só que depois do mico dso 500 anos foi o que resgatou o turismo lá...
Agora Ivete não faz mais o revelion, o Asa assinou um contrato com o Parracho por mais 5 anos.
Gostemos ou não o povo gosta e consome, dão uma fortuna por um abadá.tenho um antipatia natural por esta palavra...abadá;;;já comprou seu abadá?

Bem falando pelos cotuvelos como diz a Ana.

Nova pauta amanhã, era p entrar hoje mas devido às circunstâncias não deu.
Uma boa noite de sono revigorante a todos.
Abraçoa e muitíssimo obrigada pelo apoio.

 
Às 23/4/10 21:32 , Anonymous ÂnimA disse...

rsrsrs,ok MNC vc manda.fica ânimA,quase igual a da música do Milton,quase pqe a dele tem trema nas 3 vogais e significa alma.

Änïmä
Milton Nascimento
Composição: música: Ze Renato/Letra: Milton Nascimento

Lapidar
Minha procura toda
trama lapidar
o que o coração
com toda inspiração
achou de nomear
gritando: alma
Recriar
cada momento belo já vivido
e ir mais
atravessar fronteiras do amanhecer
e ao entardecer
olhar com calma
então

Alma, vai além de tudo
o que o nosso mundo ousa perceber
casa cheia de coragem, vida
tira a mancha que há no meu ser
te quero ver
te quero ser
alma

Viajar nessa procura toda
de me lapidar
neste momento agora de me recriar
de me gratificar
de busto, alma, eu sei
casa aberta
onde mora o mestre, o mago da luz
onde se encontra o templo que inventa a cor
Animará o amor
Onde se esquece a paz

Alma, vai além de tudo
o que o nosso mundo ousa perceber
casa cheia de coragem, vida
todo o afeto que há no meu ser
te quero ver, te quero ser
alma

 
Às 23/4/10 21:35 , Blogger mnc disse...

Ai Ana,
Estas pros ultra modernas vai explicar.
Vc é fera né gilrl?
Ofensa mesmo, como chamar um capitão de soldado raso..ave que samiotiquismo este meu.
Tudo descamba p setor milico do livre pensar...acho que depois ´do dia heavy que tive precise rir um pouco.
Ninguém é de Ferro né Aninha?
rsrsrrssr.

 
Às 23/4/10 21:38 , Anonymous ÂnimA disse...

sobre os sem-terra,vi essa semana que eles detonaram c/a plantação de uma fazenda de eucalipto.ano passado foi de uma fazenda de laranja,realmente não tem como considerar justo um movimento desses.eles destróem fazendas produtivas.
fico revoltada.

 
Às 23/4/10 21:42 , Blogger mnc disse...

Incrível que pensei nesta música quando por acaso ficou sem o no...
ÂnimA.
Amo esta música...toco ela na viola.
È muisicoterapia pura.
O Uakiti acompanha o Miltom nela, eles estudaram com o Smetak um maluco genial suiço que viveu em Salvador criador de instrumentos musicais..
Os caras são demais, fui em várias apresnetações deles...música p meditar.
Fica assim então: mais animada né?

 
Às 23/4/10 21:47 , Blogger Unknown disse...

Oioi, boa noite!

Oi Anushka!
Vevette, rs, é sem dúvida talentosa. Espontânea - todo baiano é - sim, espontânea até demais, certas horas beira a vulgaridade, e simpática... quem não é diante das câmeras? só os que querem fazer gênero ou os que peitam não o serem o tempo todo né.
Há alguns anos atrás, eu, meu marido e ex-sogra carioca topamos com ela no estacionamento do aeroporto. Ex-sogra muito animadinha corre ao encontro da estrela no afã de um autógrafo e quem sabe um abraço da exuberante simpatia baiana. Cinco pessoas em cena apenas: nós três, Vevette e um seu acompanhante. Vevette olha pra my ex-sogrinha com cara de nojoaiquesaco, saca da bolsa um postal com autógrafo já impresso, estende com enfado e vira a cara.
Acordou de mau humor naquele dia? Aproveitou que não havia nenhuma câmera por perto e agiu conforme sua 'verdadeira' natureza? Fiquei com a hipótese '2', especialmente depois do episódio da amiga Xuxa x criancinhas ressecando ao Sol a pino...
...
O MST... pois é, já que eles apoiaram o Lula era de se esperar que a questão da reforma agrária avançasse né, mas só o que avançou foi a falta de noção dos dirigentes e integrantes.
Esse povo vai ficar vagando pelo país de acampamento em acampamento até qdo? Não seria interessante eles tratarem de arrumar uns empregos..? Só uma sugestão... rs.
...
Oi anônimA,
Eu adorei esse anônimA, personalizou o seu anonimato, pode crer!
Obrigada,
e a sua presença por aqui tb é bem legal!
...
Mariene,
'Cindy Queen' é ótimo, rs. Só vc! :D
'Cindy Queen' me lembrou o Fred Mercury, não sei pq... ando com ele na cabeça esses dias!
...
beijos! boa noite,
e bom fim de semana!

 
Às 23/4/10 21:49 , Blogger Unknown disse...

Ehehe, a palavrinha que apareceu pra eu digitar foi
'ocuiliz',
Deve ser sincronicidade pela falta que eu estou sentindo dos meus ócuiliz!
Haaaa!
:D

 
Às 23/4/10 21:55 , Anonymous ÂnimA disse...

rsrs,vcs são gente fina ein? ri mto do'cara de nojoaiquesaco'.mas que mulé mais prevenida não?autógrafo já pronto?será que ela mesma autografa ou terceirizou?rsrs.
tb vou indo
bjo gde em todas(os)

 
Às 23/4/10 21:55 , Blogger mnc disse...

Eucalípto é um horror, mata a biodiversidade, acaba com a terra, suga o lençol freático, nem cobra vive em eucalípto, lutamos mais de 20 anos contra esta praga p não se instalar lá na região.
Na contramão da história, já que o papel eletrônico está aí...celulose não é desculpa.
O solo brasileiro não foi feito p eucalíptos.
No Paquistão um país pantanoso, plantaram há mais 50 anos, agora estão arrancando tudo, a água dos lençois e o solo lá estavam esgotando
Se vc visse como esta gente sem terra vive lá, conheço o acampamento, barracas lonas plásticas pretas, sem nenhuma infra, um calor infernal, sem água luz, escola, comida, desassistidos de tudo.
Homens, mulheres, idosos, crianças...
Imagina o ânimo deste povo como fica desesperado.

 
Às 23/4/10 22:14 , Blogger mnc disse...

Tenho um amigaço lá do Arraial, próspero empresário do ramo de informática.
Ele odiava os sem terra.
Quis o destino que seu carro cheio de computadores novinhos em folha capotasse bem em frente ao acampamento deles.
Ele teve um corte na língua e como estava de cabeça p baixo sem poder sair do carro, começou a sufocar com o sangue do corte.
O pessoal Sem Terra o tirou do carro, pararam um outro que o levou p o hospital.
Quanto aos pertences caríssimos do meu amigo, tomaram conta e não sumiu nada dele.
Hoje agradecido por estar vivo, vai lá sempre e leva donativos.

Não dá mesmo p generalizar como diz a Ana.

 
Às 23/4/10 22:24 , Blogger mnc disse...

Ai Cindy queen, vou fazer lente de contato.
Desde que passei a usar óculos de uns 3 anos p cá já perdi 5 óculus carésimos.
Saco né isto de prazo de validade da visão...a tal da vista cansada.
Agor amesmo extrapolou, tá tudo embaralhando.
Vou nessa.
Até amanhã meninas!!!
´Meio clube da Luluzinha hoje, só o Lúcio de Bendito o fruto entre nós.
Os meninos só espiam que eu sei.
Inté meninos olheiros.
Abraços.

 
Às 23/4/10 23:30 , Blogger Unknown disse...

Ah! Agora ficou ÃnimA, legal!!
Pois é, os autógrafos da Xexete, rs!, vêm prontinhos, impressos em gráfica mesmo, um hórrórr!
:D
Um artista baiano que é um doce é o ator Vladimir Brichta. Tô até vendo ele aqui na tv agora. Ele dá autógrafo de próprio punho, escreve msginha carinhosa e ainda dá abraço de bônus, rs. Uma fofura; minha sobrinha, à época com uns 13 anos, se amarrou! E ainda é mais bonito pessoalmente!
...
Oi Mariene! Taí uma coisa que já não é comigo: lentes de contato... Muito mais prático né, vc se livra de um objeto a mais pra carregar, mas sempre me deu uma aflição medonha só de pensar em enfiar qq coisa no meu olho, paciência... Tb já acostumei, uso óculos desde criança...
...
beijos, té manhã!

 
Às 24/4/10 08:50 , Anonymous mnc disse...

Bom dia Tribos!

Cindy se a gente usa OB, absorventes, salto alto, depila pinça, esfola, estica e puxa as medeixas... uma infinidades de torturas femininos, as lentes são fichinha, além de dar um up-grade no olhar 45.

A Xexete tá virando água de bacalhau...rsrsrsr.
(Ah Cindy esta é boa)

Ô Ana it's true! Só muda de enderço e de filho.
Ai as mães...
Chegou a tempo de reensaiar, desde os 5 anos de idade é a mesma coisa.
Dia das mãe somos solicitadíssimas p tocar, confesso que acho o Ò, mas fazer o quê não se nega pedido de mãe, ainda mais nos dias antecedem o dia delas.
É o Ò porque acho que fica meio piegas, mãe e filha de quase meio século, tocando aquelas musiquinhas do tempo escolar...
Reensaiar no tom que não é o meu de cantar, ela não baixa os tons, diz que é bonito assim, ai fica bem falsete:
Ela é a dona de tudo ela é a rainha do lar...Ela vale mais p mim que o céu que a terra que o mar.... Mamãe, Mamãe, Mamãe Eu te lembro chinelo na mão, avental todo sujo de ovo...por ai indo.
Um repertório de 11 músicas melodramáticas só de mamãe, mamãe, mamãe...
Ah sim exclui a do Teixeirinha, churrasquinho de mãe...esta nem pensar!!!
Minha margem de negocição é mínima nesta ocosião, mas esta não!
A única que gosto mesmo de cantar com a alma é: Dina de Gonzaguinha, é linda.
São os ossos do ofício de ser filha.
Um ótimo sabadão p vcs!!!
Abraços a todas e todos.

 
Às 24/4/10 08:57 , Anonymous mnc disse...

As lentes gelatinosos a gente nem sente, segundo minha prima que toda vida usou òculos e de uns tempos p cá, optou por lentes, menina ela ficou linda!

Abraço de bônus do Brichta...que luxo!

ÂnimA dá mais um Up no nick, pois não foi?...Buenas energias neurolíguísticas.
Falndo nisto o Target não pinta por aqui nem p comentar nem se for intimado.
Acho ele um cara inteligente e tem uma postura do bem.
Bem abafa o caso.
Fazer o quê?

 
Às 24/4/10 10:01 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia Princesas e Princesos!

Cintialishka,
Pegou o oclim? :) Ó moça, tem que ter mais de um, né? Eu tenho um óculos antigão que uso para essas emergências. Ele é meio ridículo, mas quebra o galho!
Não sabia que a Veveta fazia cocô de mármore, úia. Aí não vale, aí não pode. Ganha dinheiro com o público, tem que ter um pouco mais de consideração, né? Feio...

MNC minha jóia,
Muito legal essa relação de amizade entre você e a sanfoneira. Coisa rara, viu? No geral, entre nós mortais, o lance é mais embaraçado. Até claro, todo mundo chegar a uma certa idade em que não é mais válido colocar a culpa na mãe, rsrsrsr.

Um professor de biologia me disse uma vez que um pé de eucalipto consome mil litros de água por dia. Eles foram introduzidos na época da realeza, para dar um "ar europeu" no Brasil, e virou uma praga.

Mas a questão do MST é complicada mesmo, as irregularidades, os problemas e o distanciamento da nossa realidade não cria uma conexão válida o suficiente para que eles possam nos dar uma resposta e nós possamos fazer uma pergunta. Nem parece o mesmo país.
De qualquer forma, eu entendo quando alguém diz que não gosta do MST.

Mas hoje é sábado, né, melhorar o astral! Tô podre de gripe, perdi dois quilos essa semana só de suadouro (ECA), mas vamo que vamo...

Um sabadão überlicious pra todo mundo!
Beijos.

 
Às 24/4/10 10:01 , Blogger Unknown disse...

bom dia Mariene!
Pois é, as torturas femininas... optei por 'priorizar', rs. As minhas seguem uma 'escala'.
:D
beijos!

 
Às 24/4/10 10:14 , Blogger Unknown disse...

bom dia Anushka!
Bem, daqui a uns 10 anos a gente volta a conversar sobre óculos, rs.
Hoje em dia eu tenho CINCO óculos diferentes: longe, perto, multifocal, pc, e escuros com grau. rs!
É um pra cada situação. Eu sou metódica, detesto desconforto e fui subdividindo até obter a equação perfeita função/comodidade, rs.
O oculista na época sugeriu que eu me dirigisse logo em seguida a um psiquiatra, haaa! :D
O que eu vou buscar hoje é o do pc.
...
Outra da Vevette: mandou fechar UM ANDAR inteeeiro do Hospital Português pra ter o baby no ano passado.
:O
...
Nossa, 2 quilos!! Se cuide!!
beijos!

 
Às 24/4/10 10:18 , Anonymous Elvira disse...

Mariene minha querida!
Sabe aquele Deputado que encabeça a campanha para reativar a est de ferro Bahia/Minas...o Dep G Neiva???
Ontem no noticiário deu que está envovido em escândalo na Assembléia de MG, o das Notas Frias de Restaurantes.
Notas fiscais frias na prestação de contas da verba de gabinete de Jantares de caríssimos. Tudo pago com o dinheiro de nós contribuintes.
È flórida colega!

 
Às 24/4/10 10:22 , Blogger Ana Paula disse...

Cintialishka!!!

CINCO óculos! Você precisa é de um banco de dados pra administrar isso!!! :D
Menina, que trampo. É, no meu caso não dá pra comparar, tenho astigmatismo fraquíssimo, que não evolui e só uso para ler. De resto, não incomoda, a vista é muito boa.
Mas é como você diz, daqui a dez anos provavelmente rola, já que meus pais têm miopia. Espero que não!
Beijos.
PS.: será que a Veveta paga dois IPTUs pra caber o ego dela na casa, heim? Diva! :D

 
Às 24/4/10 10:36 , Anonymous mnc disse...

Oi meninas!
Que coisa, tô beje, fechar um andar de hospital? Um hotel vá lá, mas hospital, onde outras pessoas precisam tb estar por razões emegênciais.
Foi Aético tb por parte dos administradores do mesmo, ceder esse capricho egoista.

òculos nem me fale, sempre tive uma visão de águia, modéstia a parte, principalmente por treinar a visão num universo nano, que é o das pedras preciosas, vc tem que numa fração de segundos às vezes olhar e ver, as inculsões, avalirar a cor, o cristal, se é sitética ou não, a procedência pela cor e dentro da escala que vc tem na mente saber o preço real dela, aqui e lá fora no exterior, projetar o lucro..enfim.
Agora me sinto meio o Magoo do desenho animado.

Mas nada que a gente não possa se acostumar né?

Aos 47 fui ao oculista...Disse-lhe que achava que minhas vistas estavam fracas por resguardo quebrado...
Ele riu e disse, minha filha seu filho mais novo já tem mais de vinte anos...
Seu problema é prazo de validade.
A visão tem prazo, ainda mais p quem faz muito uso dela como você.

Ana se cuida menina, muito líquido, cancerianas precisam de muito líquido.
Àgua, água,água, baldes de água.

Volto mais tarde,
Bjs.

 
Às 24/4/10 10:48 , Anonymous mnc disse...

Bem tá na hora de pilotar o fogão.

Ana de vez em quando rola uns ranca rabos entre eu e mamãe...rsrsrsrs.
Sou sagitariana e ela touro...mas é 5 minutos depois volta tudo ao normal.
Uma coisa que me irrita nela é a mania de enfeitar tudo mesmo sacrificando a funcionalidade...
Até a pia da cozinha, a bancada de descascar e preparar alimentos, ela enche de cacarecos, ai toda vez que vou usar tenho que primeiro desafogar a área...o que me custa tempo....isto num dia é nada, mas ao longo de uma vida inteira dá muito tempo perdido.
Agora baixei um decreto, ja que ela não pode passar da hora de comer pela diabetes, eu não posso me atrasar, então na cozinha mando eu, e bani todo e qualquer enfeite da minha área de trabalho.
O resto da casa menos meu quarto, ela pode entupir de bibelôs.
Na cozinha mando eu!!!
Deixa ir p fogão.

 
Às 24/4/10 10:51 , Anonymous mnc disse...

Elvira minha linda!
Que decepção!!!
Diz que quase toda a bancada do PMDB tá envolvida...
Se em merreca eles se arriscam em afnar imagina as grandes facatruas.
Flórida mesmo.
Abçs.

 
Às 24/4/10 15:36 , Anonymous Sírius disse...

Olá boa tarde!
O que podemos perceber desse vexame todo dos 500 anos do descobrimento é que não perdemos mesmo o ranso "Casa Grande Senzala".
Muito bom o post, Mnc é assim que a história vai sendo feita.
Meninas, vocês estão de parabéns, show de bola nos inteligentes comentários.
Muito linda este convivência alto astral, este clima de camaradagem e amizade, mesmo quando dividem pontos de vista diferentes.
Tá valendo!!!

 
Às 24/4/10 15:39 , Anonymous Sírius disse...

Ana, minha "fulô de formosura",
Um beijo especial para você.

 
Às 24/4/10 18:24 , Anonymous mnc disse...

Sírius!
Tb compartilho contigo esta mesma opinião o time das meninas tá mandando muito bem!
Sinto-me privilegiada de estar no meio de gente tão fina flor, ligeira, sintonizada e plugada no mundo.
Tem tb os meninos vc brilho de esrêla, o Lúcio JR, Bruno, Fredão...
Só qu emeninas falam mais um pouquiho que meninos...
Mas estou amando fazer este blog em construção conjusnta com todos vcs.
Abraços Sírius e volte sempre que puder.

 
Às 24/4/10 18:39 , Anonymous mnc disse...

A intenção deste post foi fazer uma revisão de um vexame, pra que não mais se repita.
Estamos ai p fazer uma Copa do Mundo e Olimpiádas.
Uma super vitrine p o mundo, alavancar o turismo de vez inscrever o Brasil num dos Destinos mais procurados do mundo.
Pode ser uma faca de 2 gumes.
Caso saia algo errado viramos motivo de piadas e críticas, e pode dar adeuzinho p os turistas que vão gastar seus Dolares e Euros em outras paragens onde as coisas funcionem a contento do freguês.
Falando em freguês...
Post novo breve, preparando.
Daqui p romper do dia fica pronto.
Tamos na área.
Abraços.

 
Às 24/4/10 20:19 , Blogger Ana Paula disse...

Boa noite!

...Descobri o que é bom pra suadouro de gripe: cerveja geladaaaaaaa!

Sírius habib,
Bom que cê apareceu, "fulô de formosura" foi ótimo, adorei! Rsrsrsr, apelido de raiz, bem ao estilo do nosso bate-papo na MNC.

Ó, especialmente pra você nesse sabadão:
Parachute
[e pra quem curte também]

Beijos!

 
Às 24/4/10 20:31 , Anonymous mnc disse...

Ana!
Cervejinha cai bem.
Lei do eforço inverso p curar gripe.

Acho que o Sírius conhece o povo do Vale.
Muito comum esta expressão por aqui.
Bonita né?

QUÊ que é patachute?

 
Às 24/4/10 20:32 , Anonymous mnc disse...

Digo..rsrs:Parachute...cê que bebe e eu que fico tronxa das vista...rsrrssr

 
Às 24/4/10 20:43 , Anonymous mnc disse...

Post novo 10 da noite.
Esperando todos lá.
Inté!

 
Às 24/4/10 20:46 , Blogger Ana Paula disse...

Huahauahua oi MNC minha jóia,

Não conhecia a expressão... Tem primeira vez pra tudo!
Menina sabe o que é, minha pressão é 9x6, então eu praticamente não sei o que é transpirar, só sentir frio. Mas eu não estava aguentando mais virar bica d´água, ôu, a cervejinha deu um relêx, viu!
Mas foi mais cedo, já estou 'normalizada', rsrsr.
Parachute é para-quedas, mas eu coloquei um link para uma música pop-sexy que eu adoro... Vai lá dar uma olhada.
Dá um "up" no sabadão.
Beijocas!

 
Às 24/4/10 21:06 , Blogger mnc disse...

Ah sim Ana...rrsrs
Abraços viu?
Já tem post novo lá no front page.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial