sábado, 16 de abril de 2011

Céu de abril...

Bom dia comunidade,



Cá nessas bandas "Sertões Veredas", hoje mais sertão do que vereda, dia cinza é só alegria,...



Sem mais delongas não vamos ficar aqui buscando palavras redundantes que ninguém como Gonzaguinha soube descrever.



Só sei que acordei hoje com essa música impregnada na alma... trilha cantarolada na lida desse dia... prenunciando ainda que tarde o tempo das águas.


O feijão da chuva veio!



Compartilhando.



Um fim de semana abençoado!





Festa!



Gonzaguinha



Sol vermelho é bonito de se ver



Lua nova no alto que beleza



Céu de azul bem limpinho é natureza



Em visão que tem muito de prazer



Mas o lindo pra mim é céu cinzento



Com clarão entoando seu refrão



Prenuncio que vem trazendo alento



Das chegadas das chuvas no sertão



Ver a terra rachada amolecendo



A terra antes pobre enriquecendo



O milho pro céu apontando



O feijão pelo chão enramando



E depois pela safra que alegria



Ver o povo todinho num vulcão



A negrada caindo na folia



Esquecendo das mágoas sem lundu



Belo é o Recife pegando fogo



Na pisada do maracatu







Marcadores: , , , , ,

13 Comentários:

Às 16/4/11 07:19 , Blogger mnc disse...

Olá!!!
Esse frescor...tudo verdejando de novo...depois de um verão que evidencia a cada ano, o aquecimento global é fato.
Certa feita um Espanahol perguntou o que era Veredas, apaixonado por Guimarães Rosa, não podia conceber no seu entendimento o que seria Vereda...
Sem desviar do assunto Veredas, que meleca é a tradução para o Inglês do Título Sertãoes Veredas: "The Devil in the back-yard".

 
Às 16/4/11 07:21 , Blogger mnc disse...

Vereda, município brasileiro do estado da Bahia.
Vereda, formação vegetal do Cerrado brasileiro.
Região mais abundante em água na zona da caatinga, entre as montanhas e os vales dos rios, e onde a vegetação é um misto de agreste e caatinga (Termo Brasileiro), comumentente encontrado na Região Nordeste.
Planície (Termo Brasileiro), comumente encontrado no Sul do estado da Bahia.
Várzea que margeia um rio; várzea (Termo Brasileiro), comumentente encontrado no estado da Goiás.
Clareira de vegetação rasteira (Termo Brasileiro), comumentente encontrado no estado da Goiás.
No arquipélago da Madeira e no arquipélago dos Açores, chama-se vereda a um trilho de montanha, de grau variável de dificuldade para ser percorrido a pé, conforme o número e inclinação de subidas e descidas, e o grau de perigosidade (p. ex percorrendo locais altos, expostos e sem protecção)

 
Às 16/4/11 07:30 , Blogger mnc disse...

As Veredas da gente aqui, as Veredas percorridas por Rosa, são como Oasis no meio da vegetação seca, um zoim d'água que seja, se cai nas graças de um coquinho de buriti, que vinga e gera outro buriti, mais outro Buriti, uma comuna buritizeira...o Olho d'água vai engrossando, umidade gerada pela palmeira (buritizeiro)...
Na semiótica da palavra, só calvagar sertão sol a pique, e na exaustão pousar em uma Vereda... beber dessa água fresquinha e fria , descansar na sombra climatizada...Isso é vereda p gente aqui.

 
Às 16/4/11 17:53 , Anonymous Anônimo disse...

A melhor descrição de Veredas que já pude conhecer.
Sempre quis entender esse sentido semiótico concebido em seu comentário.

A gente aqui em Sampa prefere céu azul. Dias cinzentos aqui é rotina, se bem que, com a poluíção, chuva fininha é bem-vinda, ao contrário, se forte, os alagamentos nos afoga. Paradoxo né?

Dizem que quando não se tem assunto fala-se em clima, nem assim ficou redundante seu post. Muito pelo contrário.
Com muita propriedade se descreve como o tempo influencia nossos ânimos. Linda música.

Que tradução mais fuleira é essa de "Sertões Veredas"? "The Devil in the Back-yards" "O Diabo nas terras do fundo" como era chamado o velho Oeste Americano.
Ótimo post, simples, curto e sutil.

Bom fim de semana!

 
Às 17/4/11 16:34 , Anonymous Anônimo 2 disse...

Boa tarde MNC e todos.
Anônimo estou contigo e não abro.
Vocês já leram o post do morde assopra, sobre a revolucionária da lixera na USP? Pegou carona no copiar e colar do Reinaldo Azedo. Para descer a ripa na classe universitária brasileira. POr um fato isolado querem tirar um pelo todo.
Ainda nem sei poque frequento aquele blog. Nem meu analista entende.
O cara outro dia teve a cara de pau de dizer que tinha escrito um post, mas que por coincidência ficou igual ao de um famoso jornalista fera, só faltou dizer que ia processar o cara por plágio.
Fala sério!

 
Às 18/4/11 06:13 , Blogger mnc disse...

Olá, bom dia Blogsfera!
Anônimo, muito obrigada! Mas qualquer um matuto desses bandas das Gerais saberia lhe esplicar o que é e como se forma uma vereda. Acho que a gente sempre acaba valorizando o que nos falta.
Filosofia Pequeno Prícipe... prestamos atenção em uma flor quando estamos no deserto, onde elas são raras.

 
Às 18/4/11 06:16 , Blogger mnc disse...

Anônimo 2, foi censurado no Vamp?
Sem problemas aqui vc é bem-vindo e livre para se expressar.
Aprendemos esse mês, em linguagem de programação a criar logarítimos descritivos...exemplo cada um na sala teve de criar um "Fazendo sanduiche". Nenhum ficou igual ao outro...não tem como, assim é com uma matéria jornalística.
Volta e meia nos meus bordejos blogsfera afora vou lá tb, não se penitencie.
A revolucionária da lixeira. Lamentável...
Cá p nós, fui no GOOGLE pesquisar o assunto " Revolucionária da Lixeira", e descobri uma manobra do Vamp,comentário no blog do Reinaldo Azevedo, p lá de subiminar falando que no blog do Vamp estava tb se repercutindo o fato...Só que esse "repercutir" é um copy/post fielmente reproduzido do próprio RA o que lhe rendeu ficar pau pau com o RA no cache do GOOGLE. O cara é muito safo, uma manobra e tanto, coisa de morde assopra...cê viu a novela de mesmo nome que tá rolando na globo?
Com certeza que a blogsfera pauta e inspira.
Abraços e tenham todos uma ótima semana.

 
Às 18/4/11 06:28 , Blogger mnc disse...

Eta, falha nossa...é Algorítimos...
Deve-se ao fato de que acordei 4 da manhã para estudar cálcúlos: Exercícios com Derivadas em forma da logs...
Releve!

 
Às 19/4/11 05:32 , Blogger mnc disse...

Bom dia Blogsfera!
Assim que de bom-dia em bom-dia vamos levando a vida...
Post novo no blog do Gerald Thomas. Se superou na pauta. Suscinto, mas tocando no ponto G do inconsciente coletivo ao refletir por analogia nosso começo de terceiro milênio com os revolucionários e vanguardistas começo do sec XX:
"Um dia nos cansaremos de tanto desabafar. Lembre-se que estamos em inicio de seculo, de milenio, e que Viena no inicio do seculo XX era uma falacao so. Depois acalmaram. Talvez porque Freud e Schoenberg calaram suas bocas (rs)."

End of a Hard Day’s Sunday.
(obs: o teclado gringo dele n tem Ç nem ~.)

 
Às 19/4/11 05:34 , Blogger mnc disse...

Primogênito de uma família judaica ortodoxa natural da Hungria, Arnold Schönberg desde cedo entrou em contato com as artes, influenciado por seu tio Fritz Nachod, grande admirador da poesia e da literatura francesas. Aos oito anos de idade, iniciou sua educação musical e passou a ter aulas de violino, compondo, nessa época, suas primeiras músicas. Mais tarde, tornou-se autodidata na aprendizagem de piano e violoncelo.

Com a morte do patriarca, em 1889, a família passou a enfrentar dificuldades financeiras e Schönberg, para ajudar, tornou-se empregado de um banco, onde trabalhou até 1896. Seu interesse pela arte, entretanto, não diminuiu nesse meio tempo: David Josef Bach, cunhado de seu primo, acompanhava-o em discussões sobre música, filosofia e literatura. Bach encorajou-o a seguir a carreira de músico e despertou-lhe o interesse em buscar ideais artísticos próprios.

Em 1894, passou a ter aulas de composição com Alexander von Zemlinsky. Referência importante em toda a carreira de Schönberg, Zemlinsky foi o responsável por sua formação teórica e musical, além de dar-lhe os princípios gerais de composição.

No final do século XIX, começa a dar aulas e a trabalhar em companhias musicais e conservatórios. Data dessa época (mais especificamente de 1899) sua primeira composição de relevo, o sexteto de cordas Verklärte Nacht. Em 1898, converte-se ao luteranismo. Em 1933, depois de deixar a Alemanha devido à ascensão do nazismo ao poder, retorna ao Judaísmo em Paris.

Continua a la Contrara...

 
Às 19/4/11 05:37 , Blogger mnc disse...

Digo Contrera, pardom-me Dear!

... era fascinado pela numerologia. Este fascínio o perseguiu por toda sua vida, pois ele pensava que poderia saber o futuro através de complexos calculos numéricos. E estes calculos o levaram a uma certa obsessão "zagállica" pelo numero 13. Arnold tinha nascido em 13 de setembro de 1874 e por conta disso, era perseguido pela ideia constante de que o numero 13 estaria diretamente ligadoà sua morte.Como os numeros sete e seis somam 13, Arnold Schonberg resolveu acreditar que ele iria morrer quando fizesse 76 anos de idade. Ao verificar o calendário, Arnold viu horrorizado que o dia 13 de julho cairia numa sexta-feira.

Quando aquele fatídico dia chegou, Arnold tentou ludibriar a morte, permanecendo deitado durante todo o dia, para desespero de sua mulher, que não aceitava aquelas "maluquices". Arnold dizia para todos que estava decidido a passar o dia inteiro na cama, de modo a evitar eventuais acidentes. Poucos minutos antes da meia noite, sua esposa foi ao quarto dele para brincar com ele, pois nada de ruim havia acontecido. Ao chegar no quarto, ela encontrou Shonberg deitado. Ele olhou para a esposa e pronunciou apenas "harmonia" e então morreu.

A hora de sua morte foi 23:47, 13 minutos antes da meia-noite, numa sexta-feira 13, no seu septuagésimo sexto ano de vida. [com relação a sua morte, tudo consta no Harmonia, com exceção dos "zagallismos".]

 
Às 19/4/11 05:46 , Blogger mnc disse...

A escala musical é logrítimica e cá p nós o número 13 traz consigo essa vibração impregnada de inconsciente coletivo...Na China não existe décimo terceiro andar...a estação 13 do ponto ápice da crucificação de Jesus...no total de 14 um número oposto, no Tarôt o Arcano Anjo da temperança...quando vem o alívio do auxílio.
O treze no tarôt representa a Morte, a senhora ceifadora.
A época mais treze é essa agora,sexta feira Santa. A paixão e crucificação de Jesus.
Quase 6 da manhã...me preparar p encarar 3 horas seguidas de càlculos, derivadas...ainda bem que no final metodologia científica e trabalho intelectual.
Abraços pessoal!

 
Às 19/4/11 06:01 , Blogger mnc disse...

Agora o que a mnc se sintoniza é com a "Química Tecnológica", a área de pesquisa da UFVJM está mandando muito bem e a professora é uma pessoa fantástica, hiper competente e ética. Dia desses aí vamos dedicar um post com essa pauta.
A queixa geral de que somos "colônia" de Diamantina, procede.
Até o papel higiênico, tem de passar pelo crivo do reino Diamantino, demora dias p se receber material, ontem tivemos que ter aula no laboratório de informática porque as canetas de escrever no quadro acabaram e até hoje Diamantina não enviou outras...em maio tem eleição p reitor, o voto discente tem peso equivalente ao voto docente.
Tem campanha marketeira e tudo.
A luta daqui é ter mais autonomia para reduzir essa dependência que poda nossa decolagem. Carro andando com freio de mã puxado.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial