terça-feira, 4 de maio de 2010

Tia Didoca, uma Sacana Extraordinária



Toda família tem alguém que não se compara a ninguém.
Uma pessoa absolutamente incomum, que possui o dom de transformar nossa passagem com a sua. Essa pessoa, para o meu pai, foi a Didoca e, de tanto escutar suas estórias alegres e de ver no seu rosto um sorriso aberto ao mencionar essa tia predileta, guardei desde pequena a sensação de que aquelas lembranças também foram minhas.
Vou apresentar a vocês a Tia Didoca em um lugar pouco provável: um hospital. Na época, ela transformou a estadia do meu pai em algo muito menos desagradável. Por conta da retirada de uma baita pedra no rim, ele passou um bom tempo resguardando impaciente a alta que se alongava.
Desnecessário explicar como hospital é um saco, quem de nós não pica a mula ao menor sinal de melhora? Mas, para alívio do meu pai na ocasião, houve dois atenuantes interconectados que fizeram toda a diferença: a deliciosa marmita diária, acompanhada dos “causos” da Tia Didoca.
Às vezes era necessário retirá-la do quarto, pois a risada franca do meu pai ameaçava estourar os pontos da cirurgia, além de atrapalhar o sossego dos outros enfermos. A primeira “ameaça” ocorreu quando tia Didoca levou o pijama de seda do marido para o hospital (naquela época toda a família era pobre, tendo mesmo só o necessário à preservação da dignidade) devido à falta de roupas adequadas para descanso. Olhando aquilo, meu pai se enrubesceu preocupado, pois sabia que o tio guardava aquele conjunto italiano como se fosse uma jóia da família, já que todo mineiro tem uma roupa para apodrecer no armário porque ela é boa demais para ser usada. Ressabiado, protestou:
- Tia, não faz isso, ele adora esse pijama!- Que é isso, meu filho, essa coisa aí só serve pra chamar traça. O Jofre é um bobão, quando você melhorar eu dou as abotoaduras também. Veste, anda!
Essa era a parte que o tio Jofre entrava nos “causos” e ameaçava um complô indireto aos pontos do meu pai. Dois “causos” em particular foram coadjuvantes de um quase revertério na convalescência.

Contou tia Didoca que o Jofre teimoso precisava ser vigiado dia e noite por conta da saúde que não permitia cigarro. Cuidar não era problema para ela, mas já para o tio, se livrar da vigilância da esposa era tarefa hercúlea. No entanto ele conseguiu uma brechinha feliz durante a feira semanal, quando ela saía. Mas tão logo a porta fechou e tio Jofre deu um par de baforadas em seu furtivo cigarrinho, ah o deleite proibido, escutou a chave rodando no miolo. Se deu conta que o racional lhe pregou uma boa, já que não contou com os instintos da esposa. Seu pânico foi tal que não lembrou sequer de apagar o cigarro:
- Jofre? Uai Jofre, o que você está fazendo atrás da cortina?- Heim? Estava matando um bicho...
Saiu como se tivesse terminado o serviço, mas, acabou esquecendo o cigarro no afã do medo. Acabou por tocar fogo à cortina e por pouco não foi a casa junto.
E lá se vai outro pontinho da operação, mas o “causo” derradeiro ocorreu quando tia Didoca, no quieto da noite, ouviu um barulho estranho vindo do marido. Como ele não reclamou nem a acordou com suas lamúrias corriqueiras, desconfiou que algum rolo haveria de ter. Fingiu dormir e ficou a escutar o marido se erguendo mui vagarosamente. Estando em pé, ele foi com passinhos curtos e de pluma, até à pia do banheiro (nas casas antigas, a pia ficava fora, coisa parecida com lavabo). Ao escutar a torneira aberta, a tia julgou que era hora de verificar o ocorrido. Então, em passos ainda mais leves, típicos de quem conhece cada irregularidade do chão da casa, tia Didoca se postou a poucos centímetros por detrás do marido e soltou em muito bom som:
- BONITO, heim Jofre? Lavando a cueca toda cagada!- Mãe de Deus, Didoca, tá louca? Quer me causar um enfarto do miocárdio?
Ela realmente quase o matou de susto. E depois dessa passagem foi necessário retirá-la do hospital, já que meu pai começou a passar mal de tanto rir, mas retornou no dia seguinte, como de costume, só pegando um pouco mais leve. Afinal de contas, seu sobrinho preferido não poderia sobreviver naquele lugar sem uma comidinha caseira! Essas marmitas para ele tinham um gosto especial de juventude. Na condição de estudante quebrado (meu avô, com medo do “desvio” dos filhos, não admitia que trabalhassem sem o diploma nas mãos), ia juntando as moedinhas até conseguir comprar no açougue uma carne barata para levar à tia e poder acompanhá-la no almoço (porque mineiro nunca entra na casa de alguém sem nada nas mãos). E que destreza a dela em transformar qualquer comida muito simples em um banquete! Da sua horta bem cuidada saíam as verduras e os temperos frescos, sem contar a alquimia culinária que, segundo papito, quanto mais barata a carne, mais delicioso o almoço! Como é que pode... E assim ele relembrou dias muito felizes onde ela recebia a visita do sobrinho querido e a ele, guardava um refúgio nessa guarida carinhosa e aconchegante, salpicada de conversas divertidas... O resto da estória eu consegui com a irmã do meu pai, tia Dione. Convém dizer que, naquele mar de italianos branquelos de olhos claros, tia Didoca era uma exuberante mulata desafiadora que, sem contrariar o preconceito vigente, causava desconforto. Minha avó, sua madrinha, se opôs ferreamente ao casamento com o parente Jofre. Aí nesse ponto eu fiquei bem confusa sobre como é que a minha doce vovó-passarinho, que nunca meteu o nariz em matrimônio de alma alguma, nem sequer dos filhos, foi brigar logo por esse? Foi então que tia Dione me informou sobre a oposição da avó ser fruto de um medo consciente da família em si; suspeita assustadora de mágoa para uma menina tão querida. Bem, de qualquer forma, tia Didoca se casou e teve quatro filhos branquelos de olhos claros: saudáveis, belos e bem-sucedidos, mas infelizmente nenhum que lhe fizesse solidariedade à cor.

Naquele mar de racistas pretensiosos e ingratos, todos os rebentos ao enriquecer, resolveram anexar a seu novo status a vergonha da mãe. Com isso e contra a vontade, tornou tia Didoca uma avó distante e só, coisa que a remeteu a um profundo e justificado ressentimento. E foi após o falecimento do tio Jofre que decidiu permanecer até o resto da vida em sua casa, com os próprios recursos e sua horta perfeita, sem a ajuda de ninguém e sem querê-la a custo algum. E para não ser injusta, aceitou por insistência que um de seus filhos passasse um tempo enviando cerca de cem reais ao mês. Muito garboso e feliz de tamanha generosidade, um belo dia pediu as contas da benevolência:
- Mãe, o que você fez com os cem reais que eu te mandei todo mês?- Uai meu filho, eu enfiei no c...
Mas a vida tem reviravoltas interessantíssimas, como todos sabem. Na ocasião do casamento de um dos netos, a noiva fez questão de conhecer essa avó perdida. E qual foi a alegria e a conexão imediata quando as duas se olharam pela primeira vez: finalmente mais uma linda e exuberante mulata na família! No meio desse acontecimento inesperado surgiu uma comoção silenciosa e ambas descobriram uma ilha de afeto, sendo este o casamento que tia Didoca participou com o maior gosto e orgulho em sua vida. Era como se ela revivesse o próprio matrimônio, porém, dessa vez, tendo alguém que guardasse seus sentimentos na cerimônia.
Mas então, eu, na condição de pessoa distante desses acontecimentos, só tive mesmo um breve encontro com ela, na ocasião do agravamento da doença da avozinha, pouco antes do seu falecimento. Tia Didoca apareceu por lá e coincidentemente eu estava visitando a parentada. E lá veio ela, trazendo sua couve perfeita da horta igual, entrando pelas portas do fundo e conversando sobre coisas muito antigas, anteriores a mim. Eu fiquei lá, meio besta com essa mulher que passou dos noventa e parecia não ter chegado aos setenta. Forte e incisiva, sua presença tomou inadvertidamente toda a cozinha e confesso que apesar de ter prestado a maior atenção no que ela dizia, não consigo me lembrar de muita coisa, tamanha a impressão que me causou. O que realmente me lembro foi o fato de haver uma senhora desagradável que ninguém tinha coragem de dar um passa-fora. A esse ponto, não é preciso dizer que isso não é problema para a tia Didoca. Mas a tal senhora não gostou de toda aquela aura de intimidade familiar adornando o vulto da tia e teve a infelicidade de vir com essa:
- Nossa, esse café está muito ruim. Dioooone, faz um novinho pra “visita”!
Não passaram dois segundos:
- O café pra mim está ótimo; se você não gosta, então faz. Dione, sai de perto desse coador agora!
E pronto. A conversa continuou como se nada tivesse ocorrido. Bem, pelo menos para nós.Tia Didoca faleceu pouco tempo depois, conforme minha tia contou. Perguntei o que poderia ter ocorrido com uma mulher tão robusta e sem doença no corpo. Ela me disse que a tia, na ocasião do aniversário, fez uma comida digna de um bacante, comprou boa quantidade de vinho, chamou as amigas e festejou em casa a noite inteira. Feliz e cansada, foi dormir e nunca mais acordou.
Tia Didoca tinha 93 anos de idade. Até seu último aniversário, a horta estava como ela: perfeita.

PS.: infelizmente eu não tenho nenhuma foto dela então, posto aqui a imagem de alguém que a amou profundamente: meu pai.

Marcadores: , , , , , ,

89 Comentários:

Às 6/5/10 07:42 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!!!
Almas boas, solidárias, altruistas e alegres como foi a Tia Didoca merecem com todo louvor serem evocadas como exemplos de ser homano de verdade.
Peço permisão a Ana para que a dedicatória deste post seja para gente tal qual Tia Didoca, que agora brinca com os anjos do Céu.
Ana Parabéns, comovente, divertida e singela sua narrativa singular.
A gente sente que brota de dentro, espontânea.
That'it girl!
Abçs

 
Às 6/5/10 08:41 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC, agora entendi o babado todo.

Existe uma pessoa usando o seguinte twitter:

http://twitter.com/geraldthomas

Não sou eu e a linha política anti-PT é a mesma do Gerald, por isso as pessoas acreditaram.

Aliás, relax, porque eu estou seguindo outros gerald thomas do twitter na Inglaterra, onde esse nome parece ser mais comum que Severino no Nordeste.

Cintia: believe, eu tô notra.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 6/5/10 08:52 , Anonymous ÂnimA disse...

Booom diaaaa!!

Ana,confesso que no início da narrativa achei meio conversa mole,mas no fim terminei vertendo lágrimas.Que coisa linda,essa homenagem.Emocionante a narrativa e apaixonante essa sua tia Didoca.Vontade de conhecer que deu...Agora ela deve estar fazendo rir algumas boas almas que tem o prazer de desfrutar de sua valorosa companhia lá...em algum lugar do universo.

A-DO-REI!!!!

PS> Vc não tem a foto,mas a medida que lia ia imaginando-a e no final vi a figura de uma espécie de Whoopi Goldberg.

 
Às 6/5/10 09:44 , Blogger Unknown disse...

bom dia,

Lúcio,
Eu sei que esse twitter aí não é vc; eu me referi a outra coisa.
O problema das pessoas, sabe, é achar que as outras são tontas. Mas como bem disse a Mariene certa vez, usando um excelente ditado popular, 'o diabo ajuda a fazer mas não ajuda a esconder'.
Bom, e agora eu vou é ler o post da Ana, que mais me atraem as coisas que me elevam o espírito.

 
Às 6/5/10 10:35 , Blogger Unknown disse...

Nossa! Emocionante!!!
Amei a Tia Didoca!! E o Jofre?! Ai que hilário!! muito booommmm!!! :D
E que final LINDO!!! Da Tia Didoca e do post!!
Anushka,
GIGABALÔÔÔ!!! :D
beijos!!

 
Às 6/5/10 10:47 , Blogger Ana Paula disse...

Oi gente!!!

Fui levar essa figura aí acima para fazer operação no olho. Nada grave, só "concerto" do cristalino. Tá de oclinhos escuros agora! :D
Hoje o dia vai ser corrido porque precisamos fazer mais uma viagem para nova consulta às 16:30, mas vou responder todo mundo!
Que bom que vocês gostaram, fico super-feliz!

 
Às 6/5/10 10:50 , Blogger Ana Paula disse...

MNC minha jóia,

Obrigada, mais uma vez, por ceder seu espaço do bem. E falando em pessoas bacanas, como vai sua mama? E você, a brisa? Espero que as coisas estejam mais calmas.
Dedique este post a quem você quiser, a todas as "tias Didocas" que passaram por sua vida e a de quem você quiser... Elas merecem!
Muitos beijos e obrigada mesmo!

 
Às 6/5/10 10:53 , Blogger Ana Paula disse...

Salve Ânima,

É de desconfiar mesmo uma estória tão esdrúxula! Inclusive eu não tirei os palavrões, apesar de um tanto chulos, porque não seria a tia Didoca! :D
Os "causos", se foram aumentados ou não, não saberia dizer. Mas do meu pai, você pode esperar a honestidade mais xarope que existir: chega a dar raiva de tão certinho! :D
Fico muito, muito feliz que a estória dela tenha lhe comovido, significa que passei a mensagem. E pensando bem, ela lembra mesmo a Woopi (tirando os dreads, que não é coisa de senhora "respeitável", rsrsr).
Abraços e muito obrigada por me ler, viu?
Posta pra gente algumas notícias aí, se você tiver paciência, pliz...

 
Às 6/5/10 10:57 , Blogger Ana Paula disse...

Cintialishka da Mauritânia [rsrsrs],

Beleza puraaaa você ter curtido, minha amiga! O tio Jofre é mesmo um super-coadjuvante: ele não rouba a cena mas e imprescindível para as partes mais hilárias! Pense em um sujeito mirradinho, com aqueles olhos de quem sempre vai aprontar alguma, e uma senhora meio gordinha e compacta, com olhar de tigre nele 24x7! :D É meio que casal padrão de Minas!
Seu apoio é uma doçura sempre... Feliz que tenha gostado.
Muitos beijos!

 
Às 6/5/10 11:00 , Blogger Ana Paula disse...

Uma vez, quando eu ainda era pirralha, minha família foi visitar o apartamentão de um dos filhos dela. Eu tinha uns nove anos, mais ou menos. Me lembro do cara (o filho) ficar se mostrando o tempo todo, olha que incrível, eu tenho um vídeo cassete e ninguém tem... Ou, toma esse whisky aqui, tem 2.500 anos, comprei no exterior, bla bla bla...
Meu pai todo humildezinho, meio deslumbrado, meio envergonhado, minha mãe peruando em volta da dona da casa e eu de olho no bolo com cobertura de brigadeiro que ela não deixava comer mais de um pedaço porque era falta de educação.
Me lembro de ter pensando algo assim: "que gente otária..."
:D
Eram otários mesmo.

 
Às 6/5/10 11:06 , Anonymous ÂnimA disse...

rsrsrs.pena o filho não ter 'puxado a mãe' né Ana.ela toda descontraída e o filho todo 'se achando'.

ah,parabéns pelo paizão charmoso.

vcs desse blog são umas figuraças,super divertido e alto astral esse espaço.

 
Às 6/5/10 11:07 , Blogger Ana Paula disse...

Olha gente,

Sobre a polêmica em questão, vou dizer somente o seguinte:
Eu posso processar uma pessoa por usar o meu nome e a minha imagem e fingir que sou eu, mas não faz sentido processar as pessoas porque elas são homônimas, ou vou ter que encher o saco das mais de 10.000 Ana Paulas, né!
Vamos pensar nisso, sem paixões.

 
Às 6/5/10 11:17 , Anonymous ÂnimA disse...

Mostra no Sesc celebra os 60 anos do 'Recruta Zero'
06 de maio de 2010 | 9h 04

AE - Agência Estado

Sua primeira historinha foi aprovada pessoalmente por William Randolph Hearst, o "Cidadão Kane". Está entre as séries mais antigas ainda desenhadas pelo próprio autor (Mort Walker, aos 86 anos, faz a tira há ininterruptos 60 anos). Beetle Bailey, que no Brasil recebeu o nome de "Recruta Zero", surgiu em 4 de setembro de 1950 e fez sua fama como uma denúncia do purgatório que é o Serviço Militar. E os recrutas ensaboados, cheios de truques para fugir dos trabalhos pesados e da rotina espartana.

Amanhã, o Sesc Vila Mariana, em São Paulo, abre uma mostra para celebrar a longevidade desse personagem (que é publicado pelo Estado) com originais inéditos, filmes, vídeos, palestras e debates. O autor não virá, por conta da idade avançada, mas enviou quatro desenhos assinados para o Brasil, para que a curadoria do evento possa utilizá-los com fins beneficentes.

De sua casa em Connecticut, Mort Walker, que completa 87 anos em setembro, falou por telefone sobre seu personagem. Bonachão e workaholic (ele mesmo atende o telefone em seu escritório), falou de suas vitórias e de uma frustração: criador do International Museum of Cartoon Art, que teve sede em Boca Ratón, Flórida, durante alguns anos, ele teve de fechar a instituição por ''problemas financeiros''. "Doei todo o acervo à Ohio State University, que já está reformando um prédio para receber tudo. Acho que, para pesquisadores dos quadrinhos, aquela será a melhor destinação", afirmou Walker.

Por se tratar de uma paródia debochada do militarismo, Recruta Zero pisou em ovos ao atravessar os anos mais bélicos da vida americana. Os soldados o adoravam, os generais deploravam-no. Mort Walker não considera o Recruta Zero um ''loser'', um perdedor clássico da tradição americana. "Acho que o Sargento Tainha, sim, é um perdedor. O Recruta Zero, com suas artimanhas, foge daquilo que o oprime. É um vencedor", considera.

O estilo e a verve de Mort Walker influenciaram gerações ao redor do mundo. No Brasil, um humorista que confessa a influência é Reinaldo Figueiredo, da trupe Casseta & Planeta."O meu ''estilo'', se é que posso dizer que tenho um, é uma mistura de Jaguar, Millôr, Nássara, Carlos Estêvão, Steinberg, Robert Crumb, Wolinski, Topor, B. Kliban, John Glashan, e uma pitada de Mort Walker, aquele cara do Recruta Zero...", disse Figueiredo recentemente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Recruta Zero - 60 anos - Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141). Tel. (011) 5080-3000. De 3ª a 6ª, das 10h/21h30; sáb. e dom., das 10h/18h30. Grátis. Até 27/6.

 
Às 6/5/10 11:22 , Anonymous ÂnimA disse...

ué...postei 3 comentários e nenhum apareceu.que 'loco'

 
Às 6/5/10 11:25 , Blogger Ana Paula disse...

...Ainda me lembro do filme que passava sem parar no "video-cassete irado" do sujeito: O Último Imperador! :D
Chega né, overdose de Ana Paula.
Sorry!

 
Às 6/5/10 11:33 , Blogger Unknown disse...

Oi Anushka!
Boiei na 'Mauritânia'...
Olha, homônimo é uma coisa, desocupado metido a esperto é outra.
A menos que já tenha tido gente batizando os filhos aqui no Brasil de Gerald Thomas, a exemplo dos Washingtons, Wellingtons, Suellens e cia ltda. Nesse caso basta a pessoa apresentar a certidão de nascimento.
beijos!

 
Às 6/5/10 11:42 , Blogger Unknown disse...

É como eu disse, as pessoas subestimam a inteligência das outras. No FB há inúmeros Geralds Thomas, todos estrangeiros, negros, gordos, velhos, jovens, carecas, etc,. todos com fotos e info pessoais.
Naturalmente que não são esses que estão em questão.
No Twitter, além do Gerald Thomas verdadeiro, só há mais UM outro, sem foto, sem info, e escrevendo em português.

 
Às 6/5/10 11:44 , Blogger Ana Paula disse...

Ê Ânima!

ADORO "Recruta Zero", quadrinhos das antigas! Sem-vergonha, fujão e sossegado, um grande sarro com os militares... O que não deixa de ser uma homenagem também, né!
O Sargento Tainha... Passava raiva demais, hilário!
Homenagem do SESC mais que merecida.
E o museu dos quadrinhos, fechado por falta de recuros, lastimável...

PS.: papito é boa pinta, né, só precisava ganhar uns quilinhos pra perder o apelido de "pirulito de cabelo", hauahauahua. Se ele descobrir que eu falei isso, me mata!

 
Às 6/5/10 11:46 , Blogger Ana Paula disse...

Oi Cintialishka,

"Mauritânia" veio do nada, eu queria que soasse como algo do tipo "Catarina da Rússia", mas deu FAIL.
Olha, eu não quero me meter nessa polêmica, nem sei porque fui abrir a boca. Dá um /dev/null aí, por favor.
As pessoas que façam o que elas achem melhor... Mas a internet é praticamente impossível de ser legislada então... Good luck for him.
Beijos!
PS.:agora, se for pra ferrar o HB, tá merecido. Prontofalei.

 
Às 6/5/10 11:54 , Blogger Unknown disse...

Anushka,
Pois é... se as pessoas se ocupassem de suas próprias vidas, de seus próprios trabalhos, de seus próprios caminhos, e tratassem de cuidar da própria cabeça, muitos aborrecimentos com certeza seriam evitados, não é verdade?
beijos!

 
Às 6/5/10 11:56 , Blogger Unknown disse...

E só pra completar e encerrar... não existe 'polêmica', existe um fato. "Apenas" isso.
beijos!

 
Às 6/5/10 14:04 , Blogger mnc disse...

OI meninas e meninos!
Só agora percebi a polêmica do anõnimo que postou aki no blog da mnc e no do Vamp, chamando o GT de Dry soul e dry ass e etc e tal.
Dei uma checada nos IPS e nenhum do região do Lùcio Junior.
Bem que ele gosta de catucar o GT, mas desta vez ele tá limpo na história.
Poderia até censurar o comentário, mas pela reciprocidade da diplomacia ele n retirou do blog dele e está lá publicado em rede mundial, todas as grosserias injuriosas e insultos injustos dirigidos a mim e Ana Paula.
Ainda mais que não partiu de mim.
E tb porque no fundo concordo com este anônimo e ele se expressa muito bem, trouxe o contraditório.
Quanto ao negócio do Twitter, outro dia me pelei de rir da mulher múmia sendo processada pelo Kleber Ban-Ban, porque quem criou o personagem foi ele.
O GT Deveria patentear o próprio nome.
Não vou publicar nos comentes a lista de IPS de visitas e comentes acho que não é ético quebrar o siglilo das pessoas que nos visitam.
Como estou muma rotina lascada onde a prioridade é manter a glicose da Mama Sanfona em patamares aceitáveis, não tenho energia p me meter nisto também.
Um grande beijo as minhas queridas maninhas Cindy,Ana e Ânima.
Cindy tô esperando vc me dar a honra e alegria de assinar um post no nosso humilde blog, vc já contou uns cauzos do seu papi maneiríssimos que eu sei e li.
Lúcio devagar com o andorro meu rei que o Santo é de barro, acredito em você, boto fé, vc virou a página, né?
Prontoparei...rsrrsrs.

 
Às 6/5/10 14:06 , Blogger mnc disse...

Olha gente que máximo a ouvidoria da Câmara dos Deputados me retornou com o seguinte abaixo:

Ouvidoria da Câmara dos Deputados

Sra.MARIENE NUNES DE CAMPOS

Recebemos sua mensagem na Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, e o Ouvidor, Deputado Mário Heringer informa que foi votado pelo Plenário desta Casa o Substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) para o projeto da Ficha Limpa (PLPs 168/93, 518/09 e outros).
De acordo com o texto aprovado, a proposta evita que pessoas condenadas por decisão colegiada da Justiça sejam candidatas a cargos eletivos. Está prevista a inelegibilidade para crimes como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. Os candidatos tornados inelegíveis ficarão sem poder se candidatar por um período de oito anos.
O Ouvidor ressalta que a mobilização popular e virtual dos cidadãos e das cidadãs foram determinantes para pressionar o Parlamento na votação desta iniciativa. Tal iniciativa emergida da vontade popular nos revela e ensina que a democracia participativa se aprimora na velocidade do interesse da participação do conjunto da sociedade.
Dessa forma, recomenda que os cidadãos e cidadãs continuem participando e acompanhando as votações de 12 destaques da proposta, que serão votadas no dia hoje, 5/5/10. Notícias atualizadas sobre o tema estão sendo divulgadas pela Agência Câmara, disponível no na página inicial da Câmara na internet, no endereço www.camara.gov.br e a tramitação da matéria pode ser consultada no mesmo endereço, em Projetos de Lei e Outras Proposições.
Atenciosamente,

Assessoria da Ouvidoria Parlamentar
Ouvidor-Geral Deputado Mário Heringer

 
Às 6/5/10 14:11 , Blogger mnc disse...

Menina hoje tb tô supitando no nervoso...
Mas vamos tentar manter a calma...respirar fundo.
Tõ sem cachorro p xingar....rsrrs como diz meu neto mais velho.
Queria poder desabafar aqui c vcs.
Mas vou contar até 10 mil...

 
Às 6/5/10 14:14 , Blogger mnc disse...

Ânima meu anjo sumindo comentário?
Estranho.
Ou demorou p ser publicado?Porque às vezes a web tá congestionada e leva uns cinco minutinhos p o mesmo ser publicado.
Bjs!

 
Às 6/5/10 14:15 , Blogger mnc disse...

De saida volto mais trade,
Abçs!

 
Às 6/5/10 14:34 , Anonymous Sírius disse...

Ecantadora esta sua Tia Didoca.
Parabéns Ana!!!
Muito bom post
Abraços.

 
Às 6/5/10 14:53 , Blogger mnc disse...

Ana minha flor,
Seu paizão fez foi catarata?
È um proedimento simples mas requer certos pequenos cuidados como ao barbear-se ou lavar cabelo, cuidar p não cair a espuma nos olhos. Um médico amigo nosso operado foi barbear-se e por um descuido bobo deixou cair sabão nos olhos...dai que ficou cego de um olho pelo fato da lente assim que se perde não se põe outra.
Outra coisa é não poder abaixar nem p amarrar os cadaços do sapato....fumaça de fogão, churrasqueira cigarro tb nem pensar ah e não pode chorar, minha tia estava operada quando meu tio faleceu ela chorou muito e aí tb perdeu a visão do olho recém operado.
Por isto melhor ser noiada com todos esses detalhes para que o resultado seja bom.
A sanfo já fez as 2 cataratas, enxerga agora melhor do que eu...
Sei que vc sabe desses detalhes mas não custa nada encher o seu saco...rsrrsrs.
Deixa terminar de arrumar a cozinha.
Um abraço no papis que Santa Luzia abençoe os olhos dele.

 
Às 6/5/10 14:59 , Blogger Ana Paula disse...

Oi Sírius,

Que bom que gostou... E apareceu!
Beijão

 
Às 6/5/10 15:01 , Blogger Ana Paula disse...

Oi MNC!

Então, a enfermeira me explicou, é isso mesmo... Só que agora você me assustou um pouco, rsrsrs, ficar cego de chorar é de preocupar mesmo.
Não é catarata, pelo que eu entendi é um tal de "endurecimento do cristalino". Será a mesma coisa? Eu sei que promete corrigir a miopia dele.
Valeu pelas informações!
Beijos.
PS.: tudo bem com a mama?

 
Às 6/5/10 17:35 , Anonymous ÂnimA disse...

oi MNC! acho que foi isso,congestionamento na web(são esses aí em cima os que pensei que haviam sumido).

 
Às 6/5/10 18:06 , Anonymous ÂnimA disse...

Pré-candidatos à Presidência da República fazem primeiro debate em Minas Gerais

06.maio.2010 16:32:49
Por Rodrigo Alvares - estadão online

Dilma Rousseff (PT-RS), Marina Silva (PV-AC) e José Serra (PSDB-SP) se reuniram na tarde desta quinta-feira para o primeiro debate entre eles, durante o 27º Congresso Mineiro de Municípios, cuja tema é “Autonomia Municipal”. Na abertura da discussão, Dilma enfatizou as ações do governo Lula – como obras de saneamento – voltadas para o presente e o futuro do Brasil. Ao tomar a palavra, Marina Silva agradeceu a Deus por estar no encontro.

Plateia começou a vaiar Dilma depois que Serra contou que ela torce para o Atlético-MG. Foto: Emmanuel Pinheiro
O ex-governador de São Paulo José Serra citou problemas tributários em Sao Paulo e deu uma alfinetada na petista: “Eu concorri três vezes à Prefeitura de São Paulo e perdi duas”. Depois, comentou: “Tudo o que puder pode ser feito nos municípios. Fizemos redistribuição forte nos municípios”.
Na segunda parte, Dilma enfatizou mais ações do governo – Territórios da Cidadania e PAC – para deixar clara a preocupação do governo com os municípios menores, além dos incentivos às cidades. Logo depois, Serra declarou: “O debate aqui não é um Fla-Flu, nem um Cruzeiro x Atlético-MG”.
A plateia começou a vaiar Dilma depois que o tucano contou que ela é atleticana, e Serra disparou: “Pela primeira vez a Dilma tem razão: esses incentivos ajudaram os municípios. Devemos criar mecanismo de reposição de perdas”.
Marina defendeu a ideia do senador Pedro Simon (PMDB-RS) para se criar uma Constituinte “necessária para realizar as reformas no País”. O debate foi interrompido por alguns minutos devido ao protesto de um ex-prefeito que estava entre os participantes, que gritava palavras de ordem sobre a gestão de Saúde no Brasil.
“Se fosse fácil, a reforma tributária estaria feita”, declarou Marina Silva. Para a ex-senadora, “quem está na oposição, impede a reforma tributária”. “Precisamos acreditar na ética dos valores. Tentamos governar sozinhos no PT, sem dialogar com PSDB e acabamos com o pior do PMDB”. “Se eu for eleito, vou querer tanto o PT como o PV no meu governo. O Brasil vai precisar estar junto nos próximos anos”, afirmou Serra. “A pressão sobre a questão tributária é intolarável. Precisamos de mecanismo de curto prazo”, acrescentou o ex-governador.
Para Dilma Rousseff, “os desafios do Brasil são sempre difíceis. Reforma tributária é algo que podemos fazer”. “Eu não acredito em reforma tributária que não discuta compensação. A melhor coisa do governo do presidente Lula é sempre dialogar”.
No início da última parte do debate, Serra reforçou a intenção de fazer parcerias com os municípios e acrescentou que “é preciso diminuir os gastos do governo”. “Uma das coisas mais estratégicas que tem é parceria. E eu aprendi isso fazendo. Aprendemos muito fazendo o PAC 1″, falou Dilma.
“Estamos à beira de um apagão de recursos humanos”, acusou Marina. Temos falta de engenheiros, agrônomos e tem gente que se orgulha disso”. “Nós temos um grande desafio pela frente em relação à Educação”, disse. Nas considerações finais, a ex-senadora disse que o debate “foi um bom ensaio”. “Precisamos ter uma nova gestão pública com controles sociais”, finalizou.
Em sua última participação no encontro, Dilma afirma que “a grande questão do pré-sal é que são recursos que sabemos onde estão”. “Esse dinheiro vai para o fundo social, que envolve ciência, educação e tecnologia”, disse. “Apagão de recursos humanos, e nisso a Marina tá certa, aconteceu por causa de gestões anteriores”.

http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/05/06/pre-candidatos-a-presidencia-da-republica-fazem-1%C2%BA-debate-em-mg/

esses fotógrafos... conseguiram fotografar Serra e Dilma de uma maneira que parecem que vão se beijar na boca. rsrsrs.

 
Às 6/5/10 19:26 , Blogger Ana Paula disse...

Boa noite!

Oi ÂnimÂ,

Fala sério esse povo de Minas heim, o primeiro debate entre presidenciáveis e vaia por causa de futebol???? Mas é a cara...
O Serra foi muito esperto, todo mundo fala de corinthiano e flamenguista, mas não viu o "sangue nos zóio" dos mineiros torcedores.
Aí não tem debate que aguente.
Bem, pelo que você postou, pelo menos CIVILIZADA as coisas começaram, né.
Estava lendo a IstoÉ/Veja da semana (espera em clínica é um saco) e percebi que talvez seja a primeira vez que possamos ter candidatos realmente interessantes do ponto de vista político. O Serra é bem mais associado ao povo que o FHC (o que não é muito, mas já é alguma coisa) e a Dilma, ainda que picolé de chuchu, tem um histórico muito bom de eficiência.
A Marina eu acho ótima e o PV provavelmente é o único partido idôneo que existe no Brasil.
Li ainda que, a Marina já tem dez milhões de eleitores. Isso significa que, se os dois prediletos continuarem nessa vagarosidade, olha, ela pode virar o jogo, viu!!!

Abração

 
Às 6/5/10 19:34 , Blogger Ana Paula disse...

...Outra coisa que me chamou a atenção foi uma matéria assinada pelo Michael Moore (o polêmico documentarista de "Tiros em Columbine", "Fahrenheit 11 de Setembro" e "Sicko", dentre outros) sobre o presidente Lula para justificar a classificação do presidente na lista dos homens mais influentes do mundo, segundo a Times. Eis texto:

"Michael Moore: o que Lula tem a ensinar para os Estados Unidos

Quando os brasileiros elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente pela primeira vez, em 2002, os capitalistas selvagens do país checaram, nervosos, os medidores de combustível de seus jatos particulares. Eles tinham transformado o Brasil em um dos lugares mais desiguais do planeta e agora parecia que tinha chegado a hora da revanche.

Por Michael Moore*, na revista Time

Lula, 64 anos, era um verdadeiro filho das classes trabalhadoras da América Latina — na verdade, um dos membros fundadores do Partido dos Trabalhadores — que já havia sido preso por liderar uma greve.

Quando Lula finalmente conquistou a Presidência, após três tentativas frustradas, já era uma figura conhecida na vida nacional brasileira. Mas o que o levou à política, em primeiro lugar? Foi sua experiência pessoal de como os brasileiros têm que trabalhar duro para sobreviver? Foi ter sido forçado a abandonar a escola depois da quinta série para sustentar sua família? Foi ter trabalhado como engraxate? Foi ter perdido parte de um dedo em um acidente de trabalho?

Não. Foi quando, aos 25 anos, viu sua esposa, Maria, morrer durante o oitavo mês de gravidez, junto com o filho, porque não podiam arcar com cuidados médicos decentes.

Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deem ao povo boa assistência médica, e ele causará muito menos problemas.

E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da Presidência de Lula — ele foi eleito para um segundo mandato em 2006, que se encerra no final deste ano — é que, enquanto ele tenta levar o Brasil ao Primeiro Mundo, com programas sociais como o Fome Zero, que visa acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os Estados Unidos se parecem cada vez mais com o antigo Terceiro Mundo.

O que Lula quer para o Brasil é o que costumávamos chamar de sonho americano. Nós, nos Estados Unidos, em compensação, onde o 1% mais rico possui mais do que os 95% mais pobres somados, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando mais parecida com o Brasil."


A reportagem eu vi na IstoÉ, mas o texto eu peguei aqui

 
Às 6/5/10 19:39 , Blogger Ana Paula disse...

Eu tenho uma relação complicada com o nosso presidente. Acho que ele deu uma surra no FHC de várias maneiras, mas não gosto do fato dele não ter promovido a Reforma Agrária e de ter se associado politicamente a bandidos medonhos como o Collorido e o Genocida do Maranhão.
Isso eu acho difícil de assimilar.

 
Às 6/5/10 20:24 , Anonymous mnc disse...

Cindy tb vou ser bem franca como sou sempre com você, com todos e comigo mesma: Tô obrando e andando p esta picuinha idiota.
Isto de orbitar ao redor do umbido de ególatras definitivamente n é minha praia
Como dizia minha vó o tinhoso sabe p quem aparece.
Louvável isto de vc tomar as dores, mostra que vc tem lealdade, cada um sabe onde lhe doi o calo.
lembra do sonho que vc teve e me contou em off? Aquele sonho profético meio que me preparou o espírito, mas isto são águas passadas, respeito seu ponto de vista e espero o mesmo de vc...
E que isto não estrague a nossa amizade que é sincera tanto de minha parte quanto da sua.
Abçs

 
Às 6/5/10 20:37 , Anonymous mnc disse...

Ana, estava justo pensando nisto.
Aqui em MG o pessoal (me incluo) detesta o Michel Temer, porque ele barrou muitos projetos qu ebeneficiavam o estado com as ZPEs e tb na lei de recursos minerais...muita gente vai deixar de votar na Dilma por causa dele.
Dizem que vice não fede nem cheira mas aqui em Minas o Temer não cheira bem.
Acho que só me resta Marina.
Muit aágua vai rolar debaixo desta ponte.
Vc entende por que o Gabeira apoia o Serra...
Conheci o Gabeira em 80 no Arraial d'Ajuda de sunguinha de croché lilás, pousando para fotos numa amendoeira que o vento tinha derrubado na beira da praia...não pudiámos acreditar quando disseram que ele era um ex-guerrilheiro urbano...fui logo perguntando ...Com aquela sunguinha?
Tinha p mim que guerrilheiros andavam como o Che Guevara...rsrrs.

 
Às 6/5/10 20:40 , Blogger Ana Paula disse...

MNC,

THAT MAKES TWO OF US.
Como você está? E a mama, estabilizou?
Beijão!

 
Às 6/5/10 20:41 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, pessoal.

Cintia, a coisa teve desdobramentos em mensagens pessoais, por isso dei corda.

Não sou de comentar anônimo não.

 
Às 6/5/10 20:42 , Blogger Ana Paula disse...

Sunguinha de crochet foi o must! :D

 
Às 6/5/10 20:45 , Blogger Revistacidadesol disse...

O artigo do anônimo postado falando sobre GT, aliás, é parte de um texto de petista do mensalão. Encontrei e postei o linque no post do conto.

O linque tá no meu blog. Chama para o debate de ideias...algo que desisti de fazer, tentei, pelo menos.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 6/5/10 20:51 , Anonymous mnc disse...

Lula tem esta ambiguidade mesmo...
A Marina no palanque comum hoje foi a única aplaudida...o que n entendo é que não conhecem o conceito "mata-cachorro de comício"
Contratam uns 2 ou mais ônibus de animados barulhentos eleitores pela gorjeta e umas doses de batida de limão, com bandeiras faixas, p o caso de serem vaiados ter gente p aplaudir e igual vaiar o concorrente.
Aqui é assim e agora isto é crime eleitoral?

 
Às 6/5/10 20:56 , Anonymous ÂnimA disse...

Gente,só rindo mesmo,ou seria sórinmes?(em minerês).
"guerrilheiros??com aquela sunguinha?"
ele fazia a guerrilha do ponto de vista estratégico,nada de armas MNC!! brincadeirinha,sei lá de táticas de guerrilha.rs

Ana Paula,você é tão didática e concisa ao mesmo tempo....nooossaaaa,parabéns!!Mto boa a sua 'análise' do Lula.Em poucas palavras resumiu a 'sujeira' do governo dele,exaltando seu bom trabalho.

Excelente a matéria do Michael Moore sobre o Lula.Tb sucinta e esclarecedora.

Ah a Marina!!Tb gosto dela viu,ela pode mesmo virar o jogo,foi a única a ser aplaudida nesse encontro aí em MG.

abraços!!

 
Às 6/5/10 21:00 , Anonymous mnc disse...

A sanfoneira tá melhorando, demora p estabilizar a glicose, estamos em fase de testes p saber a dose ideal de insulina, tem uma tabela que tem de ser preenchido, tem que medir a gilcose antotar tudo, alimentá-la com uma dieta variada de 3 em 3 horas...e mais dose dia´ria de insulina que tem de ser monitorada pois tb pode cair a glicose subtamente o qu eé perigoso...enfim de olho vivo e faro fino o tempo todo.
E su papis tá comportando direitinho cumprindo o resgardo da cirurgia?
Espero que sim, lembranças a ele.

 
Às 6/5/10 21:08 , Anonymous mnc disse...

Oi ânima pois n foi mesmo... A Marina causou!
Um outro cara que conhecemos l[a dizia-se guerrilheiro do Araguaia ai fomos acampar em cumuruxatiba, quando um morcego entrou dentro da barraca o cara come;ou a gritar desesperado por socorro.
Foi a conta p camentar
Uai, guerrilheiro do Araguaia com medo de um morceguinho de nada...
Ab;s e vivas ao seu alto astral!

 
Às 6/5/10 21:11 , Anonymous ÂnimA disse...

Falando da parte podre do governo Lula,aquela história do Tuma Jr com o tal Paulo Li.O Sarney,o governo Lula e o pai da criatura disseram que não veêm maiores problemas nesse episódio.Segundo o Tumão,os dois são amigos há muito tempo mas parece que o Tuminha não sabia das atividades do amigo-fala baixo)

 
Às 6/5/10 21:12 , Blogger Ana Paula disse...

Oi MNC,

Espero que você não esteja com raiva de mim. Tô com a impressão de que fiz alguma coisa errada. Fiz? Porque nem deu tempo hoje... :(((
O papis tá bem, reclamando pra cacilda da pupila dilatada, rsrs, manhoso, não está sentindo dor nem nada, e o médico disse que a cicatrização está excelente.
Essa fase de anotar o que faz mal, o que e quanto comer, é um saco mesmo. Tenho amigos diabéticos, eles dizem que essa é a parte mais xarope. Depois, aprende a conhecer a nova rotina do corpo etc, fica bem mais fácil. Já tem até a insulina certinha pra fazer uma "farra" de massa de vez em quando, por exemplo.
Beijos!

 
Às 6/5/10 21:17 , Anonymous ÂnimA disse...

hahaha MNC,tô aqui imaginando a cena do cara saindo correndo...
mas fala,a gente faz uma idéia errada das coisas mes né??!!
fica achando que guerrilheiro é tudo cabra macho que enfrenta sucuri,qdo na verdade eles terceirizam a parte 'braba' da coisa.rsrs.essa parte de pegar em armas,tomar cacetada de milico fica pro estagiário.rsrsr

 
Às 6/5/10 21:21 , Anonymous mnc disse...

Ana minha flor, nada a ver...
N teria motivo p isto.
Relaxa e vamos tocar o barco.
Bjs.

 
Às 6/5/10 21:27 , Anonymous mnc disse...

ÂnimA ...kkkkkk.
Terceriza-se mesmo geralmente quem morre na linha de frente... os paus mandados..
Mas o cara que fez guerrilha na mata n pode ter medo de morcego...era o maior 171, desmascaramos o cabra a partir do seu medo de morcego.
Ele nunca nem tinha dormido debaixo da cama de um guerrilheiro.

 
Às 6/5/10 21:29 , Anonymous mnc disse...

Faz falta um tia Didoca na vida de gente...
Aquela pessoa que na hora do tronco chega junto.

 
Às 6/5/10 21:33 , Anonymous ÂnimA disse...

mudando um pouco,o rumo dessa prosa...vcs curtem só um tiquinho de futebol?

ah,eu que sô palmeirense(tudo bem meu time foi eliminado tb) tô rindo à toa por conta da desclassificação do curintiá na libertadores.hehehe!!!!!!

ano do 100tenário,vão fica 100nada. hehehe. passou,passou,precisa extravasar.

 
Às 6/5/10 21:45 , Blogger Ana Paula disse...

Ô ÂnimÂ,

Rsrsrsr, eu não entendo nada de futebol, taí uma coisa que não consigo comentar nem pra tirar aquele climão de sala de estar com visita indesejável... Mas vai um página que acho que você irá curtir:

Kibeloco Zoando o Corinthias

Boa noite a todos!
Muitos beijos e obrigada por lêrem o post.

 
Às 6/5/10 21:46 , Anonymous mnc disse...

Rebubinando...na fogueira onde assamos um peixe tomamos jurubeba e fizemos um som o bravo camarada contou cauzos da Guerrilha do Araguaia, disse que conseguiu atravessar o rio a nado com rajadas de metralhadoras zunindo de perto, mostrando inclusive e p ser ainda mais convincente pediu p um a um tatear a suposta cicatriz de um dos tiros.
Acreditamos tratar-se de um ilustre corajoso guerrilheiro.
Qual nada era tudo conversa p boi dormir.

 
Às 6/5/10 21:51 , Anonymous mnc disse...

Bem acho que tb vou me recolher.
Boa noite!
Deus conosco universo a favor.

 
Às 6/5/10 21:56 , Anonymous ÂnimA disse...

hahahahaha. esse pessoal tem uma imaginação tããão fértil

boa Ana Paula,brigadão!!!

vou mandar pros sãopaulinos da minha lista.

bjo gde em todos!

 
Às 6/5/10 22:34 , Blogger Unknown disse...

Mariene, tá tudo certo. Eu respeito ponto de vista de qq pessoa, só não sou, óbviamente, obrigada a concordar. Isso eu não faço nem em nome de lealdade. Mas essa minha postura já tá todo mundo careca de saber, já dei um sem número de exemplos disso.
Independentemente de ser meu amigo ou não, o que eu procuro é ser justa; anteontem eu estava no FB do Gerald defendendo exatamente o Lúcio da suspeita que eu considerei improcedente sobre o tal twitter novo que apareceu.

Lúcio, se o anônimo não é vc, peço sinceras desculpas; agora, meus pêsames viu, pq depois daquela estória do twitter que era vc, a qq nova 'ocorrência' vc já virou o primeiro 'suspeito' sempre.
Essa infelizmente termina sendo 'a herança' das pessoas que depois de uma mancada assumem o que fizeram, pq um cagão como esse tal anônimo aí, se arvora a discutir GT mas não tem coragem de publicar nem um nick que seja, qto mais seu próprio nome.

Anushka, seu Pai é um gatão, esqueci de comentar isso. :D Boa recuperação pra ele.

Recomendações à Mama Sanfona,
beijos e tenham todos um bom descanso.

 
Às 7/5/10 01:01 , Blogger Laurene disse...

Oi, Cintia, MNC e pessoal.


Agora, Cintia, o que fiz foi um twitter falando do Gerald, Glauber e Oswald. Isso estava na bio, assim como meu nome. Gerald aborreceu-se por esse motivo. Não tive como me defender, pois Vamp considerou eu e alguns outros como oponentes e passou a nos cortar. Foi mancada mesmo, mas fazer o quê!

Não tenho a nada a ver com o novo twitter, que já estava lá desde abril de 2009!

Como te disse, puxei o debate de ideias provocado por mensagens pessoais via mail. Mas não adiantou, vou deixar de lado.

Bom, de qualquer forma, agradeço a lembrança. Vou ver se encontro um psiquiatra que me indique um rivotril que possa me ajudar com meu "temperamento explosivo..."

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 7/5/10 01:22 , Blogger Revistacidadesol disse...

Deixe-me comentar uma coisa no post: mineiro não vai à casa de uma pessoa para ficar sem trazer algo...nem perde o trem, né? Quase todos chegam antes...

Histórias bacanas dessa tia...quem não tem uma assim, meio boquirrota. Soube de uma que, quando encontrou uma amiga beata, falou: e aí, comadre, não transou ainda não? A beata contou vantagem de ser santa. A tia continuou, deixando todos os espectadores sem ter onde enfiar a cara: o trem é bom demais da conta, cê num sabe o q tá perdeno!

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 7/5/10 08:37 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade,
Fico feliz de ver a gente cá debatendo numa boa amorosamente, mas sem deixar de expor seus pontos de vista de peito aberto.
Isto mostra que estamos maduros e abertos ao diálogos.
Cindy sou sua fã de carteirinha por sua humanidade a flor da pele e seu equânime senso de justiça.
Lúcio também é um querido meu, entendo o ponto de vista dele, pois é de adoecer, ser escrachado publicamente sem poder se defender, a gente vai alimentando um ressentimento e acaba que se dispõe das armas que tem p contra-atacar e aí vira aquilo de que os fins justificam os meios. Isto é humano qualquer um de nós que ainda não alcançou a iluminação está sujeito.
Sei porque luto o tempo todo com minha natureza p poder relevar um monte de coisa e às vezes escapa sem querer... lua em touro, mercúrio e netuno em escorpios...é f! AInda bem que me equilibram ou me exacerba o Sagitário duplo(mesmo asc) principalmente quando pisam no meu calo, marte em Cãncer e o que me pondera 3 planetas em caprica: Jupiter, Saturno e Vênus, meio de céu em Vigem e Quiron em Aquário...
O drama evolutivo do meu mapa natal me cobram o tempo todo frear minha natureza na lata e conter meus impulsoso de o que vem vai...
Evocando Renato Russo: Todos tem suas próprias razãos.
Estou sem tempo, tenho mais uma vez médico com a Mama Sanfona.
A glicose dela agora no jejum tá de 180 o ideal é chegar abaixo de 100, tenho que criar coragem p aplicar a insulina, faco qualquer coisa, trato ferida, expremo pus, limpo cocô, vomito mas injeção tenho pavor de aplicar...
Mais uma p vencer, perder o medo de furar p curar as pessoas.
O Serra tb diz que tem pavor de injenções né e é hipocondriáco...
De perto ninguém é normal, Caetano tá certo.

Bjs e paz na vida de todos inclusive p mim.

Aninha minha flor me perdoe esqueci de creditar a vc o post, corrigi tá?

 
Às 7/5/10 08:53 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia!

MNC minha jóia, injeção é uma das fobias que atacam algumas pessoas. Tenho uma amiga que, após mais de doze horas de dilatação (como você deve saber - eu não - doloroso pra cacilda), aguentando firme, quando o médico disse que não teria mais jeito, a injeção era iminente, ela abriu o maior berreiro!
Força aí, minha amiga, como diz a música, "The first cut is the deepest".
Mama agradece o tamanho da sua coragem!
Beijos.

 
Às 7/5/10 08:57 , Blogger Ana Paula disse...

Essa frase que o Pacheco postou um dia, mudou minha vida. Não sei porque, deve ter sido uma daquelas epifanias pessoais inexplicáveis:

"Liberta o outro da culpa".

Então, quando ela é branda ou contornável, é isso o que eu faço.
Mas certas coisas são irreversíveis. Nesse caso, eu toco minha vida e tô com o escocês transado:

"Keep Walking"

:)

 
Às 7/5/10 09:02 , Blogger Ana Paula disse...

Amigos da MNC (e MNC-minha-jóia),

Hoje é SEXTA-FEIRA-SEXY! :)
Taí um dia que tia Didoca curtiria... Um carteado, talvez, como a Sanfoneira.
Como vocês já devem ter percebido, sou fã de um blog bobagendo chamado Chongas.
Volta e meia o autor posta uma série de fotos aleatórias, todas interessantes. Essa série aqui eu achei o máximo, vai pra quem gosta de imagens:

45 Fotos!!! #227

Vale a pena!
MNC, não tenho intenção de divulgar blog algum então, se eu tiver passando da conta, pode me dar um pito!

 
Às 7/5/10 09:04 , Blogger Ana Paula disse...

Aaaahhh... Esqueci de comentar uma coisa que gostaria: a propaganda da Axe Instinct:

É mesmo MNC, o couro tem um appeal irresistível! Eu, como ecochata de carteirinha, SOFRO por não comprar mais roupa de couro, só vegetal. Esse último se bem produzido, é lindo e tão eficiente quanto do de vaquinha, mas...
Ai, eu ADORO cheiro de couro! :D
Beijos

 
Às 7/5/10 09:11 , Blogger Ana Paula disse...

Nossa Lúcio Jr,

Depois de comentar umas 358 vezes no extinto Penetralia, me sinto honrada por suas palavras PELA PRIMEIRA VEZ sobre algum texto que eu escrevi.
Brilhou no meu Curínthia! Obrigada! :D
Abraços.

 
Às 7/5/10 09:56 , Blogger Unknown disse...

bom dia,

Mariene,
Obrigada pelas palavras.
Força aí na nova etapa com a Sanfo.
Tudo há de se encaminhar da melhor forma.
abraços,
e um bom fim de semana a todos.

 
Às 7/5/10 10:11 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC e pessoal.

Ana: vc foi até uma personagem da blognovela!

Agora entendi o que se dizia, a gente lê, mas como tem a própria "agenda de interesses", acaba deixando o assunto do post de lado! E ficou confuso isso tb, não sabia se o post era da Ana Paula ou da Mariene.

Aliás, vou caprichar e por um ponto final na blognovela.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 7/5/10 11:07 , Anonymous ÂnimA disse...

bom dia!

eu tô absolutamente triste,descrente com o governo Lula por conta do andamento no caso do Tuma Jr.nem vou comentar porque me aborrece demaaaaaais.


Que País é Este
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

 
Às 7/5/10 12:00 , Blogger Ana Paula disse...

Lúcio,

Quando postar a blognovela, avisa a gente!

Ê ÂnimÂ,

Temo que as letras do nosso Rousseau do Cerrado (nossa, ficou brega) serão sempre pertinentes... Mais uma, digamos, sujeira pra amargar nesse Brazilsão...
Nenhum governo justifica isso, sabe. Precisamos de reforma administrativa e fiscalização decente.
Fica triste não.

Abraços!

 
Às 7/5/10 20:06 , Blogger Ana Paula disse...

Boa noite!

Recebi do Greenpeace:

"Aldo Rebelo (PCdoB-SP) apresentará em breve documento propondo reduzir a proteção florestal no país. Mande um e-mail para ele e diga que você quer nossas florestas em pé!"

Greenpeace - Aldo Rebelo, deixe as florestas em paz"

Rebelo, seu babaca, deixe as florestas em PAZ!

 
Às 7/5/10 20:42 , Anonymous mnc disse...

Olá meninos e meninas,
Incrível como as vezes um dia inteiro p caber num livro de 800 e tantas páginas como Ulisses de Joyce...
Tive um dia assim.
Melhor nem registrar.
Let's Keep walking, go ahead.

 
Às 7/5/10 20:50 , Anonymous mnc disse...

Oi Lúcio,
Foi pura displicência não ter colocado o nome da Ana no post de autoria dela, ela mandou via e-mail e só formatei no editor blogger, ela mesma não assinou e eu não tinha reparado isto só fui perceber hoje de manhã quando tive um tempo p reler a hístória da Tia Didoca.
Não teria porque vc confundir os estilos...tirocínio não lhe falta.
Abçs.

 
Às 7/5/10 20:54 , Anonymous mnc disse...

Cindy my Dear Queen,
Valeu demais o toque.
bjs!

 
Às 7/5/10 21:15 , Anonymous mnc disse...

Agora de noite quando fui chamar minha irmãzinha vizinha p dar a insulina na Mama, do nada apareceu um cachorrinho a coisa mais linda de vira lata, deve ter um DNA de Bacê (é cumprindinho), Talvez um sexto avô pastor alemão tem as orelhas grandes e olhos atentos, muito educado e simpático, rajado igual tigre, patinhas brancas e o principal ponta do rabo branco considerado sagrado na China, são pupados de ir p panela...
Assim que me viu começou a me seguir como se já me conhecesse há muito tempo.
Os meninos quando viram se amarraram nele, só que Brisa ja tem a pequena que é uma pinch 0...
Bem dai que agora mora tb um cachorrinho nuvem aqui em casa.
Não vou deixar o bichinho na rua, porque o Orion o cachorrão dono da rua vai trucidar ele.
Não sei quantos meses ele tem mas já passou dos 3 meses porque não fica mordendo as coisas, entende comandos, não passa p dentro de casa, claro que vai ter de tomar conta do quintal, a contrapartida p casa comida, banho e talco anti-pulgas...

 
Às 7/5/10 21:24 , Anonymous mnc disse...

Acabo de mandar p saco um comente imenso p Ana e ÃnimA, sumiu n sei se postou ou dançou.
Cansada.
Até amanhã.
Abçs.

 
Às 7/5/10 21:27 , Blogger Ana Paula disse...

Oi MNC,

Espero que esteja tudo bem com você e a mama!
Muito fofa a estória do cachorrinho... Você tem um coração de ouro, muitos outros o enxotaria.

Beijos!

 
Às 7/5/10 22:31 , Anonymous mnc disse...

Ô Ana sei lá viu...na afã do momento, mas tô aqui pensando se n tõ arrumamdo p minha cabeça...
O cachorrão da rua, alimento, dou àgua e um afago vez por outra, ele tem casa mas a dona dele faleceu e os filhos ainda jovens o deixam na rua e a vizinhaça meio que adotou, cachorrão valentão,pinta de macho alfa do pedaço, vivido descolado, anda a cidade toda,sabe atravessar rua, tem vez que estou kms de casa e lá está o Orion dando seus bordejos pela cidade.
Se deixo o pobrezinho lá fora o Orion pega ele.
A sanfoneira não gosta de pets pra criar, se chorar de noite tá no sal, porque tem de ficar na varanda...pior que tá começando aquele choro de filhote...ai meu Deus e agora???
Não posso comprometer o sono da Mama Sanfona com chororô de pet ao mesmo tempo que n posso colocár p dormir dentro de casa, a regra é bicho cria-se no quintal...
Só se eu der um lex da sanfo p o Pet dormir...rsrsr
Brincadeira, claro que não, só conjcturando.
Parece que ele agora parou de chorar, a varanda não é ruím p um cachorro, vai dormir no sofá que tem lá e a almofada que foi da Tininha minha finada cadelinha. Expliquei p ele o danadinho entendeu e deitou no sofá e acho que pelo faro percebeu que aquela almofada foi de algum semelhante seu, aí deitou´.
Na torcida p ele entender que tem de ficar de boa.
Só latir p ladrão.
P n ganhar cartão vermelho da Mama Sanfona.
Da tininha ela gostava muito até chorou quando ela morreu tragicamente trucidada por 2 pit-bulls do vizinho que deixou o portão da garagem aberto e eles saíram e a Tininha tinha ido visitar a casa de Brisa, moramos perto e ela ficava lá e cá.
Putz n gosto nem de lembrar...
Nossa Mama Sanfona tá melhorando, ela está muito emotiva, estas músicas de dia das mães faz subir a glicose, lembra da minha vó e aí viu chora.
A médica disse p evitar emoções por enquanto...
Inda bem que os bisnetos de tão aqui e agora que as crianças são não deixam espaço p pensar em coisas tristes.
Seu pai tb tá tirando de letra a cirurgia, vai enxergar até a bunda dos mosquitos daqui p frente...
Bjs!

 
Às 8/5/10 09:19 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia, galera!

MNC minha jóia,
Conciliar baby pet com mama emotiva vai ser um "rebolation". Se não der, paciência... Tenta arrumar um larzinho adotivo pra ele. Prioridades no sufoco né!

Ó, utilidade pública:

"Hoje, dia 8, começa o período de Vacinação contra a H1N1... Recomenda-se que os idosos com doenças crônicas que ainda não se vacinaram também se imunizem no período da campanha contra gripe sazonal, que vai até o dia 21 de maio. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o idoso com doença crônica poderá tomar as duas vacinas juntas, em um mesmo dia."
Vi aqui.

Bom sabadão!

Beijos

 
Às 8/5/10 11:11 , Anonymous ÂnimA disse...

bom dia gente boa!

MNC,que graça o cãozinho.ele te adotou,rs.sua aura deve ser bonita,senão ele não te seguiria,cães conseguem enxergar a aura das pessoas(dizem).

Ana,que bacana sua consciência ecológica e seu exercício de cidadania.vou confessar não tomei nem vou tomar a tal vacina.não vou falar o motivo,não quero influenciar ninguém,de repente tô errada,né??!!

MNC,sabe as tais pedrinhas que eu tenho?seixos rolados(verde,azul,branca,cristal e ágata).fiz o processo de limpeza,daí peguei a azul e coloquei embaixo do meu travesseiro no intuito de 'domar' minha ansiedade e impulsividade.agora olha o inesperado:- eu estava com um ponto (tipo espinha) inflamado na orelha e na manhã seguinte tinha melhorado em 90%,no outro dia pela manhã nem sinal do ponto inflamatório.tipo atirei no que vi e acertei no que não vi.rs.obrigada pelas dicas preciosas das pedras.

bjo gde em todos!

 
Às 8/5/10 11:44 , Blogger Ana Paula disse...

Oi ÂnimÂ!

Menina, olha, é claro que você deve ter seus motivos para não vacinar, mas te digo na posição de quem já pegou essa porcaria 3 VEZES (H1N1 é uma praga aqui em BsB, não sei porquê): é ruim demaaaaais e demora muuuuuuito pra sarar!

Acabei de levar o senhor pra tomar as duas vacinas. Um mar de cabecinhas brancas na fila, rsrsrs. Ele voltou uma peste. Deus me dê uma paciência de Jó para hoje. E umas cervas.

Beijão!

 
Às 8/5/10 12:04 , Blogger Unknown disse...

bom dia,

Anushka, valeu pela notícia da vacinação.
...
Antecipando minhas felicitações às Mães leitoras do blog, com um Parabéns especial a Mariene nossa anfitriã, e sua querida Mama Sanfona.
...
beijos e excelente fim de semana das Mamas.

 
Às 8/5/10 12:05 , Anonymous ÂnimA disse...

oi Ana!vc já pegou 3x essa gripe?afff Maria mulher...

pode me xingar então,pqe eu pensei que essa tal gripe fosse conto do vigário,não,não que não existisse,mas que não era isso tudo não,só um outro tipo de gripe,mas não que precisasse de vacinação em massa,esse alarmismo todo.

mas diga-nos,é mto brava,tem que ficar de cama,tomar medicação diferente ou aqueles remedinhos pra gripe comum funciona?

rsrs,retirem o que eu disse,please!

 
Às 8/5/10 12:09 , Anonymous ÂnimA disse...

Ana vc é filha unica ou seu pai mora com você? ops,desculpa a curiosidade,mas você fala tanto nele...não responda se achar intromissão minha tá.

 
Às 8/5/10 12:19 , Blogger Ana Paula disse...

ÂnimÂ,

Depende da pessoa: quem já foi vacinado contra outras gripes, ao que parece, se pegar vem bem mais leve (como foi o caso do meu pai).
A H1N1 ataca MUITO a região dos olhos (para cima) e depois vai com tudo no pulmão. O estranho é esse revertério, parece que você pegou duas gripes: quando os sintomas da primeira semana estão melhorando, vem essa piora estranhíssima direto nos pulmões. Bizarro.
Quando sua imunidade está baixa e ela vem forte, você é derrubado na cama pelo menos uma semana. De não conseguir ficar sentado.
Eu sou fumante. Essa gripe diminuiu o volume do meu pulmão. Semana passada, olha não estou exagerando, achei que eu iria "embora".
Dessa "cepa" eu ganhei de presente uma enxaqueca de 18 horas, formigamento no corpo, e efeito colateral por causa de xarope anti-alérgico.
:(
Enfim, ela não mata, mas não é exatamente uma gripe "fortona", não. Toma cuidado, tá.
PS.: remédio comum de gripe funciona pra melhorar sintomas, mas como mais de 90% da vacina é feita com a semente de aniz, chá de erva-doce (primo do aniz) ou da própria semente ajuda bastante.

 
Às 8/5/10 12:28 , Anonymous ÂnimA disse...

obrigada pelas informações.
realmente não fazia idéia que era assim.nunca fiquei sabendo de ninguém que pegou,então achava exagero tudo que a mídia colocava.

pior que eu sou do tipo que acredita que nada vai me acontecer.

 
Às 8/5/10 14:31 , Anonymous ÂnimA disse...

Ana Paula,perdão pela minha intromissão.aliás hoje só postei 'm*****' aqui.nem deveria ter ligado o pc.
sorry,gente boa!

bjo gde assim mesmo!

 
Às 8/5/10 16:56 , Blogger mnc disse...

Olá Boa Tarde!!!
Não pude estar aqui com vcs de manhã, tudo defasado, correndo contra o tempo e quando posso enfim sentar e conectar a Mama Sanfona inventa de passar pano no chão, pode escorregar se sentir uma tonteira da glocose e quebar um osso, faz isto de estratégia, é sua dinâmica comigo.
Lhe disse que ia deixar p fazer amanhã já que ontem foi tudo varrido e limpo, desinfetado e passado pano 2 vezes, só p me forçar a tomar a porra do pano de chão dela e fazer o serviço que ela quer...a opressão doce é de fuder a sanidade de qualquer ser.
A Doutorazinha falou com ela que deixasse p lé isto de casa Hiper-Arrumada dona de casa dos anos 50...ela disse toda preocupada: Dra e se chega visita lá em casa e encontrar bagunça?
A Doutorinha uma gracinha contou p ela que na casa, 2 meninos pequenos tem logo de cara um varal na sala, 2 sofás que estão consertando hà 2 meses e mais um monte de brinquedo de criança espalhado pela casa quem vai na casa dela vai p visitá-la e não p ficar reparando na bagunça...
Não tô dando conta pois agora passo mais tempo na cozinha a dieta rigorosa dela me exige muito...não posso sair p não deixá-la sozinha, os remédios podem dar Hipoglicemia e dai p coma é um pulo, tem de ter alguém perto o tempo todo... e ainda por cima sem lazer ter de ter a casa impecalvemente arrumada, vá p merda sô!!!
Agora mesmo tenho de fazer a feira mensal até 18:30 porque 19 é a insulina e já tenho de estar com a sopa da janta pronta imediatamente depois da insulina, antes de ir fazer a feira tenho de pedir a vizinha p olhar se ela não está fazendo nenhuma levadeza.
Volto mais tarde se sobrar energia p responder a todos carinhosos comentes e conversar com vcs meninas...desculpem aí o desabafo mas tô de saco cheio.Depois que a gente desabafa melhora.
Bjs!

 
Às 8/5/10 18:22 , Blogger Ana Paula disse...

Ô MNC,

Parece que as coisas não andam muito boas pra ninguém hoje. Vou rezar antes de dormir.

Oi ÂnimÂ,

Imagina, você é um anjo, obrigada por *tudo*. Eu falo da H1N1 o máximo que posso mesmo, não quero ver as pessoas passarem por isso.
Se cuidem,
Se cuidem,
Se cuidem...
Beijos!

 
Às 8/5/10 18:24 , Blogger Ana Paula disse...

Ah...

Respondendo: não ÂnimÂ, tenho mais duas irmãs, mas só quem cuida dele sou eu. Sou uma MNC ao contrário. :)

Beijos.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial