segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Bússola de Ouro (The Golden Compass, 2007)




Por Ana Paula Naps

Enquanto o cinema para adultos parece dividir-se entre blockbusters de super-heróis ou absurdos violentos e desnecessários na autoria independente (vide - ou não! - o medonho "O Anticristo", de Lars Von Trier), existe um nicho que, cada vez mais amadurecido, têm recuperado a capacidade de sonhar das crianças e o prazer dos pais em acompanhá-las para a sessão pipoca: o cinema infantil. Das incríveis e divertidas animações da Pixar/Disney/Dreamworks, temos uma nova leitura sobre como temas adultos podem ser facilmente compreendidos por crianças, não mais subestimadas pela idade. O pirralho moderno é exigente e cerebral. Da desconstrução completa dos contos de fadas em Shrek à delicadeza eco-consciente no delicado WALL-E, um novo panorama sobre a fantasia foi proposto para que pais e mães do novo milênio se divirtam também. Este olhar complexo sobre as nuances do que é certo e errado, cria uma aproximação solidária entre pais e filhos e aponta uma nova abordagem de confronto da realidade: estamos no mesmo barco e algumas vezes, ele é furado!
Seguindo essa vertente também chegaram os filmes fantásticos, cuja classificação de idade chega a ser um desafio: é fácil, por exemplo, perceber que o "Labirinto do Fauno" é adulto e "Harry Potter" é adolescente, mas como classificar "Desventuras em Série" ou "As Crônicas de Nárnia", onde problemas reais e complicados como abandono, orfandade e guerra se mesclam com animais falantes, semideuses e seres humanos que, na escala do bem e do mal, não mais se classificam? Este também é o caso do filme "A Bússola de Ouro", que é o tema deste post.
Criado a partir do livro homônimo pelos diretores da trilogia "O Senhor dos Anéis", seu investimento de cento e oitenta milhões infelizmente não alcançou a meta para a continuidade de uma também, trilogia, chamada "Fronteiras do Universo". Mas este filme, por si só, apesar de deixar um pouco de frustração pelo fim que suplica uma sequência, possui tantos significados que só a sua produção já valeu a pena. "A Bússola de Ouro" é a estória da pequena Lyra Belacqua, órfã tutelada por um duro Lorde Asriel e protegida da Sra. Coulter (Nicole Kidman - tão plastificada para esse filme que sua interpretação de mulher cruel e insensível parece ser graças ao botox) que sai em busca do amigo sequestrado (Roger), com a ajuda de uma bússola que responde a qualquer pergunta sobre qualquer coisa. O filme, que mistura animais falantes, bruxas, ciganos (revertendo o nome "gipsy" - cigano em inglês - para "gipsyans" - algo como egípcios) e um cowboy que pilota um barco voador, tem como pano de fundo um regime político chamado Magisterium, uma ditadura cujo objetivo para deter o livre arbítrio e obter maior controle consiste em separar as crianças de seus "daemons" antes que virem adultos e passem a tomar suas próprias decisões.
O daemon de uma criança é um espírito em forma de animal mutante, ora um gatinho, ora um rato, por exemplo (muda conforme o seu estado de espírito e sentimentos), que nunca é separado dela. Ao crescer, o animal passa a fundir-se ao corpo e alma da criança, tornando os dois uma coisa só. O Magisterium então cria uma máquina experimental localizada no Ártico para separar o daemon de seus pequenos donos, fato que o filme mostra claramente como uma lobotomia. Feita a separação, a criança vira um corpo doente e vazio. É para lá então que Lyra inicia sua aventura, em socorro do amigo sequestrado, pedindo antes reforço a um príncipe urso que está na cidade e guiada por um cowboy cujo serviço, diferente do urso, é contratado.
Essa também é uma parte impressionante, dada a realidade do contexto. Este príncipe (Iorek Byrnison), outrora imponente e absoluto em seu reino no extremo gelo, é encontrado na porta de um boteco fazendo às vezes de "leão de chácara" tendo whisky por pagamento. Nesse choque de realidade, ela o confronta sobre a triste situação e ele diz que sem a armadura não é nada, quando é informado pela menina que foi objeto de um golpe e de uma luta injusta (fato que ela enxerga, é claro, com a ajuda da Bússola). Eles então partem em busca do garoto Roger e Iorek, na recuperação do seu trono e dignidade. Uma cena interessante, que considero uma verdadeira quebra do elo tradicional criado pela Disney onde animais falantes são sempre submissos às vontades das crianças, acontece quando Lyra pede ao Príncipe-Urso que a leve para recuperar uma criança gipsyan, indicada pela Bússola e abandonada à morte após o corte do seu daemon em uma cabana próxima. Iorek, pasmo e meio indignado, questiona: "Você quer montar em mim?". Bem, ela eventualmente consegue, mas as regras aqui são outras. O que prevalece é a amizade, não a bondade fofinha.
Vários pactos são feitos durante o decorrer do filme, cujo clímax começa na batalha pelo reinado polar e vai até a união das bruxas, dos gipsyans e de Iorek para a libertação das crianças que estão em fase de separação do seu daemon, na unidade experimental do Magisterium. Tanto a luta de Iorek com o urso golpista quanto a guerra para libertar as crianças são de uma realidade causticante e de extrema violência. Não parece sequer um filme infantil nesse momento, mas, se você observar os pequenos assistirem, vai perceber que é exatamente isso que eles esperam e compreendem como resultado de um mundo insalubre que não é e nunca lhes foi completamente desconhecido.
No final da batalha e já no barco voador do cowboy, a bruxa-rainha (Serafina Pekkala), em conversa com Lyra, avisa que a batalha pelo livre-arbítrio está apenas começando e que a menina é a chave decisiva para seu resultado. Enquanto isso, o Magisterium (alusão clara a um sistema teocrata, em especial o católico), busca uma maneira de aperfeiçoar o processo de cisão do daemon das crianças, por enquanto imperfeito, o mais rápido possível, antes que o "Pó" chegue ao mundo e o caos da rebelião se instaure. O filme não deixa claro o que realmente o "Pó" significa, mas dá dicas (novamente, uma pena não ter a continuação) que ele possa ser o sinal de que o uma nova ordem, gostando ou não, tomará conta dos céus e da humanidade. O “Pó” é a liberdade em seu primeiro encanto, um presente e um aviso de que novos mundos irão brevemente se cruzar.
E só para complicar um pouco mais a cabeça de quem percebe a realidade sem suas inúmeras matizes, Lyra descobre que é filha da Sra. Coulter com seu distante e amado pai Lorde Asriel, dois inimigos extremamente perigosos em suas funções. E que esta mesma Lyra, durante a batalha para a recuperação das crianças em experiência, só não teve o seu daemon separado porque sua mãe, a defensora da idéia, a resgatou a tempo.
"A Bússola de Ouro" é uma estória pagã sobre o livre arbítrio, a liberdade de pensamento e a pluraridade humanas. Para mim, o que mais aderiu na mente foi a exposição da criatividade libertária das crianças sob a forma de um animal-espírito que, enquanto crianças fazem da mudança algo natural e possível, ou melhor, enquanto crianças, nada é impossível - ainda que extremamente frágil.
O filme não deixa claro porque alguns adultos ainda possuem seus daemons (principalmente os rebeldes - de ambos os lados), mas deixa claro que não possuir um é motivo de muita inveja.
E você, ainda guarda seu daemon?



Marcadores: , , , , ,

31 Comentários:

Às 7/6/10 07:09 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!
Ana querida parabéns pela post.
Apesar de não ter visto o filme com sua análise a gente pode vislumbrar o argumento e perceber a menssagem que ele nos trás.
Fiquei curiosa, vamos assistir com as crianças.
Abçs.

 
Às 7/6/10 07:39 , Blogger mnc disse...

Já na lida da segunda, de posse da vassoura não voadora, daquelas que faz olhar p chão no piloto automático, me lembrei desta música que a Elis canta, "Contos de Fadas", se não me engano ela é do João Bosco e ALdir Blank.
Tudo a ver.

 
Às 7/6/10 08:06 , Blogger mnc disse...

Então dai que achei de postar uma trilha sonora p o post da Ana...acho que tem a ver.
Um ótima semana abemçoada a todos,
Coragem pessoal!
Abraços.

 
Às 7/6/10 09:11 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia!

MNC, muito obrigada mais uma vez por sua generosidade em postar algo meu no seu blog.
Super-bacana você ter colocado a Elis pra falar da infância com essa música linda...
Elis moleca, essa nunca perdeu o daemon.

Beijos!

PS.: Legal a letra da música ficar passando pra gente acompanhar! :D

 
Às 7/6/10 09:38 , Blogger mnc disse...

A Marinha israelense abriu fogo na madrugada desta segunda-feira contra um barco palestino na costa de Gaza, matando cinco pessoas, informou a rádio oficial de Israel. As Forças Armadas do país disseram que o barco levava militantes armados, em roupas de mergulho, preparando-se para atacar Israel.

O Fatah, partido palestino que controla a Cisjordânia, disse que os corpos seriam de integrantes de seu braço militar e que um quinto integrante ainda está desaparecido. O Hamas, movimento islâmico palestino que controla a Faixa de Gaza, confirmou o incidente, acrescentando que retirou quatro corpos do mar.
Segundo o jornal israelense Haaretz, o incidente seria o último de uma série de ataques recentes de grupos armados palestinos contra Israel. O país estabeleceu um bloqueio ao território palestino em junho de 2007, após o Hamas ter assumido o controle sobre a Faixa de Gaza.

Na semana passada, as Forças Armadas do país atacaram uma frota de barcos que carregava centenas de ativistas pró-Palestina, e tinha como missão levar ajuda humanitária para Gaza. Israel disse que os barcos tinham finalidades terroristas. Nove pessoas morreram na operação.

Novas fotos

No domingo, uma organização não-governamental turca, IHH, divulgou fotos do ataque ao barco em que ocorreu a ação que levou à morte nove ativistas, o Mavi Marmara, de bandeira turca. A ONG diz que as imagens mostram os ativistas sendo condescendentes e prestando primeiros socorros aos soldados israelenses feridos durante a operação. Israel alega que as imagens apenas comprovam a versão israelense de que seus soldados agiram em legítima defesa ao serem atacados pelos ativistas.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, deve prestar uma homenagem aos mortos – oito turcos e um portador do passaporte americano criado na Turquia – em uma visita a Istambul, onde participa nesta segunda-feira de um encontro sobre segurança regional.

No domingo, o embaixador israelense nos Estados Unidos, Michael Oren, disse que seu país não pedirá desculpas à Turquia pela morte dos nove ativistas. "Israel não pedirá perdão por ter tomado as medidas necessárias para defender seus cidadãos e não se desculpará por ter feito o que foi preciso para defender as vidas de nossos soldados", afirmou Oren à rede de TV americana Fox News.

Inquérito internacional

Oren disse ainda que Israel rejeita a proposta de um inquérito internacional sobre a operação. "Rejeitamos uma comissão internacional", disse ele à Fox. "Israel tem a capacidade e o direito de se auto-investigar e não de ser investigado por qualquer comissão internacional."

A proposta de uma investigação envolvendo outros países foi discutida em um telefonema na manhã deste domingo entre o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o premiê de Israel, Binyamyn Netanyahu. Pelo plano, a comissão incluiria representantes dos EUA, Turquia e Israel, que reportariam suas conclusões ao primeiro-ministro da Nova Zelândia.

No domingo, os ministros do Exterior de França e Grã-Bretanha pediram a Israel que aceite no mínimo uma "presença internacional" na investigação do incidente. "Acreditamos que deve haver no mínimo uma presença internacional na investigação", disse o ministro britânico, William Hague.

Já o ministro francês, Bernard Kouchner, sugeriu que a União Europeia adote um papel mais importante na provisão de ajuda humanitária para Gaza e na restrição à entrada de armas no território. "A União Europeia deve participar mais, politicamente e concretamente, do que já faz - e já o faz bastante", disse Kouchner.

 
Às 7/6/10 11:56 , Blogger mnc disse...

Ei Ana,
Sempre ótimos seus posts, ler vc a agudeza de análise de sua ótica e seus saberes é enriquecedor.
Uma criança definiu mitos como: Uma estória que é mentira por fora mas verdade por dentro...
Esses nossos mitos são nossos espelhos.
Dai qua nas tags colocamos, livre associação...
Nossa minhas panelas!!!
Bjs!

 
Às 7/6/10 20:29 , Anonymous Fred disse...

Ana Paula,
Muito bom este filme eu e meu filho assistimos é realmente um filme de criança para adulto.
Sou Fred amigo de Mary

 
Às 7/6/10 20:43 , Blogger Ana Paula disse...

Boa noite!

Oi Fred,

Você é o cara que pega rãs com a MNC? :D
Filme de criança pra adulto mesmo, né? Que bacana que vocês assistiram juntos, ver como as crianças reagem é sempre algo legal!
Quando eu levei minha sobrinha para ver Wall-E com o namorado (na época - hummm, hummm - abafa o caso), teve três reações que achei hilárias:
1 - Um menininho viu uma foca e chamou de cachorro; o pai corrigiu, rs.
2 - As criancinhas ficaram impressionadas como os habitantes da nave eram gordinhos;
3 - As criancinhas também não entenderam porque eu e meu namorado ficávamos debulhando de chorar com as cenas de amor do Wall-E e da Eva. :D
[esse meu ex era tão chorão que eu acho que as pessoas pensavam que ele era um amigo gay, rsrsrs]

Abraços

 
Às 7/6/10 20:45 , Blogger Ana Paula disse...

MNC minha jóia,

"Uma criança definiu mitos como: Uma estória que é mentira por fora mas verdade por dentro...
Esses nossos mitos são nossos espelhos.


Arrasou! Você e a criança! :D
Quantas vezes um pequeno entende melhor as coisas que nós. Uma perspectiva diferente, menos poluída... Interessante!

Beijos

 
Às 7/6/10 20:51 , Blogger Ana Paula disse...

Algumas pessoas têm uma pureza no coração que nada apaga, eu acho isso impressionante. É um estado da alma sem notas de destruição.

Lembro de um dia estar pegando um elevador com um amigo holandês - ele estava visitando o Brasil na época - e sei lá, olhei para o ascensorista e me bateu um azedume existencial daqueles.
Depois que a gente saiu, eu comentei:
- Nossa, que emprego horrível, passar o dia inteiro sentado em um cubículo que enche e esvazia de gente a cada dois minutos e ficar apertando botão... Isso deveria ser proibido!
Aí o holandês me respondeu com a melhor carinha do mundo:
- Bem, pelo menos deve ser ótimo pra conhecer pessoas, né?
:D
Não! Ele não estava sendo irônico! Não tinha um pingo de sarcasmo naquela maneira de olhar as coisas.
Achei massa demais. Queria ser assim.

 
Às 7/6/10 20:54 , Blogger Ana Paula disse...

Meu coração está cheio de piche hoje. Alguém insignificante tentou arrancar meu daemon quando eu não estava olhando.
Mas já melhorei com as boas palavras de vocês.
Só falta agora recuperar a armadura.
;)

 
Às 7/6/10 21:03 , Blogger Ana Paula disse...

MNC,

Sobre mais uma notícia ruim sobre essa guerra que nunca acaba, me lembrou esse ditado aqui (que aliás, vi na tv):

"O Homem está mais preparado para vingar do que beneficiar, porque a gratidão é um fardo e a vingança um prazer."

[Tacitus - senador e historiador romano; entre 56 e 117 d.C.]

So much for the rationality.

 
Às 7/6/10 21:09 , Blogger mnc disse...

Ai Ana um namorado chorão...rsrrsr!!!!!
Eu mesma nunca fui caçar rá com o Fredão não, somos amigos de infância, vivemos muitas aventuras, mas de caçar rã não dou conta...é só chover que os meninos vão, faz parte da agenda deles, mas como chuva é raro aqui...
Aninha fique bem, tudo vai ficar bem.
Casa 12 (1 mês antes do niver) colega, sossega, fica na retranca que passa logo.
Melhor descer do cavalo e ficar em standy by.
Bjs!!

 
Às 7/6/10 21:11 , Blogger mnc disse...

Ingratidão é falta de caráter...
Deus é mais amiga!

 
Às 7/6/10 21:32 , Blogger mnc disse...

Digo stand by.

 
Às 7/6/10 21:33 , Blogger mnc disse...

ou juntando munição p agir na hora certa, deixa o cavalo descansando no pasto...rsrsr

 
Às 7/6/10 21:35 , Blogger Ana Paula disse...

É umas MNC, é umas! :D

Beijão e obrigada pela força!
Enquanto isso vamos reforçando o caráter, hauahauhauahauha!

 
Às 7/6/10 21:51 , Blogger mnc disse...

Ana hoje abstraindo na livre associação e divagações, sobre o filme do filme...
Na simbologia Xamânica...Ursos.

O Escudo do Oeste
O Oeste é a morada do Urso dentro da Roda da Cura.
Esta direção está relacionada ao vazio. Esta resposta provém da caverna escura do Urso. A capacidade de exercer a interiorização e a introspecção e faz parte da energia feminina que é uma energia mais receptiva.
O ventre da mulher é o lugar onde todas as idéias, assim como os bebês são alimentados e chegam a existência. A escuridão do ventre fértil é o lugar onde cada um de nós qu ecaminha pela Boa Estrada Vermelha da Vida Física, teve seu começo. Nós de fomos em tempos passados, geração futura em relação aos nossos pais. Tudo aquilo qu eo futuro nos reserva está no Escudo do Oeste, o lugar da direção da Grande Ursa.
O lugar de olhar p dentro.

 
Às 7/6/10 22:07 , Blogger mnc disse...

Do livro "As Cartas do Cominho Sagrdo" da Jamie Sams:

Escudo do Oeste
O poder da Mulher
Em busca de respostas
Lugar da caverna da Ursa
Luz poente do Avô Sol
O Horizonte do amanhã
Me dará novas Forças
Para alcançar
Meus obejtivos

 
Às 7/6/10 22:32 , Blogger mnc disse...

Bem que vou ver Tela Quente Os piratas do caribe pelo enésima potência de vez...adoro filmes de Piratas sulreais...
Minha brincadeira de infãncia predileta era e coninua sendo navio dos piratas...quando estávamos na praia os navios eram aqueles colçhões infláveis ou boias...sem mar criava no quintal um barco feito de qualquer coisa servia p virar um barcoe o mar era tudo em volta e a ilha do tesouro era invisível...tipo Tom Sawer e Huckbery feen...do Mark twan.
Indo até amanhã.
Araço...não de urso...rsrrs
Nem de afogado...rsrrs.
Falando em abraço de afogado ninguém quer ser o Vice do Serra...rsrrsrs.
Abraço fraternal.
Nossa lembrei de uma música do Moreira da Silva:
Prezado amigo urso saudações polares....rsrrsrsr
Ao filme...
Indo.

 
Às 8/6/10 07:52 , Blogger mnc disse...

Bom Dia!!!
No zumbir das zunzunzelas estamos em clima de copa na Mama àfrica.
O filhão já deu uma p mim outra p sanfo de presente uma camisa da Copa de presente atrasado do dia das mães ....rsrrsrs.
Os verdesamarelosazuisebrancos se espalhando por tudo quanto é lado que se olhe, até dentro da gente...
Ontem animou mais ver o amistoso, o time está se entrosando e o Robinho está em ótima fase até o KaKá fez um gol.

 
Às 8/6/10 08:48 , Blogger Ana Paula disse...

Bom dia!

MNC minha jóia,

Muito belo o poema "As Cartas do Caminho Sagrado" e todo o desenvolvimento sobre a jornada caminho adentro atraves da Ursa Maior.
Vou guardar o poema pra mim!
Me lembrou os poemas de cada signo chinês, uma coisa linda.
Estamos no ano do Tigre. Eis o poema:

TIGRE - CANÇÃO DO IDEALISTA
Eu sou um encantador enigma.
O mundo inteiro é meu palco.
Eu descerro novas trilhas iluminadas,
persigo o inalcançável,
tento o não tentado.
Eu danço a música da vida
Em ardente abandono.
Venha comigo girar em meu carrossel.
Inundar numa miríade de cores
as trêmulas luzes.
Todos me proclamam inigualável realizador
Eu sou Yin, o Idealista

 
Às 8/6/10 08:53 , Blogger Ana Paula disse...

Sim, sim, a Copa!

Uma linda e brasileiríssima energia, na minha opinião, mil vezes mais interessante que a do carnaval.
A única coisa que eu não gosto é o fato da Copa ter virado data oficial para a Câmara aumentar seus próprios salários. Vamos ver se a internet dá uma freada nisso.
Verde e amarelo, uma combinação que só fica bonita em nosso povo moreno. Ai, saiu brega, mas adoro!
Acho que devemos torcer e comemorar SIM, se existe uma coisa genuína no patriotismo é querer que um atleta de seu país vença.
É nosso legado Esparta x Atenas.
:)
...Mas eu não uso a camiseta oficial não, fico parecendo uma hepatite com ela, a cor amarela não me favorece, sabe.

 
Às 8/6/10 09:00 , Blogger mnc disse...

Que lindo o poema o Samuca é tigre, neto do meio, ele é bem assim.
Vc é tiger bela?
Sou rato metal eu e o Gê meu Filhão, depois se der , cola ai p mim
Saindo agora voltando ao pôr do sol.
Um ótimo dia a todos.
Cindy Queen, Where you honey? Missing you!
Âmima vc tb meu anjo, cd vc menina? Sumiu assim, fazendo falta seus comentários.
Bjs Meninas!!!

 
Às 8/6/10 09:03 , Blogger mnc disse...

Usar a copa de boi de piranha?!!!...de olho no congresso agora todas a leis cabeludas vão passra batidas... distraído vai tomar na tarraqueta.

 
Às 8/6/10 09:16 , Blogger Ana Paula disse...

Legal, né MNC? :D

Então, sou dragão. Segue aí o poema do Rato - sua cara (todos são lindos):

RATO - CANÇÃO DO INICIADOR
Eu sou o iniciador completo em si mesmo.
Eu sirvo como um elo ainda que atue como
uma unidade integral.
Eu almejo cingir alturas
e alcançar meu desígnio
puro e verdadeiro.
A vida é uma jornada alegre para mim.
Cada busca deve terminar com uma nova indagação.
Eu sou o progresso, exploração e percepção.
Eu sou o ventre da atividade
a "semente" a partir da qual a vida deve florescer.
Eu sou Zi, o Iniciador

 
Às 8/6/10 09:18 , Blogger Ana Paula disse...

O dragão:

DRAGÃO - CANÇÃO DO VISIONÁRIO
Eu sou o fogo inextinguível,
o centro de toda a energia,
o forte coração heróico.
Eu sou a verdade e a luz,
Eu tenho o poder e a glória em minha balança.
Minha presença
dispersa as nuvens escuras,
eu fui o escolhido
para amansar o Destino.
Eu sou Chen, o Visionário

Queria ser "poderosa" assim, rsrsrsr.

 
Às 8/6/10 09:19 , Blogger Ana Paula disse...

Os chineses não fazem distinção entre os animais, isso é ignorância ocidental. Mais uma coisa para admirar neles, né?

Beijos.

 
Às 10/6/10 07:42 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!!!
Mil desculpas pelo sumiço forçado.
Estava intertida e embananada cheia de demandas e prazos...se perdesse o foco estava n'água...
Daqui a mais um pouco nova pauta.
Abraços!

 
Às 10/6/10 07:47 , Blogger mnc disse...

Ana parceirona,
Valeu demais pelo post, um gancho fantástico p gente puxar esse derne abstrato qu eé nossoo animal Tótem interior, decifrá-lo é fundamental, uma variante desta incógnita que é ourselves.
Amei o poema do Horócopo chinês...
Vou decorá-lo como um MAntra, tudo a ver comigo.
Fé em Deus e pé na tábua.
Ratinho iniciador...rsrrsrs.
Vamo que vamos.
Muitíssimas graças p vc !!!

 
Às 10/6/10 08:06 , Blogger mnc disse...

derme abstraro...Cerne Abstrato...caramba!
Ana Bombou no sitemeter colega!

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial