terça-feira, 22 de junho de 2010

"Um olho no peixe outro no Gato..."

Segunda-feira, 21, o Sol se elevou sobre o círculo de pedras de Stonehenge, marcando o solstício de verão do hemisfério Norte.
Cerca de 20.000 pessoas lotaram o sítio pré-histórico em Salisbury, no sul da Inglaterra, para ver o alvorecer às 4h52, hora local, após uma tradicional festa que já havia durado a noite inteira. O evento costuma atrair milhares de participantes com estilos de vida alternativos, que aguardam a aurora na Pedra do Calcanhar, um pilar localizado do lado de fora do círculo. Diferentemente de anos recentes, quando a alvorada foi obscurecida pelo tempo fechado, desta vez o sol brilhante banhou o monumento com luz dourada.
A origem do monumento de Stonehenge continua um mistério, mas teorias sugerem que a área era parte de um enorme calendário astronômico. Outros dizem que uma cultura de adoradores do Sol alinhou a estrutura com o nascer e o pôr-do-sol no verão e no inverno, respectivamente.
O lugar foi usado como um cemitério para restos cremados desde sua construção, dizem arqueólogos, mas sua função principal continua um mistério.
O monumento foi construído em três fases, entre 3.000 a.C. e 1.600 a.C. É uma das atrações turísticas mais populares do Reino Unido. O solstício é uma das poucas ocasiões em que visitantes têm acesso ao círculo interno, que é isolado do público desde 1978, depois de anos de vandalismo.
Na Bolívia, índios celebram o ano novo coincide com o início do inverno.
Para a astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, sua maior distancia do equador.
Em 22 de junho a Terra se encontra em posição tal que, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, de maneira que recebe mais luz, marcando assim o início do verão neste hemisfério e ao contrario, o início do inverno no hemisfério sul.
Da mesma forma, entre 21 de março e 23 de setembro a Terra se encontra em posições tais que ambos os hemisférios são igualmente iluminados, marcando assim o início das 'meias estações', que seriam o outono e a primavera.
Chama-se de solstício às posições em que a Terra se encontra entre 22 de dezembro e 22 de junho. Por exemplo, dizemos que dia 22 de Junho é o início do solstício de inverno no hemisfério sul.
Este solstício de inverno, marca para os povos da América do Sul e especialmente nos povos Andinos (para os índios aymaras), o início do ano novo, o de 5510. Mais de um milhar de indígenas inauguram o seu ano novo no meio de ritos e oferendas ao deus Inti (Sol) e a Pachamama (Terra), no templo de Kalasassaya e a Porta do Sol, localizado nas ruínas arqueológicas más importantes da AMÉRICA do Sul, em Tihawanaku, no planalto andino próximo á cidade de La Paz. A tradição assinala que os primeiros raios do sol, perto das 06.00 da manhã hora local (10.00 GMT), fecundam a terra no início de um novo ano agrícola para os aimaras que celebram simultaneamente este ritual de Tihawanaku ainda nas ruínas arqueológicas de Cochabamba e em Samaipata, em Santa Cruz, no leste da Bolivia. Tihawanaku, possivelmente é a cidadela mais antiga de América o mesmo acontece com as ruínas de Samaipata, onde temos um bloco megalítico, posterior á cultura tihawanakota. Ambos detentam o titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade, outorgado pela UNESCO. É interessante também notar que, na literatura universal, encontramos apenas referencias ao solstício do Inverno do Hemisfério Norte.
Um caso interessante é este da cultura romana: Foi na Roma imperial que o solstício de Inverno (que ocorre em 22 de Dezembro) passou a ser conhecido como sendo a data fixa do nascimento do salvador da humanidade, do filho de Deus e não mais do Sol, filho da Luz. (coincidência com as divinidades da América do Sul?)... Foi no ano de 336 de nossa era, que o Imperador romano Constantino I, aproveitando os festejos do solstício da luz, anunciou para os povos do império a nova religião de Roma e contou a historia de seu salvador. Essa religião tomou como base para sua formação, muitas das valiosas e preciosas informações mais antigas: O nascimento do filho humano de Deus na Terra na mesma data do nascimento do sol, foi uma dessas adaptações feitas para a nossa era. Roma simplesmente usou uma data que já existia como festejo tradicional dos povos e criou um novo motivo para que as pessoas de todas as religiões continuarem comemorando.
Desde que Roma modificou os motivos dos festejos, o solstício perdeu o seu significado real e com o tempo, este festejo passou a ser comemorado como o "Nascimento do filho de Deus", essa data que hoje conhecemos como Natal.
Posteriormente, e para retirar de vez qualquer conotação mística e sua relação com crenças antigas e pagãs...
Esta data foi fixada para o dia 24 de dezembro.
Informações do solstício ainda estão registradas nos hieróglifos dos monumentos egípcios e nos registros dos povos indianos. O solstício também estava registrado nos Livros das antigas escrituras sagradas e em muitos livros que foram destruídos e queimados pelo Império Romano. Os chamados Livros Apócrifos, aqueles que continham dados que não interessavam aos anseios de dominação do Imperador Constantino.
Muitas das informações eram sobre o nascimento da luz pela virgem mãe na Terra, sobre os seres de luz que estavam na Terra, sobre os mestres que curavam, e ressuscitavam.
Quase todas estas informações foram recolhidas pelo império Romano. foram interpretadas e readaptadas pelos ministros do imperador com o intuito de formar uma religião única para o Império: A religião Católica.
Baseando-se nos escritos antigos encontrados na Índia, no Egito, e nas escolas iniciáticas antepassadas e nos templos sagrados, foi que os estudiosos de Roma elaboraram essa “nova” religião para o até então império pagão.
Roma era um império que tinha como objetivo recolher taxas dos territórios ocupados pelo Imperador e não dominar os povos por motivo religiosos.
Sim, Roma era uma potencia de guerra que implantava um poderoso comercio financeiro entre os povos.
Até Constantino I, Roma deixava os territórios ocupados livres para praticarem suas próprias religiões cada um, depois de Constantino, Roma passou a ser conhecida como sede da religião que ele abraçou e impôs aos povos sob o seu domínio: a Católica Apostólica Romana.
Desejo um próspero e Feliz ano novo de 5510 a todos!!!
Fonte: wikipédia.

Marcadores: , , , , ,

28 Comentários:

Às 22/6/10 08:32 , Blogger mnc disse...

Olá bom dia!
Informações dão conta que as chuvas em Alagoas e Pernambuco destruiram povoados inteiros.
Mais de 1000 pessoas desaparecidas.

 
Às 22/6/10 08:56 , Blogger mnc disse...

Um bom dia especial de entrada em câncer a nossas queridas parceiras de blog Ana Paula e Ânima.
Como comentamos no post passado, tempo de conjulgar o : Eu sinto, em todas as pessoas:Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles.
A flor da pele...nem tanto nem tão pouco.

 
Às 22/6/10 08:57 , Blogger mnc disse...

Cindy where are you girl? Missing you honey!
Espero que esteja tudo traquilo com vc.
bjs!

 
Às 22/6/10 09:13 , Blogger mnc disse...

Ainda processando tudo que vivemos nesse memorável fim de semana na roça.
Os dedos arrebentdos a voz rouca a coluna doída...ainda casa por arrumar e almoço por fazer. Em 2 dias tocamos em 3 festas.
Na área profissa então muita coisa por fazer e o tempo urgindo grilo falante zunindo vuvuzelas frenéticas nos meus ouvidos.
Shô murmuração, arregassar as mangas e mão na massa.

Pit-stop de copa, por hora, a novidade depois da goleada de Portugal em cima da pobre Coréia do Norte. Ô dó nunca antes na história daquele pais tinha sido permitido a transmissão em tempo real na TV de qualquer jogo, o que o baixinho ditador de lá deve estar arrependido...

O Chile, água mole em pedra dura, conseguiu um gol em cima da retrancada muralha Suíssa.

A França tá no inferno astral...1 mês antes do niver dela que é 14 de julho. Batata!
Até a Ministra francesa deu um puxão de orelhas nos jogadores...caótica seleção, nervos a flor da pele.
Incrível como um time de futebol reflete o inconsciente coletivo da nação que representa...o perfil de cada seleção tem tudo a ver com seu povo.

 
Às 22/6/10 09:15 , Blogger mnc disse...

Nós latinos no mapa da copa estamos muito bem na foto.
Já os Europeus...

 
Às 22/6/10 09:30 , Anonymous Anônimo disse...

Nossa ano 5510!!!

 
Às 22/6/10 09:41 , Blogger mnc disse...

Somos muito mais antigos do que supomos anônimo...

 
Às 22/6/10 09:46 , Blogger mnc disse...

Pessoal de T Otoni,
Sexta feira tem "Arte na Praça" com Tatá Sapala, ele mesmo, do clube da Esquina.
Imperdível!!!
Uma armação ilimitadamente criativa de nossa Adriana Godinho.
Show de bola.

 
Às 22/6/10 10:54 , Blogger mnc disse...

Errata o show do Tatá Sapalla é no dia 24, quinta-feira.

 
Às 22/6/10 11:06 , Anonymous Anônimo disse...

Oi Mariene !!!
O Voz Violão e Arte acontece toda Quinta feira. Portanto é nesta quinta dia 24 de junho...qu o Tattá Spalla e o Grupo de Teatro Poltrona 6 vão estar se apresentando. Obrigada por divulgar os acontecimentos legais que rola na cidade. Te espero lá na Pca Lions Clube, nesta quinta!!! ok
Beijo querida!!

Adriana Godinho

 
Às 22/6/10 11:13 , Blogger mnc disse...

Adriana querida nossa!
Claro que iremos.
Parabéns pela louvável iniciativa de mostrar que tem vida inteligente em Teófilo Otoni...
Nem só de axé e sertanejo pode viver nossa tribo.
Um grande beijo, feliz ano novo ameríndio.
Que sua estrela brilhe cada vez mais, voC~e merece!

 
Às 22/6/10 11:34 , Blogger mnc disse...

O link do my space do Tatá Spalla:
http://www.myspace.com/tattaspalla

Muito estranho o que acaba de me ocorrer dentro do simbolismo mágico no tarôt da realidade:
O verdureiro mão verde, ele quem planta, passou cá na porta, comprei como sempre, as folhas da semana...couve, espinafre, rúcula, alface.
Limpando o espinafre p fazer um creme encontrei uma Joaninha dourada...nunca em meus quase 50 anos de vida tinha visto uma.
Pensei ser uma bolinha de ouro solta de alguma jóia...fui pegar ela escapuliu por entre as outras folhas e desapareceu...
Alguém ai já viu Joaninha cor de ouro?
Ai na mesma hora pensei na minha querida Dona Joaninha que está bem doentinha...precisando de orações e sangue.
Puxa vida...
Voltando para as panelas.

 
Às 22/6/10 11:38 , Blogger mnc disse...

Sou África do Sul desde criança...
Secando a França.
Olho no peixe outro no gato.

 
Às 22/6/10 13:17 , Blogger Ana Paula disse...

Boa tarde!

Parabéns pelo post MNC, muito legal a história do Solstício.
Feliz ano 5510 é tipo um... Caracas!
Eles estão contando há mais tempo que a gente, né? :D
Só não entendi o lance do 22 de dezembro coincidir com o nascimento de Jesus... Eles, tipo empurraram alguns dias pra chegar no dia 24?

Beijão!

PS.: sim sim, câncer está aí. Dizem que os mestres antigos abandonavam todos os afazeres externos no período de câncer e iam tratar dos assuntos particulares.
"Eu sinto" é um troço poderoso, né?

 
Às 22/6/10 16:13 , Blogger mnc disse...

È mesmo de embasbacar Ana Paula, ano 5510.

Sempre aNtenada a tudo né garota?
Aprecio esta sua qualidade.
A idéia no princípio era substituir as festas pagâs pelas Cristãs...as vezes foi p não dar tanto na pinta... levaram para o dia 25.
Mas na real mesmo não sei o poruqe se era 22 pasou a ser 25. Só uma hipótese.

Amo aquela música do Raulzito: Estou sentado em minha cama....tomando mau café p fumar....eu sou um canceriano sem lar.
E como sentem tudo flor da pele!
Sempre priorizamos outros focos protelando nossos afazeres particulares.
Vou adotar p mim, oftalmologistas e outros istas já!
Meu marte é em Câncer...rsrsrrs.
Beijão Aninha e valeu vc sempre por aqui dando esste seu apoio precioso ao nosso blog.

 
Às 22/6/10 16:20 , Blogger mnc disse...

A Jabulane rola agora entre:
Argentina X Grécia
O goleirão da Grécia aprendeu a interagir com Jabulana, está pegando muito!
Nigéria X Coréia....1X1...jogo osso duro.

A França agora de volta já no avião...
Mal educado o técnico francês recusou as saudações do Parreira tec da àfrica do Sul e ainda por cima xingou um bocado de palavrão...que papelão!
Cd o fair play francês?

 
Às 22/6/10 17:24 , Blogger mnc disse...

È com uma zaga bufa desta n tem goleiro que resista...a Argentina jagando muito, reconheço...9 pontos Arg Coréia do Sul 4 pontos...líder absoluta e encara o México nas oitavas.
Nigéria e Grécia fazendo as malas...

 
Às 22/6/10 17:25 , Blogger mnc disse...

Argentina lider do seu grupo.

 
Às 22/6/10 17:26 , Blogger mnc disse...

Ce la vie.

 
Às 22/6/10 18:03 , Blogger Unknown disse...

Flor, obrigada pela visita carinhosa e pela palavras... amei!

Espero que continue acompanhando minhas Dicas Semanais de Feng Shui e que possa tirar delas muitas coisas legais para a sua vida.

Beijão

 
Às 22/6/10 19:08 , Anonymous Ânima disse...

hello todos!

MNC,li só o início,depois leio o restante.Menina eu sou ariana de 07/04.pq será que 'tava' com os nervos a flor da pele?mas passou, cherry!!! no mesmo dia(enquanto postava aqui)mandei e-mail pros envolvidos e todos foram unânimes em dizer que me entendiam etc e tal e que relevaram o ocorrido.oxalá seja verdade.bom,seja como for,o que tá feito,tá feito,me arrependi,pedi perdão a todos e imagino que não há nada mais que eu possa fazer.

bola frente que atrás vem gente!!!

MNC,sobre a copa...já ouvi comentários de que a campeã dessa copa será a Argentina,jogo de cartas marcadas,motivo que leva Dieguito a falar pelos cotovelos.assim como em 94 tava tudo esquematizado pro Brasil ganhar,nesse tá pra Argentina.aguardemos.note que o Brasil ficou 24 anos na fila e faz 24 anos que a Argentina tá na fila.mera coincidência??!!se bem que a Argentina,por enquanto,tá merecendo ser campeã.joga muuuiiitoooo.mas ainda nem terminou a 1ª fase e nem sempre os melhores vencem.agora vc imagina que se a campeã for a Argentina,teremos o Dieguito completamente nu desfilando pelo obelisco lá em B.Aires??!!! hahaha.creeeedoooo!!

aaahhh querida,super obrigada pelas palavras de apoio,viu??!!

bjo gde!

PS:- Ana Paula,obrigada pelas dicas sobre Saramago,vou ler o livro e depois compartilho aqui o que achei.bjusss

 
Às 22/6/10 20:57 , Blogger mnc disse...

Eleine que prazer e honra tê-la aqui entre nós bem-vinda!
Pessoal a Eleine é fera em feng-Shui e nas Runas sempre leio a runa da semana e é batata...ela entrou logada é só clicar no ícone do comentário dela.
Vale a pena conferir.
Eleine fadinha obrigada pela visita e apoio!

 
Às 22/6/10 21:06 , Blogger mnc disse...

ÂnimA anjo, os arianos tem esse jeitão assim na lata mesmo...muito francos e não levam desaforo p casa, mas também não guardam mágoas e sabem voltar atras quando percebem que precisam.
Todo ariano tem uma parte criança latente dentro de si.
È menina isto de cada 24 anos...será o Benedito? Muita coisa em jogo p deixarem rolar marmelada...mas do jeito qu eanda o mundo...até que pode proceder vamos ver no fim das contas.
Bjs querida e qualquer coisa conte com a gente!

 
Às 22/6/10 21:16 , Blogger mnc disse...

Gente tô chocada Alagoas e Pernambuco...um rastro de destruíção por onde as águas passaram... vieram como um tisunami pluvial arrasando tudo.
Sem precedentes na história daquela região.
Muitos desaparecidos.
Trágico, muitos desaprecidos e desabrigados.

 
Às 22/6/10 21:16 , Blogger mnc disse...

Uma boa noite a todos,
Até amanhã!

 
Às 23/6/10 00:36 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC.

Que vontade de estar em Stonhenge, hein? Lá é verão e aqui faz frio de gelar os pés e estou gripado sem conseguir parar de tossir há 3 semanas. Me dê umas dicas mágicas que acho que o médico me disse que coisas como frio nos pés da forma que ando sentindo só podem ser psicológicas...

Quanto ao mensalinho do Haroldo, a CPI vai caminhando. Existem outras denúncias, tais como uma pessoa de dentro da administração envolvida em fraudes em concursos públicos em outras cidades. Para nós que criticamos a adm dele, foi um alívio esse negócio, pois aí ele briga com seu ex-secretario (que foi quem denunciou o mensalinho, na verdade extorsão, não tem nada a ver com aquele clássico).
Abs do Lúcio Jr.

 
Às 23/6/10 06:34 , Blogger mnc disse...

Lúcio querido,
Confesso que por ser das bandas nordestinas dessas nossas muitas Minas, não sei sentir frio...ano passado estive em julho na serra do Cipó, linda, maravilhosa e muitíssimo frio...uiiiii....só de pensar me arrepio.
Esse fim de semana estivemos na roça, região daqui bem fria, Poté (já ouviu falar?) 6 graus a noite, o único lugar que me sentia bem era perto do fogo....
O bom qu edurante dia o sol esquentava.
O stress baixa a imunidade, talvez seja a razão p estar demorando a se recuperar da tosse...ou pode ser que vc esteja memso somatizando um situação em que se sinta sufocado ou com alguma coisa entalada.
A alimentação tb ajuda Lúcio, alho muito alho do roxo, descascado e pilado na hora de preparar o almoço, por ser volátil suas substâncias curativas se perdem quando armazenadas para consumo posterior.
A tosse pode ser tb porque o carnegão (o pai de todos os escarros) ainda está preso no pulmão, vapores, inalação com óleo essencial de eucalípto, sauna...muito bom p amolecer esse catarro afim de que ele se solte.
Mel e própolis um santo remédio tb, abacaxi e manga tb.

Agora se tiver febre cuidado, melhor partir p um tratamento mais radical tipo, antbiótico, top de linha, como azitromicina...esse ainda consegue ser eficiente com super-bactérias e vírus...na primeira dose o corpo já responde...mas cuidado melhor perguntar ao médico.
Melhoras p vc querido e bom dia!

 
Às 23/6/10 06:49 , Blogger mnc disse...

Sim lúcio cuidado!
Se fizer tratamento com vapores quentes cuidado depois, não pegue friagem de forma alguma...choque térmico pode dar paralisia facial.
Muito líquido, água em baldes e vitamina C.
ANtes de consumir qualquer medicamento, reze, medite que as substâncias curativas daquele medicamento vão interagir com seu organismo e lhe trazer a cura desejada.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial