domingo, 23 de janeiro de 2011

Caramujo Africano: de Iguaria a praga exótica.

Buenas Blogsfera!
Há dias estávamos para abordar esse assunto, precisamos nos mobilizar para poder dar cabo a essa praga...
Ano passado, houve um surto de meningite aqui em Arraial d'Ajuda, temos fortes razões que nos levam a crer que o agente transmissor da doença, foi ele...O Cramujo Africano:

O caramujo africano veio ao Brasil como iguaria e se transformou em molusco invasor que ameaça seriamente o meio-ambiente.
Nativo do leste e nordeste africanos, chegou ao Brasil importado ilelgamente como alternativa econômica.
A pesquisadora do Departamento de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz, Silvana Carvalho Thiengo, conta que o Achatina fulica, como é chamado cientificamente, chegou para substituir ao escargot na década de 1980. A idéia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot.
O fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por irresponsabilidade ou desinformação, a soltar os caramujos no ambiente silvestre.
Importado ilegalmente, foi introduzido na década de 80, em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras. Desde então, passou a ser chamado também de “falso-escargot”.

Os problemas causados pelo crescimento da população do caramujo gigante africano, no Brasil, começaram a ser notados há cerca de 15 anos.

O fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por irresponsabilidade ou desinformação, a soltar os caramujos no ambiente silvestre.

O caramujo africano está presente até na região amazônica, o que é preocupante uma vez que compete com a fauna nativa e pode causar desequilíbrios ecológicos”.

“Em Ilha Grande, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, a situação já é emergencial pela quantidade de animais e demanda uma intervenção do poder público para o controle da praga e esclarecimento da população”.

O caramujo africano é uma espécie exótica invasora. Tais espécies representam, atualmente, a segunda maior causa de perda de biodiversidade no planeta. Só perdem para os desmatamentos. Além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca, destrói plantações e compete por espaços com outros moluscos da fauna nativa, podendo levá-los à extinção
“Potencialmente, esse molusco pode hospedar dois parasitos. O primeiro deles é o Angiostrongylus cantonensis, responsável por um tipo de meningite que ocorre principalmente na Ásia, havendo alguns casos descritos em Cuba, Porto Rico e Estados Unidos”,.
Embora no Brasil não haja registro dessa parasitose, sua introdução é possível, principalmente em regiões próximas às áreas portuárias, através de ratos de navios que chegam de países asiáticos”, alerta. “Além da questão ambiental e da saúde humana e animal, esses caramujos são também considerados pragas agrícolas pois se alimentam vorazmente de vários tipos de plantas ornamentais e de culturas de subsistência”, observa a especialista. “A criação do caramujo africano visando a comercialização, em vários países, é terminantemente proibida.
Algumas regiões as pessoas desconhecem os males causados pelo caramujo.Para a pesquisadora Cláudia Callil, o caramujo representa uma ameaça à biodiversidade. Em Mato Grosso, a ameaça mais direta do caramujo africano é contra o caramujo nativo conhecido como “aruá”, utilizado por índios para alimentação e confecção de artesanato.
A espécie está na lista de animais ameaçados de extinção. Uma das grandes preocupações é o fato do caramujo africano se reproduzir rapidamente. Relatório do Ibama mostra que o animal pode produzir 500 ovos por ano. “Ele é muito adaptável, come até papelão, isopor e sola de sapato. Imagine isso em um lixão”
Como são hermafroditas (possuem os dois sexos em um mesmo animal) e realizam a autofecundação, basta apenas um indivíduo para que a praga se alastre, afinal são cerca de 400 ovos ano ao por caramujo.
Este caramujo está invadindo ecossistemas e ocupando um lugar que não é seu. Reduzindo assim a diversidade de espécies. Além de devorar folhas, flores e frutos, causando um enorme estrago em plantas de importância agrícola, ornamental e ecológica ele também é canibal, alimentando-se de ovos e jovens caracóis de sua mesma espécie, como forma de obter cálcio para sua concha em ambientes com escassez deste elemento.
Este caramujo é resistente a períodos de seca, além de ser bastante ativo no inverno. Como outros caracóis, ele aprecia a umidade e a sombra, se locomovendo e se alimentando mais à noite e em dias nublados e chuvosos. É capaz de escalar muros e árvores e desta forma transpor de um terreno a outro.
Ao se depararem com infestações de caramujo-africano, as pessoas logo pensam em venenos para controlá-los. Infelizmente os caracóis e lesmas em geral são muito resistentes a venenos e os únicos produtos comerciais disponíveis que se mostram um pouco eficientes (metaldeídos), demonstram elevada toxicidade para os seres humanos e outros animais, de forma que a utilização de pesticidas não é o método de controle atual mais indicado para estes moluscos.
As pesquisas de substâncias eficientes têm se revelado muito importantes neste sentido. A cafeína por exemplo, estudada pelos americanos Robert Hollingsworth, Jonhn Armstrong e Earl Campbel apresenta resultados interessantes.
Assim como o látex da coroa-de-cristo (Euphorbia splendens hislopii), que está sendo testado no combate ao caramujo-gigante-africano pela equipe coordenada pelo pesquisador Maurício Vasconcellos.
O controle do caramujo-africano consiste na catação e destruição dos caramujos. Jamais coloque-os no lixo, pois estará disseminando o problema. Também não coloque sal nos animais pois assim contaminará o solo. O preconizado é o seguinte:
Utilize luvas descartáveis para pegar e manusear os animais
Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caramujo
Coloque os caramujos em dois sacos plásticos e quebre suas conchas.
Enterre-os em valas com pelo menos 80 cm de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou do lençol freático
Aplique cal virgem sobre os caramujos quebrados (cuidado, a cal queima a pele)
Feche a vala com terra
Retire as luvas e lave muito bem as mãos após isso
É possível também utilizar iscas atrativas, que facilitam a catação. Papas de farelo de trigo com cerveja atraem caramujos a metros de distânica. Cascas de frutas e legumes, estopas embebidas em cerveja ou leite, assim como simples pedaços podres de madeira que lhes servem de abrigo. Verifique as iscas diariamente e não esqueça de protegê-las da chuva e do sol. Coloque-as em locais úmidos e frescos. Preferencialmente sobre a terra. Manter o jardim limpo de folhas mortas e frutos caídos também irá afastar os bichos, e desta forma ainda estará prevenindo outras doenças e pragas, como podridões de origem fúngica e bacteriana, moscas-das-frutas, etc. Não esqueça: as pragas só vivem e se multiplicam onde lhes é oferecido abrigo, comida e água.
O Instituto Oswaldo Cruz disponibiliza atendimento e informações sobre o caramujo-africano pelo telefone (21) 2598-4380 ramal 124.

Marcadores: , ,

56 Comentários:

Às 23/1/11 19:08 , Blogger mnc disse...

Olá a todos e todas...
Abordar esse assunto já é enjoativo que dirá
caçar caramujo africano pelo quintal, tarefa nada agradável, porém nescessária...
De embrulhar o estômago...olha que não sou de frivolidades.
Um caramujo vira mais de 500 em um ano...são hermafroditas e canibais...estranho né?
Esqueci de mencionar no post que além de meningite, a gosma que ele solta nos alimentos causa infecção intestinal das bravas.

 
Às 23/1/11 19:09 , Blogger mnc disse...

Eca...

 
Às 23/1/11 19:31 , Anonymous Anônimo disse...

Estimad@ companheir@,
Favor repassar.
Viva a UNE.
Soriano

Estudantes e petroleiros voltam a ocupar as ruas do Rio e iniciam jornada nacional contra os leilões

http://www.apn.org.br/apn/index.php?option=com_content&task=view&id=2454&Itemid=1

 
Às 23/1/11 20:39 , Anonymous Ana Paula disse...

Boa noite,

Jóia deixa eu ver se entendi:

Uma lesma gigante, hermafrodita, que já tomou o país inteiro e já chegou nas florestas mais importantes (Amazônia e Mato Grosso), que come vorazmente todo o tipo de cultura (e até sola de sapato, isopor?) que dá um trampo desgramado para matar, que por onde passa deixa um rastro nojento de infecção e ainda transmite meningite?

AI MEU DEUS!

Lesmão, teu nome é legião!

Impossível isso de controlar "catando", jogar cal, etc etc. Nossa, que coisa braba!

E isso para criar uma maneira mais barata de fornecer "escargot"? Tá me tirando? Tinha que ser uma idéia dos anos 80.

Espero que os pesquisadores consigam encontrar uma maneira de se livrar do animal de maneira mais efetiva.

ECA MESMO!

 
Às 23/1/11 20:49 , Anonymous Ana Paula disse...

Jóia,

Publica lá no FB pra gente compartilhar...

Beijão!

 
Às 23/1/11 21:32 , Anonymous Ana Paula disse...

Jóia,

Tava pensando aqui [perigo!],

Ontem estava pesquisando sobre alternativas para combater a insônia e o ser humano mais útil de todos os tempos, um tal de Google, me chamou a atenção para essa parada aqui: a melatonina.

Basicamente é um hormônio produzido em nosso corpo que auxilia o organismo a regular o ciclo do sono e não tem efeito colateral conhecido (até agora, né).

Aí achei super-interessante e fui pesquisar mais e foi então que notei uma coisa incrível: como as pessoas abordam seus problemas e o que elas usam para resolvê-los. Saca isso!

1 - Encontrei muitos sites de suplementos alimentares, daqueles que vendem todo o tipo de coisa pra galera bombada, e eles usam a melatonina para acalmar porque ao que parece sono é uma raridade depois de tomar tanto suplemento. Aqui eles associam com a vitamina B6 para melhor absorção, mas precisa cuidado pois em maiores níveis pode ser tóxica (a vitamina);

2 - Oferece solução alternativa aos problemas femininos, sob a forma de reposição hormonal e reguladora do humor, uma vez que reduz a carga de estresse e melhora a condição geral do corpo. Aqui aconselha associar com zinco, para melhor ação anti-oxidante (abordagem "anti-rugas-e-TPM"!);

3 - Em um blog de um cara com tumor cerebral, porque estão rodando estudos sobre a substância sobre a sua capacidade de combater o câncer. Ele reclama que a Anvisa tem uma breve nota desconsiderando o uso e que o organismo de saúde americano, o FDA, também não deu muita bola;

4 - Em vários sites maluco-beleza ensinam como tomá-la junto com a valeriana (agora ilegal comprar online, só em mãos e prescrita) para que seus sonhos sejam "mais reveladores"!!! [CÁSPITA]

5 - Em um site onde vende Rivotril e Viagra ilegal!!! Nesse site aliás, descobri quais são os problemas que mais afetam os brasileiros por baixo dos panos, já que lá se vende remédios para: dormir, ter filhos e não brochar.

Bem, então fui numa lojinha de suplementos aqui, perto da padaria, e não é que achei o negócio? E mais, ele já é produzido pela Nutrilatina! Ou seja, já tem mercado nacional! Aí perguntei para o moço se ele conhecia etc e me respondeu:

"Ahhh, sempre tomo quando estou super-pilhado, saca? Show de bola!"

Enfim, custa R$ 65, depois se você tiver interesse, te conto se funciona. Outra coisa que me impressionou sobre essa tal melatonina é que ela funciona melhor que as drogas sintéticas então... Já pensou se a moda pega? O que vai ser do segundo remédio mais vendido do país?

Mas fiquei besta como nosso país é diverso. Parece até internet. :)

Beijos.

PS.: anyway, desnecessário dizer que se você dorme bem o resto funciona melhor, né? :)

 
Às 23/1/11 23:19 , Blogger mnc disse...

Ana power flower, tõ aqui só risada de seu coment...
Eita que vc sabe fuçar bem essa caixa de pandora, a tal de web...melatonina...posso não, nem suco de maracujá...
Às vezes me supita um nervoso danado, mas sempre tem um elemento detonador...aí preciso resolver.
Sabe cachorro que come grama por instinto quando tem dor de barriga? Comigo acontece isso meu organismo pede, hoje ele implorou por castanha do Pará (ceLeñio), ontem foi sushi e agora feijão com muito alho.
Aqui para amansar a gente se joga no mar, talassoterapia, o gregos já praticavam...2 horas dentro do mar...faço hidro e isso amansa de um jeito...endorfinas das fina.

Pois é flower, o falso escargot quase todo dia mato uma aqui no quintal...com sal, água sanitaria, não enterro aqui porque em frente tem o poço de água, debaixo é tudo lençol freático...ponho num saco isoladas e mando os restos mortais delas para o
lixo. Agora é não juntar...
Outro dia tinha um comendo um filhote.
Legião...parece mesmo...7 cruz em credo.
Em Teófilo não tem, muito seco, acho que eles gostam de umidade. Brasília tb não.
Anos 80...rsrrs. Foi numa feira do Paraná que os 171 venderam as primeiras matrizes...
É mesmo! FB...vamps lá.
Beijos, muita luz e serenidade, para que vc irradie a todos que lhe cercam.

 
Às 23/1/11 23:32 , Blogger mnc disse...

ANinha bem legal esse roteiro de links que vc faz, o rapaz com tumor no cérrebro...tomara que dê certo p ele. Agora vou lá no site "maluco beleza"...rsrrsrs.

 
Às 23/1/11 23:48 , Blogger mnc disse...

Poxa Tio!
Não falaram que não foi compromisso de campanha manter o petróleo como nosso patrimônio?
Nosso apoio a esse lícita luta de preservar nossos recursos estratégicos.
Conte conosco!

 
Às 24/1/11 10:40 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. O bagre africano é outra praga:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081015200314AA1TKoH

Já tive um quando criança em aquário. Comeu todos os outros peixes. Eu cheguei a jogá-lo fora no jardim, para depois recolhê-lo (e ele realmente sobrevive no seco).

Abs!

 
Às 24/1/11 10:40 , Blogger Revistacidadesol disse...

O bagre africano ja esta virando uma praga aqui no Brasil.
Ele pode ser encontrado em pesqueiros e toda vez que ele esta em um tanque e acaba toda comida ele sai a noite andando pela terra usando as nadadeiras peitorais como pés e a cauda como apoio.

Ele pode andar ate uns 5 Km, ja que a noite é mais dificil ressecar sua pele. Ele tem um olfato super forte pra detectar a agua a quilometros de distancia e vai na direçao certa ate outro lago.

Na africa eles fazem isso em busca de comida mas tambem porque as vezes as lagoas que eles vivem costumam secar, dai são obrigados a migrar para outros lagos disponiveis.

 
Às 24/1/11 10:48 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC, vou dar uma notícia boa e outra denúncia importante, flw:

Denúncia: a CA de Aécio está rachando:

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/cidade-administrativa-a-obra-do-seculo-ja-apresenta-rachaduras-1.136722

O Jorge Mautner está fazendo 70 anos e vai montar a peça Urucubaca com o pessoal do Afro-reggae.

Vc ouviu a música Bandeira do Meu Partido lá no Bem Amada? Achei legal!

www.jorgemautner.com.br

Abs!

 
Às 24/1/11 17:39 , Blogger mnc disse...

LJ Queriiido que bom, vc está aqui bem e vivo!!! Passou...

A gente que passava naquelas bandas vindo e indo de confins tomou um susto, a rapidez com que ergueram aquela esfígie à eficiência do "Choque de gestão"...trem de doido sô! O Centro Administrativo de MG, era de cair o queixo.
Aquele mundaréu... gente sendo remanejada qual manada de suas repartições da Praça da Liberdade...diz que lá tem muriçoca até de dia...brejão danado.
Fizeram a toque de caixa, um piso de nem bem 3 meses...a pompa das circunstâncias agora cobrando seu preço.
Gente...fico besta, logo MG, granito e Mármore a dar com o pau...merecia um piso resistente daqueles das construçãoes Romanas, de durar séculos...nem nas favelas verticais do Maluf...rsrsrrs.
Minha Mãe amou esse link do hoje em dia...fica aqui na Bahia doidinha p saber as news da terrinha.
Valeu!
Abraços.

 
Às 24/1/11 17:51 , Blogger mnc disse...

Menino bem lembrado o bagre africano...Ò bicho é sobrevivente né? Ele migra de lagoa em lagoa e Crèu comem os outros peixes...lei de Darwim levada até as últimas consequências...
Amo o Mautner, falando nele, ontem conversei com meu querido primo comunista e ateu, sobrevivente daquele hotel fazenda de Nova Friburgo...nunca tinha ouvido dele um "raças a Deus", primeira vez.
O chalé dele foi semi-soterrado, ficaram de lama até a cintura, conseguiram sair e ir tateando a esmo andando no escuro, ouvindo gritos de socorro em meio a cadáveres... até que encontrara um lugar seguro na mata,o primo, esposa e filhinho de 2 anos.
Ficaram 12 horas esperando o resgate do corpo de bombeiros.
Perdeu o carro, malas etc...salvaram-se Graças a Deus!!!
Dá uma Googlada nele: Hiram Roedel. Foi candidato pelo PCB a deputado Federal, escritor, pro uiniversitário do Fundão RJ.
A mnc fazendo o jogo do contente: Liga não primão, agora cê escreve um livro sobre essa experiência..."Meu primeiro Graças a Deus".

 
Às 24/1/11 18:16 , Blogger mnc disse...

Cabeças de bagre...bicho de cabeça dura.
Nosso post chat está riquíssimo de links.
Visitando um por um, me atento ao do Tio Soriano.
O AVAAZ, o que for, precisamos nos mobilizar, o Ministro das Minas e Energia sinalizou que ainda esse simestre vai ter leilão do pré-sal ao capital estrangeiro...
O "pré-sal tem de ser nosso" foi a bandeira da Dilma, a mola mestra que alavancou sua campanha e a levou à vitória, a linda propaganda eleitoral
nos convenceu.
Outro dia Dilma citou o britânico Winston Churchill numa entrevista:
-O premiê tinha prometido que não ia tomar tais medidas...entrou no seu gabinete e baixou todos os Decretos à revelia...Quando indagado pela imprensa, respondeu: Tem coisas que escondo até de mim mesmo. (Credo!)
UNE e Petroleiros neles!

 
Às 24/1/11 18:32 , Blogger mnc disse...

Em tempo...atualizando, mnc-relity-enem ,
Como tinha nota p poder me inscrever na Federal Vale jequitinhonha e Mucuri...não conseguia daqui da Bahia, Brisa que está no empenho total de ver sua mama na fac...inscreveu-se-me nos cursos de Ciência e Tecnologia/seg opção: Economia...
Minha pontuação em 15 vagas me dá o 19...4 atrás do último...
Essas 15 vagas são referentes aos "sem-cota"...tem as cotas, acho justo, pago minha dívida social anscestral...queima de carma.
Não entro em nenhuma cota... mas precisava de um bolsa.
Vamos ver se no Pro-Uni. Consegui inscrever pela renda a meia bolsa. menos mal...Engenharia ambiental, segunda opção: psicologia...era o que tinha p minha pontuação na fac da Míriam Leitão.
Devia ter me empenhado mais...mas pelo ao menos já posso tirar meu certificado de conclusão do ensino médio, e 900 pontos na redação fizeram um bem imenso a minha auto-estima e nenhuma nota vermelha...p quem estava há 32 anos fora da sala de aula...certo que estudei 3 anos e meio de Inglês de cursinho...fiz intensivão...Regular and advanced course. Outros cursinhos tipo HTML, montagem e manutenção de computadores, exportação, lapidação´, gemologia básica...tudo de no máximo 1 mês.
Acho que me curei de meu complexo de "Pistis Sofhia".

 
Às 24/1/11 18:54 , Blogger mnc disse...

A redação da prova foi outra novela...
O tema proposto a partir de textos, resumindo a ópera: a escravidão. O trabalho e seu futuro...
No mesmo dia de matemática, linguagem seus códigos e tecs (Port, Inglês).
De cara fui na matemática, cabeça descansada, depois redação...deixando a LCT por último.
No rascunho da redação escrevi minha redação...
QUando já tinha terminado relendo, me veio a vozinha suave de Brisa: Mainha não viaja na maionese, seja consisa, objetiva...
Confesso que aquele rascunho era mionese de abobrinha...Daí me veio um comando de meu nous...faz uma linha de tempo:
Só que não tinha espaço para rascunho, fui direto na folha de redação que não pode ter rasuras, cada rasura é ponto perdido...
Graças a Deus, deu certo.
900 pontos em 1000 é sinal que quase não vacilei e que não viajei na maionese.
Devo isso a Brisa.

 
Às 24/1/11 18:55 , Blogger mnc disse...

Desculpem... acho que é concisa com C.

 
Às 24/1/11 19:03 , Blogger mnc disse...

A redação oficial foi outra completamente diferente da que fiz primeiro no rascunho...2 redações, me tomou um tempo maior....mais a atenção mais lenta p focar e não rasurar.
No Inglês foi mole...mas a matéria que me achava mais estar preparada, foi na correria...prova cheia de entre-linhas.
Tinha de traçar uma estratégia para administrar o tempo.
Acabou que fiquei com nota maior em maremática que português, nunca tinha me acontecido isso.
Mas como Mat foi a primeira que resolvi de cabeça fresquinha as coisas funcionam melhor.

 
Às 24/1/11 19:06 , Blogger mnc disse...

Era bom uns 3 dias instand of 2.

 
Às 24/1/11 22:09 , Anonymous Anônimo disse...

18 FEBRUARY - 27 MARCH
AT
THE PLEASANCE THEATRE
PREVIEWS 18, 19 AND 20 FEBRUARY
PRESS NIGHT 24 FEBRUAMovement Director: Daniella Visco
Set & Costume Designer: Jan-Eric Skevik
Producer: Simone Ruotolo
Assistant Director: Victor Esses
Associate Set Designer: Sophie Mosberger
Associate Costume Designer: Marit Fujiwara

Sound: Paul Vinell
Production Manager: Alex Stone
Production Assistant: Dan Hart
Press: Kate Morley at Blue Print
Performed by ANGUS BROWN, ANTONIA DAVIES, KEVIN GOLDING,
LUCY LAING, MARIA DE LIMA, ADAM NAPIER and DANIEL BEN ZENOU

"THEATRE OF ADRENALINE, THAT'S WHAT IT IS"

PHILIP GLASS ON GERALD THOMAS' WORK

"No, it's not what you're thinking. No, this isn't it. But, in a way, I mean to say that this is, indeed, what you're thinking. I cannot deny it. Somehow what you're seeing is this. Somehow what you're looking at right now confirms exactly what you're thinking and also confirms that which you're fearing the most. And what would that be? Think hard. No, don't. Look at it. Look at it for a long time and..."

Funny and sad. The collapse. Several amongst us resemble works of art. Several of us have this collapse built into our system. I mean, we might look as we've collapsed.
Have we?
I mean, have we?

 
Às 24/1/11 22:40 , Anonymous Ana Paula disse...

Boa noite,

Jóia,

Fico impressionada com sua pontuação no ENEM. 32 anos é coisa: cabeça boa demais!
Inteligência é uma daquelas qualidades que traz brilho no homem. Sem ela tudo fica tão... passageiro.

O que é "Pistis Sofhia"?

Caracas, esse bagre aí. Mas eu ainda estou besta com o lesmão. Tipo, canibal e hermafrodita.
Existe combinação assim no mundo?
É como se não precisasse existir mais nada.
No lixo faz farra.
Se enterra pega a água limpa e... Faz farra!

Isso não é um bicho, é uma teoria da conspiração! Me lembra aquelas histórias sobre os gringos jogarem gases na amazônia onde somente o povo morreria. Quem precisa de gás biológico com o lesmão na área?

Tão nojento, mas tão nojento, que se colocar uma gravata pode trabalhar lá na empresa.

Falando nisso,

Bem que Dilmão podia, pelo menos uma vezinha, dar pra nós, mulheres, a vezinha, né? Fico na torcida. Mais que merecido.

:)

Beijos.

PS.: tá rolando a piada que a Dilma é a Mônica: dentuça, só veste vermelho e tem um amigo que fala errado. Hauhauaaua, maldade!

 
Às 24/1/11 22:47 , Blogger Revistacidadesol disse...

Ana Paula e MNC: Desejemos boa sorte para Dilma, pq a inflação não tá brincadeira. Os alimentos estão caros para caramba.

Viva os 70 anos de Jorge Mautner!

Boa sorte para a pré-estréia de Gargântuas. Muito sucesso internacional, que é o q ele sonha. Ele leva o nome do Brasil para cima, queira ou não queira.

De coração mesmo, anônimo. Eu vi isso pela web hj. Curioso...esse texto em inglês é uma autocitação, ou é exatamente isso que eu estou pensando ou...

Abs!

 
Às 24/1/11 22:48 , Blogger Revistacidadesol disse...

PS; vou procurar saber sobre o Hiram Roedel!

Eu votei PCB de alto a baixo esse ano, conta para ele.

Abs!

 
Às 24/1/11 22:52 , Blogger Revistacidadesol disse...

Vamos focar em coisas boas, evitando a bipolaridade e a urucubaca vamos deixar para o Mautner.

Aliás, esse fim de semana vi Nosso Lar e Ensaio sobre a Cegueira. Eu tenho 10 graus de miopia e tou muito mais para Ensaio sobre a cegueira do q para Nosso Lar.

Parabéns pelo resultado no enem!

 
Às 25/1/11 08:59 , Blogger mnc disse...

Bom dia flor do dia!!!
Nos destranbelhaods anos 80, vc falando dos atentados com gases mortais só de gente na Amazôia...vieram Bagre o falso escargot,a vassoura de bruxa dando cabo nos últimos corornéis do cacau...acho que a Dengue tb,pois não foi? Bio-Terrorismo a rôdo.
Vi pela primeira vez um scargot africano na Ilha Grande, em 86, naquela área que veio abaixo na chuva na virada 9/10, bananal grande.
O ex-prof de f´sica-UERJ, tinha uma área lá e um vizinho francês criava em enorms tanques, vendia p os restaurantes finos de Angra dos Reis e adjacências, o cara fez fortuna...senti uma repulsa instintiva...
Desde pequena não podia ver uma lesma que jogava sal...ao contrário da extrema simpatia que nutro por joaninhas, lagartixas, até largata sussuarana, ratinhos....lesmas me enojam, assim como o francês da Ilha Grande. Ô sujeitinho que se achava,foi antipatia a primeira vista.
As ou Os (hermafroditas) sacargot viraram iguaria na França nas ondas de fome que assolaram a Europa, idade das trevas século 13, me corrija se estiver errada...o povo fica "Do ar urubu do chão cururú". Vê no Haiti...inventaram biscoito de terra.
No tempo de josé do Egito houve uma fome tão devastadora, que muitos viravam canibais, comiam principalmente a carne das crianças pequeninas.
Aninha inteligentérrima é ocê minha cara. Vai se expressar bem assim lá na escola invisível...
Minas notas foram medianas.
Devia ter estudado mais.
O Evangelho da pistis Sohia, li sobre ele num livro de arquignose...e nos textos herméticos de Valentim.
In a nutshell...
A Pitis Sofhia (pitis:sacerdotiza)... senpre trilhava a dura senda p estudar na escola invisível...uma escola que se vai só em sonho, fica na órbita da terra (fora dela)...O problema da Pistis era que sempre que aos trocos e barrancos conseguia chegar nos portais da escola p finalmente ser admitida era mandada de volta...pois os dermiugos roubavam sua energia no caminho...
Beijos Aninha !!!

 
Às 25/1/11 09:13 , Blogger mnc disse...

Lj meu querido das Gerais!!!
Existem cirurgias p corrigir miopia...a Dilma mesmo fez.
Cê tem IPSENG? Tem um oftomologista maravilhosa no centro de especialodade médicas de BH o Dr Fernando Sanábio,ele operou as cataratas da sanfoneira. O cara tem mão santa p operar. Gente boa, ainda mais agora que marca pelo telefone...vai esperar uns 2 meses.
Talvez esse seu problema de enxergar embassado incomode de afetar sua psiquê.
Vivo perdendo meus óculos...esse foi o quarto a desaparecer...fico p da vida de não conseguir mais ler bula de remédio sem óculos ou examinar uma pedra preciosa...a olho nu, meu prazo de alidade das vista venceu...
Isso LJ vamos nessa vibe tranqulim de Deus.
O Hiram foi candidato no RJ. Não atualiza o blog dele desde setembro...
Um reaese assim assim, meio pedra-meio tijolo...tipo não sou a favor nem contra, muito pelo contrário.
Teatro adrenalina...prefiro endorfinas...quando por reação despejo adrenalina na corrente sanguínea fico muito speed e em alerta, o lado traseiro do cérebro, o das cavernas pega no tronco, aí é sequestro da razão, sei não meu caro...rsrrs.
Abraço e tenha um dia lindo!

 
Às 25/1/11 09:15 , Blogger mnc disse...

Digo: Oftalmologista...ô tranqueira sô!
Em tempo LJ: Como já falei com Aninha...devia ter estudado mais...

 
Às 25/1/11 09:17 , Blogger mnc disse...

Anônimo em primeira mão trouxe p gente que se roia de curisiodade p saber das gossips getenianas sobre gargantas.
Valeu, bjão!

 
Às 25/1/11 09:22 , Blogger mnc disse...

Uma trouxa de roupa suja que não pode passar de hoje, do tamanho do mundo p dar cabo...
Indo...
Bom dia a todos e todas nossos queridos visitantes.
Sintam-se em casa!!!

 
Às 25/1/11 09:30 , Blogger mnc disse...

Lavar roupa...a gente fica na maior adrenalina...o jeito é recompensar com endorfinas cantando que nem as lavadeiras fazem...espero que a sanfoneira não venha querer ficar me "ajudando" zanzando no chão molhado derrapante...aí é canseira...Taurinos são teimosos, mas adoráveis.

 
Às 25/1/11 10:13 , Blogger Revistacidadesol disse...

Pois é, MNC, melhor teatro adrelina e teatro endorfina do q teatro cocaína, né?

Eu sou mais teatro chocolate amargo. Adoro! kkkk!
já olhei a operação, vou olhar de novo. Obrigado pela dica!

Abs!

 
Às 25/1/11 10:14 , Blogger Revistacidadesol disse...

Escrevo hoje um artigo sobre quase nada



O poeta Manoel de Barros lançou um novo livro: "Livro sobre Nada" é o nome. Esse surrealista-minimalista- pantaneiro, poeta das insignificâncias, dos detritos, descobre dramas na vida dos caramujos e nos ovos de formiga e faz os sapos do lodo denunciar nossa fragilidade. Leia este seu poema antigo, onde a morte de uma lacraia furada de espinho tem a pungência da morte de Isolda: "Chega de escombros, centopeia antúria!

Estrepe enterrada no corpo, a lacraia se engrola rabeja rebola suja-se na areia floresce como louca.

Gerânios recolhem seus anelos.
Está longe o horizonte para ela!"


Pois esse poema extraordinário lembrou-me um crime que eu tenho de confessar. Eu o cometi há um ano. É o seguinte: eu matei uma lesma no muro de meu jardim. Isso não é nada, dirá você.

Pois, se não é nada, eu hoje escrevo sobre nada, porque essa ocorrência banal que parece a culpa ridícula de um "eco-chato" ainda não me saiu da cabeça. Volta e meia eu penso na lesma, minha vítima.

Vamos aos fatos. As chuvas trouxeram muita umidade ao meu quintal, feito de bananeiras e buxos, onde uma estátua de Ceres se recobre aos poucos de limo. Essas súbitas águas devem ter irrigado a "ínfima sociedade" dos bichos ocultos nas gretas do jardim, pois deram para aparecer grandes lesmas que se puseram a traçar riscos de madrepérola no muro do quintal.

Sempre tive um certo horror das lesmas, com sua lentidão inútil, seu ritmo obstinado que nos lembra os outros bichos que nos comerão, que imitam os movimentos sem rumo de nossa vida absurda.

Essa lesma não era um bicho nojento, mas uma grande e negra com estrias amarelas nas costas e dois chifrinhos orgulhosos, como uma lesma de desenho animado. Mas, me provocou um horror inesperado. Será que meu asco saía da infância profunda, vinha de um nojo sexual qualquer? Eu me lembro de um analista que disse que só temos nojo do que queremos comer. Meu horror da lesma viria de uma antiguíssima fome de 1 bilhão de anos atrás, quando moluscos e vermes nos alimentavam?

O que sei é que a lesma me irritava muito, uma intrusa em meu muro. Para onde ela ia, afinal? Por que não me incomodavam as formigas, os sabiás gordos e egoístas a quem eu até atirava arroz e bananas? A presença daquele lento "vaginulídeo" era insuportável. Ela não podia ficar ali, quebrando meu mundo de harmonia, meu quintal planejado: arbustos, passarinho, bananeiras, estátua.

 
Às 25/1/11 10:15 , Blogger Revistacidadesol disse...

A lesma me jogava na pré-história, no período cambriano, quando os bichos escrotos nasceram; ela questionava que o jardim fosse minha propriedade privada, mostrava como era vago meu direito a esta vida correta, esta arrogância de humano, esta gravata, estas roupas, enquanto ela, toda nua, negra, estriada de amarelo, subia no meu muro.

Eu conheço bem a agitação das lagartixas nos banheiros, nas frinchas da casa. As vejo até com simpatia. A lagartixa te respeita, percebe elétrica tua presença, foge, te teme. A lesma, não. Ela te ignora, desatenta, em outro mundo denso e remoto. Ela te exclui.
A lesma é "snob". A lesma era meu perigo, minha morte, a prova de minha fragilidade; o ritmo da lesma traía minha ansiedade, meus projetos, meu nascimento do nada.

De onde surgira aquele monstro sem infância, sem ovo, sem pai nem mãe? De onde, aquela auto-suficiência? De onde, aquela certeza de rumo? Que bússola ela usava? De onde, aquela convivência tão íntima com meu muro, como se os dois fossem feitos um para o outro? Como ela ousava me ignorar tanto? Por que meus sabiás não a atacavam a bicadas? Por que minhas formigas não a carregavam em funeral para o buraco? Por que ninguém fazia nada?

(Você já vê que minha loucura vai adiantada. Que vou fazer?
Tenho de contar meu crime.)


Pois bem: entenda que eu não era apenas um pequeno burguês em crise pela invasão da lesma. Eu estava angustiado com aquele ser sem história, ali diante de mim. Devo dizer que eu tinha sofrido naqueles dias pequenas humilhações, o que seria uma atenuante para meu gesto. Mas, em nome na verdade, eu tenho de confessar sem vacilos que o que eu queria mesmo era matar a lesma, sem motivo, só para vê-la morrer ali na minha frente, para curtir o prazer desse ato violento.

 
Às 25/1/11 10:17 , Blogger Revistacidadesol disse...

Deu-me um intenso desejo de exterminar aquela forma de vida, tirá-la de minha parede como se eu fosse o deus da lesma, o seu destino, sua "moira". Eu queria era pronunciar o "fatwa" da lesma, eu, tão civilizado, tão castrado de instintos, com minha violência escondida. O quintal ficou mais silencioso, enquanto eu me decidia. Os sabiás não cantavam; estariam me observando?

Então, com o coração batendo forte, eu fui até a cozinha.

Disfarçadamente, querendo ocultar meu gesto da empregada, peguei rapidamente no armário um grande punhado de sal grosso (me disseram uma vez que o sal dissolve as lesmas num ferver venenoso, que o grande inimigo dos rastejantes é o sal).

Em seguida, levando o punhado de sal, voltei ao quintal, excitado como para um encontro de amor. Fui devagar até o muro, onde a lesma fazia seu trajeto paciente e esforçado. Ela já ia alta, como uma operária, como um atleta, um alpinista sério, concentrado em seu destino. Eu também me concentrava, na tocaia, e tremia de emoção.

E então atirei-lhe o punhado de sal no dorso. Por um instante, ela ficou coberta do pó branco; em seguida, eu vi tudo acontecer. Ela parou por um instante. Depois, (eu juro que é verdade, na medida em que alguma verdade posso conhecer, se é que minha verdade serve para interpretar a dela) a lesma virou o corpo para trás, despegando-se do muro na parte superior de sua engrenagem, e se estirou mais ainda como uma luneta mole me procurando.

Então, por um breve segundo, ela me achou. Fixou os dois chifrinhos em cima de mim e me "olhou". A lesma me "olhou", sem raiva, sem dor, ela me olhou com a imensa surpresa de saber de onde viera aquela praga de Deus. E por um "angstrom" de um segundo, como um raio frio, como um bater de cílios, houve um contato entre mim e minha vítima. Só nós dois e, entre nós, um tremor de 1 bilhão de anos.

Mas, foi só por um instante, quase nada, pois o sal começou a ferver seu corpo e ela se desprendeu do muro, caiu pesada e sumiu entre as plantas rasteiras, morrendo, certamente.

No muro, só ficou a madrepérola do seu rastro: azul-pavão, cintilações rosas, um visgo ocre, marcando sua passagem pela vida. Como escreveu Manoel de Barros, "estava longe o horizonte para ela!" Até hoje, está lá no muro a marca do meu crime.

Espero que as chuvas a apaguem, mas já faz muito tempo e nada sumiu.

Para mim também está mais longe o horizonte.

 
Às 25/1/11 10:21 , Blogger Revistacidadesol disse...

A crônica acima é do Jabor.

Abs!

 
Às 25/1/11 18:25 , Anonymous Ana Paula disse...

Boa noite,

Bizarrice em culinária tem de rodo. Cada cantinho uma história, né Jóia? A gente já teve altos papos sobre isso.

Cara, não tenho nada contra lesma, tem gosto pra tudo e a defesa do animal é ser asqueroso, paciência...

Em tempos de crise a gente come o que pode, Ô, NUNCA DIGA NUNCA é o basico, tá lá a emblemática imagem da Discovery onde o milico inglês do programa "À Prova de Tudo" espreme água de um saquinho de pano cheio de cocô de elefante. Devia estar morninha, heueheu.

SÉRIO!

Mas daí virar comida "fina"? Putz. Sei lá, olha pra lesma, ela lhe parece um alimento atraente? A natureza não está TENTANDO dizer alguma coisa?

Durante a guerra na Itália as "moças da noite" colocavam na massa o que sobrava e com isso criaram um delicioso molho, o "putanesca". Até a associação é assim... Sexy.

Scargot deveria ter alguma coisa que sinalizasse também...Tipo "Le nogentelle".

Whatever. Vai entender.

E o povo das Filipinas que come ovo podre, com pintinho dentro? ARGH!

Beijos

 
Às 25/1/11 19:14 , Anonymous Ana Paula disse...

Ah!

Jóia,

Movie-time... pra descontrair,

Assistiu "A Bússola de Ouro"? Curtiu?

Tô encantada com dois filmes que vi na TV esses dias:
Deixa Ela Entrar (Låt den Rätte Komma In) e Desejo e Reparação (Atonement).

"Deixa Ela Entrar" é uma produção sueca sobre uma menina vampira onde assustador mesmo são os humanos.

Foi considerado o filme de terror da década pelo Stephen King. Para mim é um filme de suspense com uma mistura incrível de solidão, noite e neve em meio ao conflito profundo sobre a porcaria que é crescer, não importando o lugar ou tempo em que você vive.

"Desejo e Reparação" é um filme de época sem ser filme de época (tudo gira em torno de uma carta que não deveria ser entregue - nela estava escrita a palavra "cunt"? É, isso mesmo em inglês. Então). O diretor quebrou todos os paradigmas. Não é só a época até porque são várias, tem o amor. E não é só amor, tem ainda a guerra, as promessas, a mudança de caráter que ocorre nas pessoas de acordo com o tempo e conveniência, além do indelével sentimento de culpa pelo irreparável.

O filme é famoso por uma cena onde o diretor descartou o uso dos efeitos especiais e fez uma sequência DIRETA (ou seja, não cortaram em nenhum momento a cena) com mais de 1000 figurantes no local. É enorme, você se perde em meio a penúria, você é o protagonista.

Roteiro impecável, cenário incrível, diretor geinal, mas para mim ele ganhou o status de filme com a cena de amor mais bonita do cinema.

HOT! :)

Bjos.

 
Às 26/1/11 07:11 , Blogger mnc disse...

OLá Bom dia queridos e queridos viajantes da Blogsfera!
Madrugando ainda faltam os edredons...

 
Às 26/1/11 07:59 , Blogger mnc disse...

Ei Flor!
Cê é expert total em movies-subjct.
Fico até com vergonha de dizer p ocê que dormi no meio do filme. Isso de acordar cedo, praia e a lida me fazem dormir no sofá de frente p tv.
É uma luta que sempre o sono vence, primeiro só uma fechadinha de olhos, quando dou por mim já de madrugada, dor no pescoço de dormir em sofá e a sensação de "Onde que eu tô?" e puxa o filme já acabou !
A ponto de uma vez num filme de terror eu jogar o travesseiro na tv para matar morcegos...um pé acordada, outro sonhando.
Vamos conferir daqui a pouquinho a cena romântica e outros links...hot é cenas tórridas né?
Falando em cinema o filme sobre Vick "lixo extraordinário", recebeu indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, aposto que vai ganhar.
Espero que com isso a sociedade lance olhares mais atentos e sensíveis, nessa questão: reciclar e onde vai parar nosso lixo que distraídos e inconsequêntes descartamos e quem são essas pessoas que coexistem e vivem de catar lixo.
Falando na terceira pessoa, mas com consciência tranquila, nosso lixo mesmo aqui em Arraial que está sem coleta para reciclados, toda segunda levo pra o galpão do Paulo da Reciclagem, atrás da creche da vó Jurema no Bairrio (assim que o povo aqui pronuncia Bairro), o Orgânico vai p a compostagem.
Verdade, altos e bons papos "Vc tem fome de que?" já tivemos.
A primeira vez que filmei a Dilma, de cara me veio a Mônica...não só a cara como o Santo (esteriótipo).
Ah sim falando em cinema, vc fez uma análise supre na mosca sobre "Rede social" lá no seu FB muito massa.

 
Às 26/1/11 08:11 , Blogger mnc disse...

LJ meu caríssimo das Minas!
Imediatamente me veio na lata aquela música "Lata" do Gil...a lata existe para conter algo, mas quando o poeta diz: LATA...Pode estar querendo dizer o incontido.
Sensacioanl o 2 olhres antagônicos lesmas Jabor/ Barros.
Tem uma série que sempre se repete na Tv Escola "Nos Jardins de Darwim", o seriado é filmado nos Jardim inde ele fazia suas experimentção...
Talvez a lesma projetada nele e ele queira eliminar do Jabor seja seu falo lesma...
Querido tenho de ir agora...
Volto de noite tá?
Abraço!

 
Às 26/1/11 08:13 , Blogger mnc disse...

Aninha um abraço!
Inté mais tarde a gente segue com nosso chat, super interessante, vamos conferir os links.

 
Às 26/1/11 10:56 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC. TOmara q o Vik ganhe. Eu já vi uma entrevista onde ele, muito simpático, falou na lata para o entrevistado: "artista, em geral, tem problemas psicológicos, né?" kkk. Ele é muito carismático. Já vi ele falando daquela abertura da Passione, que é feita de lixo, assim como já vi ele contando da obra q fez para um amigo que morreu com AIDS e ele não pode dar um abraço.

Abs! Vou conferir os linques!

 
Às 26/1/11 11:06 , Blogger Revistacidadesol disse...

Do blog do Wilson Nanini:

boletins de ocorrência

1) estupro

ele me mastigou o hímen como a uma hóstia
lapidou-me o útero com venéreas roseiras
e nem me recitou um eu-te-a-mo ao ir-se embora

2) violência doméstica

porque toda a vida tive coisas por dizer
(sentimentos sufocados)
porque nosso amor: um só silêncio pútrido
(um ar muitas vezes respirado)

3) pedofilia

uma vez me anestesiado o afeto
toquei em brinquedos ainda-me anônimos
e jurei por deus preservar segredos

4) homicídio

não lhe aferi à faca a vida
: deflagrei-lhe uma eternidade sanguínea

5) tráfico

floricultor de papoulas e ossos
de anjos – meus utensílios
: édens efêmeros embalados em papel alumínio

6) atropelamento

meu espelho terá sequelas?

 
Às 26/1/11 12:42 , Anonymous Ana Paula disse...

Boa tarde,

NA BOA,

Por que todo o tipo de transgressão poética/teatral/artística tem relação com alguma espécie de violência contra a mulher?
Isso já deu na paciência. Tá faltando imaginação?
Inveja do pênis ao contrário?
Cansou de chocar ovo e quer chocar gente?
A melancia ficou pesada no pescoço?

Me poupe.

E SUPERA (#chato-bracarai)

 
Às 26/1/11 14:46 , Anonymous Sírius disse...

Boa Tarde Ana, MNC, LJ e etc
Acho que não foi intenção do LJ, ofender o sexo nada frágil ao postar os micro-contos no blog do Nanini.
Certo que se confessa bi-polar mas também não é para tanto.
Releve vamos dar um desconto.
Ana, você é uma cenéfila biscoito fino garota e soberana em sua alma feminina, outras águas.
Att e abraços!!!

 
Às 26/1/11 21:34 , Blogger mnc disse...

Olá boa noite!
Ô LJ coisa mais navalha na carne, poesia marginal...ácida...de doer. Take easy guy!

Liga não Aninha, muita calma nessa hora. Outras águas como disse o Sírius...indo navegar nos seus links postados.

Ô Sìrius cê sumiu meu Rei!!!

Abraços crianças.
Amanhã cedinho post novo!

 
Às 26/1/11 21:37 , Blogger mnc disse...

Take it easy...

 
Às 26/1/11 23:19 , Anonymous Ana Paula disse...

Oi Sírius,

Oi Jóia,

Beijim bracêis.

Todo mundo quer ser o Bukowski, ninguém mais quer ser Tolstói, herói. Acaba o mundo assim, com sub-produtos overlixo: Marylin Manson e derivados. Depois se fala mal do BBB, quem entende.

Cadê Brecht e seu discurso sobre o feijão?

Uma vez perguntaram ao Gil se ele era vegan. Gil respondeu: "quem precisa ser integral é o homem, não o arroz".

Hoje até o arroz é mais integral que o homem.

 
Às 27/1/11 00:14 , Anonymous Sírius disse...

Ana, vc tocou no ponto x da questão.
O que mais admiro em vc é a sua integralidade.
Tens toda razão, o mundo está se idotizando e nós também.
Durma bem Habib!

 
Às 27/1/11 06:29 , Blogger mnc disse...

Bom dia Blogsfera.
Sírius, Ana, LJ meus queridos parceiros... essa do arroz ser mais integral do que nós...Sensacional.
Me evoca o significado de esquizofrenia...espelho quebrado.
Essa fragmentação é de doer.
Não sei quem falou, mas tá certo: Nos dias de hoje, a humanidade inteira é bi-polar.
Daqui a pouco post novo.
Madrugamos p isso.

Ana flower, biscoito fino mesmo seu gosto para filmes.
Spirius a Ana Rara.
Lj, p que fere nesses "micro-contos-marginais" é a crueza visceral com que tratam temas.... como um soco no estômago.
Abraços!

 
Às 27/1/11 06:32 , Blogger mnc disse...

Talvez seja essa razão dos alimentos integrais estarem na ordem do dia...a busca pela integralidade mesmo que antropofagicamente.
Aí a pedra no lago tranquilo...

 
Às 11/2/11 21:48 , Blogger Mauricio Aquino disse...

sugiro a leitura urgente sobre o tema abaixo.
dúvidas, estou a disposição.

http://smtpilimitado.com/kennel/caracol1.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol2.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol3.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol4.pdf

Mauricio Carneiro Aquino
Médico Veterinário / CRMV-AL 0234 / Brasil
Especialista em Docência para o Nível Superior
Mestrando em Ciências da Saúde
celular: (82) 9993-6386
veterinario@mauricioaquino.com
mauricio@kennelveterinaria.com
projeto@caramujoafricano.com
skype => veterinariomauricio
MSN => mauricio_aquino@hotmail.com
Moderador da www.UnivetAmericaLatina.com
Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780142H4

 
Às 14/6/11 08:03 , Blogger CaracolAfricano.com disse...

http://smtpilimitado.com/kennel/caracol5.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol6.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol7.pdf

 
Às 9/10/11 14:37 , Blogger CaracolAfricano.com disse...

em www.CaramujoAfricano.com tem novos artigos.

 
Às 22/3/13 15:54 , Blogger Unknown disse...

deveria de correr atras do responsavel pela soutura dese bicho aqui no brasil

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial