quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tempo de Sentir o Florescer da vida

Ostera (ou Ostara) Deusa da Primavera


Eis que enfim nos chega com o equinócio, a Primavera, exatamente às 24:9 de daqui a pouco (meia noite e nove minutos) no lado de baixo do equador.
No momento em que o sol passa pelo equador celeste, quando o dia e a noite duram o mesmo tempo , nominamos equinócio– ao contrário dos solstícios, de inverno e de verão, em que o dia é mais curto em um e mais longo no outro.
Milernamente, o equinócio da primavera no hemisfério norte, comemorado com um sabbat (rituais festivos) chamado Ostara, o Rito de Eostre, a Deusa da Fertilidade.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.

A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.
Remomera alguma coisa a palavra? Sim, Eostre inspirou a Páscoa moderna (easter, em inglês: Páscoa).

As crenças ditas "pagãs" baseiam-se na observação da natureza e são carregadas dos simbolismos que essa observação trouxe.

Como Cristã praticante, admito que a Igreja Católica extrapolou no antropocentrismo, pondo o Homem como centro do universo e senhor absoluto soberano da natureza, que estava aí para ser desfrutada irresponsavelmente.

Daí equilibro (sol entrando em Libra) entrando na vibe das energias da natureza e do quanto ela é sagrada, assim como os povos primitivos a consagravam.
Depois do faxinão de preparar a casa. jardim e quintal para receber a primavera (calo de foice e enxada é osso!)...Trabalho duro, mas Finalizada a tarefa um frescor pulsante de vida que faz um bem danado pra gente.

Voltando a vaca fria... A Igreja Católica aproveitou-se da mitologia já existente para adaptar suas próprias comemorações, como o natal comemorado no Yule [solstício de inverno] e o Dia de Todos Os Santos no Halloween [noite das almas] e no sabbat de Samhaim.
Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da “gravidez” da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.), isto de acordo com o equinócio de primavera no hemisfério norte.
A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.


Informações astrológicas e xamânicas:

Primavera no hemisfério sul, Sol em trânsito pelos signos de Libra, Escorpião e Sagitário.

Inicie a sua preparação para a Primavera, agora, já, enquanto o Sol transita pelo signo de Virgem, tanto para concluir os propósitos, metas e trabalhos do inverno, como para formular os propósitos, metas e trabalhos durante a primavera com previdência. (esse post é do dia 22 de setembro), 23 já é libra...mas nunca é tarde para começar!!!
Este dia antes do inicio da Primavera, passagem de Estação. O Sol cruza do hemisfério Norte para o hemisfério Sul. O Sol por seis meses reina no hemisfério Sul, trazendo primeiro a Primavera e depois o Verão
.

Quando o Sol transita pelo signo de Libra...
Os relacionamentos estão favorecidos. As pessoas estão mais magnéticas e charmosas, ao andar desfilam seus encantos, atraentes e sedutoras. Sente-se no ar a disposição para o amor, a partilha, a cooperação, os relacionamentos harmoniosos, agradáveis e belos. ,Nesta fase, experimenta-se atração pelo outro, e recebem-se aprendizados valiosos sobre a dinâmica da relação. A cada dia o Sol mais tempo em cima do horizonte, e assim como o Sol a disposição pela vida. O libriano no Hemisfério Sul é agraciado com o entusiasmo da Primavera, que o deixa mais vital e sedutor, tem o senso de equilíbrio e harmonia, graça e o ímpeto da Primavera. Libra é regido por Vênus e nele Saturno está exaltado. Vênus oferece ao libriano arte, beleza e equilíbrio. Saturno, senso de responsabilidade, estabilidade, perseverança e valorização da tradição. Sígno do elemento Ar, associado ao plano mental. Propicia ao libriano, inteligência, capacidade de expressão, comunicação e relacionamento. Mas pode dar também um ar de frio e calculista.
O libriano privilegia a qualidade e estética do relacionamento, mas que o afeto. O afeto vem em segundo lugar especialmente como troféu da conquista da beleza e harmonia no relacionamento. Libra é da modalidade Cardinal o que propicia ao libriano iniciativa, decisão, liderança, e a vontade de ficar belo e disposto a contracenar e a realizar o que se propõe. Libra é da segunda dimensão, o canal mental que permite o relacionamento e a comunicação com o outro. A união da qualidade cardinal e a condição de ser canal da segunda dimensão faz ao libriano incluir nas suas decisões a opinião do outro.
Ele considerará o outro, mas no fim decide segundo pensa. Este é uma particularidade que quando bem entendida permite reavaliar a aparente vacilação e dúvida do libriano, na verdade uma possibilidade mais ampla de se ver a si mesmo, incluindo como pessoal, os relacionamentos. É comum associar o signo de Libra com a indecisão e a dúvida. Na minha opinião, isso é uma interpretação equivocada do intuito do libriano incluir ao outro na decisão.
O libriano tem por missão celestial a construção equilibrada, bela e justa da relação, assim ele por instinto fará questão de ter em conta a opinião e o ponto de vista do outro. Então, não é que o libriano duvide, seja indeciso ou não saiba o que quer, é que ele valoriza a relação, e assim constrói o seu desejo, tendo em conta o desejo do outro. Não é que ele duvide ou seja indeciso, mas que faz questão de saber o que o outro, com quem se relaciona, quer e deseja, para decidir juntos o melhor para ambos e para todos. Este período é ideal para trabalhar a qualidade dos relacionamentos e desenvolver as qualidades pessoais que deixem mais aptos para o relacionamento com beleza, harmonia e justiça.

Nos trabalhos xamanicos de equinócio de primavera se costuma a definir 10 metas, das quais se escolhem 3, e das 3 se escolhe uma, para serem realizadas nesta ordem de prioridade.
Jornada Xamânica do Léo Artése: "O Vôo da Águia I" Roda Medicinal - Portal da direção Leste Caminho espiritual: Iluminação, Claridade e Sabedoria Corpo:espiritual - vital. Direção cardinal: Leste Espírito Guardião: Wabum. Totem animal: Águia. Cachimbo Sagrado, instrumento de preces e ação de graças de Wakan Tanka. Elemento: Fogo. Reino: Mineral Guias: eres e crianças. Revereciam-se as crianças Temas: iluminação. Amanhecer. Decisões.Regente: O Sol. Evocação: " Ó Espírito da Direção Leste, local da iluminação, Portal da Inspiração e da Espiritualidade e do Elemento Fogo- Ilumine-me ". Hora do dia: seis da manhã. Período de tempo: Presente Cores: dourado ou amarelo Luas: das Árvores Florescentes, Retorno dos Sapos e Plantação do Milho.


Calendário Sagrado

Na chegada do Equinócio de Primavera a natureza começa a ficar mais linda e cheirosa, as flores adornam os caminhos. As pessoas sentem vontade de se embelezar e relacionar para desfrutar as noites agradáveis e cheirosas, os dias coloridos de flores, agraciados pelo canto dos passarinhos e pela alegria geral da Natureza.

As floradas de odores inebriantes em setembro , até o ano passado floriam só até fim de agosto. Surpresa tb com uma segunda florada antecipada dos ipês -reflexo das mudanças climáticas.
A Primavera tem duração de três meses, inicia-se com a entrada do Sol no signo de Libra, inclui o trânsito do Sol pelo signo de Escorpião e Sagitário e finaliza com a entrada do Sol no signo de Capricórnio.
Presentes da Primavera:
Beleza, tesão, espontaneidade, admiração, vitalidade, espiritualidade, clareza, visão, amplitude, simpatia, frescura, novidade, verdade, entusiasmo e criatividade, disposição para se relacionar.
DEUSA DEMÉTER E A ORIGEM DA PRIMAVERA
Nos primórdios, Gaia, a Deusa Terra gerou Urano e este casou com a própria mãe com quem teve vários filhos. Urano odiava os filhos e os devorava logo que nasciam. Este ódio gerou uma revolta que fez com que Cronos, o Deus do Tempo, o filho mais novo de Urano, cortasse os testículos do pai para que este não mais fecundasse Gaia (da espuma de semen do testículo de Urano caida no mar que nasceu Afrodite, a deusa do amor).
Urano então lançou uma a praga de que Cronos sofreria o mesmo que Ele sofreu. Cronos para evitar esta maldição comia também todos os filhos logo que nasciam de sua relação com Réia. Mas esta esperta resolveu parir em segredo e assim nasceu Zeus, que mais tarde viria a fazer o pai Cronos tomar uma bebida que o faria vomitar todos os filhos já devorados, incluindo aí Hades e Poseidon. Estes dois, juntos com Zeus, após a luta contra o pai Cronos, viriam a dividir o mundo, ficando Poseidon (mais conhecido como Netuno romano) com o mar e a terra, Hades com os subterrâneos e Zeus com os céus e ocupando o Olimpo, lugar de onde Zeus e seus irmãos lutaram contra Cronos.
Além destes três irmãos, outros filhos de Cronos tornaram-se deuses importantes, como Deméter, a deusa mãe, a deusa da fertilidade. Era ela responsável pela fertilidade da terra e consequentemente, a alimentação da humanidade. Deméter teve uma filha com Zeus, Core, que certo dia, passeando pelos prados, chamou a atenção de Hades, seu tio e que encantado com a jovem, resolveu raptá-la para fazer dela sua esposa. Helio, o deus sol que tudo vê, percebe e vai até Deméter contar o que ocorreu.
Deméter vai falar com Zeus, irmão de Hades e pai de Core sobre o ocorrido e este faz que não é com ele, daí que Deméter entristecida, simplesmente abandona seu destino de semear e fertilizar a terra para vagar pelo mundo tal qual uma mendiga. Sem o poder de Deméter, a terra fica estéril, o solo não dá mais frutos e Zeus se desespera pois, e somente os gregos para terem esta interpretação no próprio mito, se a terra tornar-se eternamente estéril, os humanos morreriam e morrendo os humanos, morreriam os deuses.
Daí que Zeus vai até Hades, negociar a liberdade de Core mas esta, já havia comido as sementes de romã oferecidas por Hades, sementes estas que tinham o poder de fazer Core se apaixonar por Hades e tornar-se Perséfone, que reinaria com o esposo Hades nos subterrâneos. Sem saída, Zeus tenta e acaba conseguindo um acordo com Hades, durante um período no ano, Perséfone voltaria a superfície para ficar ao lado da mãe e no outro, desceria para ficar ao lado de Hades.
Aceito o acordo, nasceu a primavera, que é exatamente o período em que Perséfone volta do reino dos subterrâneos para ficar ao lado da mãe e a deusa Deméter, enche o mundo de flores para celebrar sua felicidade. E assim segue o verão até o outono, quando após os frutos, o inverno chega e que é o período que Perséfone desce ao mundo subterrâneo para ficar ao lado do marido Hades.



Permita-se envolver-se pelo espírito da Primavera !!!

Marcadores: , , , ,

58 Comentários:

Às 22/9/10 20:53 , Blogger mnc disse...

Desejo de coração que a primavera floresça plena na vida de cada um.
Abraços com cherinho de flores do Campo.

 
Às 22/9/10 22:09 , Anonymous Anônimo disse...

Como bateu direitinho comigo, sou libriano!
Olha que eu não sou lá muito chegado em astrologia.
Feliz primavera.

 
Às 22/9/10 22:39 , Anonymous Ana Paula disse...

MNC minha jóia,

Lindo post, parabéns! Chega soprou uma brisa perfumada em meus pensamentos...
Libriano, só conheço um. Preto-no-branco, branco-no-preto e silêncio.
Mas a primavera é sempre boa notícia!
Super bem colocada suas palavras sobre a adequação dos feriados cristãos sobre os pagãos. Uma "abafa o caso" geral, né?
Eostre - Easter - Páscoa é quase uma dislexia católica!!! :D [brincadeirinha, ó não fique brava]
E o ovo é um lindo símbolo mesmo.
Fabergè e leste Europeu...
Os ovos que foram coloridos pelas lágrimas de Maria que, segundo a lenda, ao ser avisada por Madalena que o Filho ressucitara acabou por "pintar" o cesto de ovos que estava segurando, com suas lágrimas de alegria.
Eita como eu viajo por aqui!
Sempre bom viajar com sua vibe, amiga!
Abraços.

PS.: não sabia o que era equinócio... A palavra tem uma força bacana, mas seu significado é muito melhor!

 
Às 23/9/10 08:54 , Blogger mnc disse...

Olá Blogsfera, bom dia de frescor primaveril!

 
Às 23/9/10 08:56 , Blogger mnc disse...

Ana Paula Naps minha cara amiga, Rosa de Pessoa!
E mais gratificante e enriquecedor é essa troca de saberes nessa rede em que vamos montando esse fantásrico mozaico....e vc tem mestria em encaixar as peças...
Sensacional menina, nunquinha que sabia que as lágimas de alegria (lindo isso) de Nossa Senhora pintaram o cesto invés do ovo com lágiamas vertidas ao saber da ressureição de Cristo...
Seguindo nessa trilha, nas nosss bandas, a mancha no dorso que todo burro tem (jeguinhos), foi o xixí do menino Jesus, ao transportar Ela e o menino Deus para o Egito num lombo de um. Todos têm essa mancha.
As rolinhas, aqueles passarim que parecem mini pombos, chamamos de Galihna de Nossa Senhora, ai do menino que nos tempos do estilingue ferrisse uma, e olha que elas são comestíveis, estava condenado ao andar debaixo...o subsolo...rsrsr. As mães sempre alertando que não maltratassem as Galinhas de Nossa Senhora...Ainda bem que hoje em dia os meninos nem pensam mais em pedras de atiradeira... Uma vez tive que dar um côro num menino que com uma, feriu meu mano mais novo na testa, era pirralha tb, pegou em cheio...tanto sangue...ai que eu era valente colega...marte em Câncer, mexeu com minha família mexeu comigo...
Mas onde é que a gente estava? Sim emendando um cauzo noutro..
Ana vamos combinar que vc tem razão...A igreja que não tem procuração assinada de Jesus aqui na terra "extrapolou delegada", como diz a Gazel um amigo meu... O tal do antropocentrismo que coloca o Homem no centro de tudo ferrou com o enviroment...
Sem falar nos casos de pedofilia anos enrustido mesmovc tem razão não podemos tapar o sol com a peneira...O Cristianismo que procuro vivenciar rememor os primeiros Cristãos...São Francisco de Assis por aí...
As profecias rezam que esse é o último Papa...viu na Inglaterra a recepção???
E o poder financeiro que a Igraja acumulou, a primeiro banco do mundo foi criado no Vaticano e agora entraram pelo cano, confiscaram não sei quantos bilhões de um banco Vaticanense...

Puxa Ana estava com saudades de nossas conversas afinadas...
Agora estou montando uns anéis lindos e colares e tecs para mandar p irmã de mnha nora qu emora em Milão, Graças a Deus, vendeu tudo da primeira encomenda em 3 dias, daí vmos fazer as imagens das peças e postar aqui para ver se a gelera gosta e encomend atambém...tipo um catálogo com combinamos um tempão atrás lembra?
Incrível toda florada do meu Ipê amarelo que plantei há 28 anos, minha mão coça e eu ganho dinheiro...estou guardando as sementes dele para mandar p quem quiser plantar.
Um grande abraço e tomara que a primavera traga chuva aí e aqui tb (choveu pouco) e muita alegria e entusiamo na sua vida.

 
Às 23/9/10 09:06 , Blogger mnc disse...

Anônimo, libriano? Que massa!
O charme e jeito de levar a vida glamurosamente em alto estilo, festa é com vcs mesmos...
Amo os librianos, minh filha Brisa é Libriana, onde chega harmoniza tudo, advocacia é a praia dela...
Equilibra meu jeito desajeitdo sagitariano de falar as coiss na bucha...aprendo dela a ser mais diplomática do que Guerrilheira...rsrrs...mas eu tb às vezes pilho ela, quando a situação requer uma rodada de baiana básica...
Esqueci de na pauta do post colocar as pedras de libra:
Safira, quartzo rosa, turmalna rosa, Ioliata, Hapatita.
O metal é o Cobre.
Vc deve estar aniversariando por esses dias, dede já desejo a vc um aniversátio celebrd em alto estilo libriano!!!

 
Às 23/9/10 09:55 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC, lembra dessa história q o GT contou? Aqui a versão da wikipedia?

Controversy at Woodstock

At Woodstock in 1969, Hoffman reportedly interrupted The Who's performance to attempt to speak against the jailing of John Sinclair of the White Panther Party. He grabbed a microphone and yelled, "I think this is a pile of shit while John Sinclair rots in prison ..." The Who's guitarist, Pete Townshend, was adjusting his amplifier between songs and turned to look at Hoffman over his right shoulder. Townshend ran with his Gibson SG and rammed it into the middle of Hoffman's upper back. Hoffman turned with mouth gaping, back arched, with one hand trying to reach the injury as Townshend, disgruntled and yelling "Fuck off! Fuck off my fucking stage,"[10] put a hand in Hoffman's face and shoved him backwards to stage right. Townshend then said, "I can dig it." The rest of the band looked at one another, not sure what was going to happen next. Townshend, frustrated by the interruption, windmilled into the next song. The band regained composure and followed. After that song, Townshend walked over to Hoffman, who was sitting on the right hand side of the stage with his arms around his knees. Townshend leaned over and said something to him, and gave him a smack in the head. Townshend later said that while he actually agreed with Hoffman on Sinclair's imprisonment, he would have knocked him offstage regardless of the content of his message, given that Hoffman had violated the "sanctity of the stage," i.e., the right of the band to perform uninterrupted by distractions not relevant to the actual show. The incident took place during a camera change, and was not captured on film. The audio of this incident, however, can be heard on the The Who's box set, Thirty Years of Maximum R&B (Disc 2, Track 20, "Abbie Hoffman Incident").

 
Às 23/9/10 09:56 , Blogger Revistacidadesol disse...

Controversy at Woodstock

At Woodstock in 1969, Hoffman reportedly interrupted The Who's performance to attempt to speak against the jailing of John Sinclair of the White Panther Party. He grabbed a microphone and yelled, "I think this is a pile of shit while John Sinclair rots in prison ..." The Who's guitarist, Pete Townshend, was adjusting his amplifier between songs and turned to look at Hoffman over his right shoulder. Townshend ran with his Gibson SG and rammed it into the middle of Hoffman's upper back. Hoffman turned with mouth gaping, back arched, with one hand trying to reach the injury as Townshend, disgruntled and yelling "Fuck off! Fuck off my fucking stage,"[10] put a hand in Hoffman's face and shoved him backwards to stage right. Townshend then said, "I can dig it." The rest of the band looked at one another, not sure what was going to happen next. Townshend, frustrated by the interruption, windmilled into the next song. The band regained composure and followed. After that song, Townshend walked over to Hoffman, who was sitting on the right hand side of the stage with his arms around his knees. Townshend leaned over and said something to him, and gave him a smack in the head. Townshend later said that while he actually agreed with Hoffman on Sinclair's imprisonment, he would have knocked him offstage regardless of the content of his message, given that Hoffman had violated the "sanctity of the stage," i.e., the right of the band to perform uninterrupted by distractions not relevant to the actual show. The incident took place during a camera change, and was not captured on film. The audio of this incident, however, can be heard on the The Who's box set, Thirty Years of Maximum R&B (Disc 2, Track 20, "Abbie Hoffman Incident").

 
Às 23/9/10 09:58 , Blogger Revistacidadesol disse...

mNC, lembra desse causo do GT em Woodstock? Olhe a versão da wikipedia, como é um pouco diferente, mas faz sentido.

Abs!

 
Às 23/9/10 18:33 , Anonymous Ana Paula disse...

MNC Minha Jóia,

Então girl, eu também, mó saudade desse uó que a gente apronta, diversão divisória da chatice cotidiana...
Sou hooligan-fã de São Francisco, que cabra corajoso! A estória de vida dele é impressionante. As pessoas falam que Lutero quebrou a Igreja mas eu acho que a revolução mesmo foi de Francisco: voto de pobreza é um dos ultimatos mais ferozes que um ser humano pode fazer! Né não? :)

Fico esperando as fotos das suas jóias, agora estou numa super-curiosidade! Demorou né, minha amiga! A oportunidade não estava nem flertando né, estava era sentada no seu colo mesmo, rsrsrs.

Beijos, boa noite!

 
Às 24/9/10 08:47 , Blogger mnc disse...

Olá bom dia!!!
Arranjando um tempinho p vir aqui Levar um dedinho de prosa com ocês...

 
Às 24/9/10 09:07 , Blogger mnc disse...

LJ querido amigo!!!
O GT republicou esse post esses dias né e até colocou os comentários, mais de 800.
Reli todos...
Ele chegou um dia depois da briga no palco do the Who e o Hoffman, era pirralho só tinha 15 anos... Sim LJ me diga aí, esse Hoffman é o Abby o cara que que é o pai da contracultura???
Pena que não houve registro de imagens só de áudio...O povo paz e amor tb tem seus arranca rabos vez por outra né?
E a peça que vc está escrevendo?
Ando na maior correria mas depois vamos prosear lá no seu blog...
Aquele post do GT foi um divisor de águas, a calmaria antes da tempestade...rsrrsrsr.
By the way, cê viu a oficina laboratório do Gerald com a nova trupre londrina do Dry Opera...numa Igreja e ele dando um satva nos cara e nas minas...
Sensacionaçl se não depois vejo se garimpo o link, foi meio por acaso, o Patrick Grant linkou uma matéria na televisão austriáca sobre "Moses and Aron", encenada lá, tudo em Alemão na Austria fala ALemão? Se não parece, o rítmo e entonação de voz... magnífica peça, mesmo sem entender alemão, dá p entender que tudo vai na base do Andy Warrol, 15 minutos de fama, um canário alucinante... câmeras para todos os lados e todos querendo ficar bem na fita enfim a gente tem de admitir...O link estava site da TV austriaca... tinha outro link para GT vídeos e lá o day-by-day da formação da compania...Abraços LJ tudo de bom p vc, feliz primavera!!!

 
Às 24/9/10 09:15 , Blogger mnc disse...

Ana lindinha, tudo tranquilo?
É flor... a chatice cotidiana, das tarefas que não tem como não encarar...mas aí vc tem o dom de abstrair delas e espairecer...ligar o piloto automático.
Muito bom trabalhar dentro do conceito de economia solidária...Dinheiro é circulação de energia e quando a gente faz uma cadeia produtiva em que todos ganham faz sentido trabalhar...
E aí em Brasília a primavera trouxe um arzinho mais úmido? O ar sêco a gente já acorda pesada...
Parece que o corpo precisa Hibernar p poupar energias...
As flores de Brasília são estonteantes de lindas.
Muitas flores enfeitando seu caminho.
Abraços.

 
Às 24/9/10 09:30 , Blogger mnc disse...

Em tempo, Lúcio...
Num doc sobre Woodstock, um velho Hippie que esteve lá e por lá ficou até hoje, vive em Betel, onde rolou o bate coxa...
"Quem se lembra do que rolou em Woodstock não esteve por lá"...rsrrsr.
Menino o nome Betel era o lugar sagrado que jacó construiu num monte um templo para adorar a Deus.
Essas conexões que rolam na livre associação que amo quando e gente interage aqui no blog.

 
Às 24/9/10 09:36 , Blogger mnc disse...

Na último rolé pela blogsfera a pauta do GT, Kafca...pesado, tb é outono no hemisfério norte...nossa vibe agora é tudo azul na América do Sul.
Um descompasso de hemisférios.
Falando em hemisférios, o cérebro não funciona com pensávamos, um lado direito e outro esquerdo, razão emoção...os circuitos dendríticos direito/esquedo são interligados e interagem o tempo todo.

 
Às 24/9/10 09:40 , Blogger mnc disse...

No pÕr do sol estaremos de volta.
Um bom dia a todos e todas!

 
Às 24/9/10 09:56 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC.

Tou elaborando a peça para o concurso cidade de Belo Horizonte, deixei de lado o concurso luso-brasileiro, mas sem saber se dá pé comédia com o tema crack.

Hoje quem tava chamando o Oiticica e o GT de picaretas era o cara que tuita com o nome de Francis no Orkut. Tem médium para tudo na web.

Abbie era aquele mesmo, o hippie politizado que propôs q os hippies deveriam entrar num partido q ele fundou, o Yip (Partido da Juventude Internacional). Ele fez um livro, Roube Esse Livro e foi um sucesso de vendas (e roubos).

Fizeram um filme sobre ele em 2000, Steal this Film, veja imagens no Youtube.

Abs

 
Às 24/9/10 22:01 , Blogger mnc disse...

È lj meu querido meio insólito comédia com um tem desolador quanto o crack.
O irmão de uma amiga minha de anos, se tratou numa clínica e só vivia dizendo que o dia que tivesse uma recaída se matava...Teve a recaida e ninguém levou a sério quando ele perguntou p vizinha se ela timha uma corda...foi p casa e se enforcou com o cabo do computador...não dá p fazer comédia disto né?

Sim o "Roube esse Livro..."rsrrs.
Sou fã do Abby.
Menino não surfo nessa praia do Twiter.
Fiz até uma conta lá mas esqueci a senha e acho meio telegráfico.
No time to gossips...
Fico por aqui na blogsfera mesmo. Já me adaptei nesse habitat de seres pares.

Hoje fui lá no seu blog muito interessante o post sobre o filme de Lula...deixei um comente lá.

Agora vou por minhas plantinhas p tomar chuva, graças a Deus chove, a força da lua cheia.

Abraços!

 
Às 24/9/10 22:34 , Anonymous Ânima disse...

Oi MNC! desculpe, eu nem li o post... amanhã leio e comento, mas veja (leia) essa do Alan Viola (que eu sempre achei uma figuraça, rsrs).

17/09/10
Eudinéia tentou me passar a perna...

Comprei um tênis em uma loja em São Paulo. Pesquisei bem antes, longe da 25 e Brás, porque comprar tênis hoje em dia é um suplício. Antes da China se tornar um sucesso subcapitalista, você ia lá e comprava um All Star ou um Bamba e saía feliz. Comprava um Adidas, Le Coq ou um Toper sem susto.
Hoje tem que rolar uma pesquisa sobre a loja também.
O tênis foi caro, o que poderia garantir originalidade.
Passado um mês, da sua sola saiu um papelão – um alien roxo-cinza “ esguleprado.”
Levei de volta:
- O gerente está?
- Quem deseja?
- Um cliente. ( Mas quase saiu: a polícia! )
Um momento. Dois momentos, três...
- Pois não.
Seu crachá tinha um Dilson na cartolina plastificada.
- Amigão ( que é assim que se fala aqui para dar uma nivelada ), comprei esse tênis aqui há um mês e olha o estado dele. Saiu um papelão da sola, por dentro, por baixo.
- Não entendi: o senhor comprou um tênis aqui e ele já está nesse estado? Não pode ser. Tem a nota?
- Infelizmente não sei onde está a nota, porque confiei que ele fosse original, e que durasse ao menos até o fim do verão. Mas sei quem me vendeu. Foi aquela amigona ali.
Olhamos juntos para ela, ela olhava lá para a rua, vazia. Havia um ar de Pietà nela que quase me arrependi de tudo o que fazia.
- Eudinéia, foi você quem vendeu esse tênis para esse senhor?
- Não estou me lembrando do senhor, desculpe. Mas...
- Você disse que tinha família em Minas, se não me engano em Patos, quando eu comentei sobre seu sotaque, lembra?
- Ah, então deve ter sido sim, sô.
- Pois então, eu enviei um e-mail para os fabricantes no Sul, mas eles não reconhecem esse modelo como produto deles. Mandei até uma foto, hoje está uma facilidade para se comunicar, né não?
- Eu, como gerente, garanto ao senhor que só trabalhamos com produtos originais aqui.
- Sim, tudo bem, mas como vai ficar? Eu quero o dinheiro de volta. Pronto. Terminamos isso aqui.
- Não, senhor, não devolvemos em espécie. Eudinéia, acompanhe esse cliente para que escolha o que quiser no valor do tênis – e faça um abatimento também.
- Não quero não, amigão, quem me garante que outros tênis não sofrerão do mesmo mal?
Passado uns dias, fui ao Procon. Achei a nota fiscal: estava dentro da Bíblia que ganhei de uma aluna – uma Bíblia dourada onde sempre enfio o resultado das compras, como se reconhecesse as bênçãos. E sempre me esqueço disso.
Avançando: o resultado. Procon está rápido.
Eudinéia ficou como suspeita de “plantar” tênis piratas na loja pela própria loja. Foi o que eu entendi o Dilson falar.
Ele puniu a vendedora com uma licença para que prove mais confortavelmente que não fazia essa tramóia. E ficou furioso com essa atitude de sua funcionária: estava bufando com ela nos corredores do Procon.
Soube depois que foi transferida para o almoxarifado. Uma sorte não ter sido demitida ( com certeza contou com a boa vontade do gerente que, mesmo sabendo que ela errou, sentiu que ela não pecaria mais ).
Soube pelo próprio gerente dessa punição, no dia em que fui pegar de volta meu dinheiro, largando o tênis estraçalhado no chão da loja, já com as prateleiras modificadas.
O chão estava repleto de serpentinas.
Postado por Alan Viola às 14:12

 
Às 25/9/10 08:24 , Anonymous Ânima disse...

Bom dia do 1º sábado primaveril!

MNC,acabei de ler o post. F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!!!!

Adoooreeei. Sou fascinada pelas mitologias...são uma aula pra gente e esse post é L-I-N-D-O.

Obrigada por esse presente de primavera.

Como vivemos AINDA nese mundo cão,temos que ver e ouvir histórias escabrosas,de gente sem escrúpulos,sem ética,sem moral que tem a cara de pau de nos pedir votos e isso deixa uma tristeza na alma da gente...maas pessoas iluminadas como vc nos brinda com um post super alto astral, trazendo de volta a harmonia.

Bjim

 
Às 25/9/10 08:26 , Anonymous Ânima disse...

ops, corrigindo...nesse mundo...e não nese mundo

 
Às 25/9/10 08:44 , Blogger mnc disse...

Ânima lindinha, que achado magnífico do Viola, ele é um grande escritor e contador de cauzos! Sempre que quiser, sinta-se a vontade para postar.
A picaretagem toma conta do mundo, na base do discaramento, cínicos... e na hora que a corda arrebenta é para o lado das Edméias da vida, a pobre foi quem pagou o pato, a tadinha traída pelo sotaque e na sensibilidade do Alan em estabelecer um canal emocional de comunicação, que a fez trair-se e lembrar-se dele, embora o Viola não precisasse para ter seus direitos garantidos.
Talvez só a tenham punido com exílio no almoxerifado por tb terem o rabo preso com ela, que com certeza sabe dos podres bastidores da loja.

O Código do consumidor no Brasil, que completou me parece essa semana, 20 anos, é bastante avançado, por exemplo o ônus da prova é invertida, o consumidor não tem que provar sua acusação e sim quem vendeu o produto, quanto a nota fiscal eles tem a obrigação legal de fornecer a segunda via.
Agora a morosidade, infelizamente p isso não tem remédio, o Viola comprou o tênis no começo da primavera e quando resolveu a parada já era carnaval, intuí-se pelas serpentinas no chão da loja, se bem que 5 meses em "tempo juridico" são 5 minutos...

Achar a nota fiscal guardadinha dentro da bíblia...que bonitinho do Alan né?

Os produtos da China trazem impregnados a energia de revolta silenciosa do trabalho escravo infantil, dos presos obrigados a trabalharem p o governo, é assim que eles conseguem colocar no mercado suas bugingangas fuleiras a preço de banana... Por não estarem motivados e esgotados de tanta carga os trabalhadores fazem tudo nas coxas, tb por um salário mínimo de 50 dolares...

Vc andava sumida minha amiga, estava sentindo falta dos seus achados raros e de suas opiniões sempre tão verdadeiras,
Abraço e feliz primavera!

 
Às 25/9/10 08:54 , Blogger mnc disse...

Ânima, valeu!
Bom saber do que o pessoal que visita o blog gosta assim vamos trazendo pautas que sirvam de ponte de interação entre a gente.
Ô Ânima tô tb de saco cheio e não vejo a hora de passar essa eleição, é o dia todo os carros de propaganda arrenbentando os tímpanos da gente...não sei ai em SP mas aqui as paródias musicais dos ilustres é em cima do axé...tem rebolatiom mesmo o dia todo, lavagem cerebral e os santinhos que despejam na minha porta? Choveu ontem e ficou tudo grudado no chão...sem contar o horário obrigatório político.Por isso que estou poupando a gente aqui no blog desses perrengues de gente candidata...
No fim das contas quem cair lá vai é para se dar bem mesmo... tudo farinha do mesmo saco.
Niguém merece colega!

 
Às 25/9/10 09:03 , Blogger mnc disse...

Ai a vida e seus paradoxos, ontem nasceueu no RJ o primeiro netinho de meu mano...fiquei a madrugada inteira com ele hiper nevoso e preocupado no hospital, dizendo que ela estava sentindo muita dor e eu daqui acalmando, nessas horas Deus me dá uma calma...Dudú parir doi!!!
Ao mesmo tempo que meu tio Querido Antúlio, médico da gente a vida toda, teve uma parada cardiáca, com parkeson avançado, está na UTI em BH...e minha prima Glamurosa libriana que ia fazer uma super-festa de aniversério hoje, está lá agora no hospital acompanhando o pai.
Assim que a madrugada aqui em casa foi de plantão hospitalar...tenho que segurar a onda emocional da sanfoneira para não discompensar a glicose.
Mesmo com tanta primavera...os Koans.
Osso!

 
Às 25/9/10 09:07 , Blogger mnc disse...

Sabia por ser menina, a maioria nasce na força aa lua cheia,de ontem não passava...

 
Às 25/9/10 09:23 , Blogger mnc disse...

Ânima tb amo os mitos.
A melhor definição que já li do que é um mito, foi dada por uma criança que disse:
"Mito é uma mentira por fora mas que por dentro é verdade."
Os mitos estão impregnados de cernes abstratos da humanidade, tanto que a psicologia se vale deles p explicar e entender a psiquê humana.
As verdades subjacentes.
Acho que por isso gostamos de mitologia.

 
Às 25/9/10 17:50 , Blogger mnc disse...

Olá buenas!!!
Caso vc queria postar um comentário e no lugar do aplicativo com a caixa de comentes encontrar um vazio de rememorar o existencial, com um enígmático: error 505, só dar um f5 ou atualizar clicando no ícone ao lado da barra de navegação, que a caixa de comentário como num passe de mágica reaparece.
Recomendo antes de enviar comente, salve copiando/colando: ctrl+c / ctrl+z (bom atalho).
Porque pode cair no error 503, aí seu comentário cai num buraco negro e desaparece e como prezo ao tempo e relevância doe comentários e o pessoal que comenta, nada a ver o perrengue de perder o expressado...aí vai dando f5.
Como estou tentando fazer agora.
Enquanto isso vou ver qual é a dos tais "ERRORS".
Por favor me reportem caso isso esteja ocorrendo com vcs.
Abraços!

 
Às 25/9/10 20:08 , Anonymous Anônimo disse...

OI MNC e pessoas!!!
Hoje mais cedo tentei comentar e não deu certo agora a caixa de comentários abriu.
Voltou ao normal.

Será que você poderia me explicar o que é "ônus da prova é invertido"?
Espero que o seu Tio tenha melhorado e parabéns pelo sobrinho neto!

Peço um aparte para comentar a respeito do LJ e sua fixação doentia pelo Gerald Thomas, ele precisa se tratar é talentoso mas se embrenha por caminhos nada haver. Tipo escrever uma comédia sobre o crack´...só perde para o Vamp que postou hoje imagens horripilantes do maluco que desenhou líderes e celebridades sendo assassinadas, melhor nem comentar.
Esclareço também que o Anônimo que senta a estaca no Vampiro não sou eu, nunca comento por lá, aquele blog fede a enxofre, com disse vc uma vez.

Sou muito fã da sintonia de Ana Paula, bem como a percepção dela das coisas, ela vai longe.
A Ânima também é uma fofa né?
Gosto de estar aqui, sempre aprendo, divirto.

Tive a curiosidade de pesquisar o que é um "KOAN", palavra que vc usou na frase: Mesmo com tanto primavera, os "Koans", vou trazer p aqui e compartilhar com vcs, é por aí mesmo né?

"A Vaca de Ferro do Zen"

Koan é um dito, um fato ou um ato de um mestre Zen, provavelmente o mais famoso sendo: "Qual é o som de uma das mãos ao bater palmas?". Aparentemente sem sentido ou incompreensível, um koan é, na verdade, um convite para superar a mente comum, um artifício para, num mesmo espanto, impelir a consciência para a iluminação. Esta notável série de ensaios, cada um iniciando por um koan elucidativo, é um desafio aos arraigados hábitos de pensar e agir. Baseando-se nas visões de pensadores tão diversos como Buda, Bertrand Russell, Immanuel Kant, e T. S. Eliot para explicar os conceitos essenciais do Budismo Zen, "A Vaca de Ferro do Zen" é uma leitura fascinante e instigante. Ao passo que todos os capítulos discutem a ambiguidade básica da humanidade e as capacidades requeridas para adquirir a visão desperta da realidade, cada seção se focaliza num aspecto particular do Zen e pode ser lida como um ensaio à parte. Em última instância, este mosaico de referências filosóficas históricas e literárias não apenas informa e diverte, mas também instiga o leitor a perceber sua existências sob um novo prisma. Um livro indispensável para filósofos, estudantes e praticantes do Zen

Bom embalos de sábado a noite!

 
Às 25/9/10 21:23 , Blogger mnc disse...

Caro Anônimo libriano nato!
Vamos por partes começando pelo ônus da Prova invertido...no caso do Viola, não é ele, o reclamante, quem tem de provar que o Tênis dele não cumpriu com as normas de qualidade e sim quem vendeu o Tênis, esse sim tem de provar que o pruduto vendido corresponde ao que ditam as normas.
Presume-se sempre que a palavra do reclamante e a que vale, até que provem o contrário. Ao contrário por exemplo de um acusado de assassinato, ele não tem de provar que não matou e sim a polícia e MP tem de provar por A mais B a culpa do cara pálida...


Pois não é? A Ana é uma flor de pessoa antena[errima né? Sou fá dela e da Ânima tb que é de verdade uma pessoa do bem. Meninas de ouro.

Ai o LJ...rsrrsr. Goste demais dele é um irmãozinho querido, me preocupo com ele...Gostaria imensamente de que a paz reinasse de novo, mesmo que não se voltam os dias, mas que pelo ao menos as deridas dos rancores fossem cicratrizadas.
Quanto ao GT ele pode ser até ácido as vezes, um rôlo compressor, mas dialeticamente é uma pessoa do bem e picareta não penso que ele seja...não fui no twiiter conferir...
Ai o bate-estaca no morde assopra...rsrsrrs.
Dezpois a gente se fala mais, o Thêo neto mais velho veio durmir aqui...a sanfoneira tá muito triste...bom que criança não sente o peso dos dias...vive aqui e agora.
SIm os Koans, com certeza...

 
Às 26/9/10 16:10 , Blogger mnc disse...

Olá é domingo de tarde...
Então Anônimo os Koans Zens, os xamãs os tratam como "Artimanhas do espírito" que os levam aos cernes abstratos, um cerne abstrato só pode ser explicado por cauzos, roteiros vividos pelo guerreiro, armação do espírito para evoluir...pegadinhas que contém sempre uma lição de vida.

Os Koans de Jesus eram as parábolas, hoje mesmo na missa bateu forte, cerece coragem para mergulhar nas palavras de Jesus e aprender dele...na vida somos chamados a aprender pelo amor de Deus ou pela dor.
Deus, O grande mistério, o Imponderável, o Arquiteto ou como queiram, nos prega sustos, como a Paulo que nas portas de Beirute, onde ia no encalço de Ananias, foi derrubado do cavalo e ficou cego ao ver Jesus todo iluminado, perguntado a ele:Saulo por que me persegues? Paulo nunca mais foi o mesmo se iluminou com esse Koan...

Continua a la Contrera

 
Às 26/9/10 16:21 , Blogger mnc disse...

EVANGELHO - Lc 16, 19-31

O rico que dava esplêndidas festas e o pobre chamado Lázaro, que à sua porta mendiga o pão.

Jesus conta uma parábola:

"Havia um homem rico, que vestia de púrpura e linho fino e todos os dias tinha esplêndidas festas.". (Lc 16,19).

Também aqui, Jesus não diz nem insinua que a riqueza deste homem tivesse sido mal adquirida, que ele gastasse do que lhe não pertencia, que defraudasse os fornecedores. Não contraria nem a letra nem o espírito da parábola imaginar que aquele rico era um homem cheio de distinção e cultura.

"Jazia ao seu portão, coberto de chagas, um pobre chamado Lázaro. Ele bem desejava saciar-se com os restos caídos da mesa do rico. E até os cães vinham lamber-lhe as chagas."

Jesus também não diz que o rico tivesse alguma vez molestado o pobre. Nunca deu instruções para que o afastassem da sua porta. Talvez nem reparasse nele, os pobres eram um espectáculo comum na Judeia daquele tempo. De resto, podemos ter pena dos pobres, mas que adianta ajudar um, se são tantos?
E quem pode, mesmo que seja muito rico, resolver o problema da pobreza?

Como quer que seja, Jesus conta que morreram ambos, o pobre foi para o céu e o rico foi para o inferno. Podemos achar que é uma história de mau gosto, resultado da zanga de alguém que não triunfou na vida. Podemos achar o que quisermos. E se um dia a parábola se verificar em nós?

Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.
Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.
Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.
E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.
Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’
O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.
Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

 
Às 26/9/10 16:27 , Blogger mnc disse...

A Epístola de Paulo a Timótio:
Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão.
12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.
13 Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno:
14 Guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

 
Às 26/9/10 16:34 , Blogger mnc disse...

O Antigo testamento foi um trecho das profecia do Rei Amós:

Leitura do Livro do Profeta Amós.

Assim diz o Senhor todo-poderoso: 1aAi dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria. 4Os que dormem em camas de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros do rebanho e novilhos do seu gado; 5os que cantam ao som das harpas, ou, como Davi, dedilham instrumentos musicais; 6os que bebem vinho em taças, e se perfumam com os mais finos unguentos e não se preocupam com a ruína de José.
7Por isso, eles irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será desfeito.

Comentário:

Plavras tão duras que temos a tentação de as ignorar...

No séc. VIII a.C.., existe em Israel uma maioria de pobres e uma minoria de ricos, que detêm o poder e vivem de maneira requintada. São homens e mulheres que prezam a poesia e a música, apreciam vinhos de marca e bons perfumes, dão festas esplêndidas.
Mas o Profeta Amós não se entusiasma com o requinte. Sabe que este refinamento é feito à custa do empobrecimento e da desumanização dos pobres.
"Estendidos em leitos de marfim, estirados sobre os seus divãs, comem os cordeiros e os vitelos escolhidos. Improvisam ao som da harpa, e, como David, inventam instrumentos de música. Bebem o vinho em copos grandes e perfumam-se com unguentos finos; mas não os aflige a ruína dos pobres".

E Amós anuncia o castigo: "Por isso irão deportados à frente dos cativos, terá fim este grupo que só pensa no prazer." (Am 6, 7). Realmente, a catástrofe sobreveio: cerca de 30 anos depois, a Assíria conquista o Reino do Norte, dizima a classe dirigente e dispersa os sobreviventes.
Mas a crítica de Amós vale para todos os tempos. O progresso económico, técnico e cultural começa por beneficiar as classes privilegiadas; só lentamente atinge as mais desfavorecidas; no intervalo, agrava nelas a miséria.

Reconheçamos que fomos habituados a pensar como esses ricos de Amós: ganhamos honestamente os nossos vencimentos, herdámos legitimamente de nossos pais, não metemos a mão no bolso de ninguém; por que não havemos de dar festas aos nossos amigos, por que não havemos de passar férias na Polinésia, por que não havemos de comprar um carro novo todos os anos? Alguém tem alguma coisa com isso?

Apenas uma curiosidade p encerrar o Koan da missa... A riqueza dos 5 homens mais ricos do mundo equivalem ao todo o PIB (produto interno bruto) de 45 países da àfrica...

 
Às 26/9/10 17:09 , Anonymous Ânima disse...

MNC, como sempre bem diz a ana Paula, VC BRILHA MUITO!!!

Os ensinamentos (de Jesus ou qq outra filosofia) nos são dadas p/aplicarmos no dia a dia,mas...a maioria parece que pensa que isso só tem a ver com igrejas, falar sobre isso nos templos, no dia a dia..pisam uns nos outros. A competição, a ganância, a busca pelo poder (de qq tipo) se sobressaem a tudo o que é mais importante na vida (aquela vida verdadeira, não essa da 3ª dimensão).

 
Às 26/9/10 20:27 , Blogger mnc disse...

Ô Ânima minha cara... bondade sua e da Aninha, meninas de luz.
Muito forte a liturgia de hoje...e com certeza vc disse tudo: é para ser vivenciada a palavra.
Cultivar o desapego com práticas altruistas, amenizar o sofrimento alheio, compartilhar afeto e pão e por aí vai né?
Abraço afetuoso e tenha uma semana abençoada!!!

 
Às 26/9/10 21:57 , Anonymous Anônimo disse...

Olá pra todo mundo!
Não sei se alguém aqui viu uma pesquisa feita para saber realmente se dinheiro gera felicidade e os pesquisadores queriam quantificar quanto seria preciso para ser feliz. Chegaram a um número 11 mil reais, mais do que isto não, o dinheiro não traria felicidade.

Confesso que para mim seria mais do que suficiente até porque isso me faria um ser humano com recursos até para filantropia, com folga financeira fica mais fácil fazer coisas prazeirosaa, altruistas. Agora se for para trabalhar mais, nem pensar, meu trabalho já me consome horrores.
Boa semana!

 
Às 27/9/10 09:04 , Blogger mnc disse...

Olá bom dia blogsfera!

Anônimo meu jovem, o trabalho...se dividirmos nosso vida em 3 partes...A primeira parte da vida agente vai para escola se preparar p o quê? Trabalhar...a segunda parte passamos trabalhando duro p o quê? Para que na terceira parte, a mais penosa a gente possa se sustentar da aposentadoria conquistada a dura penas nas 2 primeiras partes... sacrificando a vida toda à Vossa Majestade o trabalho...
11 mil? Essa a cifra do preço da felicidade? Pode ser, viver sem estabilidade financeira é cruel, acho que ficaria bem na foto tb ganhamdo 11 mil, todo mês, regularmente, porque minha vida profissional é uma montanha russa, as vezes tá lá em cima e as vezes lá embaixo...
O "Genrão" muito brincalhão fala que na nossa família tem duas tribos as do "Pica o pau na grana" e os "mão de vaca" ...faço parte da primeira, não que seja perdulária com dinheiro ou consumista, sou desapegada mesmo...rsrsrrs.
Penso que dinheiro é circulação de energia.
Um livro que recomendo do Chopra é o "Faça as pazes com o dinheiro". Depois adentramos por ai.
Essa sua abstração "Se dinheiro compra felicidade", me fez lembrar a conversa antes de dormir que tive com Thêu no sãbado...
O cérebro nos primeiros anos de vida crescem os circuitos dendríticos e na adolescência acontece uma espécie de poda, modulação...
Percebi esse momento mágico nele nesse papo reto:
_Mainha,(me chamam assim os 3 e os 2 filhos e os primos pelo lado paetrno e as crianças da rua) daqui 4 anos vou fazer vestibular p medicina, vc sabe como está o mercado para médicos ortopedistas? (ele é virginiano).
_ Thêo tem muita vaga nos hospitais, pois médicos correm da ortopedia pelo alto índice de erros médicos, é um pepino danado...
_Ah então tem vagas? E quanto ganha um médico ortopedista no PSF.
_Do PSF? Sei lá uns 8 mil, por aí.
- 8 mil... então vai dar p ter 2 filhos quando me casar.
São os circuitos dendríticos sendo moldados...
Um grande abraço e estamos preparando um post novo, daqui p amanhã cedinho sai...
Olha a segundona aí gente!!!

 
Às 27/9/10 10:24 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC!

Vou lá ver o Gil Vicente no blog do Vamp. Devemos entender como humor negro e não incitação à violência, não acham, amigos? Já fizeram também um quadro realista com o Duchamp sendo morto e jogado nu pela escada, contou o Afonso Romano essa semana. Romano é contra e acha que o Vicente tá cometendo crime contra a efígie...bobagem! Isso é uma brincadeira de humor negro, gente! Arte é isso, é lúdico.

Eu realmente me divirto com as gossips sobre o GT no twitter...Outro dia Fernandinha Torres elogiou o bonitão fascista Flávio Bolsonaro e socialista radical Marcelo Freixo do PSOL. E disseram que quem era ela, que disse q no Jô q GT gostava de vê-la com outros homens na cama, para falar...nada a ver. Mas Fernandinha bem qeu poderia fazer um monólogo: um menage à trois com um fascista e um comunista...q tal?

Eu justamente me senti desanimado em fazer comédia com o tema crack por questões éticas. Mas mesmo assim vou tentar encontrar uma solução.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 27/9/10 15:51 , Blogger mnc disse...

Oi LJ querido!!!

VC é uma figura, cutuca e fuça cada babado...
Menino fiquei pasma de ver uma pesquisa de um antrópologo que estuda o Gênese da linguagem, isso lá nas cavernas...quando e por quê o homem desenvolveu o dom da linguagem.
O ponto de partida de sua pesquisa foi bisbilhotar durante anos em todos os lugares onde houvesse atividade humana, as conversas e do que falaam as pessoas...
Nas bares, escolas, ambientes de trabalho, até conventos, se aproximava sem ser notado, sem revelar seu intento, gravava ocultamente e anotava tudo que se falava, andou em vários países de diferentes culturas. Como um spy memso.
E sabe o que as pessoas falam na maioria de seus preciosos tempos?
Fofoca social, 2/3 de toda a conversa produzida no planeta é fuxico puro e simples...
Constatado isso começou a divagar sobre a questão...
Um macaco X só sabe o que rola no bando quando ele está presente, caso se ausenta e algo acontece, um fato relevante, ele não vai saber porque nenhum macaco sabe reportar os fatos.
Então nas divagações ele ficou imaginando a sogra das cavernas querendo contar p o filho quando volta da caça que sua mulher é uma indolente...ou mesmo seu irmão lhe alertando que a cunhada estava dando mole p outro troglodita enfim a fofoca não é tão rúím assim, afinal se hoje estamos aqui nos comunicando foi por causa da compulsão humana por fuxico.
Ninguém está imune a isso, nem mesmo o GT, lembra aquele post, em que publicou a imagem dele com Beckett num papo reto num cafe em Londres?
Perguntaram p ele qual foi o teor da prosa, ele disse na sua franquesa que falaram sobre quem estava comendo quem em Nova York...rsrrsrs.

Taí um tema p bom p vc se aprofundar e fazer uma peça principalmente aqui em MG seria fofoca social.
Aí dá uma comedia de rolar de rir.
O crack merece outra abordagem mais séria, não é mesmo?

That's it my friend LJ.

 
Às 27/9/10 16:10 , Blogger mnc disse...

Me esqueci o termo em Inglês que GT usou ao comentar sobre a proibição dos atores de fumarem em cena, pois parte-se do princípio de que o artista tem a responsabilidade do exemplo, são formadores de opinião e são muitas vezes modelos de seus fãs, acho qu eaté publicou o artigo na folha de SP.
Sou completamente contra toda e qualquer criação artística que incite a violência e ao crime, aquelas gravuras são muito fortes...uma psicótica apologia ao assassinato de celbers, desconjuro! Auto-retrato do algoz sentindo um prazer sádico ao dominar e executar seus desafetos...
Vai que um prejudicado vê aquilo e resolve na vida imitar a arte do maluco...um horror.
Liberdade de expressão sim, agora aquilo ali extrapola o sentido da arte.
Cê viu que o morde assopra publicou sem pestanejar...
Aqui na minha cidade toda eleição algum cabo eleitoral pira o cabeção, surta mesmo é batata...será que na blogsfera tb?
Um coitado na última cismou que morou na Babilònia e que seu candidato era o grande Kalifa reencarnado e ele seu general....rsrrsrs.
Foi amrrado p BH...porque começou a atacar os adversários como se ainda vivesse na Babilônia e era um general de guerra...meio o M60 (leopoard)...rsrrsrs
Nossa, Libra dá vontade de falar do outro e com o outro... acho que Ezir a exímia estava lá no buxixo durante o protesto armado na porta da bienal em Sampa a galera de arte marginal, ela publicou no FB dela. A moça tá a maior revulucionária. Apoio, tem mais é que protestar contra a politização da arte.

 
Às 27/9/10 16:31 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC, sabia que o Anastasia era professor de direito constitucional na academia da PM de BH há uns vinte anos atrás? Veja mais nessa postagem muito engraçada:

http://monlewood.blogspot.com/2010/08/anastasia.html

Abs

 
Às 27/9/10 18:00 , Blogger mnc disse...

Oi LJ,
Aquí na nossa área o povo fala na chapa: DILMASIA.
Minha filha é professora na academia de Polícia, leciona Direito Administrativo, uma maravilha o comportamento dos alunos, não dão um pingo de trabalho...rsrsr. Quando o professor entra na sala eles fazem continênca de pé e só se sentam quando o professor manda. São as regras!
Aliás o sujeito hoje em dia p ser da PM tem de ralar p danar, estudar muito e passar num psicotécnico rigoroso, até etiqueta social eles aprendem.
Acho extremamente competente nossa polícia,
O pessoal da PM fecha com Anatasia...
Já os professores estão p da vida...
Dai o HC, o Patrus abriu mão...
AI que dificuldade que tô p votar...
o fim quem manda mesmo é o stabilishment vigente, os donos do poder do backstage...só p gente pensar que somos nós eleitores responsáveis por quem tá lá e ainda carregarmos a culpa. QUem mandou votar no homem?
Osso colega!

 
Às 28/9/10 11:40 , Anonymous Anônimo disse...

Cara MNC peço sua permissão para repassar essa informção aos seus leitores:


Índios atacam exploração apoiada por Marina
Natura, que tem relações próximas com a senadora, é alvo de ação sob acusação de biopirataria; empresa nega apropriação indevida

Gigante dos cosméticos é suspeita de aproveitar para fins comerciais o fruto do murmuru, de conhecimento tradicional dos ashaninkas

FÁBIO ZANINIENVIA
DO ESPECIAL A RIO BRANCO

Defendida pela senadora Marina Silva (PV-AC), a exploração comercial de um fruto típico do Acre gerou um processo judicial por biopirataria contra a Natura. A gigante do setor de cosméticos tem relações próximas com a pré-candidata do PV a presidente.

Defendida pela senadora Marina Silva (PV-AC), a exploração comercial de um fruto típico do Acre gerou um processo judicial por biopirataria contra a Natura. A gigante do setor de cosméticos tem relações próximas com a pré-candidata do PV a presidente.
A empresa é ré em uma ação do Ministério Público Federal na Justiça Federal do Acre em razão do suposto aproveitamento ilegal do fruto do murmuru, que é usado na produção de xampus e sabonetes.
A acusação é de uso comercial a partir do conhecimento tradicional do fruto pela etnia ashaninka, que vive na fronteira com o Peru.
Em 2001, o murmuru constava de um acervo de plantas do Acre levado por Marina à Natura, para possível exploração econômica. Em 2003, foi assinado um termo de compromisso nesse sentido entre a empresa e o governo do Acre, intermediado pela senadora.
A Natura é considerada exemplo de compromisso com o meio ambiente por Marina. Juntando doações da empresa e de seus diretores, foi a segunda maior contribuinte da última campanha da senadora, em 2002, com R$ 30 mil. Seu presidente, Guilherme Leal, é mencionado como possível vice na provável chapa de Marina em 2010. A maior doadora foi a Pirelli, com R$ 50 mil.
Em agosto de 2007, a Procuradoria entrou com ação contra a Natura e mais duas empresas de cosméticos, em nome dos índios, cobrando compensação financeira. “A Natura, embora negue, acessou conhecimento tradicional sobre o murmuru. [...] Não é digno de crença que, como gigante do ramo, não tivesse obtido dados a partir dos resultados das pesquisas junto aos ashaninkas”, diz a ação.

 
Às 28/9/10 11:41 , Anonymous Anônimo disse...

“Uso indireto”
A base legal da ação é a medida provisória 2.186, de 2001, que assegura às comunidades indígenas “benefícios pela exploração econômica por terceiros, direta ou indiretamente, de conhecimento tradicional”.
No caso, a Natura é acusada de “uso indireto”, uma vez que o conhecimento teria sido repassado por um pesquisador que trabalhou com os ashaninkas nos anos 1990.
A empresa diz que teve acesso ao princípio ativo do murmuru na “vasta literatura científica” sobre o tema. A Procuradoria rebate que essa literatura baseou-se nas tradições dos ashaninkas, o que não isentaria a empresa de pagar pelo uso.
“Se você entrar na floresta procurando a esmo plantas, vai passar um século até achar algo. É evidente que foi pelo conhecimento dos ashaninka que se chegou ao murmuru”, diz o procurador Anselmo Lopes.
A promotoria pede que os réus paguem 50% dos lucros obtidos com a venda dos produtos à base de murmuru como compensação. Ainda não há data para o julgamento do caso.

 
Às 28/9/10 11:44 , Anonymous Anônimo disse...

São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009
outro lado

Senadora diz que exploração não tem regra clara
DO ENVIADO ESPECIAL A RIO BRANCO

Marina Silva considera “natural” a disputa entre a Natura e os índios ashaninkas e evita tomar partido. “Seria eu me colocar no lugar de juiz”, diz.
Segundo ela, há uma “zona cinzenta” no marco regulatório para exploração de produtos ligados a comunidades tradicionais. “Tem certa naturalidade em que haja esse tipo de processo. O problema é que não existe um regramento claro sobre acesso aos componentes da biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados”, afirma.
Marina é autora de um projeto de lei de 1995 apresentando um marco regulatório, nunca aprovado. Segundo ela, a proposta levada à Natura de exploração de plantas é compatível com a defesa de uma “economia verde”.
“Eu sempre busquei empresários que tenham sensibilidade para a agenda do desenvolvimento sustentável. Agora, os problemas que surgem as empresas têm que resolver, e a Justiça tem que se pronunciar no mérito”, disse.
Já a Natura nega que tenha se apropriado indevidamente do conhecimento tradicional dos ashaninkas e justifica o acesso ao murmuru com base na literatura científica sobre as propriedades da planta.
“Há trabalhos publicados sobre o tema desde 1941. Foi assim que obtivemos acesso ao princípio ativo”, diz Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Corporativos da empresa.
Segundo ele, a empresa não explora o produto no Acre, mas o acessa na região do Médio Juruá, no vizinho Amazonas, mediante compensação para comunidades locais. “Não houve dolo ou má-fé em nenhuma circunstância.”
Guttilla afirma que o termo de compromisso assinado com o governo do Acre em 2003, que foi intermediado por Marina, acabou não prosperando e hoje está dormente. Segundo ele, a Natura remunera 23 comunidades em vários Estados pelo uso de produtos vegetais, o que beneficia 2.000 famílias.

 
Às 28/9/10 11:50 , Anonymous Anônimo disse...

São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

saiba mais
Repartição de benefícios é questão difícil
CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

O caso Natura versus ashaninkas pode virar uma dessas histórias paradigmáticas sobre como é mais fácil tocar fogo numa floresta do que gerar riqueza a partir do seu uso.
Não é a primeira vez que comunidades indígenas vão à Justiça exigir repartição de benefícios por bioprospecção. Em 2002, índios craôs, do Tocantins, denunciaram um grupo da Universidade Federal de São Paulo por biopirataria.
Os cientistas, liderados por Elisaldo Carlini, haviam feito um acordo com uma aldeia craô para desenvolver remédios fitoterápicos a partir do conhecimento indígena. Outras aldeias, excluídas do trato, processaram a universidade, pedindo uma indenização de R$ 25 milhões por uso indevido do conhecimento. A Unifesp não pagou, mas Carlini acabou desistindo do projeto.
A repartição de benefícios por conhecimento tradicional é um terreno pantanoso. É difícil definir a quem pertence um conhecimento, ainda mais quando várias populações são detentoras de conhecimentos comuns -o uso do curare, por exemplo.
Essa é uma das razões pelas quais empresas farmacêuticas sérias costumam correr dos índios.
A outra, no caso do Brasil, é uma legislação kafkeana que criminaliza a pesquisa ao mesmo tempo em que deixa buracos sobre a repartição de benefícios. Em seus mais de cinco anos como ministra, Marina Silva não conseguiu mudar essa norma.

O Vice da Marina, não é flor que se cheire, tampoco a Marina envolvida em bio-pirataria, eco-capitalista, agora entendo porque nem no Acre sua terra natal ela tem maioria.

Essa informações vêm do blo do PHA, quem quiser é só ir lá comferir.
Valeu MNC!!!

 
Às 28/9/10 16:32 , Blogger mnc disse...

Olá Anônimo...
Como dizia a velha raposa política José Maria Alkimim..."Ninguém nesse nesse mundo é cutia".
Traduzindo: Cutia é aquele bichinho que não tem rabo...
Muito grave a bio-pirataria, sovinar o patrimônio material e imaterial dos povos indígenas e depois pousar de melhor eco-amiga
de infância da mãe natureza.

Nesse caso não tem nem como dizer que não sabia o que estava fazendo ao levar as sementes e dar o canal da utilidade delas a Natura e agora seu presidente vira seu Vice...haja vista os 30 mil (isso é o que se declarou, sem contar com o caixa2) p campanha dela de senadora em 2002.
Andei lendo também a respeito de doação de madeira apreendida pelo IBAMA a ongs "amigas" da Marina que usavam em proveito próprio os redimentos de sua venda.
Osso colega!
De crente só a saia.

 
Às 28/9/10 16:50 , Blogger mnc disse...

Pessoas em tempo:
Tenho o maior respeito pelos irmãos Evangélicos.
Aqui nessas Gerais usamos essa expressão "de Crente só a saia" o traje Maria Mijona, é um disfarce para ocultar as intenções do dissimulado ser que habita debaixo dela...o usar Deus como blindagem. Blasfêmia!!!

Um Evangélico é antes de tudo um temente a Deus leitor da Bíblia.
viver como Cristão é antes de tudo não prejudicar o semelhante.
Não venderia nem por 1 bilhão a alma ao Mequetrefe.

 
Às 28/9/10 18:09 , Anonymous Anônimo disse...

MNC valeu!

Vamos ver o debate de quinta feira.
Será que vão questionar o Serra sobre a farta distribuíção de revistas Veja nas escolas de SP, com o caso Erenice?
E o racionamento de merenda escolar, faz sopa de revista Veja p as crianças comerem?
Deste debate vai depender meu voto.
Ia votar na Marina, mas depois desta.

 
Às 28/9/10 18:57 , Anonymous Jane disse...

Boa noite!
Anônimo que horror.
Eu que uso Natura por pensar ser uma empresa eco e socialmente responsável.
Que absurdo estão fazendo aos índios.Estranho que a grande mídia não denuncia, não que eles não saibam, sim por terem interesses, a Natura é anunciante. Pelo que li e pesquisei, são denúncias apuradas pelo Ministério Público.

 
Às 28/9/10 20:46 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC: veja essas denúncias, vale a pena uma investigação. A wikipedia tirado o nome do Anastasia de um site de um movimento pró-glbt:

http://gamesreflexoes.blogspot.com/2010/09/extra-blog.html
http://www.youtube.com/watch?v=jgJ233SNnz0&feature=player_embedded

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 29/9/10 07:45 , Blogger mnc disse...

Bom dia Comunidade!!!
Estamos com o post quase pronto, o que tá pegando é a edição no blogger, toda hora caindo.
Um saco!
Antídoto? Praticar Murphey e sua lei do esforço inverso...
Mais tarde a gente tenta de novo.
Abraços!!!

 
Às 29/9/10 07:52 , Blogger mnc disse...

LJ meu querido,
Cê viu o dedate ontem? Dormi de tédio...aliás p falar a verdade p ocê, tô de saco cheio de eleição e ainda nem sei em quem votar.

 
Às 29/9/10 08:04 , Blogger mnc disse...

Jane preciosa!!!
Também usava Natura, usava daqui p frente não mais.

Votaria na Marina se não soubesse dessa sacanagem deles com os povos indígenas...Ontem no Pará ela falou em manejo sustentável da floresta amazônica, agora vejo o brilho de cifrão nos seus olhos...só se for p sustentar de verdinhas sua laia.

Ela como cria da floresta e de Chico Mendes...quem diria?
Até tu Marina?

O Serra é outro esquifoso...sua filhinha sócia da irmã de Daniel Dantas o pai do mensalão...sua voz sacerdotal se dizendo mãos limpas...
O vice Índio sorripiando merenda escolar...

O que me faz parecer mais palatável, diante de todos esses fatos, o caso filho da Erenice....
Já que nenhum é cutia... Medindo o tamanho dos rabos p ver quem vai merecer meu voto.

 
Às 29/9/10 09:23 , Blogger Revistacidadesol disse...

Oi, MNC.

Olha: vc tem de dar um xingo na gente de vez em quando, estilo gt e cobra: e o post, gente, e o post?

Perdi o debate! Mas, dentre os quatro, gosto muito do Plínio. A Marina é boa oradora. Dilma e Serra são dois adoráveis picolés de chuchu.

Abs do Lúcio Jr.

 
Às 29/9/10 09:28 , Blogger Revistacidadesol disse...

MNC: sugiro vc conheça as propostas do Alex lá no:

http://saojoaodelpueblo-pcb.blogspot.com/

Pode perguntar a ele q ele interage pela web, não é só propaganda não.

Abs

 
Às 29/9/10 17:42 , Blogger mnc disse...

OiLj!!!
Adoroooo, Longe de mim ser áspera, amo quando chego aqui e vejo que vcs deram o sinal de suas Graças...e lançam luzes e saberes no nosso blog.
Meu voto é meio de cabresto...O da Sanfoneira, ai que ela dá no pé e acaba que voto em quem ela quer...Touro já viu né? Quando encasqueta com uma coisa, pessoa ou candidato...
Aquilo não é nem cabo eleitoral da Dilma é uma sargenta de alta patente.
Quem chega aqui na porta ela opera: O rapaz que trás água mineral, o carteiro, o Sr da reciclagem, analfabeto que ficou feliz da vida ao conseguir aprender com ela como votar, o Veizim alemãozim da verdura,tb iletrado...enfim não passa ninguém batido aqui na minha porta...É Deus o mundo e seu Raimundo...
Sem contar os aniversários, velórios, missas, até na procissão de N S d'Ajuda...Aos bisnetos induz a pedir p os outros avós, os primos e amiguinhos dos bisnetos...manda entregar santinhos aos vizinhos.
Oda é f, opera em alta frequência.
Curou sua tecnofobia aversa a engenhocas digitais graças a essa eleição, viciou no blog do PHA...agora adora ficar no note book. Estrategicamente coloco p blogar 10 da manhã até o almoço, hora que acontece a hipoglicimia, um susto danado...ai tenho sossego p fazer o almoço.
Ela distrai, ri sozimha, Lê todos os comentários, anota frases que gosta p repetir com as "meninas" da mesa de jogo (essa semana mais uma ficou viuva)...Blogando, a glicose dela sossega a piriquita...
Me fez tirar de ouvido na sanfona p ela aprender a marchinha da Dilma: "Depois do Cara a gente vota é na Coroa"
Ai de mim se não votar em quem ela quer, não posso lhe dar esse desgosto ...
Dá p entender agora?
Vou sim lá conferir as propostas do Alex.
Abraços!

 
Às 29/9/10 19:21 , Blogger mnc disse...

Amanhã no nascer do sol post novo.
Um boa noite a todos e todas.
Até lá, espero vcs!
Abraços.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial