sábado, 30 de outubro de 2010

Holofotes na "Campanha subterrânea"


Buenas Blogsfera!

Antes de desarmar nosso palanque, não poderiámos deixar de repercurtir do blog do Nassif, esse relato muito bem embasado em provas concretas; fundamental para entendermos a metodologia "fura olhos", trairagem que fazem ao povo brasileiro, totalmente comprometida com os interesses dos que têm as rédias da campanha neo-liberalista radical tucana.
O que está em jogo é a nossa autonomia como nação e nossos recursos estratégicos.
Pense nisso na hora de votar!
O poder oculto de influenciar e formar opiniões, desestabilizar governos mundo afora, a cartilha que Serra reza.
Também na pauta um divertido vídeo, foi postado pela nossa colaboradora antenada Ana Paula Naps, do pessoal pedra de responsa da UNB de Brasília.
Abraço Fraternal!

Os segredos internacionais por trás da “Revolução do Ódio” no Brasil
Por Mauro Carrara

O PSDB, o partido neoliberal de José Chirico Serra e Fernando Henrique Cardoso, montou ainda em outubro de 2009 um eficiente sistema capaz de disparar diariamente mais de 152 milhões de e-mails para brasileiros de todas as regiões.
Esse sistema é preferencialmente utilizado para disseminar peças de calúnia e difamação contra Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e qualquer figura pública que ouse tomar partido do projeto da esquerda no Brasil. Funcionando também nas redes sociais, essa é uma das principais frentes da "Revolução do Ódio" em curso no país.
Até o primeiro turno da eleição presidencial, havia mais de 650 militantes, quase todos bem remunerados, para difundir material venenoso contra o governo federal. Neste segundo turno, essa super tropa de terrorismo virtual, recrutada por Eduardo Graeff, conta com mais de 1.000 militantes.
Esse, no entanto, é apenas um braço do movimento de golpismo midiático financiado por entidades ultra-conservadoras, sobretudo norte-americanas, empenhadas em desestabilizar movimentos de esquerda pelo mundo e assumir o controle das fontes de riqueza nos países emergentes.

O enigma das “revoluções coloridas” ...

Há 15 anos, a Internet vem sendo utilizada como ferramenta de sabotagem por esses grupos.Dentre eles, destacam-se o poderoso National Endowment for Democracy (NED), a United States Agency for International Development (USAID) e inúmeras entidades parceiras, como a Fundação Soros.

O NED, por exemplo, financia várias organizações-satélite, como o World Movement for Democracy, o International Fórum for Democratic
Studies e o Reagan-Fascell Fellowship Program, que atuam direta ou indiretamente em todos os continentes.
Grupos ligados ao NED, por exemplo, tiveram comprovada atuação nos episódios políticos que desestabilizaram a coalizão de centro-esquerdana Itália, em 2007 e 2008. Acabaram errubando o primeiro-ministro
Romano Prodi e, em seguida, reconduziram ao poder o magnata Silvio Berlusconi.
A ação envolveu treinamento de jornalistas, divulgação massiva de boatos na Internet, dirigidos sobretudo aos jovens, e distribuição seletiva de caríssimos “estímulos” a senadores de centro.
Mas, afinal, o que é o NED?
Criada em 1983, por iniciativa do presidente estadunidense Ronald Reagan, trata-se oficialmente de uma entidade privada, mas abastecida de forma majoritária por fundos públicos.
Ainda que seus dirigentes a qualifiquem como um centro de incentivo à democracia, trabalha sempre no apoio a movimentos de direita, com forte ênfase no liberalismo, no individualismo, no privatismo e no pressuposto de que os interesses do mercado devem prevalecer sobre os
interesses sociais.
Segundo o conceituado escritor e ativista norte-americano Bill Berkowitz, do movimento Working for Change, o objetivo do NED tem sido “desestabilizar movimentos progressistas
pelo mundo, principalmente aqueles de viés socialista ou socialista democrático”.

O NED e suas entidades parceiras figuram na origem das chamadas “Revoluções Coloridas” que se espalharam pelo mundo nesta década.
A primeira operação virtual-midiática de grandes proporções foi a chamada Revolução Bulldozer, em 2000, no que ainda restava da Iugoslávia.

O nome do movimento se deve ao ato violento de um certo “Joe” (na verdade, Ljubisav Dokic) que atacou uma emissora de rádio e TV com uma escavadeira. Logo, foi transformado num emblema da sedição.
Na época, especialistas em mobilização de entidades financiadas pelo NED concederam apoio técnico e treinamento intensivo aos membros do Otpor, grupo estudantil se tornaria fundamental na campanha de desestabilização do governo central.

Talvez o melhor exemplo desse trabalho de corrosão política tenha ocorrido em 2003, na Geórgia, na chamada Revolução das Rosas, que culminou com a derrubada do presidente Eduard Shevardnadze.
Novamente, havia uma organização juvenil envolvida na disseminação de boatos, denúncias e incitações, a Kmara (Basta!), além de várias ONGs multinacionais como o Liberty Institute.

A Revolução das Rosas não teria ocorrido sem o apoio das associações ligadas ao bilionário húngaro-americano George Soros. A Foundation for the Defense of Democracies, instituto neoconservador com sede em Washington D.C., revelou que Soros investiu cerca de US$ 42 milhões nas operações para derrubar Shevardnadze.
O roteiro se repetiu em vários outros movimentos, como a Revolução Laranja, na Ucrânia, em 2004, e a Revolução das Tulipas, no Quirguistão, no ano seguinte.
Levantes dessa natureza ainda têm sido estimulados por esses grupos e seus agentes, que visitam os países-alvo em épocas de crise ou durante processos eleitorais.
Observadores internacionais estimam, por exemplo, que NED e USAID investiram US$ 50 milhões anuais no suporte às entidades que desestabilizaram e derrubaram o governo de Manuel Zelaya, em Honduras.
Nem sempre, porém, as “revoluções“ patrocinadas por essas entidades são coroadas de pleno êxito. É o caso da chamada “Revolução Twitter”, ocorrida na Moldávia, em 2009, e das frequentes operações de terrorismo midiático e virtual desenvolvidas pela oposição venezuelana.
Em todos esses episódios, há um procedimento estratégico que vem sendo seguido pelos grupos de sabotagem. Podemos sintetizá-lo em dez mandamentos operativos:
1) Difunda o ódio. Ele é mais rápido que o amor.
2) Comece pela juventude. Ela esta multiconectada e pode ser mais facilmente mobilizada para destruir do que para construir.
3) Perceba que destruir é “divertido”, ao passo que “construir” pode ser cansativo e chato.
4) A veracidade do conteúdo é menos relevante do que o potencial impacto de uma mensagem construída a partir da aparência ou do senso comum.
5) Trabalhe em sintonia com a mídia tradicional, mas simule distanciamento dos partidos tradicionais.
6) Utilize âncoras “morais” para as campanhas. Criminalize diariamente o adversário. Faça-o com vigor e intensidade, de forma a reduzir as chances de defesa.
7) Gere vítimas do oponente. Questões como carga tributária, tráfico de drogas e violência urbana servem para mobilizar e indignar a classe média.
8) Eleja sempre um vilão-referência em cada atividade. Cole nele todos os vícios e defeitos morais possíveis.
9) Utilize referências sensoriais para a campanha. Escolha uma cor ou um objeto que sirva de convergência sígnica para a operação.
10) Trabalhe ativamente para incompatibilizar o político-alvo com os grupos religiosos locais.

Várias dessas agências internacionais de desestabilização enviaram emissários ao Brasil, especialmente a partir do ano passado.

A ação-teste no Brasil foi desencadeada por meio do movimento “Fora Sarney”, organizado pelo movimento denominado “Rir para Não Chorar”, ou simplesmente RPNC.
Os "indignados moralistas" de direita escolheram o político maranhense como alvo, mesmo depois de tolerá-lo durante 45 anos em instâncias decisórias do país.
O líder da vez era um certo Sérgio Morisson, que se dizia consultor de ONGs e “fashionista”. Na época, vivia na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), atuando no Comitê de Jovens Executivos.
Na verdade, Sarney serviu apenas como um pretexto de ensaio golpista. O objetivo do grupo era canalizar o ódio da jovem classe média contra o governo Lula.
Distribuíram 50 mil narizes de palhaço, seguindo disciplinadamente a cartilha de simbologia dos movimentos patrocinados pelo NED.
Na verdade, muitos dos “palhacentos” já tinham atuado em outro levante do tipo, o famigerado “Cansei”, que dois anos antes tentara se aproveitar do acidente com o avião da TAM para fomentar uma revolta popular contra o governo federal.

Na presente eleição presidencial brasileira, todo o receituário estratégico e simbólico das revoluções coloridas foi empregado no fortalecimento da candidatura da ex-petista Marina Silva.
A chamada “onda verde”, que impediu a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno, foi vigorosamente apoiada por expressivos setores da direita brasileira, inclusive com suporte mal disfarçado de parte da militância oficial do PSDB.
A direita estrangeira e o golpe em curso no Brasil...
A principal entidade articuladora da “Revolução do Ódio” no Brasil é o Instituto Millenium (IM), que dispensa apresentações ao leitor da blogosfera.
O IM tem uma fixação especial por Ayn Rand, uma escritora, roteirista e pseudo-filósofa russa que viveu a maior parte da vida nos Estados Unidos.
Rand defendia fanaticamente o uso de uma suposta razão objetiva, o individualismo, o egoísmo e o capitalismo. Segundo a base de sua “filosofia”, o homem deve viver por amor a si próprio, sem se sacrificar pelos demais e sem deles esperar qualquer solidariedade.
Para os seguidores de Rand, o espírito altruísta cooperativo é visto como fraqueza e como destruidor da energia humana empreendedora.

Rezam pela cartilha de Rand, por exemplo, o articulista de Veja Reinaldo Azevedo e o economista Rodrigo Constantino, membro do Conselho de Fundadores e Curadores do IM, autor de livros barra-pesada como “Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT” e “Egoísmo Racional – o Individualismo de Ayn Rand”.

O conselho editorial do instituto é liderado por Eurípedes Alcântara, diretor da revista Veja, tão conhecido pela barriguda matéria do Boimate (o anúncio da fusão genética do boi com o tomate) quanto por sua devoção fanática pelos Estados Unidos e pelo neoliberalismo radical.
Participante ativo de programas de entidades financiadas pelo NED, Alcântara frequenta simpósios e atividades de treinamento destinadas a impor na América Latina o pensamento da direita corporativa norte-americana.
A Internet ainda exibe uma conversa tão estranha quando reveladora entre o executivo da Editora Abril e Donald “Tamiflu” Rumsfeld, ex-secretário do Departamento de Defesa dos EUA. Segue aqui uma fala entusiasmada do entrevistador:
- Yeah, that would be my pleasure. I have been watching close your role in the United States and I must say that I admire you. You are so firm since the beginning. When they said they were going there for the oil and then they said you were going there for
your own interests, and then, well, we see democracy spreading throughout the Arab world. This is not a small thing, right?
As relações entre o Millenium e entidades estrangeiras seguem diversas rotas de financiamentos e apadrinhamentos, mas um pouco dessa complexa malha de articulações pode ser visualizada aqui: http://obicho.wordpress.com/2010/03/08/o-anti-foro-de-sao-paulo-e-o...

Hoje, os apoiadores estrangeiros do Instituto Millenium e dos partidos da direita brasileira têmum olho ansioso na eleição e outro faminto na compensação exigida. O principal balconista desse negócio é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que recentemente, em Foz do
Iguaçu (PR), tentou acalmar sua inquieta freguesia.

Caso José Serra vença o pleito em 31 de Outubro, o pagamento prometido está garantido: a entrega do Banco do Brasil, da Petrobrás e de Itaipu aos patrocinadores da “Revolução do Ódio”. Mais estarrecedor que esse acordo é o silêncio até agora das forças progressistas.
O que falta para se revelar esse segredo ao povo brasileiro?
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1683



Marcadores: , , , , ,

33 Comentários:

Às 30/10/10 11:01 , Blogger mnc disse...

Então pessoal é isto...
O neo-imepralismo querendo dar as cartas aqui em nossa Terra Brasilis...Sai Zica que nosso solo é benzido!
Sem citar o serviço tele-marketing a la Tucanalha para os off-line que assola nossos lares espalhando boatarias p confundir o eleitor
Os tentáculos alcaçam até as rádios de interior com Jabor e sua Ladainha neo-liberal, pregando sua cartilha: Privatizar é bom p o país, a Petrobrás é um cabide de empregos...ainda bem qu eos ouvintes da rádio não entendem seu palavriado acadêmico...rsrsr.
Aqui de cabo a rabo dos Vales do Jequitinhonha, São Mateus e Mucury todo mundo é Dilma.
No governo Lula, Pela prmeira vez na história nossa região foi tratada como merecia.
Temos todos os motivos para apostarmos nossas fichas na Dilma.
Vários projetos de agricultura, uma universidade Federal de primeira, estradas consertadas, restaurante popular e a ZPE que se Deus quiser vai sair do papel.

 
Às 30/10/10 11:24 , Anonymous Anônimo disse...

Privatizar nois pensa que é jogar na privada e dar descarga. A privada do Mainardi...kkkkk

 
Às 30/10/10 15:23 , Anonymous Tia zulmira disse...

blog do Nassif?? tindi...ai ai. cada coisa hein??!! mas vc sabe quem é Nassif né, quem o paga??!! vc ñ é paga por ele né? fala que ñ, por favor.

 
Às 30/10/10 22:11 , Anonymous Anônimo disse...

Tia Zumira, quá!
Para cada Reinaldo Azevedo, nós temos um Nassif, tendeu? Ou precisa desenhar?

 
Às 30/10/10 22:52 , Anonymous Ficando Henrique Nervoso disse...

Zumirão tucana!
Não adianta se depenar porque essa já é da Dilma.
Em MG ela está 19% nas pesquisas.
O PIG dançou!

 
Às 31/10/10 00:06 , Anonymous Ana Paula disse...

MNC minha jóia,

QUE BARRA PESADA, heim?

Ui, que tô com medo desse tipo de teoria da conspiração porque ela tá dando uma pinta de verdade.
Eu nunca fui muito fã dos estudantes da UnB (já tive cada briga que nem te conto, quase vai no soco e foi com professor, rsrsr) que são um bando de metidinhos mas eles vivem reclamando que tem gente estranha na universidade.
O reitor é norte-americano!
Faz sentido, né?

Eu vou utilizar referências sensoriais para a campanha do Serra: uma bolinha de papel! :D

Beijos!

 
Às 31/10/10 00:10 , Anonymous Ana Paula disse...

Olha,

Deixa eu contar uma coisa aqui: me deixa muito fula da minha vida o telefone esgoelar, eu sair do meu sofazinho quentinho gostosinho com TV a cabo, assistindo House, para atender uma ligação eletrônica da WESLIAN RORIZ.

Sério mesmo. Me respeita. PÔ!

O Agnello vai ganhar no DF. Olha que eu nem sou PT. Meu, esse curral do Roriz com mais de 20 cidades satélites que ele criou só doando lote é forte demais mas A LARANJA VAI PRO CESTO!!!

 
Às 31/10/10 00:47 , Anonymous Ana Paula disse...

Ó,

Notícias fresquinhas dos States. O trem não tá bão lá não...

"The elections are in a couple of days in USA -- looks like the most ugly Republicans ever will win big . There are a whole slew of thug-like demagogues that have the moron-majority, convinced that Obama is Hitler, that will vote in people that really should not be allowed to run for dog-catcher, much less Congress.

You might think I am exaggerating.I am not. I could give a long list of examples.It is very sad . America is really going downhill fast."


VIXE! Tá vendo? A bobageira não é só aqui não!

 
Às 31/10/10 07:45 , Blogger mnc disse...

Bom Dilma Blogsfera!
Ana minha flor, dando dando a ar de sua graça, beleza? è cê tá certa, a bagaceira se espalha como fogo de palha.
Quanta informação, relevante fio condutor. Pera aí deixa processar..muito bem pontuado, Ana, uma coisa levando a outra...
O Reitor da UNB é yanque, lonje vão os tempos áureos...estranho heim? O curral do Roriz tá muito bem cercado, dando terrenos e outras moedas eleitoreiras...pena.
Depois do ápice a queda do império uncle Sam, os republicanos reaças vão embassar o Obama.
Gente pera aí, deixa ver se entendi, comparam Obama a Hitler...é a tal da organização ultra-escancarada (não mais secreta) de desastabilizar governos progressistas anti neo-liberais.
Uma receitinha do povo daqui p romper currais é o aconselhamento corpo a corpo, ensinando o eleitor a ser bem sem-vergonha:
_Seu patrão não precisa saber em quem vc votou, o voto é secreto, se a pressão for muita minta, sim doutor votei em quem o Sr mandou.
_Aceita sim a cesta básica, por que não? Só não votar em que compra seu votos com cesta básica...(está errado, mas como dizer para um faminto não aceitar a comida?)
Agora graças a Deus, com a lei eleitoral, acabou mais essa prática indecente de compra de votos.
No primeiro turno prenderam um bocado de gente com cesta básica e milhares de notas de 10 reais.
Menina que ocê é valente heim? Uma virtude, nesse mundo em que a covardia vira virtude.

Realmente existem professores e professores.
Imagino as razões que a levaram a essa reação.
DEvem ter sido fortes o suficiente, pois vc é da paz e um docinho de pessoa. Só não cutucar a oncinha com vara curta né? rsrsrrs.
Bjs minha flor e muito obrigada pelo vídeo sensacional. Tá bobamdo o acessos.
FAlando em UNB tenho uma prima que há muitos anos é pesquisadora e professora da UNB, suas pesquisas são com superdotados, tem trabalhos publicado no mundo inteiro. Como aproveitar o potencial deles da melhor maneira possível: Eunice Maria Soriano.
Um ótimo domingo p vc e Deus abençoe.
Abraço!

 
Às 31/10/10 07:50 , Blogger mnc disse...

Ô tia Zumira, já foi na missa hoje? Se não no ato penitencial peça perdão ao Pai do Céu por essa sua insinuação maldosa de que a mnc tá recebendo algum por fora p fazer campanha p Dilam.
Fala sério né colega?
Graças a Deus aqui na minha casa nunca entrou um pão que fosse, de nenhum político.
A gente pauta nossa vida na ética e honestidade, se quisesse estar milionária estaria, de muitas formas.
Mas prefiro viver a vida que levo em que não me falta nada mas tb p ter algum conforto tenho de ralar e muito.
Não lhe mando p aqule lugar porque o FHC e o Anônimo já tomaram as minhas dores.
Araços "Tia ânima Márcia, ops, Zulmira!"
Abraços!

 
Às 31/10/10 08:17 , Blogger mnc disse...

Queridíssimo inconfundível Anônimo.
Na mosca meu rei.
Lei da proporcionalidade, ação e reação.
Para cada Reinaldo Azêdo um Assif.
Ou pensam que é amarrar p socar na linha abaixo da cintura, sem direito a defesa?Dá-lhe Anônimo.
Abraços!

 
Às 31/10/10 08:21 , Blogger mnc disse...

FHC quanta honra!
O anônimo no post passado, disse que ocê tá bem na foto heim? Os 2 namoradins vão casar amanhã cedinhins...rsrrsrs. Pegando geral!
Agora entendo esse sorriso de quem tá desafogando o ganso, molhando o biscoito...
Apenas um conselho, a azulzinha nessa faixa etária pode dar infarto...orgasmo mortal.
Lembra do filme "Império dos sentidos?" é porraí...
Bom que na hora H, tem quem tire o seu e de sua laia da reta no supremo. Cê não é nada bôbo né?

 
Às 31/10/10 08:30 , Blogger mnc disse...

Ana a prima que lhe falei, dei uma googlada nela...

A professora Eunice Maria Lima Soriano de Alencar nasceu aos 15 dias do mês de janeiro de 1945 em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Em 1967, graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Após concluir seu curso de graduação, permaneceu na instituição atuando como instrutora de ensino da disciplina Psicologia Médica durante sete semestres. Em 1970, concluiu seu mestrado na Purdue University, nos Estados Unidos da América com a dissertação "Theoretical contributions to the study of creativity". Dando continuidade à sua formação, cursou seu doutorado, na mesma instituição, no período de 1971 a 1974, tendo defendido a tese intitulada "A study of creativity training among Brazilian elementary school". Em ambos os cursos, foi bolsista da United States Agency for International Development. No ano de 1985, a professora Eunice Alencar realizou seu pós-doutorado na Purdue University, sendo contemplada com bolsa da Fullbright.

A solicitação de outorga do título de professor emérito à professora Eunice Maria Lima Soriano de Alencar justifica-se por sua expressiva contribuição a) ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, pelo período de 25 anos em que a professora integrou o quadro docente permanente desta universidade; b) à área de Psicologia no País e c) a políticas públicas educacionais e tecnológicas.

A seguir, tais contribuições serão detalhadas.

Continua

 
Às 31/10/10 08:32 , Blogger mnc disse...

Contribuição ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília

Dois anos antes de concluir seu doutoramento, a professora Eunice passou a integrar o quadro docente da Universidade de Brasília, com dedicação exclusiva. Em 1997 se aposentou no cargo de Professora Titular, após 25 anos de serviços prestados à instituição. Neste período, ministrou e criou diversas disciplinas na graduação e pós-graduação. Por duas vezes ocupou o cargo de chefe do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Na área de extensão, coordenou inúmeros cursos, oficinas e palestras na área de criatividade e desenvolvimento de talentos. Participou, ainda, de várias bancas de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado e orientou dissertações de mestrado.

É importante ressaltar, entretanto, que a contribuição da professora Eunice Alencar ao Instituto de Psicologia foi além das atividades rotineiras de um docente de instituição universitária. Há de se destacar que ela, por iniciativa e esforço próprios, foi responsável:

continua...

 
Às 31/10/10 08:32 , Blogger mnc disse...

a) Pela criação, em 1985, da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, no então Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília, considerada, até hoje, uma das mais conceituadas revistas da área no País. Foi, ainda, a primeira editora da revista, exercendo a função no período de 1985 a 1986.

b) Pela redação e encaminhamento, na segunda metade da década de 1980, da proposta de implantação do Programa Especial de Treinamento (PET) da Psicologia na UnB à CAPES, órgão do Ministério da Educação responsável pelo programa na ocasião. Foi a primeira tutora do Programa Especial de Treinamento (PET) da Psicologia, coordenando-o no período de 1987 a 1990.

c) Pela implementação e desenvolvimento das linhas de pesquisa "Criatividade nos contextos educacional e organizacional" e "Processos de identificação e atendimento ao superdotado". Neste sentido, foi pioneira, na década de 1970, na implantação dessas áreas de estudo no País, contribuindo para que o Instituto de Psicologia se tornasse, como poucos no Brasil, um centro de excelência de investigação dos fenômenos da criatividade e superdotação. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia é um dos raros que conduzem pesquisas e oferecem cursos de mestrado e doutorado nas áreas mencionadas.

A análise do curriculum vitae da professora Eunice Alencar indica que, mesmo após ter se aposentado da Universidade de Brasília, passando a integrar o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília, ela mantém laços com o Instituto de Psicologia. Ela tem participado de bancas de defesas de trabalhos de mestrado e doutorado, exames de qualificação e desenvolvido projetos integrados de pesquisa na área de criatividade com docentes do Instituto, em especial com recém-doutores.

É importante, portanto, reconhecer o quanto a professora Eunice Alencar ajudou a tornar o Instituto de Psicologia da UnB expressivo no Brasil. Na análise a ser realizada a seguir também fica claro como a sua produção em periódicos estrangeiros contribuiu para projetar o Instituto em outros países.

continua

 
Às 31/10/10 08:33 , Blogger mnc disse...

Contribuição à Área de Psicologia no País

A professora Eunice Alencar tem se destacado por sua contribuição ao avanço da Psicologia no Brasil, em especial, das áreas de criatividade e superdotação. A análise da sua produção acadêmica, mencionada até março de 20032, destaca a publicação de a) 110 artigos, sendo 80 em periódicos nacionais e 30 em periódicos internacionais de excelência, b) 23 trabalhos completos em anais de congressos, c) 12 livros, d) 21 capítulos de livros, e) 10 artigos em jornais de notícias e f) 5 artigos em revistas de divulgação. Seu curriculum vitae indica, ainda, a organização de três livros e apresentação de 107 trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. Dentre os seus livros publicados, destacam-se: Psicologia da Criatividade, Psicologia e Educação do Superdotado, Como Desenvolver o Potencial Criador e Psicologia – Introdução aos Princípios Básicos do Comportamento, já em sua 13ª edição.

Desde a década de 1980, a professora Eunice vem atuando como conselheira editorial e consultora ad hoc de revistas na área de Psicologia e Educação, tais como Psicologia: Ciência e Profissão (do Conselho Federal de Psicologia), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Psicologia: Reflexão e Crítica (da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Psicologia: Teoria e Pesquisa (da Universidade de Brasília), Humanidades (Universidade de Brasília), Cadernos de Pesquisa do NEP, Psicologia Escolar e Educacional, Cadernos de Educação Especial e Psico (PUC-RS). Na esfera internacional, tem contribuído para as revistas Interamerican Journal of Psychology, Revista Portuguesa de Educação, Revista Ideacción, Revista Psychologica, Gifted Education International e Gifted and Talented International, dentre outras.

 
Às 31/10/10 08:34 , Blogger mnc disse...

A professora tem integrado comissões organizadoras e científicas de diversos congressos nacionais e internacionais de Psicologia. Já foi membro da diretoria da Associação Brasileira para Superdotados – DF (presidente), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Conselho Fiscal), American Logos Foundation e Federação Ibero-Americana do Conselho Mundial para o Superdotado e Talentoso (Vice-Presidente). Foi, ainda, representante do Brasil no World Council for Gifted and Talented Children (1985-2000) e na Sociedade Interamericana de Psicologia (1990).

Desde 1995, a professora é pesquisadora nível IA do CNPq. Além disso, ela coordena, desde 2001, o grupo de pesquisa Processos Criativos e Superdotação, cadastrado no CNPq, que integra pesquisadores de distintas instituições de ensino superior (ver www.talentocriativo.com.br).

 
Às 31/10/10 08:34 , Blogger mnc disse...

Como contribuição da professora Eunice Alencar à área de Psicologia no País, podemos ressaltar:

a) Pioneirismo nas áreas de criatividade e superdotação ao trazer tais temas para serem estudados no Brasil, após seu doutoramento no exterior.

b) Formação de pesquisadores nas áreas mencionadas, expandindo e multiplicando o número de estudiosos envolvidos com a área. Grande parte de seus ex-orientandos encontra-se, atualmente, em postos-chave em universidades, agências de fomento, ministérios, secretarias estaduais de educação etc, elaborando políticas educacionais, desenvolvendo projetos de pesquisa e/ou implementando programas de intervenção envolvendo as áreas de criatividade e superdotação.

c) Divulgação da produção científica brasileira no exterior, seja por meio de publicações de artigos e capítulos de livros ou apresentação em congressos internacionais. Vale destacar que a professora foi também pioneira, na década de 1970, na publicação de artigos em periódicos estrangeiros, prática incomum para a época.

d) Liderança na formação de grupos de pesquisa nas áreas de criatividade e superdotação, atuando como modelo de professora pesquisadora tanto para jovens cientistas quanto para os mais experientes, em termos de pioneirismo, domínio de conhecimento e postura ética.

 
Às 31/10/10 08:36 , Blogger mnc disse...

Contribuição a Políticas Públicas Educacionais e Tecnológicas

Desde a década de 1980, a professora Eunice Alencar tem atuado como consultora de órgãos públicos, como Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, CAPES, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul e de Pernambuco, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina e SERPRO. Ela participou do comitê assessor da área de Psicologia do CNPq no período de 1989 a 1990, sendo a coordenadora no último ano.

No que tange à contribuição à política pública educacional e tecnológica brasileira, observa-se sua forte atuação na política governamental em termos de sua participação, como consultora, na elaboração de diretrizes curriculares e tecnológicas, bem como na recomendação e supervisão de práticas educacionais, técnicas e de pesquisa na implementação de projetos e programas de intervenções nos contextos educacionais e tecnológicos. Alicerçados em bases teóricas e evidências empíricas fornecidas pela professora Eunice Alencar, mudanças na condução de estudos, práticas e serviços na área de superdotação e criatividade têm sido realizadas, possibilitando, desta forma, atender as necessidades de crianças e adolescentes criativos e talentosos, como também orientar professores a lidarem com a diversidade em sala de aula.

Sua contribuição valiosa às políticas públicas educacionais e tecnológicas resultou na outorga de três distinções. Em 1998, foi agraciada com o Troféu Stella Prata, personalidade de destaque em Educação, oferecido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Distrito Federal. Além disso, em 2002 recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília pelo trabalho na área de Educação, outorgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Recentemente passou a integrar o Comitê Honorário Permanente do Conselho Brasileiro para Superdotação, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à área no País

 
Às 31/10/10 09:52 , Anonymous Ana Paula disse...

Bom dia!

Jóia,

Que mulher maravilhosa e non-stop a Dra. Eunice! Pioneira! Nossa, que currículo impressionante e não somente isso, que contribuição única! Fiquei imaginando onde ela arrumou tempo para fazer tanta coisa mas quer saber... Grandes pessoas sempre arrumam tempo pra tudo.

Não sei se o povo que difama lá é o mesmo que difama aqui, mas foi de uma coincidência incrível o Dave me enviar essa nota ontem!
Olha que eu dei uma chincha nele viu, porque o Obama, vamos combinar, tá fazendo uma porcaria de governo. A política internacional tá um lixo, a interna, bem, não precisa nem mencionar. Acho que ele ficou bravo comigo.

Eu conheço muita gente da UnB porque minha irmã vive lá, acho que ela NÃO quer acabar o curso dela de filosofia, rsrsrs. Volta e meia eu ia buscá-la na Universidade ou ela trazia os amigos/professores aqui em casa.

A UnB é assim: como os horários são doidos, se você trabalha não dá pra estudar lá. E eu sempre trabalhei.
Então os estudantes ficam putos comigo porque eu não sou "acadêmica" e eu tiro um sarro honesto com eles porque são uns fazem-nada.
Um dia o Klênio, do qual já tive cada batida de dar medo, veio fazer gracinha comigo logo num boteco.
-- Quer dizer que você é analista DO sistema?
Ah, pediu, foi na lata!
-- Uai, analista DO sistema é você, que é filósofo, eu heim!
:D
Mas ele é bonzinho. Hoje está tudo bem.
Outra foi um dia que a Pri me obrigou a assistir uma aula de história de um professorzinho dela que eu detesto porque é um hipócrita de primeira e fiquei lá, sentada escutando a patacoada dele. Perguntaram minha opinião. Eu falei que não, thanks, valeu. Insistiram, eu respondi. Ele ficou todo raivozinho comigo, mandei ele pastar e saí da sala. Azedou a aula.

Depois me contaram que ele foi em um movimento dos estudantes/MST e quando a coisa ficou feia ele correu de volta para o ônibus e ficou encolhidinho na última cadeira. Virou piada.

Mas tem muita gente boa lá. Os estudantes são super-engajados (com exceção das exatas, que é topada em qualquer lugar do mundo) e rola mesmo um climão de paranóia lá. Eles já denunciaram várias vezes a gringaiada "estranha" passeando e fazendo perguntas. Depois eu pego mais detalhes.

Estou numa animação de noite de caldos com bingo dançante para a terceira idade de ir votar. Pense.

Beijos!

 
Às 31/10/10 13:00 , Anonymous Ana Paula disse...

...A história da difamação, minha amiga MNC, ela deveria ter uma cadeira na universidade só pra ela.
Tão fácil espalhar uma mentira.
Tão difícil reconstruir uma reputação.
Desde a primeira mulher/homem que alguém apontou o dedo e o resto dos imbecis, por algum interesse excuso ou simplesmente tédio, seguiu, já era.
Já era a melhor das pessoas.
Fatos são mais importantes que falácia.
Vamos nos ligar sempre aos fatos.

É a moral de Kant:

"A lei moral dentro de mim, o céu estrelado acima de mim."

Beijos, filosofei capengando aqui.

 
Às 31/10/10 15:42 , Blogger mnc disse...

Ai Ana minha flor que me divirto com você. Totalmente canceriana...rsrrs.
No tanks, valeu...mas se é p mandar ver no que pensa solta o verbo. Entre o discurso e a ação, o cancerano se capta uma contradição, bang-bang...rsrsr.
O professor caga-fino na hora do pega p capar...conheço essas peças que falam de revolução social na teoria e na hora H...dão p trás.
A sanfoneira tinha um tio assim, no dia que o Aécio pai baixou lá um decreto p arrancar os trilhos da estrada de ferro Bahia Minas...
Teve o maior quebra-pau, o povo insatisfeito foi p rua e teve até tiroteio.
O Tio Arquimedes ficou o tiroteio todo procurando seu chapéu p poder sair de dentro de casa e ir se juntar aos isurgentes...rsrrs.

A mulher dele era toda valente, ele muito intelectual, latinista expimio....mas um borra-botas, ficava empurrando o pobre p ir protestar, mas isso lá não era com ele.

A prima é uma pessoa que ocê vendo ela assim não diz...super simples.
Eu encasquetei que vou frequentar o ambiente acadêmico...
Uma carreira no rumo da sua, Ciências da Compitação.
Uma vez li numa news week: Todas as cèncias hoje convergem p as digitais...vc é hiper-inteligente e com certeza exerce o seu sagrado ofício com a maior competência...cada uma sô...te zoar por uma profissão tão desafiadora principlamente p uma mulher, Ana tiro o chapéu p vc, quero ser assim quando crescer.
Nossa bingo dançante, que programa comportadinho...rsrrsrs.
Bjs!
Que lindo essa do Kepler vou guardar na memória.

 
Às 31/10/10 16:13 , Blogger mnc disse...

Sim o Obama...
Pegou o governo na cúspede de uma crise despenca serra abaixo, plantada nos governos bushs anteriores. A bolha estourou na mão dele.
Ele é o Lula de lá.
Outra dia assistí a um doc, sobre o perfil da crise americana...mostrando seus efeitos, na população.
Fiquei besta de ver, uma ex-alto executiva de multi-nacional que p cortar gastos cortou wok-force e ela nessa leva.
Morava bem perto do Central Park, num apartamento de luxo, "mourtage" (hipoteca). Um padrão de vida altíssimo.
Foi hipotecado, e hoje mora no Harley numa kitnet fim de carreira e ainda está p ser despejada porque deve 3 meses de aluguel.
O Obama criou um bolsa família lá...que para o sujeito não comprar alcool, é de vale-supermercado e também vale-aluguel.
Ainda tem um pessoal carniça do Health care, pois vai ter um SUS lá.
Americano é um bicho esquisito, o povo que mais faz doação de caridade no mundo, mas na hora de fazer justiça social e distrbuíção de renda chia.
A razão dessa organização pregar o individualismo é o medo que eles tem da coletividade, da sociedade civil organizada dai essa estratégia.
Esses como diz a CNN,under threat ataks, na véspera da eleição...um pacotinho do Iêmem...aiaiai. Cadê as armas quimicas do Iraque? Tudo caô colegapara desstabilizar o Obama.

 
Às 31/10/10 16:25 , Blogger mnc disse...

O pessoal carniça dos Healfh care são os lobistas das Empresas de planos de saúde, que pressionam o congresso e sanados americanos par não sair o SUS de lá.
O OBAMA pode esquecer...não vai passar nada lá mais. Nem lei p vale-velório de operário vítima de auto extermínio por desemprego, joga tudo na vala comum.
Ele que se cuide, se jpa não tem gente querendo mandá-lo p terra dos pé-juntos...

 
Às 31/10/10 16:26 , Blogger mnc disse...

sanados entenda-se insanos, os do Senado americano....esses atos falhos.

 
Às 31/10/10 16:27 , Blogger mnc disse...

Gnet efico aqui enrolando, vou estudar matemática.
Abraços e até mais!

 
Às 31/10/10 17:06 , Blogger mnc disse...

Encerrada a votação,
Agora é ouvir a cantiga das urnas, como dizia Brizola.
Traduzindo, urna tem rítmo, abrindo as primeiras dá p saber que rítimo a banda vai tocar se p um ou p outro.
Certo que a cantinela pode variar nos redutos eleitorais mas a proporção sempre se mantém.
Acho que Dilma ganha com mais de 20% dos votos.
Isso é matemática nada abstrata.
Na hora qua a lua entrar em virgem vai ficar melhor p assimilar as exatas...nunca vou conseguir resolver um ploblema de Guilbert mesmo...rsrrs.

 
Às 31/10/10 17:24 , Blogger mnc disse...

Daqui a pouco na rádio local, a contagem voto a voto em MG.
Uma amostragem de votação daqui dá p saber direitinho o resultado final.
Hoje ri demais...na hora de ir votar me chega aqui o Samuca, vestindo uma camisa vermelha pedindo p gente levá-lo...ele era 45. Era:
-Cansei de ser Serra aquele careca por causa de uma bolinha de papel, manteiga derretida, vai perder...agora sou Dilma.
Dai levamos Samuca p ir votar com a gente.
Na minha sessão, conheço as meninas da mesa e fiquei conversando com elas, distraí dele.
Na saída ele me disse, puxa mainha não vi ninguém votando no Serra, só Dilma.
Espantada perguntei...
Ué Samuquinha como que cê sabe?
-Fiquei espiando o povo votar, ué!
-Vixe Samuca o voto é secreto...
Niguém deu conta do danadinho.

Já a sanfoneira, depois que votou, comentou:
_fiquei olhando o retratinho da Dilma antes de confirmar, que mulher linda e elegante...
Isso no local de votação...
_Alertei, Oda Soriano cê quer ser presa por boca de urna? Ainda bem que posso alegar glicose alta pertubando seu juízo

 
Às 31/10/10 19:02 , Blogger mnc disse...

DILMA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL!!!

 
Às 31/10/10 19:05 , Blogger mnc disse...

Já dizia Brizola:
Me curvo ao poder das urnas.

 
Às 31/10/10 19:06 , Blogger mnc disse...

Serra sumiu, ningúém sabe, niguém viu nem dona Mônica dá notícia.
Dilma descansa, combateu o bom combate.

 
Às 31/10/10 19:37 , Anonymous Anônimo disse...

Mnc minha cara!
A Dilma merecia essa vitória.
Que ela dê continuidade ao Governo Lula voltado para as camadas menos favorecidas da Sociedade.
Meninas, Ana Paula e MNC, vocês são muito engraçadas. Me divirto horrores.

Acho que tia Zumira está se penitenciando.

O Faustão agora anunciou a vitória de Dilma e seus miquinhos de auditório muito bem treinados pelos assistentes de palco vairam a Presidente.
O Faustão justificou:Isto é a democracia, o povo tem direito de se manifestar.
Despeitados!

 
Às 31/10/10 19:54 , Anonymous Ana Paula disse...

AÊ MNC,

É DILMÃO NA LINHA, HEIM?

O morde-assopra, igual você diz, o imigrantezinho de segunda geração deve estar se mordendo todo, hauaauhaahauah!

Menina, é como eu disse pro Dave: eu quero a direita pelo menos 500 anos fora da presidência, Deus me livre essa gente nojenta!

Parabéns!

Vou mandar um e-mail pra galera do Agnelo lá no FB, eles venceram também!

Beijos.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial