sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Barrados do Baile: mico dos quinhentos anos...

Eis a vergohosa imagem dos 5 séculos do Brasil que ficou registrada e até hoje circula munda afora...

Índio Gildo Terena pede clemência antes de ser pisoteado pela tropa de choque



O estilo Tucano "Casa grande senzala, só para quem usa black-tie" de celebrar...
Passados 10 anos até hoje me doi lembrar, o festival de barbárie, em que se transformou a festa dos 500 anos do Brasil.
Com o olhar nesse passado não muito distante, olhamos para o futuro, vem aí a copa 2014 e as Olimpiádas 2016. É isso que queremos pra nosso povo?
Deus nos livre e guarde que o anfitrião seja da mesma laia e se repita esse triste episódio vergonhoso da História de nosso glorioso pais...


Preparada aos mínimos detalhes para ser a "masterpiece" do Governo FHC, se tornou o mico do século.
Entre 735 credenciados profissionais da imprensa de todo o mundo, credencial fornecida pelo Ministério das Relações Exteriores, mnc, contratada para cobertura pela rádio Teófilo Otoni AM, alcance Nordeste de Minas (os 3 vales) e extremo Sul da Bahia.

Rebubinando os fatos:


18 de abril : 5 mil militantes do grupo MST, adentram ordeiramente em fila indiana, silêncio profundo marcham pela cidade, 5 mil brasileiros sem voz , mal trapilhos e banhados de suor...Um grupo de "negociadores" do Governo, habilmente conseguiu convencê-los a deixarem a cidade e irem para Eunápolis (64 km), lá seriam “confortavelmente acomodados e alimentados “ e no dia da festa, poderiam retornar a Porto Seguro, em ônibus gentilmente cedidos. Inocentes acreditaram, deram meia volta volver e foram crentes que o acordo seria cumprido.Livres do MST, policiais militares fortemente armados , imediatamente bloquearam a rodovia de acesso a Porto Seguro, já no entrocamento da BR 101, alegavam cumprir ordens da Defesa Civil, a cidade não comportava mais ninguém.Detalhe Porto Seguro não tem Defesa Civil.
O objetivo era evitar que os indesejáveis sem-terra, entrassem em Porto Seguro novamente.O bloqueio foi estendido a turistas e até aos moradores, ninguém não credenciado pelo Ministério das Relações exteriores passava em nenhuma circustância.
Turistas de todos os cantos do Brasil que vinham pela rodovia, mesmo exibindo as reservas de hotel tiveram seu direito de ir e vir, garantido pela Constituição, cerceados.


19 Dia do Índio:
Realizou-se em Coroa Vermelha a plenária de encerramento da Conferência dos Povos Indígenas, reunidos cerca de 3 mil índios de 150 tribos de todo o País.
Exaltadas, lideranças indígenas se referiam a FHC como "sem palavra".
O ultimo a falar foi o pataxó Luiz Tiliá:

-Amanhã nos vamos fazer uma caminhada até Porto Seguro e a polícia não vai deixar. Quero que cada tribo junte os dez guerreiros mais fortes. Eles vão na frente, porque nois vai passar de qualquer jeito.

Uma vidente previu chuvas e trovoadas em Porto Seguro . Acertou na mosca e na semiótica. O tempo fechou geral em Coroa Vermelha quando cerca de mil integrantes do movimento e mais 500, formado por jovens estudantes, marchavam para a área onde foi realizada a conferência indígena. O objetivo era de solidarizar--se aos índios na caminhada até Porto Seguro.

Eis que surge a tropa de choque. Um manifestante é agredido. Sua companheira tenta defendê-lo e é jogada violentamente ao chão. Forma-se o tumulto. Policiais atiram para o alto, jogam bombas de gás lacrimogêno e baixam o cacete em quem aparece pela frente.

Apavorados, os manifestantes correm para as casas dos pataxós e respondem às agressões com pedradas. Uma das pedras atinge acidentalmente o índio Crispim na cabeça.
Pronto! Dada a deixa para que o comandante da operação mandasse prender cerca de 140 integrantes do "Outros 500". Alegou que estava agindo em defesa dos índios, embora os próprios indígenas categoricamente afirmavam, que a pedrada em Crispim fora acidental.
Entraram em cena os Procuradores da República, a senadora Marina Silva, deputados federais Haroldo Lima e José Dirceu e a deputada estadual Alice Portugal, em vão argumentaram que as prisões eram ilegais e que a violência dos PMs era injustificada. A todos, o comandante respondia com um "não reconheço sua autoridade."

Estava armado o circo de horrores.

Mais tarde, sem se darem por vencidos, índios marcharam para Porto Seguro, encontraram uma barreira do batalhão de choque. Antes mesmo dos índios se aproximarem , Napoleônico o Comandante à frente dando ordens de atacar... Atiraram balas de borracha, gás lacrimogêneo.

Saldo: mais de 30 feridos, entre eles nenhum policial militar.

Jornalistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo comentavam a forma truculenta com que a polícia militar agiu.Como disse a senadora Marina Silva, era para deixar bem claro a todos que nesse país lugar de pobre é na senzala, enquanto a classe dominante gozava os prazeres e mordomias da casa grande.

Na "Casa Grande" Vela Branca, Hotel 5 estrêlas, cercado por um forte aparato de segurança, Fernando Henrique e o presidente de Portugal almoçam com convidados. A elite empresarial e política do País.

A imprensa , que aguardava a coletiva ao vivo de FHC, foi confinada num mofado salão desativado do Vela Branca. O seu porta-voz providenciou um aparelho velho de TV, produzido às pressas pela Radio-Bras um pronunciamento cínico FHC fala dos avanços sociais do país, alfinetou os sem-terra e, por fim, fez um brinde com a legítima cachaça brasileira.

Foi a gota d'água que faltava. Deixamos indignados o confinamento e invadimos o saguão do hotel, nos sentamos no chão e cantamos o Hino Nacional (desta vez a truculência ficou por conta dos seguranças e dos burocratas do Itamaraty), mas intimidaram-se diante do quarto poder, armados de inúmeras câmeras e gravadores.
Minutos depois, numa entrevista coletiva montada às pressas, FHC tentou ironizar os fatos e cantou também o Hino Nacional. Errou a letra duas vezes....

O Anfitrião FHC pediu para sair...Previsto para quatro dias abreviou-se a esmirradas três horas e para não ficar de cachorro magro, come e vai embora , o presidente visitou a Cidade Histórica, cumprimentou a simpática família Schürmann que voltava de uma viagem de dois anos pelo mundo, plantou uma muda de Pau Brasil, acendeu a Chama do Conhecimento, viu atores fantasiados de índios e posou para fotos abraçado a baianas do acarajé.

Os moradores da Cidade viram a festa da janela, impedidos que estavam de sair de casa. Era visível a revolta de todos. A imprensa mundial deu amplo destaque à pancadaria e pouco falou das festividades.
Jornais como o New York Times, dos EUA, o Libération, da França, e o Independent, da Inglaterra, falaram da violência contra os indígenas e sem-terra.

A foto do índio Gildo Terena, ajoelhado no asfalto e de braços abertos pedindo clemência aos policiais, saiu na capa dos principais jornais do planeta. A mesma imagem, com a sequência onde Terena é atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo e sem seguida pisoteado pelos PMs foi veiculada em centenas de emissoras de televisão.
A metáfora simbólica ápice do vexame dos 500 anos foi a Nau Capitânia, custou uma fortuna e afundou antes de ser colocada ao mar, escancarando o fracasso de uma celebração em que o povo foi excluído de participar.Fernando Henrique foi embora antes de assistir ao espetáculo " O dia em que o Brasil nasceu", misto de teatro e cinema com luzes e fogos de artíficio.

Revoltados porque o show era apenas para convidados do governo e pela colocação de um tapume que impedia qualquer vista do espetáculo, turistas e moradores primeiro protestaram com xingamentos. Depois, jogaram pedras aleatoriamente. Antes que a revolta ganhasse proporções incontroláveis, a polícia chegou e, conhecedores do que havia ocorrido com os índios, estudantes e sem-terras os manifestantes puseram seus rabinhos entre as pernas e se dispersaram.

Entre sarcástico e p da vida, um bêbado comentou:
-Depois de uma confusão dessas, na festa dos 1000 anos do Descobrimento eu não venho de jeito nenhum.

Os construtores navais da idade média puseram no chinelo os de FHC, pelo ao menos a Capitânia de Cabral cruzou os mares além bojador...

Marcadores: , , ,

17 Comentários:

Às 22/10/10 09:31 , Blogger mnc disse...

Bom Dilma blogsfera!
Republicamos esse post...como testemunha ocular da história e também parte-agente dela, não poderia me furtar de fazê-lo.
O povo brasileiro não merece esse estilo de governar.
Tudo o que foi relatado no post é a mais pura dura verdade.
Nosso intuito é reavivar e alertar os que visitam nosso blog...
Do que nos aguarda.
Eles não usam "bolinha de papel"...o sistema é bruto.
Deus é mais e o o povo brasileiro não é bôbo.
Porto Seguro depois desse episídio viveu uma penúria de vários anos, o turismo caiu vertiginosamente, o estrago provocado na imagem da cidade e do Brasil foram evidentes, p consertar levou anos...
Graças a criatividade dos empresãrios locais e muita ralação conseguiram atenuar os efeitos.
Isso muito tempo depois...
Abraços tô estudando p o ENEN...aos quase 50 anos resolvi que vou fazer universidade, agora temos uma Federal aqui me animei.
O fato de ser mãe aos 17 anos me afastou da escola, fiz vários cursinhos, Inglês, Francês, Manutenção de computadores, web-designer, lapidação, gemologia básica...mas a Universidade de verdade, só agora que o lula inaugurou uma pública, daqui de minha varanda a gente vê.
Deliberei que vou passar minha envelhecência chocando um banco de faculdade...rrsrsrs.
Mas tem é coisa p estudar, meus netos vão me dar aula de matemática, são craque onde justo tenho o tendão de Aquiles.
Vamos ver se vou mandar bem no ENEN, o conceito das provas é muito instigante p gente assimilar... não é mais beabpa decoreba e sim capacidade de interligar disciplinas, pensar soluções e abstrair...tem uns macetes.
Abraços!

Peço a vcs nossos leitores que corrijam a mnc nos deslizes do português...eita linguinha complexa essa nossa.

 
Às 22/10/10 09:53 , Anonymous Ana Paula disse...

Mariene minha jóia,

Me lembro desse post, obrigada por recolocá-lo aqui... Deveras mico, minha amiga!
Deve ter dado um desgosto da gota nos índios, imagina, serem conquistados por uma cambada de assassinos que deixaram de presente uma ralezinha incompetente. Que destino.
Mas as coisas melhoram né, é só não ter medo de meter o nariz onde (não se) é chamado! :)
Estou super-feliz em saber que você vai voltar a estudar, ô CORAGEM! :D É isso aê amiga, estava pensando nisso: as pessoas criaram essa sequência de vida do tipo "estudar, casar, ter filhos e aposentar" quando cada sequência de vida é única. Padrões. Blah, não servem nem pra estatística!
Muito orgulhosa de você, brava Mariene!
Beijos!

PS.: fofoquinha BSB-like - fiquei sabendo que o Mainardi está morando na Itália porque se voltar ao Brasil vai em cana. Parece que ele andou fazendo umas bobagens com a OI e a empresa entrou na justiça! :D

 
Às 22/10/10 13:13 , Blogger mnc disse...

Ana minha flor, se até lá no ENEN tico e teco pegarem no tranco...
A real é que a Universidade Federal novinha em folha, na montanha em frente de vista p minha varanda, me conveceu.
Pulei etapas na vida, a tal sequência que vc sabiamente questiona.
Por anos quis bancar a auto-didata, tenho no currículo um monte de certificados, adorava coisas intensivas, express, prá ontem...achava que não podia perder tempo 5 anos de minha vida, pagando uma faculdade particular de interior, fazendo uma disciplina que poderia não ser minha vocação.
Sinceramente não sei ainda qual opção de carreira...
Vamos por parte, uma jaca de cada vez.
Primeiro o ENEN...não fiz nenumha opção só p poder ter o certificado de conclusão do segundo grau que abandonei no terceiro simestre do terceiro ano para ser mãe.


Pois é Aninha nesse post que a gente republica tem comentários seus postados lá que interpretados com sua apurada ótica a História tal qual ela foi.
Acho que vou linkar no post os comentários de lá.
Foi um constragimento e uma humilhação coletiva imposta por FHC nossos 500 anos...
Não podemos deixar que isso se repita nos nossos próximos eventos.
O Mainardi teve que abandonar sua nova latrina para VIPS e calebers carérrima? Ô trem bom sô!!!
Fazendo bobiças com a OI...tomou?
Deixa voltar p o estudo.

Um abraço carinhoso minha amiga querida que deixa a gente supre-feliz que aparece por aqui no blog.

 
Às 22/10/10 13:16 , Blogger mnc disse...

Digo Celebers o jeito GT de nominar celebridades.
Refiro aquele artigo que o DM escreveu em sua coluna da VEJA sobre sua nova privada.

 
Às 22/10/10 13:18 , Blogger mnc disse...

que me deixa super feliz a cada vez que aparece aqui no blog, vc Aninha...Prestenção mnc!!!

 
Às 22/10/10 19:27 , Anonymous Anônimo disse...

buenas!

Aeronave do ex-governador de MG, Aécio Neves, fez um pouso forçado em Montes Claros norte mineiro, quando ia p Teresina no PI participar de um comício do Serra.
Montes Claros e perto daí né MNC?
Ah sim ótima iniciativa a sua de voltar a estudar.
Otima idéia republicar o post que nos dá a exata radiografia da governar "casa grande senzala" da Tucanalha, como bem declarou Marina Silva.
Você estava no olho do furacão.
Tudo de bom!

 
Às 23/10/10 08:39 , Anonymous Ana Paula disse...

MINHA JÓIA QUERIDA,

Tá rolando na net esse vídeo produzido por uma galera de Brasília (com os estudantes da UnB) "Eu voto no Serra Pq"... CÊ TEM QUE ASSISTIR, é hilário! :D

Pérolas do tipo:

"Eu voto no Serra porque acredito no principio cristão, assim como Serra, do perdão, e se ele foi exilado pela ditadura, nada mais cristão do que estar em uma coligação formada pela base da ditadura."

Ou

"Eu voto no Serra porque lugar da elite é na faculdade e está na hora de tirar esses pretinhos daqui." (rapaz negro)

Tá muito engraçado! :D

VotoSerraPq

Divirta-se!

Beijão

 
Às 23/10/10 08:41 , Blogger Ana Paula disse...

AH!

Fofoquinha BSB-Like parte II - a revanche:
O Reinaldo Azevedo não tem um pedaço do cérebro.

TI-JURO!

Naquele tamanho de cabeça!

Não consegui mais detalhes, mas já explica muita coisa, hueeuheueheueeeeue.

Beijos!

 
Às 23/10/10 16:14 , Blogger mnc disse...

Ana flor,
que vídeo sensacional! A força de argumentação dos contrários...
Na minha porta antigamente, era gente faminta o dia todo pedindo: Ô dona me dá um pão véio aí,qualquer coisa serve!
Hoje p gente achar um pedinte é difícil, assim não dá, assim não pode.(parafraseando o FHC)
Como um cristão pode ir p o céu se não acha uma viva faminta e denurida alma p fazer caridade? Isso é um complô da esquerda...rsrrsrs.

O RA é caso perdido, aquilo tem jeito noiaado de quem cheira até as cuecas.

Tentando achar onde é que me encaixo nesse emaranhado labirinto da norma culta de nosso idioma pátrio, a última flor do Lácio.
Deixa ir p as "vozes do verbo", coisa linda esse nome né?

QUando garimpar mais essas preciosidades, linka p gente. A sanfoneira está rindo até agora.

Bjs querida!

 
Às 23/10/10 16:24 , Blogger mnc disse...

Ô Anônimo meu benziim querido...
Deixei cê falando sozinho...
Vai que eles criem um big factoide: "Neto de Tancredo desaparece em desastre aéreo, num atentado da esquerda quando...". O Serra já deve ter pensado nisso p ganhar a eleição, aquela careca maqueavérica com certeza maquina coisas do arco da velhinha aqui....rsrrs.
O pobre deve ter se borrado todo, já pensou o Koan? Acabar de ser eleito, no auge da glória e o avião falha e aí não tem jeito, tem-se um encontro com a morte, mesmo que ela não cumpra sua missão dessa vez fazer pouso forçado, o cara tem de ter tripa de aço...
A sorte foi que o avião pôde fazer esse pouso forçado.
Criando cobra p morder.
Abraços e mil desculpas!

PS: Estou tentando escrever o menos errado possível...mas daqui que a boca torta conserta...

 
Às 25/10/10 07:20 , Blogger mnc disse...

Bom dia blogsfera.
O ENEN na pauta dos próximos dias.
Ralando muito ontem, em 12 horas de batidão,(aposto) estudei rebobinando, 10 000 mil anos de história da civilização humana. Sem contar os 2 dias de norma culta do idioma Pátrio...desde o beabá.
Agora fico anlisando,sintática e semioticamente, tudo. A sanfoneira fica o dia todo me dando aula de português mesmo quando estou em outra disciplina, ainda por cima, as tarefas prof e domésticas que tb tem de serem efetuadas.(esta concordância bate?)
Hoje Geografia. As novas configurações geo-políticas, enfim, humildemente recomeçando do zero.
O Tiquinho, o vira-latinha que agora me é de estimação, acaba de me aconselhar.
Me olhou profundamente, pedindo minha atenção, quando parei p reparar nele, coisa que não ando fazendo atualmente, a ponto dele destruir meu vazinho de trevos da sorte. A pobrezinha ficou toda revirada, cavucou a terra de ciúme, pois não dei nem um bom dia p ele, só tinha tempo p molhar as plantas...
Ainda bem que meus trevinhos reavivaram na UTI, um cantinho na lavanderia destinado a isso:plantas fragilizadas, renasceram.
Então o Tiquinho sacaninha descarado, agora de manhã me deu o conselho que precisava...aquele olhar canino profundo, quando precisa transmitir algo...
Quando prestei atenção nele, ele se alongou todo, numa longa esprigaçada, como se dissesse: hei! Vc precisa se alongar...isso mesmo, preciso me alongar, caso contrário a coluna vai ficar em frangalhos...
Abraços e tenham todos uma ótima semana.
Deus conosco nos abençoando e protegendo.

 
Às 25/10/10 15:24 , Anonymous Sírius disse...

Oie!
Hoje tem debate na Record.
Vem aí s desdobramentos do caso "Bolinha de papel"
Muito hilário o vídeo produzido pelo pessoal da UNB, postado pela Ana Paula.
O descobrimento do Brasil termo mais eurocentrista...ignora os habitantes nativos que já estavam aqui há milènios.
Prefiro chegada do colonizador.

A propósito, assassinaram um índio Pataxó em pau Brasil (Porto Seguro), pistoleiros a mando da grileiros de terras.

Acabou meu break do café.
Fui!

 
Às 26/10/10 08:31 , Blogger mnc disse...

De bom dia em bom dia, vamos tocando a blog como a gente pode. (vixe! "A gente" tem crase?).

Assim está a cabeça da mnc...HD mental fervendo de tanta informação.

Bem, vamos à pauta.
O debate de Ontem: Serra, pessoa ríspida, nem um pouco gentle, não repara no fato de estar alí diante de uma mulher.
Essa mulher antes de candidata, é mulher, e mesmo se não fosse, merece como todos ser tratada com cordialidade.
Imagino como esse ser deve ser no trato íntimo com o universo feminino.
Por mais acirrado que fosse o debate.
Gentileza com mulheres, coisa de homem macho.
Ao contrário, no episódio "bolinha de papel", a fragilidade de uma mulherzinha de TPM...Podia fazer o teste da barata com ele, p ver como se comporta.
Constatar como ele reage...
Se - Ai, ui, socorro uma barata.
Ou Se tranquilo e impassível como Bruce Lee.
Ou jogar o sabonete no chão.
(prontoparei).
Voltando ao debate de propostas...
Nas entre-linhas e na neuro liguística escancara suas verdadeiras intenções. Não está nehum um pouco comprometido com as políticas públicas ora adotadas pelo atual governo. Permitam-me ilustrar o resumo da ópera, em suas considerações finais, num ato falho deixou escapar:
- No dia primeiro de janeiro, quem estará lá no palácio, não será o Lula. Sim eu o ela.
Lula entenda-se o programa de governo de Lula, as obras começadas. Público e notório, ele é mestre nesse proceder, enterromper obras de governos passados, mesmo que sejam aliados, como fez com o Alkimim.

A Dilma por outro lado, fica muito bem de amarelo, maquiagem impecável, provou ter um equilíbrio ZEN. Cutucada todo o tempo, em nenhum minuto, revidou no mesmo tom grosso do Serra.
Manteve a mesma inflexão de pessoa madura e equilibrada.
Uma paciência de mãe, serena e complascente, mas firme nas suas posições.
Ela deu de mil no Serra.
Abraços!

 
Às 26/10/10 08:37 , Blogger mnc disse...

Caro Sìrius,
O vídeo da Aninha é sencional mesmo.
Lamentalvemente mais um índio tomba na luta pelos seus direitos.
A disputa por terra no sul da Bahia, ao longo desses anos todos, derramou muito sangue de índios.
Foi crime de pistolagem.
Até quando né? Urge dematcar suas reservas.
Abraços Sírius!

 
Às 26/10/10 08:39 , Blogger mnc disse...

Hoje, biologia.
Começando com Mendel e suas ervilhar que lhe inpiraram analisar a heriditariedade.
E todos aqueles nomes e funções...
Abraços e sintam-se em casa.

 
Às 26/10/10 09:00 , Blogger mnc disse...

No anel de fogo do Pacífico, sinal de alerta.
Indonésia, mais uma tragédia.
Terremoto de 7,7 de intensidade provoca um Tisunami...
Muitos desaparecidos, gente deseperada vagando pelas rua, atônitas, acuadas pela fúria da Pacha-Mama.
Ainda não se dimensionou a extensão da tragédia.
Deus tenha misericórdia e amenize (com z ou s Meu Deus?!...) o sofrimento dessa gente irmã nossa.

 
Às 26/10/10 09:01 , Blogger mnc disse...

Desesperadamente me penitencio por ter comido o s...de novo não!!!

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial