quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Joana: A menina Mártir"



Há pouco tempo publicamos um post sobre a Lei e Síndrome de "Alienação Parentais", sem saber que naquele exato momento, a menina Joana de 5 anos era vítima de sórdidos maus tratos cometidos pelo pai e madrasta.
Decidimos, na época abordar essa pauta, pouco repercutida na mídia, exatamente por perceber as implicações que a mesma traria na sociedade e relações familiares.
O pai monstro de Joana, técnico do Judiciário, usou da lei e do cargo que ocupa para conseguir a guarda da menina, alegando que impedimento da mãe da criança em visitá-la, ganhou na Justiça sua custódia.
Se valendo da influência da profissão "conseguiu" manipular laudos periciais psicológicos e pareceres favoráveis...
O desdobramento dessa decisão teve um fim trágico.
A lei precisa ser revista, não levaram em consideração a... como expresar? "Síndrome da madrasta de Cinderela", poderiámos nos alongar em fundamentar o que seria e o que implica essa síndrome, acho que ainda não catalogada...mas para um bom entendedor, pingo é letra, a própria evocação do personagem dá o tom semiótico.
Desde que o mundo é mundo, salvo raras exceções, madrastas têm ciúme de suas entiadas, principalmente se a entiada for menina e a mesma tiver filhos com o mesmo pai, é da natureza feminina proteger sua prole em detrinimento de crias não suas, os laços de sangue falam mais alto.
A Jurisprudência é farta em casos em que madrastas matam ou levam o pai a matar, taí a Ana Jotabá e agora mais essa tragédia....Quantas mais?
O Judiciário falhou feio nessa decisão ao não levar em consideração as circunstâncias reais que levaram a mãe a querer que sua filha não tivesse contato com o pai.
Á joana que sofreu horrores e pagou com a vida, dedicamos esse post, e clamamos por Justiça, para que outras Joanas, não tenham o memso destino Trágico.
O Estado foi tendencioso e conivente, é culpado pela morte cruel da menina, vamos aos fatos:


O Calvário ... dinâmica de um assassinato hediondo.
(Copy/past :Globo web)
RIO - Depois de três meses de investigações e 50 pessoas ouvidas como testemunhas, o delegado Luiz Henrique Marques Pereira, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), pendeu o pai da menina Joanna Marcenal Marins, de 5 anos, morta em agosto , pelo crime de tortura. O inquérito foi enviado nesta quinta-feira para o Ministério Público Estadual.
O delegado não confirmou, mas é possível que a Justiça decrete a prisão preventiva de André Rodrigues Marins.
Luiz Henrique Pereira explicou que durante as investigações ficou comprovado que a criança sofria maus tratos constantes. Ele encontrou fortes indícios de que o pai a torturava. O pai e a mãe de Joanna, Cristiane Cardoso Marcenal Ferraz, travavam uma batalha judicial pela guarda da criança desde 2004.
Quando morreu, a menina estava sob os cuidados do pai há um mês e vinte dias.
Uma das principais testemunhas do processo foi uma ex-babá contratada pelo pai de Joanna , que contou, em depoimento à delegada interina da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, Gisele Brasil Vilarinho Faro, que em seu primeiro dia de trabalho se deparou com a criança no canto de um quarto, "deitada no chão, amarrada numa fita-crepe nos pés e nas mãos e toda suja de xixi e cocô (sic)".
Ela contou que, diante do seu espanto, o técnico judiciário disse que a menina estava "daquele jeito" por ter sofrido uma convulsão no dia anterior. Ele teria alegado ainda que seguia "recomendação médica".
A empregada contou também que Joanna não estava de fralda, apenas de calcinha e camiseta regata. A babá teria se oferecido para limpar a criança e colocá-la na cama, mas o pai teria argumentado que a menina sujaria tudo e sua mulher, madrasta de Joanna, Vanessa Maia, "não iria gostar". André teria dito que a filha era "especial".
A
psicóloga que atendeu Joanna em seus últimos dias de vida, porém, desmentiu a versão do pai . Segundo Lilian Araújo Paiva, Marins relatou que a menina se debatia muito durante à noite e acabava se ferindo. Ele teria perguntado, de acordo com Lilian, se poderia usar uma luvinha para evitar que Joanna se arranhasse:
- Disse que não via problema em usar uma luvinha, às vezes a gente faz isso para um bebê não se arranhar. Eu jamais diria para ele amarrar as mãos de Joanna. Nunca fiz isso. Laudo do IML apontou meningite viral como causa da morte
No dia 27 de setembro, conforme O GLOBO divulgou,
o laudo do Instituto Médico Legal apontou que a causa da morte de Joanna foi meningite causada pelo vírus da herpes.
O pai, que se manteve em silêncio até então, convocou uma entrevista coletiva para falar sobre o laudo,
o que causou indignação na mãe da menina .
- O laudo não me responsabiliza. Diz que a Joanna estava em situação de aparentes maus-tratos, mas não relacionou isso ao período em que estava comigo - afirmou André.
A respeito dos hematomas e marcas semelhantes a queimaduras encontradas no corpo da menina, o pai as atribui as sucessivas convulsões sofridas por Joanna:
- O laudo foi incapaz de identificar a origem dessas lesões. Por isso, não tenho nenhum medo de ser indiciado por coisa alguma. Como serei incriminado por algo que os peritos não sabem causa?
André criticou ainda atuação da polícia e prometeu uma recompensa de R$ 3 mil a quem fornecer pistas sobre Alex Sandro da Cunha Silva, o falso médico que prestou atendimento a Joanna no Hospital RioMar, na Barra.
Estudante de medicina da Unigranrio, ele teve a prisão decretada, mas está foragido .

Marcadores: , , , ,

9 Comentários:

Às 28/10/10 15:18 , Anonymous Anônimo disse...

Ops!
Nem a MNC veio aqui pra seu habitual bom dia blogsfera.
Pobre garatinha, qu ecovardia.
Na na lei da presídio esse cara vai ser tratado como merece.

No post em que foi aboradado o assunto com muita propriedade, uma preocupação foi levantada por uma leitora, sobre na quetão madastra.

As leis e suas consequências.
Sou pai/separado de 2 filhos.
Não meto o bedelho, cria é responsabilidade dela, minha função é prover e em fins de semana em que estamos juntos, passear, alegria. A parte séria da educação é com ela. Só em circunstâncias especiais interfiro. Não sei se está certo, mas assim não crio contradições no processo de educar. Deixo a coisa correr frouxa.
Confesso que interrompi inúmeros relacionamentos por ciúme de namorada da minha relação com os filhos e minha ex-esposa.

No meu relacionomento atual, procuro não meter os filhos no meio. Cada um na sua.
Melhor deixar quieto.

 
Às 28/10/10 18:24 , Anonymous Karina disse...

Pesquisando sobre a lei de alienação Parental encontrei aqui material de pesquisa do qual precisava.
Realmente foi muito poruco repercutido na mídia essa lei.
Agora quando um crime bárbaro como esse acontece, percebemos o quanto as leis e seus desdobramentos nos afetam.
Gostei do blog!

 
Às 29/10/10 06:34 , Blogger mnc disse...

Bom dia blogsfera!!!
Mil desculpas por deixar um pouco de lado nosso blog.
Não sei se com vcs, mas p mnc estudar Física precisa de muita concentração, foco...depois assimila então se torna mais simples...tudo que nos permeia é física e entender os fenômenos, movimento, força, eletricidadde, o átomo ótica...fascinante né?
Quando parei de estudar há 30 anos atrás, ainda não se havia descorberto que o átomo é 99,9 %.
Se codessarmos o planeta e tudo que contém nele, tirando os espaços vazios dos átomos, ficaria do tamanho d euma bola de basquete. Fantástico isso né?
Nos últimos dias tenho passado mais de 12 horas mergulhada nos estudos. Até semana que vem será assim. Pelo ao menos a consciência tranquila de que fiz o meu melhor...

Abraços!!!

 
Às 29/10/10 06:50 , Blogger mnc disse...

Anônimo caríssimo!
Os novos rearranjamentos familiares dos tempos modernos...
Filhos demandam certas decisões de altruismo.
O tal kit que todos nós levamos quando assumimos novos relacionamentos...rsrsrsrs.
Vc fica com a parte boa da criação das crianças, cômodo talvez, mas tem a vantagem de não criar contradição na cabecinha das crianças.
Minha posição de vó é mais ou menos assim, cuido, isso inclue: Estudar, brincar, engatar um papo cabeça, de dodói a gente faz aquelas coisas de vó...
Quanto às orientações, se pode isso ou aquilo, quem manda são os pais, não meto meu bedelho, por mais que não concorde, para não retirar a autoridade que é deles.
Isso não impede que questione ou proteste, mas sem que as crianças saibam...nas internas.

Muito sensato essa sua postura, de não querer achar nos seus futuros relacionamentos uma mamãe substituta...ninguém pode estar no lugar de pai e mãe. No máximo a tia namorada do papai.
Agora se num relacionamento mais sério, não cabe ciuminhos mesquinhos doente dos filhos por parte do parceiro...são 2 tipos de amor diferentes. Demanda maturidade esses rearranjos.
Meus netos brincam comigo, quando estou com algum namorico, vão logo perguntando: Arrumou um avôdrasto p gente? Rsrsrsrsr.
Credo!
Abraços.

 
Às 29/10/10 07:01 , Blogger mnc disse...

Karina, que bom que vc nos achou e gostou do que viu.
Muito bem-vinda. Tem um pessoal aqui mara demais.
Andam meio sumidos mas sempre estão por aqui.
Acho que o silêncio soleno dos comentários , uma espécie de homenagem a Joana.
Esse tipo de pauta doi fazer, mas é absolutamente nescessário p gente alertar, questionar a lei que devia proteger e empurra uma pobre menininha a morte.
A mesma lei que deixa Mizael influente assassino de Mércia solto e abre precedente de Jurisprudência p Juíza de MG intencionar soltar os assassinos de Elisa, pois eles têm residência fixa...
Depois desses casos em que a impunidade revela sua face mais cruel...pode checar as estátisticas, outros e outros, se inspiram a cometerem as mesmas atrocidades.

Abraços nossa querida nova amiga!

 
Às 29/10/10 07:04 , Blogger mnc disse...

Silêncio Solene...
Tô ferrada se escrevo, soleno, na prova de redação...
A pauta de hoje: Química.
Inté!

 
Às 29/10/10 10:45 , Anonymous Jane disse...

Uma revolta que dá na gente, quanta perversidade meu Deus desse homem e com certeza dessa madrasta que deveria estar também na cadeia.
Muito bem colacada sua postura Mnc.

Dá licensa tá Mnc?
Dia 3 é 13 é Dilma! Ela como mulher, vai se atentar a essas leis que afetam nós mães, mulheres.
Aposto que se fosse a Dilma na presidência o menino Seam não teria sido levado pelo pai para o exterior.
Bom feriado a todos!

 
Às 29/10/10 16:50 , Anonymous repassando disse...

A bomba do dia!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a Ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, foram vistos, de mãos dadas a passear pelo Shopping Higienópolis.

FHC é o mais ilustre morador do aristocrático bairro de Higienópolis em São Paulo.

(Este ordinário blogueiro, o menos ilustre).

Se este potin (como diria o FHC) se confirmar, estamos diante de fato político de relevância Suprema.

A Ministra Ellen Gracie terá que se considerar impedida de votar qualquer assunto que se refira ao Governo Serra/FHC.

E mais impedida ainda de votar qualquer aspecto de uma Ley de Medios.

Ela, a rigor, não poderia ter rejeitado a ADIN por Omissão que o emérito professor Fábio Comparato quer levar ao Supremo para obrigar o Congresso a votar os artigos de Constituição de 88 que tratam da Comunicação Social.

Clique aqui para ver que Comparato não se deixou intimidar por Ellen Gracie.

A Ministra não pode votar sobre Meios, porque o FHC é o Herói e Supremo Guru do PiG (*).

Só o PiG (*) o leva a sério.

(E, possivelmente, a ilustre Ministra).

Temos aí um impasse.

A Ministra não pode votar e o Ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo também não pode votar sobre a Ley de Medios.

 
Às 29/10/10 16:51 , Anonymous repassando disse...

A fonte é blog do PHA.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial