quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mayara Petruso, a nazi-patricinha xenofóbica.



http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/11/02/mayara-petruso-quer-afogar-nordestinos-ela-nao-e-a-unica/ . Renato Rovai, editor e autor.
É de lá que trazemos a presente pauta de nosso blog, copy/paste.
Não poderiámos expressarmos melhor.
Achamos no face-book do Grima Grimaldi e temos a obrigação de compartilhar e repercutir. Confesso que estou enojada.

Complementando um vídeo com as declarações xenofóbicas de Mayara e seus comparsas .

Acoplado também, outro vídeo "Se Tubarões fossem Homens", Bertold Brecht, interpretado pelo grande Abujanra.







A estudante de Direito Mayara Petruso atendendo ao chamado da campanha tucana que transformou a campanha numa guerra entre gente limpinha e a massa fedida, principalmente a que reside no Nordeste e vive do Bolsa Família, escreveu as mensagens reproduzidas acima na noite de domingo, logo após o anúncio da vitória de Dilma Roussef.

A estudante é uma típica paulistana de classe média alta. Um tipo que não gosta de estudar, adora consumir e que considera nordestino um ser inferior. Nada mais comum em almoços de domingo nos ambientes dessa elite branca paulistana do que ouvir gente falando coisas semelhantes ao que escreveu Mayara Petruso na sua conta no tuiter. Na cabeça da menina, ela não deve ter falado nada demais. Afinal, é isso que deve ouvir desde criança entre familiares e amigos.

Fui ao orkut de Mayara para checar minhas desconfianças. E confirmei tudo que imaginava. Ela deve morar na região Oeste de São Paulo, onde vive este blogueiro há muito tempo e onde este preconceito é ainda mais latente do que em outras bandas da cidade. Digo isto porque uma de suas comunidades é a do “Parque Villa Lobos”. Se morasse na Mooca provavelmente nem se lembraria de tal parque. Se vivesse nos Jardins, citaria o do Ibirapuera.

Mas há outras comunidades que revelam mais profundamente a alma da “artista” que escreveu o post mais famoso do pós-campanha. Um post que levou o debate sobre a questão do preconceito ao Nordeste ao TT mundial no tuiter.

A elas: “Perfume Hugo Boss, Eu acho sexy homens de terno, Rede Globo, CQC, MTV, Magoar te dá Tesão? e FMU Oficial”.

Não vou comentar suas comunidades “Eu acho sexy homens de terno” e nem “Magoar te dá tesão?” por considerar tais opções muito particulares. Mas em relação ao fato da moça estudar na FMU, a Faculdade Metropolitanas Unidas, queria fazer algumas considerações. Nada contra a instituição ou aos que nela estudam, mas pela situação social da garota, ela deve ter estudado em escola particular a vida inteira e se fosse um pouco mais esforçada teria entrado numa faculdade onde a relação candidato/vaga é um pouco mais dura.

Ou seja, como boa parte dessa classe média alta paulistana, Mayara é arrogante, mas não se garante. Muita garota da periferia, sem as mesmas condições econômicas que ela deve ter conseguido vôos mais altos, deve já ter obtido mais conquistas do que a de poder consumir o que bem entende por conta da boa situação financeira da família.

Ontem, Mayara pediu desculpas pelo “erro”. Disse que afinal de contas “errar é humano” e que “era algo pra atingir outro foco” e que “não tem problema com essas pessoas”. Não desceu do salto alto nem pra se penitenciar. Preferiu fazer de conta que era uma coisa menor, ao invés de pedir perdão, afirmar que era um erro injustificável e que entendia toda a revolta que seu post produzira.


“MINHAS SINCERAS DESCULPAS AO POST COLOCADO NO AR, O QUE ERA ALGO PRA ATINGIR OUTRO FOCO, ACABOU SAINDO FORA DE CONTROLE. NÃO TENHO PROBLEMAS COM ESSAS PESSOAS, PELO CONTRARIO, ERRAR É HUMANO, DESCULPA MAIS UMA VEZ.”

Ela foi criada para isso. Para dispensar esse tipo de tratamento a nordestinos e pobres e por isso a dificuldade de ser mais humilde. É difícil para esse grupo social entender que preconceito é crime por ensejar um tipo de xenofobia que coloca quem o pratica no mesmo patamar de um tipo como Hitler. Ela odeia nordestinos. Ele odiava judeus. A diferença é que ela não pode afogar de fato aqueles que vivem na parte de cima do mapa. Já o alemão pôde fazer o que bem entendia com aqueles que julgava ser um estorvo na sociedade que governava.

Mas Mayara é o produto de um tipo de discurso. Ela não merece ser responsabilizada sozinha por isso. Talvez seja o caso de alguma entidade vinculada à cultura nordestina mover um processo contra a estudante. Menos pra tirar dinheiro ou coisa do gênero, mais para utilizar o caso como exemplo. E fazer com que ela atue em espaços vinculados à cultura da região para aprender a ter mais respeito com a história e com o povo dessa parte do Brasil.

Os verdadeiros culpados são outros. São aqueles que com seus discursos preconceituosos têm alimentado esse separatismo brasileiro. E em boa medida isso se dá pela nossa “linda e bela” mídia comercial e mesmo pela manifestação de um certo setor da política que sempre que pode busca justificar a vitória da aliança liderada pelo PT como produto do “dinheiro dado a essa gente ignara e preguiçosa que vive no Nordeste a partir do Bolsa Família”. Ou Bolsa 171, nas palavras de Mayara.

Mas esse comportamente também é produto de um tipo de preconceito velhaco que nunca foi combatido de forma educativa e que é alimentado diariamente nos ambientes familiares dessa elite branca. Cláudio Lembo sabia do que estava falando quando usou essa expressão. Ou começamos a discutir esse preconceito com seriedade, tentando combatê-lo com leis claras, educação e cultura ou corremos o risco de mesmo avançando em aspectos econômicos, retroceder do ponto de vista de outras conquistas democráticas.

Afinal, ainda há quem ache que pregar a morte daqueles que pensam diferente é apenas um problema de foco.





Marcadores: , , ,

28 Comentários:

Às 4/11/10 07:37 , Anonymous paulista sem preconceito disse...

nojentos, dignos de pena por serem tão preconceituosos.quase vomitei com o vídeo desses xenófobos.

 
Às 4/11/10 08:36 , Blogger mnc disse...

Bom dia!!!
Essa noite cheguei a perder o sono.
Paulista sem preconceitos, sei que isso não condiz com o comportamento de nossos irmãos e irmãs daí.
A maioria dos Paulistas é de gente boa, generosa, hospitaleira, trabalhadora.
Tenho incontáveis grandes amigos daí.
Muito bem-vindo vc e sua opinião.
Abraços!

 
Às 4/11/10 08:48 , Blogger mnc disse...

Fiz uma música: Tô voltando p Bahia...
~Uma cadência bem malemolente, com beat trance...enfim.
Um dos versos:

"Baianidade de um nativo
Eis meu ser defintivo."

Aprendi a serenidade de não esquentar muito com as coisas na Bahia. Ser feliz sem ter motivo p isso...rsrsrrs.
Não que fiquei boba alegre. Já dizia Drumond mais ou menos assim: Felizes são aqueles que são felizes sem ter motivo para sê-lo.

O ócio produtivo, no balançar de uma rede. (recomendo)...rsrrsrs.

 
Às 4/11/10 09:15 , Anonymous Repassando disse...

ED RUAS
Direto do Recife
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco protocolou, no final da tarde desta quarta-feira (3), via fax, o pedido inicial de notícia-crime contra a estudante de Direito de São Paulo Mayara Petruso, apontada pelo órgão como responsável por manifestações via internet de preconceito contra nordestinos. As declarações de Mayara Petruso provocaram uma onda de manifestações contra nordestinos logo após a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Para os autores da frase, os eleitores da região seriam os responsáveis pela vitória da petista.
A ação foi encaminhada ao Ministério Público Federal, que vai analisar os fatos e determinar se a universitária responderá criminalmente pelos seus atos. Segundo a assessoria da entidade, as pessoas que apoiaram as declarações de Mayara poderão integrar o processo e assim como ela, serem responsabilizadas pelas suas declarações.
"A OAB de São Paulo também vai receber a peça e encaminhá-la ao Ministério Público de São Paulo. A única pessoa identificada pela própria mídia foi a Mayara Petruso. Se o Ministério Público tiver informação de outras pessoas envolvidas, estas também serão incluídas no processo", explicou a assessora da OAB-PE, Heliane Rosenthal.
O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, disse estar "preocupado", pois não é a primeira vez que são realizados atos contra nordestinos pela internet. "Creio que seja uma movimentação de pessoas ignorantes, na essência da palavra, e covardes, porque, posteriormente, retiram suas identificações da rede social. Você vê que isso tem o objetivo de caluniar e difamar as pessoas que moram na região Nordeste. Isso não pode crescer. É o momento de as instituições reagirem, de efetivamente mostrarem que quem fizer será punido", avaliou.

 
Às 4/11/10 10:58 , Anonymous Ana Paula disse...

Bom dia!

Jóia,

Muito bom deflagrar essa doença silenciosa que afinal de contas ficou perigosíssima!
Patricinha de merda como essa eu conheço a toneladas, mas é problemático aqui em Brasília já que o seu chefe, sua melhor amiga, o moço da padaria, o carteiro, o padre, o professor, enfim, TODO MUNDO é nordestino.
Como havia comentado com você lá no FB, um antigo leitor, muito fã do seu teatrólogo (que por sinal, gosta muito dele), tentou uma bravata "contra a nordestinização do Brasil" mas tomou um puta susta com a pessoa que vos fala já que está devidamente gravado antes de ter sido removido e foi colocado em seu lugar com uma boa esfregada de Carta Magna no focinho.
Uma queixa:
Não é só paulista, heim: carioca é terrível mas... MINEIRO É UM INFERNO de racista!
Terrível, quando vou visitar meus parentes, passo uma raiva sem nome. Ignorância no mais alto grau!
Enfim, o Sudeste em geral.
O Sul é mais democrático: não gosta de ninguém que não seja do sul mesmo.
Aí você percebe como esse tipo de coisa é enraizada, sádica. É o sonho do covarde: ele não fala, mas no seu mundinho secreto está culpando sua incompetência nos "nortistas", "vagabundas", "crioulos", "nordestinos" e outras pérolas da sociedade brasileira.

Que os deuses nos ajudem!

 
Às 4/11/10 12:10 , Anonymous Ana Paula disse...

Sobre o vídeo.

"Volta da política café-com-leite"???

Olha, a direita me passa uma vergonha...
Sério mesmo, dá um desânimo discutir com essa gente.
Antigamente eu tinha que peitar pessoas que liam o Bob Fields e o Delfim. Agora são apenas um bando de mauricinhos que se tomar uma injeção desmaia de medo e acha que Graciliano Ramos é uma marca de cosméticos vintage.

E esse movimento separatista é inconstitucional, não faz o menor sentido discutí-lo, mas não é preciso ter muita noção de história pra saber que separar não resolve as coisas. Separa e vai arrumar mão de obra aonde, ô mãozinha de seda? Me poupe.

Separa aí e vira "A Vila" do Shyamalan. Aproveita e joga as crianças "com defeito" morro abaixo também, que é pra aperfeiçoar sua nova nazi-nação. Deprimente.

Que bando de débeis-mentais.

 
Às 4/11/10 15:44 , Anonymous Sírius disse...

Ana gracinha, lhe devo um beijo do post passado.
Falou tudo, um bando de debéis-mentais.
Pegaram a coisinha de boi de piranha. Como você ressalta, esse preconceito é velado em toda sociedade, que hipocritamente tenta manter as aparências.
Talvez de certa forma meio torta, venha à tona no foco da questão para refletir.
Essa menina agora deve estar vivendo um verdadeiro inferno, pelas declarações terrpiveis que fez e por levar outros a fazerem o memso.
Não deve nem estar saindo na rua de medo e vergonha.
Sem contar sua imagem que ficou muito arranhada, até o emprego perdeu....podendo ir presa.
Chego a ficar com pena.
Voltando para o trabalho
Abraços a Todos!

 
Às 5/11/10 07:14 , Blogger mnc disse...

Bom dia blogsfera!
Notícia de última hora:

Procurador entrará com ação pública contra a norma do exame que proíbe que candidatos portem esses objetos
O Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF/ES) anunciou que irá ajuizar, nesta quinta-feira, uma ação civil pública contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam portar relógio mecânico, lápis, borracha e apontador durante as provas. O exame, que é realizado pelo Inep, acontece no próximo fim de semana.



Alegando razões de segurança, o edital do Enem proíbe os estudantes de portar aqueles objetos, além de aparelhos de transmissão de informações. Segundo o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, os fiscais da prova estão orientados a portar relógio e orientar os alunos sobre o tempo decorrido do exame.

O procurador regional dos direitos do cidadão, André Pimentel Filho, havia solicitado ao Inep um pedido de esclarecimento na quarta-feira da semana passada. Como a solicitação não foi atendida, o MPF enviou novo ofício ao instituto nesta semana, estabelecendo prazo para a resposta.

O MEC, enfim, enviou suas explicações às 19h30 desta quarta-feira. As respostas, contudo, foram consideradas "insatisfatórias" por Pimentel Filho, que decidiu apresentar a ação civil pública.

 
Às 5/11/10 07:56 , Blogger mnc disse...

Meus queridos Sírius e Ana Naps!

O que mais me impressiona é o fato da Mayara, como estudante de direito, não se atentar das consequências legais de seus atos. Deve rezar todo dia p o capim não acabar.
Como Ana disse antes, a direita reaça lia Delfim,Fields...Lembram? Acho que não, estavam ainda nas fraldas nesse tempo. Vivia dizendo: Primeiro vamos fazer crescer o bolo para depois dividì-lo...e assim ia enrolando e apertando ainda mais o cinto, o arrôxo salarial. Hard days thouse.

Realmente o ser humano tem inclinação a ser bairrista.
Talvez aí em Brasília nem tanto, pelo fato multi-gente de toda parte que rola aí. ´
Aqui na minha região, por ser nordeste de Minas, nos chamam de "Baianos cansados"...rsrsrrs.
O pessoal que ia da Bahia para o Sul, cansou da viagem muito longa, resolveu ficar por aqui mesmo. Tiveram certeza quando um caminhão carregado de farinha, rolou serra abaixo, o povo flechou na carga...hoje se chama Serra da farinha.

Temos muito mais de nordestino do que de sul...
Embora tenha gente muita da preconceituosa, quando chega o verão, o deixam de lado, correm para as paradisiácas praias do nordeste.

Né Ana? Aonde vão recrutar os paraiba (assim denomina o carioca, sem o s no fim) para bater as laje e limpar suas privadas por uma micharia ao mês?
O nordeste está mudando, veja As platantions de vinhais e frutas maravilhosas no São Francisco. O polo tecnológico da Paraiba, comparada ao Vale do Silício na Califórnia....A cana de açucar pelo bio-combustível voltando a decolar. Muito mais eficiente do que o bio-combustível de milho, como nos USA, 3 vezes mais barato.
O jogo está virando e o vento sopra a favor desse povo, subjulgado e sofrido.

 
Às 5/11/10 07:57 , Blogger mnc disse...

Muitos do sul vão para o Norte. Essa troca que faz da gente tão multi. Tão bom o intercâmbio, enriquece, até na genética é bom misturar.
Meus filhos mesmo, o pai é baiano...Schopenhauer na mosca, um DNA totalmente diferente (índio, portugûès e negro). Taí nossos filhos fortes.
Minha mãe é prima do meu pai...Nossa quarta geração passada foram 2 irmãos que casaram com 2 irmãs, muitas complicações.
A degeneração racial se evidencia quando se repete por muitas gerações os mesmos padrões genéticos.
Sangue novo ao procriar, fortelece a raça humana.
Instintivamente nós sabemos disto, segundo Schopenhauer, e procuramos inconscientemente nos ligar a quem tem a oferecer, genes diferentes dos nossos.
Volto mais tarde.
Abraço multi-racial a todos e todas.

 
Às 5/11/10 07:59 , Blogger mnc disse...

Sim o diet...pobre demônio.

 
Às 5/11/10 08:40 , Blogger mnc disse...

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
[dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
(...)
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1980, p. 227-8.

 
Às 5/11/10 11:42 , Anonymous Ana Paula disse...

Bom dia, minha gente!

Jóia,

Recebi isso e achei interessante, vê se curte:

Ps do Viomundo: Texto dedicado àqueles que acham chique os programas sociais na França, na Alemanha e nos Estados Unidos, mas tem “horror!” dos programas sociais brasileiros.

42 milhões de americanos dependem do bolsa família para comer

(artigo do WSJ: http://blogs.wsj.com/economics/2010/11/04/some-14-of-us-uses-food-stamps/)

Como é que é o nome mesmo? Ah, lembrei... Hipocrisia.

Boa sexta a todos!

[beijos back, habib]

 
Às 5/11/10 11:52 , Anonymous Ana Paula disse...

A Mayara tá com fama internacional!

Deu no "Telegraph", do Reino Unido:

Brazilian law student faces jail for ´racist´ Twitter election outburst

A Brazilian law student could face criminal prosecution after allegedly making racist comments on Twitter and Facebook following her country’s election results.

Tô com pena dela não, viu Habib. Tô com pena mesmo é da Sakineh.

 
Às 5/11/10 12:27 , Blogger mnc disse...

Ana minha flor,

Falem mau mas falem de mim...deve estar pensando assim a talzinha.

Verdade Habib Sírius...quem tem dó de capeta, morre queimado...rsrsrs.

Vou linkar suas sugestões postadas. O povo lá na França é da pávirada...vai mexer no vespeiro da previdência o povo quebra o pau.

Bjs...servir o almoço antes que a glicose da sanfo dê um pirapaco.
Ontem foi aniversário do Samuca, 12 anos, neto do meio, troxe um monte de larica que repaginadas em 10 minutos...O próximo é o meu...entrando na velocidade 5.0, sinistro.
Uma mão na roda p quem tem de estudar hard p ENEM aos cinquentinha, sobras de aniversário...rsrrsrs.


Volto de noite.

 
Às 5/11/10 15:35 , Anonymous Sírius disse...

Tá meninas. Ok vocês venceram.
Só quis dar uma aliviada, afinal ela é bem gata.
Apesar de podre por dentro, diga-se de passagem.
Fiquei assim meio com pena, quando fez a m. não pensou nas consequências.
Poxa 50? Já? Juro! Achava que você ainda estava na caa dos 30.

Parabéns!

 
Às 5/11/10 16:33 , Anonymous Ana Paula disse...

49 completos, né MNC! :D

Mas passa por trintinha fácil, concordo com Habib.

Maravilhosa, diga-se de passagem. Quero a receita do corpinho!

Sirius, que feio, ah esses homens, rsrsrs.

Lembra do Nelson, Sirius: bonitinha, mas ordinária.

:D

 
Às 5/11/10 16:43 , Anonymous Drica disse...

Pergunta para um turista estrangeiro o lugar que escolheria para passar suas férias: Nordeste ou Sul do Brasil?
Claro que o homem como pruduto do meio, a Mayara é o resultado das referências do mundinho supérfluo dela.
O povo nordestino merece respeito!

 
Às 5/11/10 16:58 , Anonymous Repassando disse...

olha só o que rola bat-caverna...

Vamp 5 de novembro de 2010 14:43
Deixa eu esclarecer uma coisinha: quando digo que deveríamos dividir o país, ou ao menos o Sul do restante de país, não estou declarando guerra a ninguém. Conheço quase que o país todo, tenho muitos amigos nordestinos, inclusive alguns que moram aqui em Curitiba. Só acho, e esta eleição deixou isso muito claro, que o Nordeste e o Sul têm visões diferentes de país. Eu quero separar o Sul, pelo bem do Sul e do Nordeste. A idéia é dividir para crescer.

 
Às 6/11/10 06:00 , Blogger mnc disse...

Bom dia blogsfera,

Ana lindinha, é tudo igual mesmo, só muda de endereço...rsrsrsr.
Bondade sua florzinha...Entrando na evelhescência. Bjs!!!

É Sìrius, tome tenência rapaz...

Drica minha santa, nois daqui de MG se separa. VAmos fazer parte d qual dos Brasis? Os gingos endoidam quando se jogam nas praias de águas morninhas e limpas...Um povo maravilhoso. Não vejo hora de ir p Bahia.

Repassando...sem comentários, Só um abraço e um alô vc!!!

E Minas fica onde se separasse?
Quer saber quem se ferra na separação é o sul.
Só se for na base da guerra civil, pois é causa pétrea (imutável) da Constituinte.
O morde assopra é esclarecido o bastante p saber disso, fica incitando o povo...só fazer mais eleitor. rsrsrsr.
Diz que o Serra vai ficar os próximos 4 anos pedindo votos Brasil afora, aqui em MG o filme dele tá queimado...as pessoas que votaram nele estão muito chateadas.

Dilma em Itacaré...viva quem pode.
O povo de MG á apavorado, o tucano Tia Anastácia, entrou de com força, mais um choque de gestão. Vai cortar fundo na carne do funcionalismo público, inclusive quem viaja a seviço vai ter que bancar com suas próprias despesas...foi eleito porque prometeu aumento aos professores e não pelo Aecinho e já disse que não...coisa de tucano sem palavra.

 
Às 6/11/10 06:13 , Blogger mnc disse...

Sempre assim...Antes da eleição: Meu bem quer chá? Depois: Meu penico de mijar.

Choque de gestão...o povo tá escaldado.

 
Às 6/11/10 06:21 , Blogger mnc disse...

Um fim de semana abençoado a todos.
MNC vai passar tentando tirar o atraso escolar. AI o ENEM o ENEM...
A Sanfoneira pensa que só vai cair análise sintática...dai fica o dia todo no meu pé: O orações (todo o enuciado que gira em torno de um verbo, a ação do sujeito... Podem ser coordenadas e subordinadas. Sindéticas ou assindéticas etc e etc e tal eblá, blá, blá.
O objeto direto e o indireto...advébioss, núcleos, predicativo do sujeito. Uma ladainha interminável.
Já expliquei p ela que hoje em dia o foco didático é outro e tem ene coisas mais para estudar. Não adianta.
Froids.

 
Às 6/11/10 10:17 , Anonymous Anônimo disse...

Pai da estudante processada por discriminação se diz envergonhado
A pedido da OAB e da Procuradoria da República, Mayara Petruso será investigada por comentários contra nordestinos na internet

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 05/11/2010 17:46Mudar o tamanho da letra:A+A-
O empresário Antonino Petruso, morador de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, soube pelos jornais que a filha mais nova, Mayara Penteado Petruso, está sendo alvo de investigação pela Procuradoria Geral da República por crime de preconceito. Ela é a estudante de Direito que, finalizada a apuração que apontou Dilma Rousseff (PT) como nova presidenta do Brasil, desancou a postar frases de preconceito e discriminação contra o povo nordestino na internet.

Nas frases postadas na rede de microblogs Twitter e no Facebook, a jovem sugere o extermínio dos nordestinos e pede o fim do direito de voto para quem não mora na região Sudeste.

Antonino Petruso se disse “surpreso, decepcionado e envergonhado” pela atitude da filha e lamentou que a menina tenha se deixado influenciar pelo “acirramento” do debate eleitoral. “Nunca fui chegado a política e nunca ensinei nada disso para as minha filhas. Tenho um enorme respeito pelos nordestinos e é graças a eles que consigo dar uma vida digna para minha família e pagar a faculdade da Mayara”, disse Petruso ao iG, em entrevista por telefone.


Foto: Reprodução
A estudante de Direito Mayara Penteado Petruso, que postou frases contra nordestinos no Twitter e no Facebook e agora é alvo da Justiça e da OAB e pode ser condenada
Petruso é dono de uma rede de supermercados de Bragança e diz que tem vários clientes e empregados de origem nordestina. Pai de quatro filhos, ele trabalha mais de 15 horas por dia para administrar o negócio herdado do pai. Nos últimos anos, em virtude da melhora da economia, viu os negócios melhorarem graças às políticas econômicas do governo Lula. “Tenho muita simpatia pelo Lula. Ele não resolveu tudo, mas fez um excelente governo. Se a Mayara tivesse me consultado, teria pedido para ela votar na Dilma. Entre todos os candidatos, ela era a melhor opção para o País”, afirmou o empresário.

Relacionamento

Mayara é filha de um relacionamento de Antonino fora do casamento. Embora o empresário financie os estudos e a moradia da jovem em São Paulo, ele narra que o relacionamento com a filha é um pouco distante. “Desde quando ela foi morar em São Paulo, pouco nos falamos. Duas outras filhas também moraram na capital nesses últimos anos, mas ela não mantinha contato nenhum com as irmãs nesse período”, contou.

Desde quando soube do caso, Antonino tenta encontrar a filha para saber o que de fato aconteceu, mas não consegue localizá-la. Após tentar fazer contato com a garota pelo celular e até ligar para a mãe dela, não obteve retorno e se disse preocupado com o que possa estar acontecendo. “A internet tem muito problema de hacker. Eu mesmo já tive o e-mail invadido por eles. Quero ouvir dela o que está acontecendo. Se ela fez mesmo essas coisas graves que os jornais estão dizendo, terá que pagar e responder na Justiça”, disse o pai. “Sou contra qualquer tipo de discriminação. É o pior crime possível e estou muito chateado que a minha filha esteja envolvida nesse tipo de coisa”, desabafou.

 
Às 6/11/10 10:18 , Anonymous Anônimo disse...

Geyse da FMU”

Mayara é estudante do sexto semestre de Direito da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Transferida de uma faculdade da região do Pari, passou a frequentar as aulas no campus da Liberdade apenas neste ano, no período noturno.

Na sala do segundo andar, a estudante sentava no fundo da classe e conversava com alguns poucos colegas de classe, em virtude do pouco tempo na turma. Apesar de muito jovem, com 21 anos, ela já estagiava em um escritório de advocacia durante o dia, mas foi despedida da empresa por causa do episódio. Na classe, os colegas mais próximos dizem que a jovem nunca soltou qualquer comentário preconceituoso e mantinha o respeito com todos os colegas.

“Era uma jovem sorridente e concentrada nos estudos. Conversava com todo mundo que vinha puxar papo com ela, mesmo aqueles de origem nordestina”, disse o estudante identificado apenas como Carlos, que sentava na frente da jovem e fez trabalhos com ela pelo menos duas vezes neste ano.

“Acho que ela foi ingênua e infeliz ao fazer esse tipo de comentário. Foi uma coisa muito feia o que ela disse, mas sei que ela não deve ter agido por mal”, disse outra colega que se identificou como Aline.


Foto: Reprodução
Comentário de Mayara Petruso no Facebook logo após a vitória de Dilma Rousseff na eleição presidencial do último domingo; Preconceito e discriminação contra nordestinos
A história de Mayara ecoou entre os alunos da FMU e foi o principal assunto nesta quinta-feira, data que a reportagem do iG esteve na faculdade. No intervalo, nos elevadores e em todas as salas de aula, as pessoas buscavam identificar quem era a garota apelidada de “Geyse da FMU”, em referência ao episódio da estudante Geyse Arruda, que foi hostilizada por colegas da Uniban por frequentar as aulas com um vestido cor de rosa curtíssimo.

“A Mayara é a maior celebridade do curso de Direito hoje”, brincou um jovem durante o intervalo das aulas, numa roda com outros cinco jovens do terceiro ano.

“Desde o dia em que o episódio de preconceito veio a tona, Mayara não apareceu mais na faculdade. As amigas mais próximas dizem que ela não atende ao telefone nem responde e-mails. Uma delas chegou até a visitar a república onde Mayara mora com outras duas amigas, mas foi informada de que a jovem teria voltado para Bragança, para a casa da mãe.

Os colegas de sala temem que ela abandone o curso. Todos lamentaram o episódio e disseram até que sentem dó pelo que Mayara está passando. “Ela é muito novinha. Não deve estar sendo fácil enfrentar toda essa pressão”, afirmou a representante de sala.

 
Às 6/11/10 17:56 , Anonymous Sírius disse...

Oi Anônimo (a)!!!
Um ótimo argumento para sustentar minha peninha da Geysa da FMU. E limpar minha barra com MNC e Ana Paula.
Lendo assim o outro lado, essa menina deve estar ou muito envergonhada,arrempedida ou se preparando para os holofotes, como o nova Geysa do pedaço.
De maneira inversa, a Geysa foi vítima de preconceito.
Mayara, por outro lado, desencadeou uma onda de intolerância sem precedentes.
Ao contrário de Geysa, cometeu crime previsto na lei Vai sofrer as consequências.
O pai deve aos nodestinos o sucesso de sua sina empresarial, gente boa de explorar...(ironizando).
Aliviando o pai envergonhado (tb estaria). Me parece ser uma pessoa do bem.
Agora é com a Justiça.

Bom fim de semana meninas!
MNC espero que você mande bem no ENEM.

 
Às 17/11/10 21:54 , Anonymous Bruna disse...

Cara Joyce,

Pensou horas para escrever seu textinho, se achou inteligente e digna de um espacinho na TV, não é?
Pouco (muto pouco) sei sobre o caso da Mayara.
Venho por meio deste demonstrar meu NOJO por você.
Alguém que se achou tão politicamente e socialmente correta, foi extrememente preconceituosa!
Cara, sabias que generalizar é preconceito?
"A estudante é uma típica paulistana de classe média alta. Um tipo que não gosta de estudar, adora consumir e que considera nordestino um ser inferior. Nada mais comum em almoços de domingo nos ambientes dessa elite branca paulistana do que ouvir gente falando coisas semelhantes ao que escreveu Mayara Petruso na sua conta no tuiter. Na cabeça da menina, ela não deve ter falado nada demais. Afinal, é isso que deve ouvir desde criança entre familiares e amigos"

Como ousa falar assim? Quer dizer que TIPICAMENTE nós paulistanas, brancas e de classe média somos todas preconceituosas?
Tenho diversos comentários a fazer sobre as merdas que disse, mas sinceramente, não vou perder meu tempo com uma IGNORANTE e PRECONCEITUOSA como vc.

Seu ato de justiça e desabafo, deu merda como o da Mayara!

QUE MERDA!

 
Às 17/11/10 22:09 , Anonymous Bruna disse...

Porque não aproveitou teu espaço (Bloguinho) para postar coisas positivas e não alimentar a raiva e o desprezo. Ainda mais O PRECONCEITO contra brancos, estudantes de classe média alta.

Ri muito com isso "Território de livre pensar, brincar e falar sério. Expressar infinitos coletivos, opiniões pessoais. A pauta é interação sobre os fatos e a História, os cauzos, o inexplicável, o corriqueiro. Fluir de Joyce . Blog-chat "Portas abertas".Sintam-se em casa!!!


Você se achou super "Bertold Brecht"... Tenho dó por pessoas como você. E pessoas que fazem crescer o preconceito-fantasma (aquele que passa desapercebido) contra os BRANCOS!


Cara,

Alimente a PAZ...
Sou branca, classe média, estudei em faculdade particular(sentava no fundão e falava muito), moro na zona Oeste de SP, gosto de Hugo Boss, Dior, entre outras e além de tudo não sou preconceituosa, já fiz e faço trabalhos voluntários, sou humanitária, ambientalista e etc!
Quem é vc para falar assim dos paulistas brancos?
Não vou me vangloriar, pois fazendo isso, acabo te rebaixando e não quero isso... haha

 
Às 27/7/11 13:11 , Anonymous Anônimo disse...

Manifesto Sao Paulo para os Paulistas

manifesto.zapto.org

Comentem

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial