quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vamos pensar um pouco...

Bom dia blogsfera!
Deus é mais!
Há dias queria compartilhar com vocês, uma questão do ENEM de 2009.... Ciências da Natureza e suas "tecnologias".
Questão 20 - Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).
De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro

A) é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente, para a evolução delas.
B) trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.
C) causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.
D) introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.
E) motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.

RESPOSTA: Alternativa E

A tal água de lastro de navio que despejam espécimes exógênas, fizeram esse estrago todo nas turbinas de Itaipu.
Para contê-los, ou pelo ao menos minizá-los, um agente químico foi usado. Imaginem, quantos milhões de litros sem contar também os danos ao bioma da Bacia.
A solução que vislumbro ao realizar esse simulado, não na questão A, nem na B, C, D e muito menos a E, cara e em termos de volume, como jogar um balde de água doce no mar, para dessanalizá-lo.
Talvez a solução seria, aproveitar uma destas rodadas de DOHA, G20, Copenhangue...e fecharem um acordo internacional em que: àgua de lastro do navio, tem que ser acrecsentada desse mesmo gas de cloro...Muito mais simples, menor quantidade, barato, menos danoso ao ambiente, que cada navio adicione na sua água de lastro o gas de cloro. E nos portos de cada país sejam fiscalizados e caso não cumpram a acordo, multa alta!
Assim essa espécie de trânsito livre de espécies exóticas que tragam danos ao ecosistema de outro eco-sistema não circulariam por aí aos milhares, nas água de lastro dos navios.

Simples assim!

Falando nissso, o G20 se reunindo, em tempos de guerra cambial.
Preocupante para nossa economia, que está perdendo muitas exportações por conta da Choina e agora USA. Com o real caro os turistas não vêm no verão e os compraodres de nossos produtos procuram outros mercados com dinheiro mais barato.
Desde a segunda Guerra Mundial o Dólar dá as cartas, valente a posição do Brasil em defender a tal cesta de moedas, inclusive a nossa.
Já não era sem tempo!
Abaixo um vídeo extraordinário, do Vick Muniz criando arte junto aos catadores de recicláveis. Confira.
Em breve nosso blog entra em clima de verão, muitas novidades por ai.
Abraços.




WASTE LAND clip from Emily Rothschild on Vimeo.

Marcadores: , ,

11 Comentários:

Às 11/11/10 16:14 , Anonymous Jane disse...

Mariene,
Deus nos livra de cada uma né amiga?

Interessante sua abordagem, esse tipo de questão enjaulada dentro de uma solução pronta, não dá vazão a outras possibilidades.
Escolha nem tão múltipla assim.
E os gabaritos quando saem? Ou não vão divulgá-los. Imagino que você deve estar anciosa né?
É direito do avaliado saber como foi seu desempenho.
Só que a eles não foi dado o poder de optar.`
Bjão!

 
Às 11/11/10 17:18 , Anonymous Diego disse...

Jane temos o diretio a ter acesso ao gabarito para analisarmos nosso desempenho.
Cruel isto viu?! Abrí mão de baladas,fins de semana; só estudando e agora essa decepção!
Tendo que passar tudo de novo.
Sem contar o vestibular da federal qu etá em cima do lance.
Pelo que vejo, vamos perder um simestre inteiro.
Muita coisa na vida de uma pessoa.
Será que não foi sabotagem?
MNC,
desse ponto de vista, a solução é fiscalizar o lastro dos navios e colocar o gas cloro nos lastros.

Uma outra questão do ano passado, referente a melhor solução sobre o descarte de pilhas usadas.
Numa das alternativas o consumidor teria levar a pilha usada p/revendedora.
Mas a certa é: Cobrar dos fabricantes novos produtos que não poluam o ambiente.
Que poder que nós consumidores temos né? Irônico.
Nessa linha do ENEM a sua solução que não se encontra nas alternativas estaria certa.
Contraditório né?
Valeu!

 
Às 11/11/10 18:42 , Anonymous Anônimo disse...

Oioi!
Melhor nem comentar a respeito do ENEM.
Se for falar, vai criar polêmica, e como já desarmamos o palanque, né???
Que espetáculo o vídeo com a instalação do Vick Muniz num centro de recicalgem; a arte resgatando do lixo a digmidade daqueles catadores.
Espero que tudo esteja bem com seu filho, só um susto, graças a Deus!
Mandei no seu e-mail uma mensagem.
Bjs.

 
Às 11/11/10 19:01 , Anonymous Anônimo disse...

Falando em Itaipú, álém dos moluscos, ops mexilhão...

Negligenciar cuidados com as estruturas da barragem pode paralisar a produção de energia a qualquer momento. A falta de tratamento de uma fissura no concreto, por exemplo, é capaz de provocar consequências indesejáveis, como uma parada não programada das máquinas. Por isso, na Itaipu, a manutenção das estruturas de represamento do reservatório é tão importante quanto a manutenção das unidades geradoras.

Na hidrelétrica que mais gera energia no mundo, o trabalho de mapeamento e correção de fissuras (caracterizadas pelos técnicos como uma cisão de até 0,5 milímetro de abertura), trincas (de 0,6 mm a 1,5 mm) ou rachaduras (a partir de 1,6 mm) de sua imensa muralha de concreto tem prioridade total.

Atualmente, há, na Itaipu, um total de mais de 10 mil fissuras cadastradas. Mas que se acalmem os não iniciados na arte da engenharia. Segundo o gerente do Departamento de Obras da Central (SOC.DT), Ademar Fiorini, a ocorrência de fissuras é normal em qualquer grande obra de concreto. Elas surgem principalmente em decorrência da variabilidade das condições térmicas e das retrações e pressões sobre a estrutura, entre outros fatores.

“No caso de estruturas de concreto armado, para a armadura funcionar é necessário o concreto fissurar”, afirma Fiorini. Contudo, isso não quer dizer que essas aberturas não mereçam uma atenção muito especial. Pelo contrário. “Se elas evoluírem, aí sim podem apresentar algum risco, o que precisa ser evitado”, ressalta. E o agravamento dessas fissuras, de fato, é evitado a todo custo na Itaipu.

continua.

 
Às 11/11/10 19:05 , Anonymous Anônimo disse...

“No caso de estruturas de concreto armado, para a armadura funcionar é necessário o concreto fissurar”, afirma Fiorini. Contudo, isso não quer dizer que essas aberturas não mereçam uma atenção muito especial. Pelo contrário. “Se elas evoluírem, aí sim podem apresentar algum risco, o que precisa ser evitado”, ressalta. E o agravamento dessas fissuras, de fato, é evitado a todo custo na Itaipu.

Uma equipe da SOCC.DT periodicamente realiza inspeções visuais para detectar eventuais novas fissuras e continuar o mapeamento das já existentes. Os resultados dessas vistorias são reportados à Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura (ENCC.DT), que avalia a forma de “tratamento”, caso necessário. Quando preciso, esse tratamento é feito pelos próprios técnicos pela SOCC.DT, sempre no inverno, quando a abertura das fissuras torna-se maior e o tratamento, mais eficaz.

Cada intervenção é feita de acordo com o tipo de problema apresentado. Por exemplo, nas fissuras com vazão de água normalmente é feita uma drenagem e injetada calda de cimento ou poliuretano, enquanto nas fissuras secas é injetad a resina epoxídica, para “colar” as partes afastadas. Eventualmente também são instaladas barras de armadura e tirantes através das fissurasCada intervenção é feita de acordo com o tipo de problema apresentado. Por exemplo, nas fissuras com vazão de água normalmente é feita uma drenagem e injetada calda de cimento ou poliuretano, enquanto nas fissuras secas é injetada resina epoxídica, para “colar” as partes afastadas. Eventualmente também são instaladas barras de armadura e tirantes através das fissuras.

 
Às 11/11/10 20:46 , Anonymous Sírius disse...

Enquanto isto em Seul, guerra cambial.
Bem disse o Lula: Desse jeito o mundo vai a falência, alguém precisa comprar, todo mundo só quer vender. E o Ceará como é que fica?

Os negócios da China, USA indo no mesmo rumo.
O Brasil tem de marcar posição nesse jogo cambial. E ainda dizem: Quem tem olho grande não entra na China.

Para os que vivem de exportar está pagando o pato.

MNC, daqui umas 10 encarnações o ensino vai está do jeito que você sonha. kkkkk.
Anônima (sei pelo seu estilo que é menina) apagão de novo não! Será? Se a barragrem se rompe inunda a Argentina.

Vídeo muito legal.
Até.

 
Às 12/11/10 04:48 , Blogger mnc disse...

Olá bom dia blogsfera!
Madrugando p colocar a vida em dia.
Essa hora, o tempo rende.

 
Às 12/11/10 05:00 , Blogger mnc disse...

Diego, é bem por aí.
Vi essa questão na mesma prova, sobre o descarte de pilhas. Tudo a ver com nossa abordagem, na mosca Diegão!
Se considerarmos a resposta dessa questão, resposta certa: Cobrar do fabricante, que desenvolva tecnologias de pilhas que não contaminem o meio ambiente (só cobrar), e descartar a opção: Levá-las ao distribuidor para que cuidem de seu destino final; parâmetro meio vago, sim desenvolver novas tecnologias, mas quando? Enquanto isso o que fazer com nossas pilhas? Não retorná-las ao revendedor?

Então no caso mexilhão dourado da China será, continuar aceitando águas de lastros despejadas em nossos portos e caso contaminem nosso bioma com espécimes exógenas é aó despejar milhões se litros de gas cloro, que claro, se reduz mexilhão reduz tb por tabela outras espécies.

O conhecimento sempre vai depender do ponto de vista de quem o transmite...

 
Às 12/11/10 05:14 , Blogger mnc disse...

Sírius será o Benedito?
Dizem que será aplicado novo teste, em dezembro.

Se o ENEM fosse antes da eleição...

Ontem a Dilma assumiu a inflexão de voz pós-eleição.
Citou Churchill, quando abordada sobre possíveis medidas.
Certa feita, jornalistas perguntaram-no, se ia tomar um certa medida impopular, disse: claro que não!
Poucos minutos depois, assinada a tal lei, os mesmos jornalistas cobraram dele, que simplesmente disse:
_ Tem coisas que tenho de esconder até de mim mesmo.
Vem coisa por aí...
Ele, num outro contexto tb disse:

-Ah se os homens soubessem como são feitas a leis e as salsichas...

 
Às 12/11/10 05:20 , Blogger mnc disse...

Anônima!
Sim, palanque desmontado.
Fim da lua de mel por tabela.
Essas rachaduras são preocupantes , como disse o Sírius, se rompe inunda a Argentina.
Lembro que os militares argentinos na época da construção de Itaipú, não queriam, diziam tratar-se de uma bomba Hidraulica de proporções devastadoras caso se rompa, ou rompesse uma guerra Brasil/Argentina, a represa p eles, era uma arma de destuição em massa.
Obrigada pela força amiga!

 
Às 12/11/10 05:24 , Blogger mnc disse...

Jane, vou virar essa página ENEM.
Ficar me martirizando nada.
Fiz a minha parte...agora outra prova em dezembro?
Vou estar longe daqui.
Minha amiga, o susto passou.
Graças a Deus.

 

Postar um comentário

Post-chat, solte o verbo!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial