Padre Paraíso será a capital cultural do Vale do Jequitinhonha
O maior festival de cultura popular de Minas Gerais, em sua vigésima oitava versão, será realizado entre os dias 25 e 31 de julho na cidade de Padre Paraíso, emanando cultura popular por todos os poros.Evento organizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje), tem como propósito transformar a realidade sociocultural da região, com apoio amplo , geral e irrestrito da população local e das autoridades públicas que não medem esforços para proporcionarem aos ilustres visitantes momentos inesquecíveis de lazer e cultura.
As atrações do Festival são as mais variadas.
Dentre elas se destacam o Festival de Música e a Noite Literária, além de muitas oficinas. Ambas atividades já garimparam nomes como o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale, Pedro Morais, Carlos Farias, Pereira da Viola, Tadeu Franco o escritor e poeta Gonzaga Medeiros, o escritor Tadeu Martins, Saulo Laranjeira, Pereira da Viola, Bilora, Walter Dias, Lucinho Cruz, Graco Lima Jr, Zé da Guiomar, Tau Brasil e muitos outros.
Este ano inusitadamente, estarão todos os nomes de peso do Vale dividindo o palco do FESTIVALE.
O Artesanato e Gastronomia do Vale, singular e genuíno estarão sendo expostos numa feira sensacional.
Uma mostra Latino-Americana de Cinema,vídeo e fotografia, acontecendo diariamente durante o evento e outras diversas múltiplas intervenções culturais cidade afora.
Na tenda Comunitária do Bar FESTIVALE, um palco para a canja de grandes e aguardados artistas além de muita alegria e emoção
Do primeiro festival em 1980 Itaobim, o evento se consolidou e passou a ser vital, por reunir as regiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, atraindo milhares de pessoas a cada edição.
A importânicia do FESTIVALE, vai muito além, no epicentro de uma das regiões de menor IDH do Brasil, o Vale mostra que em matéria de Ìndice de Criatividade Humana sua gente está em patamares dos mais elevados.
Cada vez mais visitantes de outras regiões do país e do exterior, contribuindo assim para que a região seja vista como o “Vale da Cultura e das Oportunidades”.
Este ano presença confirmada de grupos de pesquisadores da cultura popular do Canadá, Chile e Argentina.
Padre Paraíso, cidade sede do 28º Festivale localiza-se na região do Médio Jequitinhonha, sendo cortada pela Rio-Bahia, a BR 116. Está a 550 km de distância de Belo Horizonte, a 100 de Teófilo Otoni.
Cidade hospitaleira que acolhe seus visitantes de coração e braços abertos.
Vale lembrar que Padre Paraíso é o berço das mais lindas e coradas águas marinhas do mundo.
Informaçães detalhadas para quem quiser ir ao FESTIVALE:
Secretaria do Festivale: (33) 3534-1663 ou 3534-1664.
Aos organizadores nossos votos de pleno êxito e reconhecimento por colocarem o Vale do Jequitinhonha e Padre Paraíso em evidência.
O blog da mnc, estará lá in locco, participando e documentando tudo, tim-tim-por-tim-tim.
Abraço fraternal.